Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica para usuários do Internet Banking BB (Atualizado)


Ir à solução Resolvido por Raphael Ventorim,

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho uma dica valiosa para quem está com problemas para acessar o internet banking do BB no computador ou para quem reluta em instalar aquele módulo de segurança ( DiagnosticoBB.exe ) que deixa o sistema operacional lento e as vezes transforma o PC numa carroça!

 

Aqui vai:

 

1. Instale o navegador Firefox e o software Java no computador. Não se esqueça de desabilitar as opções do Ask Toolbar no programa de instalação.

2. Instale a extensão User Agent Overrider no Firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/user-agent-overrider/

3. Após instalar, um novo botão vai aparecer na barra de ferramentas. Clique na seta e selecione Preferences.

4. Adicione o seguinte texto (pode copiar e colar) logo abaixo da linha #Linux:

Linux / Opera 11: Opera/11.0 (X11; Linux i686; Ubuntu/14.10) Presto/2.12.388 Version/12.16
Solaris / Firefox 40: Mozilla/5.0 (Solaris; Solaris x86_64; rv:40.0) Gecko/20100101 Firefox/40.0

5. Clicar em OK para fechar a janela de edição.

6. Clicar novamente no ícone do programa, selecionar a opção Linux / Opera 11.

7. O ícone vai ficar em azul e o internet banking já deve funcionar.

8. Para voltar a identificar o navegador como a versão atual, basta clicar novamente no botão até que ele fique cinza.

 

Créditos ao Daniel Brooke Peig, retirado de www.danbp.org

 

OBS: A dica anterior, em que era necessário instalar o stormfish, não funciona mais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe por contrariar mas esse tipo de assunto cabe ao banco comunicar por se tratar de algo que representa risco.

 

Acabei de baixar esse instalador e de testar ele no VirusTotal e nada foi detectado por enquanto:

 

https://www.virustotal.com/pt/file/c8a29046cd2f39837b168391c3fc501964d26c273416fa55fccbad2d3747eb71/analysis/

 

Esse instalador também está assinado digitalmente e está hospedado em um site aparentemente com criptografia ( https ).

 

Mas ladrões brasileiros da internet infectaram o site do BB por estes dias e também houve furto de assinaturas digitais há algum tempo assim como de certificados digitais.

 

Portanto, não é aconselhável instalar esse recurso nos nossos PCs.

 

http://seumicroseguro.com/2014/09/21/plugin-malicioso-e-encontrado-em-site-do-banco-do-brasil/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, este instalador está hospedado no domínio do site do Banco do Brasil e você também pode encontrá-lo na seguinte página:

https://seg.bb.com.br/default.html

 

post-283745-0-48180800-1411393401_thumb.

 

Descobri isso acidentalmente e chamei esse módulo de "light" porque ele não necessita de permissões de administrador para ser instalado.

 

Obrigado pela atenção!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu acho que o instalador DiagnosticoBB já inclui a instalação do stormfish.exe, com a diferença de que ele baixa o executável no momento da instalação


instalando.jpg


De um modo geral, eu entendi que para se ter acesso ao internet banking do BB é necessária apenas a instalação desse componente (Stormfish) e as outras tarefas seriam apenas complementos de segurança, que, na prática, deixam o navegador muitas vezes inutilizável.

 

Formatei meu PC recentemente, instalei apenas o Stormfish.exe e meu IE continua rápido como antes! Aquela extensão do banco impossível de ser desabilitada no gerenciador de complementos do navegador também não aparece mais, que alívio!!

 

O fato é que agora está tudo rápido e funcionando, claro que eu continuo mantendo os mesmo cuidados ao navegar na internet, não baixando arquivos de origem duvidosa, não visitando sites suspeitos, etc.

