Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida ao montar o pc.


Posts recomendados

Ola meus amigos, sou novo com essa coisa de comercio de hardware e etc... 

gostaria que vocês me dessem uma luz de como faz para eu entender qual peça se encaixa em qual peça

por exemplo, se essa placa mãe de tal serie se encaixa com esse processador ou esse gabinete com essa fonte 

ou essa placa de video com essa placa mãe... etc..

 

 

Muito obrigado

 

Fiquem Bem

 

 

SUCESSO PARA TODOS! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a ambos.

 

@GabrielFabris , seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware.

 

Recomendo os livros de Gabriel Torres (o Administrador e Editor-Chefe do site e do fórum):

https://www.clubedohardware.com.br/livros/,

em especial "Montagem de Micros" (2013):

https://www.clubedohardware.com.br/livros/esgotados/montagem-de-micros-2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-2013-r25/

 

Cumprimentos a ambos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

 

Esta sua dúvida tem tantas vertentes/informações/conhecimentos distintos que é pratacamente impossível colocar tudo aqui. Nem é por falta de vontade, mas sim por falta de memória! kkkkk

 

Mas, de modo geral, e tendo como base as tecnologias mais atuais, você tem que se atentar À:

 

1) Processador x placa-mãe: O processador e a placa-mãe precisam ter o mesmo socket. Usemos como exemplo o Core I5 4440: o socket dele é o LGA 1150. Logo, você precisa de uma placa mãe com este socket. A placa-mãe ASUS B85M-E/BR LGA 1150 seria um exemplo. Agora, se você optar por um processador da geração antiga da Intel, um I5 3330, você precisará de uma placa-mãe com socket LGA 1155. A AMD possui diferentes sockets, logo, as placas-mae terão sockets diferentes.

 

2) Memória x placa-mãe: Verificando o tipo de memória que a placa-mãe suporta é simples. Se a placa-mãe suporta memória DDR3, a memória precisa ser DDR3. DDR2 com DDR2, consequentemente. Apenas atente-se no manual da placa-mãe sobre a quantidade máxima de memória que ela suporta.

 

3) Placa de video x placa-mãe: Atualmente praticamente só encontramos placas de video PCI-express. Logo, a placa-mãe precisa de porta PCI-Express (normalmente denominada de PCI-E). Neste caso é importante atentar que placas-mae possuem portas PCI, que não são compativeis com estas placas de video. Outro ponto importante é a versão da PCI-Express: atualmente estamos, se não me engano, na PCI-Express 3.0, mas todas as versões são retrocompatíveis.

 

3) Discos e Drives de DVD/Blureay: atualmente, praticamente, só se usa discos/drives SATA e desconheço pacas-mae que não possuem esta porta. As portas SATA podem ser SATAI, SATAII ou SATAIII. A SATAIII é a mais rápida das três, mas todas são retrocompatíveis (com desempenho menor).

 

Acho que é mais ou menos por aí...

 

Se você puder, como já recomendado pelos colegas acima, faça um curso, leia os livros do Gabriel Torres ou pesquise em sites especializados.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, primeiro tera de dizer as peças que quer colocar no seu computador para dar umas dicas de placas mae baratas, placas de video, discos rigidos, drives dvd (não muito usuais neste momento que estamos na era de suporte amovivel via discos externos e pendrives USB) etc... As fontes de alimentação de momento são todas ATX nas placas mae . Antigamente é que as placas mae dos computadores com o windows 95 usavam fontes AT . Se quiser uma fonte opte por uma de marca confiavel e de potencia real com pfc ativo contra picos e sobrecarga de corrente. Nunca utilize estabilizadores ou o que quer que seja com essas fontes, só ria prejudicar o funcionamento das mesmas ( falo por experiencia propria pois sou tecnico de eletronica e computadores e ainda eletrecista!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...