Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela notebook escureceu mas funciona normalmente com monitor externo


dmglam

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um problema muito estranho com meu notebook.

 

Certa vez bati sem querer na parte traseira da tela do meu note. Ele continuou funcionando normalmente mas após isso a tela começou a escurecer.(Estou citando isso porquê pode ser a causa).

Aconteceu que ela não parou de funcionar, está escura mas da para ver um pouco as imagens.

 

Já tentei solucionar das seguintes formas, porém não resolveu o problema.

 

Trocar Tela: Mesmo trocando a tela, o problema persistiu.

 

Trocar flat: Meu computador nem sequer ligou quando substitui o flat e fiz de forma correta. Pra piorar, queimou um componente que prejudicou o microfone do note.

 

Trocar a fonte de alimentação:

Quando liguei com outro flat, minha fonte de alimentação parou de funcionar. Então coloquei outra fonte de alimentação que eu tinha e servia no notebook, e adivinha. a tela ascendeu e funcionou normalmente, como se o notebook tivesse ficado novo.

 

Porém, passou 2 dias e a tela voltou a escurecer. Eu não sei o que fazer mais. Desconfio q seja algo relacionado a energia mas não consigo enxergar uma solução aparente. Me ajudem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @dmglam ,

 

Como não referiu,

1-) Já tentou resolver a nível do Windows, nas opções de energia?

1a-) Já tentou, lá, pôr no máximo a iluminação da tela?

1b-) E convinha verificar se tem o monitor em poupança de energia, pois ela escurecerá após um tempo determinado. 

 

2-) Por outro lado, o ou os componentes que controlam a poupança de energia da tela podem ter ficado danificados ou avariados, e seria essa a causa.

 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá Anthmann, primeiramente agradeço a sua ajuda.

 

1-) Eu tentei sim as opções de energia. Porém, a tela do note continua escurecida mesmo mudando as cores, brilho e etc.

 

1-a) Não entendi bem. Mas creio que não seja algo relacionado com o sistema, sendo que ja formatei e também quando troquei a fonte, a tela ficou normal por mais ou menos uns 2 dias.

 

1-) Será que você pode me explicar como faço essa verificação?

 

 

2-) Sim, eu creio que seja problema com algum componente desse tipo. Mas não sei nem por onde começar a fazer um diagnóstico para solucionar.

 

Se puder ajudar, serei muito grato. Não aguento mais usar monitor. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, caro @dmglam. O que eu falei foram "tiros no escuro"... 

 

Eu sei fazer essa verificação, se for nas opções de energia do Windows, através do ícone com a forma de uma tomada no canto inferior direito do ecrã, antes do relógio. Ou via as opções de energia no Painel de Controle.

 

Já uma verificação a nível de hardware, relacionada com a parte de controle de energia do próprio Windows, aí não sei fazer... Como sou do clube "DESFaça Você Mesmo", eu jamais arriscaria tentar fazer por mim... :blush:

Pode ser um componente qualquer - chip, resistor, transistor, sei lá -) que deixou de dar, quebrou, queimou, passou a "bater mal", ... Pode ser mau contacto. Dois fios a tocarem, por falta de isolamento. Sei lá que mais.

Claro que são só hipóteses, mas eis uma máxima: "o melhor equipamento aguenta o que aguentar o seu componente mais fraco ou frágil": Certa vez bati sem querer na parte traseira da tela do meu note são as suas palavras. E também é por isso que me inclino para que algum componente tenha sido, sei lá, danificado, ou deixou mesmo de dar.

 

Acho que um bom técnico conseguiria verificar se é da parte de hardware (componentes, fios, ligações, etc.) relacionada directamente, repito, com o controle de energia pelo software do Windows que estará o motivo do seu problema. 

Já agora, já tentou testar com um monitor externo ou um TV com o seu note?

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/788163-como-conectar-pc-em-tv-via-hdmi-audio-e-v%C3%ADdeo/ 

 

Infelizmente, nisto de informática, muitas das vezes conseguir-se encontrar a causa ou origem de um problema é como encontrar uma agulha em um palheiro... :(

Depois de se saber a causa ou o motivo de algum problema, a solução é (quase) sempre fácil.

 

E lamento não saber o mínimo suficiente de hardware para poder ajudá-lo... :(

 

Boa sorte, e cumprimentos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dmglam!

 

Rapaz...complexo esse lance do monitor escurecendo desta forma. Quando você liga o note, a tela já fica escura ou pode observar o post da BIOS normalmente? Se a tela só escurece no ambiente do Windows, pode ser até problema de tecla travada ou o circuito da mesma fechando curto em algum lugar, a que corresponde ao ajuste de brilho. Agora, no caso da tela estar escura em qualquer condição, aí parece mais um defeito de hardware.

 

O lance é desmontar o notebook e revisar minuciosamente todas as conexões e os cabos flat. DM, veja também se há algum defeito ou curto por perto da conexão da tela. Às vezes, o encaixe não 100% alinhado pode acarretar uma falha no monitor. O que não entendi foi a normalização da tela, mesmo por alguns dias, usando uma fonte de maior corrente. Será que há alguma fuga de tensão ou até uma redução na demanda de energia do carregador substituto durante este período? Difícil dizer...

 

Dispositivo gráfico do portátil não é, porque já faz uso de um monitor externo. Lance de BIOS também meio que descarto, pois dificilmente há opção de desabilitar a tela do notebook (bem...custa nada verificar as opções de vídeo por lá, no entanto).

 

Bem, sinto que não ajudei muito. Realmente é uma "sinuca de bico" esta parada, ainda mais não observando de perto. Resta pelo menos pedir que verifique o interior do note inteiro, DM, para procurar algo fora do lugar ou com defeito aparente (uma trilha queimada ou um cabo partido...).

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...