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para funcionar no Chrome é só realizar o procedimento acima e instalar uma das extensões do BB que se encontram nestes links:

 

Pessoa Física - https://chrome.google.com/webstore/detail/gbbd-banco-do-brasil/mkeabchhfifpaaoefpockjhaphjmoapp

 

Pessoa Jurídica e Setor Público - https://chrome.google.com/webstore/detail/gbbd-banco-do-brasil/jkafhcogdnfhkmiepeebkkdbdphnjfll

 

OBS1: Você pode desativar a extensão do BB quando quiser, é só visitar a página chrome://extensions/ e desmarcar a respectiva caixa de seleção!

OBS2: Para cada usuário do Windows, é necessária uma nova instalação do stormfish.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Venturin

 

Para a acessar as contas da CEF, não. Eu acesso minha poupança pelo IE, e não precisa instalar nada.

 

Pra acessar a CEF pelo IE precisa de um módulo adicional de segurança, e esse módulo inclui o Stormfish.

Já para acessar pelo Chrome, além do stormfish, é necessário apenas uma extensão, cujo endereço de instalação eu indiquei no outro tópico.

 

Se no IE 10 for diferente, eu realmente acho que não vale a pena ficar preso a esse navegador antigo só para acessar um internet banking.

Ao invés disso, utilize o Chrome com a extensão!

O Stormfish é leve pra caramba, tanto que não precisa de permissão de administrador pra ser instalado! Aquele arquivo que eu indiquei no outro tópico ( sfGBPCEF.exe ) nada mais é do que o stormfish da Caixa.

 

A mesma empresa produz os módulos segurança tanto para o BB quanto para a Caixa (GAS Tecnologia), por isso as soluções são parecidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Venturin

 

Eu comumente uso o Chrome e o Firefox, atualmente mais o segundo, inclusive para acessar minha conta do Itau, só da CEP, que uso o IE.

 

Então faça o seguinte: instale a extensão da CEF no Chrome e habilite ela apenas quando for usar o internet Banking! Assim, você vai escapar dos problemas de lentidão/instabilidade e ainda vai estar usando um navegador atual!

 

Sem contar que também não vai estar sendo espionado pelo governo o tempo todo né, mas isso aí já é outra estória!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, cuidem... se o banco tá fornecendo o material o banco que se vire em dar atendimento, e prestar socorro, quando der problema.....

 

é sabido que tem bugs? sim... e como tem... a cada atualização do java então nem se fala...

 

mas... usem o que o banco fornece, salvo por orientação do banco, e guardem o protocolo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, cuidem... se o banco tá fornecendo o material o banco que se vire em dar atendimento, e prestar socorro, quando der problema.....

 

é sabido que tem bugs? sim... e como tem... a cada atualização do java então nem se fala...

 

mas... usem o que o banco fornece, salvo por orientação do banco, e guardem o protocolo...

 

Meu computador ficou praticamente inutilizável depois que instalei o DiagnosticoBB, acho que existe algum problema sério de compatibilidade com o Windows 8.1 ou com o IE11. Desisti de usar o internet banking pelo modo desktop, formatei meu PC de novo e até comecei a usar o aplicativo BB da interface metro, que é bem mais limitado que o internet banking convencional.

 

Mas depois que eu descobri esse truque eu comecei a usar novamente o internet banking convencional e não tive mais problemas. O stormfish.exe é o próprio Módulo de Segurança, é fornecido pelo próprio banco e é apenas isso que o BB exige!

 

Se duvida disso tente instalá-lo e verá já na primeira tela do programa de instalação o que se trata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fala galera tudo certo?

 

Por favor verifiquem se sua máquina tem um antivírus instalado, pois foi assim que consegui! Antes usava minha máquina somente com Windows Defender e não dava certo, então instalei um antivírus de minha confiança e instalação do módulo de segurança juntamente com o stormfish.

Somente quando foi acessar pelo Chrome tive problema, pois não havia o plugin que o banco necessita para dar acesso por esse navegador, então fui na página de extensões do mesmo fiz o download e instalei, pronto resolvido o problema.

