Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Gtx 970 por 1495 ou r9 290 por 1550?


Biho

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estava namorando a r9 290 esperando ela baixar um pouco o preço, ja é possivel encontra-la na faixa dos 1600, 1700, encontrei o modelo  da shappire cm 3 fans, oc na gpu pra 1000mhz por 1550 reais , eu já ia comprar quando vi q as gtx 970 na Terrabyte tem um modelo de 1495 e outro por 1539 reais.

Vi uns 2 reviews na net em q a 970 ganhava da 290, + n sei se posso confiar muito porque ela também estava ganhado da r9 290x na maioria dos jogos.

o que vocês acham pessoal, o que eu devo fazer comprar a r9 290 ou ir de gtx 970 mesmo? 

É certeza que a 970 é realmente superior que a r9 290 nem que seja por diferença de 5 frames por exemplo?

Eu nunca tive vga da NVIDIA, sempre tive ATI, vocês recomendando a gtx970 seria a minha primeira, cm é q a NVIDIA trata suas placas com o passar do tempo ela oferece suporte por um longo tempo ou com um novo lançamento placas "antigas" ela não otimiza + ? digo isso porque espero ficar uns 4,5  anos ou  mudar d pc.

Realmente não sei qual das placas pegar, qual delas é a melhor. essa gtx 970 esta no lugar da 780 ou da 770? porque a 780 concorre cm a r9 290, e grande parte dos jogos q vi a 780 ganha + por pouquinho, se a 970 tiver melhor q a 780 então á 970 é a melhor escolha estou certo?

Vou ficar aguardando a ajuda d vocês porque estou louquinho aq sem saber o que fazer,kkkkkkk, o dinheiro ja esta na mão,vocês axam q é vantagem esperar um pouquinho + pra ver + testes e tal,mim ajudem galera!!!!

A configuração do meu pc é a seguinte:

Processador: Core I7 + cooler master hyper 212x

Ram: 8GB dual channel 1333mhz

controlador de fan: nxzt sentey3

gabinete: cougar charllenger black

fans: 1x200mm + 1x120mm + 3x140mm

Fonte: corsair 750cx

Placa Mãe: gigabyte ga-h97-d3h

Gravador d dvd ( apos compra da vga q é + importante irei mudar p/ gravador de bluray)

Hd: 320gb seagate barracuda 7200 rpm ( apos compra da vga q é + importante irei mudar p/ hd 1TB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gtx 970 é tecnologia nova e os drivers ainda são Beta(tecmundo).Então eles ainda vão melhorar e a R9 290 pode esquentar bastante,mesmo com 3 fans com este clima quente daí.Pode ser que a AMD baixe mais o preço das placas e voce pode esperar sair um teste pra comparar as duas placas e escolher uma delas.Se tiver urgência eu ía na 970,mas a R9 tem o Mantle que dependendo da sua preferência em jogos pode ser mais útil pra voce.

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso cara, as amd tem o mantle, + n sei se esse mantle realmente com o tempo vai valer a pena, muita pressa n estou n, estou jogando aq grid 2, f1 2013 e fifa 14 de boa com o video on board esperando os preços das placas baixarem, aí lançou a 970,kkkkkkk,minha intenção inicial era ir de 280x á meses atras, aí fui pesquisar e vi q ta vindo muita placa defeituosa, aí decidi juntar a grana pra ir de 290, como lançou a 970 surgiu a duvida.

+ o que você acha q vai acontecer tipo se eu esperar + um pouco será  q a 970 vai continuar cm esse preço ou a NVIDIA vai descontinuar as 780 e 780ti, e aumentando o preço da 970?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um vídeo no Tecmundo de hoje com a 950,970 e 980 comparadas com a 780TI e só a 980 barra ela.Então as 780 vão ficar por aí durante muito tempo.E vão ficar baratas por um tempo,depois quando virem que elas são boas,eles vão aumentar o preço pra gente pegar as 9XXX.Acho que vai valer a pena daqui a uns 1 mês.Veja o Mantle aqui:

http://youtu.be/wxC_4fjoBKg?t=1s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa noite!

 

Esse é o momento de esperar e pesquisar bastante, pois as fabricantes de VGA não venderam muito esse ano e tenho a total certeza que a linha "antiga" de suas respectivas placas de vídeo vão cair ainda mais...Já já começará um "bota fora" de GTX 7XX tops, Biho.

 

Dinheiro na mão é que manda neste momento...só aguardar!

