Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema para iniciar o computador pelo botão Power


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

Estou com um problema que não estou mais tendo ideia do que possa ser.

Eu estava com uma placa mãe novinha (uma MSI Z77A-G43), com uns três meses de uso, quando começou. O computador parou de ligar simplesmente, então eu pedi ajuda pra uns amigos que me falaram para tentar ligar fazendo um curto, colocando um clipes com uma ponta no fio verde e outra no fio preto, naquele cabo que liga da fonte na placa mãe. Fiz isso e o computador funcionou, e então eu tinha que ligar e desligar sempre diretamente na energia. Porém, a maioria das vezes que eu desligava, quando ligava novamente, tinha que, antes, "jampear" o JBAT1, que limpa a CMOS, senão o sistema simplesmente não iniciava, os coolers todos ficavam rodando mas nada aparecia no monitor. Até aí, pelo que meus amigos mais entendidos me falaram, o problema era mesmo o gabinete, aparentemente tinha pifado a parte elétrica, os botões não funcionavam mais, então seria só trocar o gabinete que tudo voltaria ao normal. O gabinete era antigo, fazia sentido.

Esta semana comprei um gabinete novo, e hoje fui trocar o PC do antigo, porém, depois de instalar tudo, eis que tento ligar e NADA. Verifiquei se tudo tava ligado corretamente, e nada de ligar. Aí tentei fazer o curto, do mesmo jeito que ligava no gabinete antigo, com o clipes, e funcionou! E quando o computador ligou, as LEDs do gabinete acenderam (sendo que os conectores das LEDs e o POWER SW ficam na mesma placa, a JFP1). Não estou entendendo o que pode ser este problema, por que só o botão de ligar não funciona. Pra ficar mais esquisito ainda, apertei o botão com o PC ligado, e ele desligou o PC! Os coolers continuaram rodando, por conta do curto nos cabos da fonte, mas o sistema foi desligado, ou seja, o botão não está com defeito, nem os fios que ligam ele na placa, e nem mesmo os conectores da placa. Eles simplesmente não entendem apenas a função de ligar o computador pelo botão ou algo assim!

 

Dei uma procurada na internet e vi algo sobre poder ser problema na BIOS, alguma configuração ou algo de atualizar a BIOS. Alguém tem uma ideia do que possa ser? Pode me sugerir algo para testar ou solucionar?

 

Obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja tentou resetar a bios tirando a bateria por 10 minutos?

pode ser qualidade do botao tb, aqui o meu ja ta velhinho tenho que apertar as vezes 5 vezes pra ele ligar,

ou aperto e só solto quando as luzes se acendem,

note tb que pode levar alguns segundos para ligar.

pode ser fonte tb, testaria outra fonte.se de todo o prob persistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xflapc2 Acabei de fazer tudo que falou e não adiantou, continua não ligando! Tirei a bateria, depois fiquei apertando o botão várias vezes e também tentei segurar ele por um tempão e nada! Mas acho que não é problema no botão já que ele não desliga!

Minha desconfiança é de que seja algo na fonte mesmo, ou na placa mãe, algo que está fazendo o curto que deve ser fechado entre esses fios verde e preto quando aperto o botão POWER não acontecer, então pode ser no próprio cabo ou na placa mãe, mas eu acho mais provável ser na placa. Mas o que, e como resolver? Já que como eu disse, tudo que fica na mesma placa do POWER SW, a JFP1, funciona, inclusive o próprio POWER SW, porém só para desligar e não para ligar??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, quando tiver outra fonte disponivel teste a fonte com essa mobo fora do gabinete pode ser curto entre os pinos trazeiros da board no gabinete pois enconstam. se não resolver o problema, vá onde comprou a motherboard com as facturas e indeque o problema que tem que eles resolvem dentro da garantia do fabricante ou até mesmo dão uma motherboard nova . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...