 

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera tudo certo?

 

Por favor verifiquem se sua máquina tem um antivírus instalado, pois foi assim que consegui! Antes usava minha máquina somente com Windows Defender e não dava certo, então instalei um antivírus de minha confiança e instalação do módulo de segurança juntamente com o stormfish.

Somente quando foi acessar pelo Chrome tive problema, pois não havia o plugin que o banco necessita para dar acesso por esse navegador, então fui na página de extensões do mesmo fiz o download e instalei, pronto resolvido o problema.

 

Grande abraço a todos!

 

O stormfish é o próprio módulo de segurança e apenas ele é necessário, não tem absolutamente nada a ver com antivírus!

Para funcionar no Chrome realmente é necessário instalar a extensão do banco, cujo link eu mencionei acima.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, como alguns já devem ter reparado, o BB mudou a página de diagnóstico de segurança e removeu o link do stormfish.

Eu realmente não entendi porque fizeram isso, mas o arquivo continua lá e eles continuam atualizando o mesmo (o último carimbo da assinatura digital consta do dia 17 de abril). Desta forma o link continua válido, apesar de não estar mais disponível visualmente nas páginas do banco.

 

Outra coisa que eles também fizeram foi remover a extensão do Chrome para pessoas físicas, impossibilitando o uso do internet banking pelo Chrome. A extensão para pessoas jurídicas e setor público continua permanece lá.

 

Uma coisa que vale a pena mencionar aqui é que a nova página de diagnóstico de segurança afirma que eu possuo o módulo de segurança instalado e atualizado, sendo que eu nunca instalei o DiagnosticoBB depois da última vez que formatei meu computador.

 

Isso só confirma que o stormfish é o módulo de segurança :)

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim achei um tutorial de como remover definitivamente o plugin do BB, incluindo todas as porcarias do DiagnosticoBB.exe

 

"

1 – Desinstale o Módulo de Segurança normalmente pelo próprio Windows.

 Iniciar -> Painel de Controle -> Programas e Recursos

 

2 – Clique em Iniciar e digite na pesquisa:

 %temp% e tecle Enter

 Na tela que abriu, localize a pasta GAS Tecnologia e a exclua (delete)

 

3 – Desligue o computador (clique em Desligar, e não em Reiniciar).

 Ligue novamente entrando em modo de segurança (tecle F8 repetidamente assim que ligar o computador e aguarde até aparecer o menu do modo de segurança)

 

4 – Depois que o Windows iniciar em modo de segurança, abra o Windows Explorer e apague a pasta:

 Para Windows 32 bits – C:\Arquivos de Programas\GbPlugin

 Para Windows 64 bits – C:\Arquivos de Programas (x86)\GbPlugin

 

5 – Ainda em modo de segurança, abra o Editor de Registro do Windows:

 Clique em Iniciar e digite na pesquisa:

 Regedit e tecle Enter

 

Localize e exclua a sub-chave Security em

 HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSYEM\CurrentControlSet\services\GbpSv

 

Reinicie o Windows normalmente (não precisa ser em modo de segurança)

 

6 – Abra o Prompt de Comando como Administrador

 Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando (clique com o botão direito do mouse e escolha Executar como administrador)

 

No prompt de comando digite:

 SC DELETE GBPSV e tecle Enter

 Deverá aparecer uma mensagem de êxito

 

Pronto! O processo/serviço já foi totalmente eliminado.

 Tecle Ctrl+Shift+Esc e verifique que o processo GbpSv.exe já não aparece mais.

"

 

Encontrei como resposta a um artigo desta página, e várias pessoas agradeceram relatando que funcionou!

Fazendo isto é só instalar o stormfish, cujo link está indicado no primeiro post deste tópico

 

OBS: Para quem usa Windows 8 e tiver dificuldades no passo 3, veja aqui como entrar no modo de segurança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...