 

Abraço Biho e um salve pro meu camarada PE (PerfeitogEnteboa)!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a 970 for realmente melhor q a r9 290 e a 970 continue com essa faixa de preço de 1400 pra ser vantajoso comprar a r9 290 ela tem q estar em q faixa de preço na sua opinião Cabelo75?

eu vi esse review aq: http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-980-970-maxwell,3941-8.html

observem q a 970 ta um pouco melhor q a r9 290 mesmo com o mantle n esta aquela vantagem pra r9, e se esse review os resultados estiverem corretos vale ressaltar q os drivers das r9 estão "maduros" e q da 970 é beta ainda, ou seja a a tendencia é a coisa melhorar pras 970 melhorando seu desempenho contra as r9, é isso mesmo?

A 980 ta na faixa dos 2200, se eu tivesse a certeza q em novembro, dezembro ela estivesse de 2000 pra baixo eu a levaria, + creio q seu preço aumente, vi em algum lugar n mim lembro aonde no momento q a 780ti e 780 seriam descontinuadas em breve é vdd isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, de volta!

 

 

 

Se a 970 for realmente melhor q a r9 290 e a 970 continue com essa faixa de preço de 1400 pra ser vantajoso comprar a r9 290 ela tem q estar em q faixa de preço na sua opinião Cabelo75?

 

Biho, aí vai depender de como os lojistas daqui vão fazer para por o estoque antigo pra "voar". Quanto aos valores de uma R9 290, o engraçado que vi muito poucas no Megamamute, Pichau e OndaDigital (a Kabum já é careira, pra variar...) pra uma abalizada legal.

 

Se pelo menos tiver entre R$ 250 a 400 de diferença da GTX970, acredito que valha a pena (lembrando que a GTX nova vai ter um período de "ágio" por ser novidade). Se tratando de uma R9 290/290X, procure um modelo com bom cooler, pois elas esquentam pra burro, não é fanboizismo não, é uma característica dessas placas em especial. Espere por mais opiniões para ficar na certeza total no que comprar.

 

 

eu vi esse review aq: http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-980-970-maxwell,3941-8.html

observem q a 970 ta um pouco melhor q a r9 290 mesmo com o mantle n esta aquela vantagem pra r9, e se esse review os resultados estiverem corretos vale ressaltar q os drivers das r9 estão "maduros" e q da 970 é beta ainda, ou seja a a tendencia é a coisa melhorar pras 970 melhorando seu desempenho contra as r9, é isso mesmo?

 

Em relação aos "Maxwell", sim e não, Biho. A Nvidia já tem uma certa intimidade com a arquitetura, devido a experiência com as GTX750 e GTX750 ti há algum tempo (ambas Maxwell). Se tratando de novas GPUs, sempre terá espaço para aperfeiçoar os drivers das 9XX. Certamente haverá muito mais lastro nas melhorias de drivers nas Maxwell que nas R9, das quais estão sedimentadas no mercado há algum tempo e sem lastro para uma versão GHZ, implementadas na série HD 7XXX.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda Feira eu vi na pichau 1 modelo da msi da 29 290 por 1450 cm tava na maquina do trabalho n comprei, na terça fui comprar ja tinham levado e n tem + no estoque deles, se eu pegar a 290 será qualquer modelo manos os de referencia devido a esse fato mesmo delas esquentarem bastante.

na Terrabyte o modelo das 970 q estão á venda é do de referencia e da gigabyte cm 3 fans, na guerra digital n tem + á venda a 970, levaram logo,kkkkkkk,meu medo é eu esperar sair mais resultados q comprovem a superioridade da 970 contra a 290 e o estoque nessas lojas acabarem e quando retornarem seja com o preço bem acima da faixa de 1400~1500 encontrado no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só da GTX 970 ser de apenas 160W eu ja iria nela. A tecnologia embarcada nela é muito maior. Se ta na mesma faixa de preço vá de nVidia cara.

 

Quanto aos drivers, relaxa que a nVidia da suporte por anos, até hj os drivers lançados são compatíveis com as séries mais antigas. Da uma olhada aqui: http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

 

Quanto a disponibilidade das placas da série 7xx, leia isso aqui (ultimo parágrafo): http://gizmodo.uol.com.br/nvidia-geforce-gtx-980-oficial/

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o dilema...

 

 

 

meu medo é eu esperar sair mais resultados q comprovem a superioridade da 970 contra a 290 e o estoque nessas lojas acabarem e quando retornarem seja com o preço bem acima da faixa de 1400~1500 encontrado no momento.

