Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler processador e placa de vídeo


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Eu gostaria de sugestões de coolers para melhorar a refrigeração do meu processador e da minha placa de vídeo, que esquentam muito para certos jogos, especialmente os online. Atualmente uso os coolers que vieram junto com os produtos quando comprei, então gostaria de algo pelo menos melhor do que isso. Meu processador é um Intel Core i5 4570 soquete 1150 LGA, e a minha placa de vídeo é uma Sapphire Radeon HD 7770 GHz Edition de 1 GB

 

As configurações específicas são as seguintes:

 

Gabinete: Se eu não me engano, meu gabinete é um Cooler Master Elite 335 Black Edition (imagem aqui). Tem um cooler fan na parte superior traseira (Spire Cooler FAN 120 x 120 x 25 mm SP12025S3H3/4), jogando o ar quente para fora. Tem outro (Cooler FAN Akasa 8cm AK-170CC-4RAS) combinado a um duto de ar, na lateral superior, jogando o ar "frio" para dentro, sobre o processador. Em breve colocarei na parte frontal inferior um outro fan, igual ao que está atrás, jogando ar "frio" para dentro.

Ambiente: Coloquei "frio" entre aspas justamente porque o ambiente onde o meu computador se encontra não é refrigerado, e a minha cidade é bem quente, chegando a 35°C facilmente. Apesar disso, já estou providenciando um ar condicionado, o que deverá estabilizar a temperatura ambiente em torno de 25°C.

 

Pasta térmica: Tanto no processador como na placa de vídeo, utilizo a pasta térmica Arctic Silver 5, embora faça vários meses que não troco.

 

Temperaturas: Deixei o PC ligado e ocioso durante aproximadamente 5 horas, e então fiz os testes em idle, cujos resultados estão mostrados logo abaixo: 

 

stabilitytest.jpg stabilitytest2.jpg stabilitytest6.jpg stabilitytest7.jpg

 

Em seguida, pedi para o programa estressar a GPU, CPU etc, durante aproximadamente 10 minutos, dando os seguintes resultados em full:

 

stabilitytest8.jpg stabilitytest9.jpg  stabilitytest13.jpg stabilitytest14.jpg

 

 

Resumindo, temos que:
 

Placa mãe = 36/47

CPU = 36/74

Núcleos = 42/85 (não sei qual é a diferença entre as medidas da CPU e dos cores)

GPU = 39/70

 

Obrigado. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa dar umas informações adicionais pra galera poder te ajudar melhor...

 

Primeiro de tudo, quais são as temperaturas que seu processador / placa de vídeo se encontram? Se possível poste-as em idle e full.

 

Qual é o gabinete que acomoda sua configuração? Há algum fan instalado nele?

 

O local onde o computador se encontra é bem refrigerado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa dar umas informações adicionais pra galera poder te ajudar melhor...

 

Primeiro de tudo, quais são as temperaturas que seu processador / placa de vídeo se encontram? Se possível poste-as em idle e full.

 

Qual é o gabinete que acomoda sua configuração? Há algum fan instalado nele?

 

O local onde o computador se encontra é bem refrigerado?

 

Obrigado, Thund. Já acrescentei as informações requeridas na postagem inicial. Qualquer coisa faltando é só falar, que eu adiciono aqui ou lá.

 

Valeu, até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Eu gostaria de sugestões de coolers para melhorar a refrigeração do meu processador e da minha placa de vídeo, que esquentam muito para certos jogos, especialmente os online. Atualmente uso os coolers que vieram junto com os produtos quando comprei, então gostaria de algo pelo menos melhor do que isso. Meu processador é um Intel Core i5 4570 soquete 1150 LGA, e a minha placa de vídeo é uma Sapphire Radeon HD 7770 GHz Edition de 1 GB

 

As configurações específicas são as seguintes:

 

Gabinete: Se eu não me engano, meu gabinete é um Cooler Master Elite 335 Black Edition (imagem aqui). Tem um cooler fan na parte superior traseira (Spire Cooler FAN 120 x 120 x 25 mm SP12025S3H3/4), jogando o ar quente para fora. Tem outro (Cooler FAN Akasa 8cm AK-170CC-4RAS) combinado a um duto de ar, na lateral superior, jogando o ar "frio" para dentro, sobre o processador. Em breve colocarei na parte frontal inferior um outro fan, igual ao que está atrás, jogando ar "frio" para dentro.

Ambiente: Coloquei "frio" entre aspas justamente porque o ambiente onde o meu computador se encontra não é refrigerado, e a minha cidade é bem quente, chegando a 35°C facilmente. Apesar disso, já estou providenciando um ar condicionado, o que deverá estabilizar a temperatura ambiente em torno de 25°C.

 

Pasta térmica: Tanto no processador como na placa de vídeo, utilizo a pasta térmica Arctic Silver 5, embora faça vários meses que não troco.

 

Temperaturas: Deixei o PC ligado e ocioso durante aproximadamente 5 horas, e então fiz os testes em idle, cujos resultados estão mostrados logo abaixo: 

 

stabilitytest.jpg stabilitytest2.jpg stabilitytest6.jpg stabilitytest7.jpg

 

Em seguida, pedi para o programa estressar a GPU, CPU etc, durante aproximadamente 10 minutos, dando os seguintes resultados em full:

 

stabilitytest8.jpg stabilitytest9.jpg  stabilitytest13.jpg stabilitytest14.jpg

 

 

Resumindo, temos que:

 

Placa mãe = 36/47

CPU = 36/74

Núcleos = 42/85 (não sei qual é a diferença entre as medidas da CPU e dos cores)

GPU = 39/70

 

Obrigado. Até mais.

 

Vamos por partes.

 

Segundo a Intel seu i5 4570 possui TDP (Capacidade de Dissipação Térmica) de 84w e temperatura máxima segura de operação de 72°C.

Minha recomendação fica a cargo do Hyper 212X da Cooler Master

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-588194766-cooler-processador-hyper-212x-cooler-master-intel-amd-212-_JM

Porém é necessário ressaltar que, segundo o fabricante seu gabinete suporta Cooler com até 163mm de altura, o 212x possui 158mm, então antes

de adquirir é importante que abra o gabinete e meça a distância entre a base do processador e a tampa lateral afim de evitar surpresas desagradáveis na hora

da montagem.

 

Caso o espaço seja limitado e um cooler com tais dimensões não seja aceito recomendo o seguinte modelo. É relativamente pequeno, porém não deixa a desejar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581427371-cooler-master-hyper-tx3-intel-1150-1155-1156-775-amd-am2-am3-_JM

 

Quanto a Vga não há com que se preocupar. Como se tratam de um periférico com um único fim (Renderização) eles possuem um sistema de refrigeração projetado para

suprir a demanda, o que não acontece com os processadores que vem com um cooler para suprir utilização básica.

Segundo a Nvidia o modelo referência da Gtx770 possui temperatura máxima segura de operação de 98°C, e a sua como vemos está bem abaixo disso.

Porém se você deseja um desempenho de refrigeração ainda mais potente em sua Vga. Este uso e recomendo.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

 

Ao adquirir novas fans de preferência aos modelos de 120mm com no mínimo 70CFM.

Ótimos exemplos são os modelos citados abaixo de acordo com seu perfil.

 

Se você se incomoda com ruídos e prefere fans silênciosas

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-sickleflow-x-azul-r4-sxdp-20fb-r1.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-cougar-blue-led-120mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-cf-d12hb-b.html

 

Se você não se preocupa muito com isso é prefere fans como maior performance.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-r4-xfbs-20pk-r1.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-aerocool-shark-blue-edition-120mm-en55420.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...