Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando sem razão aparente e com a temperatura normal


Ir à solução Resolvido por Anthmann,

Posts recomendados

Olá,

 

Bom, estou há algumas semanas tentando resolver um problema que começou a ocorrer no meu PC, e não tive muito sucesso.

 

Primeiramente, trata-se de um PC já um pouco antigo (com seis anos de uso), mas que nunca apresentou problemas que não pudessem ser sanados facilmente. Também é um PC que não uso muito, pois fica na casa dos meus pais no litoral.

 

Ele começou travar aleatoriamente e não dar boot após os travamentos, e constatei que, mesmo sem apresentar uma temperatura exorbitante (~60ºC), ela estava alta o suficiente para me convencer a trocar a pasta térmica (que nunca tinha sido trocada antes). Fiz isso, e o PC não ligou mais (tipo, ligava, mas logo em seguida desligava). Tirei o processador, limpei corretamente o cooler e o processador com álcool isopropílico, apliquei novamente uma fina camada de pasta térmica, coloquei o processador de volta, e nada. Bem teimoso, fui repetir novamente o processo, e acabei quebrando a trava que prende o cooler na placa-mãe. Arrumei um cooler bem vagabundo só pra pegar a trava para substituir, e junto com este cooler veio uma pasta térmica bem vagabunda. Decidi usar a pasta que veio, e para a minha surpresa, o PC voltou a funcionar.

 

Voltei duas semanas depois, e o PC voltou a travar depois de eu ter passado umas horas jogando nele (sem apresentar altas temperaturas).

 

Arrumei um outro processador do mesmo soquete para testar, e mais duas marcas de pastas térmicas diferentes, e agora o PC liga, passa um pouco tempo ligado, e desliga.

 

Já testei com os dois processadores, com as duas marcas de pasta térmica, já testei tirando um pente de memória e deixando o outro e vice e versa, já testei com VGAs diferentes, já desconectei o HD, já testei com outra fonte, e nada. O PC desliga após um tempo mesmo no Setup da BIOS, mostrando temperaturas de ~42-44ºC na CPU e ~36-38ºC na placa-mãe.

 

Segue abaixo a minha configuração:

.

Placa mãe Asus P5N-E-SLI

Processadores que testei Intel Core2Quad Q6600 e Core2Quad Q9550 (com o cooler que já veio com o processador)

4Gb de Ram DDR2 800 Kingston (2x2GB)

HD 500GB Samsung

VGAs que testei Nvidia Geforce 9800GT 1GB e Geforce 8600GT 512mb

Fonte Corsair CX500

 

Agradeço qualquer ajuda, pois realmente estou sem ideias, e estou trabalhando com a hipótese de que é muito improvável que os dois processadores estejam com defeito (realmente, seria muito azar caso fosse isso). A única coisa que consigo imaginar é que a placa mãe possa estar com algum problema, porque todo o resto eu já testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, @chrparr , e seja bem vindo a este fórum.

 

"Também é um PC que não uso muito, pois fica na casa dos meus pais no litoral.

Litoral = ar marinho = bolor ou mofo = ferrugem = umidade = iodo = sal = salitre. Etc. etc. etc.

Não precisava de ter dito mais nada. O seu pc está a precisar urgentemente de uma cura de repouso, bem  longe dessas condições climáticas que podem curar-nos a nós, mas que vão 'matando' o seu pc.

 

Além de umas férias (se possível prolongadas) bem longe do litoral, também receitava um desumidificador perto dele, pelo menos por uns dias.

Esse clima, repito, é contraproducente, aliado a que poucas vezes o liga ou usa. Logo, os coolers, que poderiam ir "secando" o pc, não o fazem. Resultados:

- Bolor ou mofo
- Curtos (curto-circuitos)
- Ferrugem
- Maus contactos
- Peças a "darem o berro" ou a "irem de vela" - ou quase.
- etc. etc. etc.

Cumprimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Anthmann.

 

Agradeço a rápida resposta. Realmente, estou familiarizado com o poder destrutivo da oxidação por causa da proximidade com o mar. Só nunca tinha visto causar algum problema neste sentido que eu mencionei. Enfim, algum capacitor ou outro componente da placa mãe deve ter sido prejudicado por causa disso.

 

Sempre tive o cuidado de ligar o PC com frequência ou instruir alguém para fazê-lo, mas depois as coisas ficaram corridas e ele acabou ficando meio que abandonado há alguns meses, sendo ligado só de duas em duas semanas (quando vou para lá visitar).

 

Muito obrigado. Vou ver se na próxima oportunidade que for para lá eu trago ele comigo, pra ver se de repente ele (por algum milagre, quem sabe) ele volte a funcionar corretamente estando afastado do mar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...