 

A rapaziada vai que nem bicho e ataca as novidades sem perdão. O que me impressionou mais, Biho, é a falta das R9 290 nas lojas (teve até um "mini-BlackFriday" no Mamutão mais cedo. Apareci por lá de bobeira e vi essa parada. Infelizmente. só vi mesmo alguns cacarecos que sobraram). Se a demanda das GTX9XX continuar aumentando, fatalmente os caras vão tacar os preços lá no alto. O que matou foi esta indisponibilidade das R9...

 

Eu sinceramente não compraria uma R9 na mesma faixa de preço da GTX970. Se pintar uma GTX com um preço de ocasião...

 

fry-take-my-money.jpg

 

porquê não? 

 

Abraço Biho!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu praticamente desistir de pegar a r9 290,kkkkkk, a gtx 970 tem todo pra ser a melhor escolha no momento mesmo, as 2 modelos que estão á venda na Terrabyte são esses aq:

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-970-gv-n970g1-gaming-4gd-4gb-256-bit-gddr5-pci-exp.ptml

e

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-evga-geforce-gtx-970-sc-acx-04g-p4-0974-kr-4gb-256-bit-gddr5-pci-exp---box.ptml

 

vocês escolheriam qual desses 2  modelos?

Li agora a pouco 1 review da placa da evga q eles acharam o cooler um pouco + barulhento em relação o modelo de referencia, será q esse da gigayte por ter 3 fans realmente dissipa + o calor sem gerar muito + ruido?

Pelo menos galera uma coisa ja decidi q é investir na 970 ao invés da r9 290 devido á faixa de preço e nos reviews q vi ta cm a taxa de frames melhor,agr so n sei se espero + um pouco ou se compro logo ( compraria e pagaria o boleto na segunda-feira).

Se tiver um pai de santo aí e der uma incorporada e falar q ate dezembro as 980 vão estar abaixo de 2000 eu espero e compro ela,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida parecida com a sua... comprar uma gtx 970 agora ou esperar mais um pouco? EVGA ou Gygabyte?

 

Eu lí esse review da EVGA GTX 970 SC com o ACX cooler, porém não acho que seja um grande problema esse fato de ela "fazer mais barulho", ao menos pra mim não é, pois tenho um gabinete com 4 coolers (foras os dois da PV e o do processador), quando está ligado parece que vai sair voando, hehehehehe, já me acostumei.

 

E agora, dúvida cruel, comprar ou esperar? Qual modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biho,se voca acha que vai aumentar o preço por causa da demanda,então pega logo ela,pra não chorar depois!!É claro que a AMD vai fazer alguma coisa,MASSSS...o que importa é o rendimento em uso.De nada adianta economizar e ficar insatisfeito com a placa.Por isso no seu caso,digo que pegue logo ela,mesmo porque voce já está apaixonado!!!???E ela vale a pena sim!!

Poste aqui depois para mostrar o desempenho da placa!!Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde geral!

 

Entendo perfeitamente que o momento leva mesmo a indecisão..."pegar a GTXLançamento ou esperar um pouco pra pegar mais em conta". Claro que há um risco de comprar a VGA e, no dia seguinte, aparece uma promoção que te faz arrepender por ter nascido. Foi assim quando lançou a GTX660 ti e catei logo no lançamento, ahuahauhauah!! Mas se tratando de placas de vídeo, a coisa é assim mesmo.

 

Não creio que as novidades vão baixarem tanto a ponto de fechar negócio na placa agora ser um péssimo negócio, pois não os preços delas não cairão R$200 da noite pro dia, pois a demanda tá forte (salvo algum "milagre" ou uma doideira de lojista). O lance de esperar é para quem quer pegar a placa antecessora pra fazer uma boa compra, aí sim vale o risco. Se não aparecer nada, tem pelo menos a maior parte da grana para fechar com as novas GTX. 

 

 

 

Se tiver um pai de santo aí e der uma incorporada e falar q ate dezembro as 980 vão estar abaixo de 2000 eu espero e compro ela,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

UAHAUHAUAHUAHAUH!! Aí só preparando o prato de barro na encruzilhada pra ver se dá certo, Biho!!

 

hqdefault.jpg

 

 

Eu praticamente desistir de pegar a r9 290,kkkkkk, a gtx 970 tem todo pra ser a melhor escolha no momento mesmo, as 2 modelos que estão á venda na Terrabyte são esses aq:

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-970-gv-n970g1-gaming-4gd-4gb-256-bit-gddr5-pci-exp.ptml

e

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-evga-geforce-gtx-970-sc-acx-04g-p4-0974-kr-4gb-256-bit-gddr5-pci-exp---box.ptml

 

vocês escolheriam qual desses 2  modelos?

Li agora a pouco 1 review da placa da evga q eles acharam o cooler um pouco + barulhento em relação o modelo de referencia, será q esse da gigayte por ter 3 fans realmente dissipa + o calor sem gerar muito + ruido?

 

Vendo as placas, rapaziada, a razão manda ir na Giga, pois a capacidade de arrefecimento é melhor e o OC de fábrica dela é ligeiramente maior que o modelo EVGA. Se fosse EU, um "fan-uncle" da EVGA...apesar do que não tenho tanta exigência quanto ao ruído das fans, aí dependerá de cada um neste caso. O que pode também complicar na GTX da Giga é o comprimento da VGA, quem tem gabinetes mais acanhados terão problemas quanto a isso.
 
Pois é, precisarão ter nervos de aço para esperar uma oportunidade para tentar fazer o melhor negócio (principalmente aqueles que já tem uma VGA forte equipando o PC) ou sucumbir às forças do desejo e fechar na GTX970 logo. Como diz um cara de um desenho ruim: "O poder é de vocês!"
 
Abraço e boa escolha!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando comprei meu I7 4770 paguei 969 na kabum, 15 dias depois ela estava vendendo o 4990 por esse mesmo preço, eu fiquei numa raiva retada, nem dormi direito nesse dia, + agr mim veio algo na cabeça, quando eu tava mudando o som do carro tava precisando do modulo taraps ta-1200, ele tava sendo vendido por 500 reais, só q a procura por ele em uma determinada epoca do ano aumentou q ja tem uns 5 meses q ele é vendido por quase 900 reais devido a sua procura esta em alta, vai q acontece o mesmo cm a 970, vai todo mundo comprar e a galera vai aproveitar sua demanda em alta e colocar o preço la em cima, então vou seguir o conselho de vocês e irei comprar logo a 970. como vocês falaram q a da gigabyte tem melhor sistema de refrigeração eu vou pega-la então, ela vem cm as frequencias ate um pouquinho de nada + alta q o outro modelo da evga, meu gabinete aceita placas de até 41cm, vai caber de boa.

Cm so estou cm o video on deixo as fans em 40%, ja fiz um teste deixando tudo á 80% incomoda um pouco mesmo, imagina se eu pegar uma vga barulhenta,kkkkkkkkk.

É galera, entrei agr no site da terrabyte pra comprar a 970 e levaram todo,kkkkkkkkkkkkkkk, e ainda n vi nos outros sites vendendo, agr dancei, vou ter q rezar pra quando aparecer estar com o mesmo preço.

vocês acham vantagem pegar a gtx980 de referencia por 2200? a versão cm cooler de referencia + cm OC de fabrica ja foi vendida, tem a versão normal so, o dinheiro q tem aq da pra eu pegar no boleto, é uma boa ou espero aparecer a 970 novamente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, entrei aq agr no site da terrabyte pra namorar um pouco a gtx980 e dos 3 modelos q estavam á venda so estava disponível 1 modelo q era o da gigabyte, aí cm ja perdi a oportunidade de comprar a 970 por 1400 já comprei a  gtx980 mesmo,kkkkkkkkkk, amanha pago o boleto.Saio por r$ 2253, fiz uma boa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não fez não.R$ 853,00 reais a mais de diferença só por alguns frames a mais que a 780TI não vale a pena.Pra mim foi um péssimo negócio.Até 1.900,00 poderia ser,por ser mais nova,lançamento,mas só.Gastou uns 100,00 reais por cada frame.Mas gosto é gosto,não é?

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não fez não.R$ 853,00 reais a mais de diferença só por alguns frames a mais que a 780TI não vale a pena.Pra mim foi um péssimo negócio.Até 1.900,00 poderia ser,por ser mais nova,lançamento,mas só.Gastou uns 100,00 reais por cada frame.Mas gosto é gosto,não é?

Boa sorte!

 

853 reais de diferença para qual? gtx 780 TI? Onde você viu uma 780 TI custando 1400 reais? Eu não achei nenhuma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja lá em cima o segundo post dele.Tem o link da GTX 970 por R$ 1.400,00 reais.

Boa sorte!

 

Tá, mas você comentou "R$ 853,00 reais a mais de diferença só por alguns frames a mais que a 780TI não vale a pena". Sendo assim, a comparação de preço deveria ser com a 780 TI e não com a 970.

 

Concordo que a diferença de preço entre a 970 e a 980 é bastante alta, porém, o autor do tópico vai ter uma baita placa por um bom tempo. Bom proveito cara e depois posta suas impressões pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área nas madruga da vida!

 

Ih, Biho...sou da mesma opinião do PE. Pelo menos ainda não pagou o boleto, ainda dá para pensar melhor. Como ainda não há uma concorrência maior entre as lojas daqui, já que nem todas a receberam, as poucas que tem, tão tentando abocanhar o que puder. Eu até corri atrás de loja gringa pra me situar dos preços e a GTX980 é pouca coisa mais barata que a GTX780Ti, até aí não é novidade, pois se equivalem no desempenho geral:

 

Asus reference GTX980: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814121900&cm_re=gtx980-_-14-121-900-_-Product

Asus GTX780Ti OC: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814121838&cm_re=gtx_780_ti-_-14-121-838-_-Product

 

Por R$ 2000, já tem uma GTX780 Ti na mão, agora tem que pesar na balança se os R$253 a mais realmente valerá a pena. Pichau, Megamamute, Kabum e Waz ainda não tem essas placas para oferecer, e, provavelmente as terão ainda nesta semana. Claro que não estou o censurando, Biho, e sei que a parada é maneira mesmo. Eu estaria já doidão pra arrematar a bagaça o quanto antes, entretanto, esperaria mais um pouquinho para ver o que as demais lojas que receberão a GTX9XX irão cobrar.

 

Resista a tentação...

 

baton_compre_baton.jpg

 

Valeu rapaziada!! Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoSena voce não está levando em consideração que a GTX 780 TI vai baixar de preço de qualquer jeito.E a questão é se ele ía esperar ou não uma queda das R9 290X que ele ía pegar "antes" de sair o anúncio das 9xxx. Além disso se ele esperasse poderia pegar a GTX 970 pelo mesmo preço ou um pouco mais apenas.A diferença entre as duas não vale o dinheiro gasto,muito menos com outras opções tão semelhantes.Em suma:foi sim um mau negócio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walking Contradiction!

 

Ó, perambulando lá na Terabyte, a página inicial do site me passou um cupom desconto e, marotamente, fiz uma compra imaginária da Giga GTX980 de referência usando o tal cupom e o preço deu uma caída para R$ 2209,15 a vista:

 

ZFs4OUg.png

 

Cupom: L5H-PLTU-HXQQ-NPN 

 

Ainda há lastro para que este preço caia ainda mais. Pelo menos já economiza um pouco agora...

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também usei o cupom, aí saio no total com frete r$2253, vendo os reviews que tem por aí não vejo + vantagem nenhuma em comprar a r9 290, sei q os preços da 780 e 780ti vão cair um pouco, + a 980  e 970 cm driver beta ta se saindo melhor imagina quando esses drivers estiverem um pouco + maduro? 

Eu comprei a 980 ontem porque haviam 3 modelos no site, quando olhei ontem na madruga so tava á venda 1 modelo, sei q os outros sites ainda n tem vendendo, so vi vendendo a 970 e 980 na terrabyte e na guerradigital apenas a 970, se eu tivesse a certeza q na kabum, pichau, megamamute e balão da info essa semana eles anuciariam as placas e a 970 estivesse por 1400 reais eu compraria.

Também tem aquela coisa né, esse meu pc q estou montando é a realização de um sonho, eu sempre quis ter um pc top desse, sei q existem configurações melhores + pra mim ta é cm se eu tivesse o melhor pc do mundo, estou cansado de babar pelos gameplays de battlefield 4, watch dogs, e etc. estou doido pra poder joga-los.

+ confesso q estou deixando os meus impulsos de gamer falar + alto, rsrsrsrsrrs, a 970 estaria + q bom pra mim, + a questão é essa, esses empresarios não querem perder nada pra ninguem, será q esses sites quando anuciarem á venda da 970 vai estar por 1400~1500 reais cm a terrabyte e guerradigital fizeram ou vai vim com o preço + caro?

Então vocês acham q n devo pagar o boleto e esperar a 970 ser vendida nos outros sites é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não posso dar resposta à esta pergunta,pois é questão pessoal. voce está realizando um sonho e só voce sabe se vale a pena ou não.Eu falei em questão de desempenho versus custo,não ser um bom negócio,mas levando em conta os outros modelos.A preferência pessoal faz toda a diferença na hora da compra e só o comprador pode assumir a responsabilidade por ela.

Cabe a nós somente uma opinião "técnica",(vamos dizer assim) para voce decidir de acordo com seu gosto.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...