Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre fonte ATX


juliogm

Posts recomendados

Eu possuo uma fonte ATX e estou utilizando-a para ligar um modelo amplificador, mas estou com o seguinte problema:

-Com os cabos 12v ligado aos amplificador corretamente, ao ligar a fonte na rede ela não liga, apenas dá de ligar girando um pouco a ventoinha e o led do amplificador acende c um brilho baixo e logo apaga, a fonte desliga como se não possuisse energia suficiente.

Mas pude fazer uma observação:

-Quando coloquei um amperímetro em serie com a ligação com o amplificador e ligar a fonte, ele rodou normalmente, e o led do amplificador ligou e funcionou normalmente.

Gostaria de saber o que poderia ser feito para faze-la rodar normalmente, colocar algo em serie que a faça funcionar normalmente.

Att Júlio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dois procedimentos deves fazer ai, na ordem

1) Coloque alguma carga na linha de 5 Volts, um resistor de fio de 4,7 ohms x 10 Watts, por exemplo, ou um ou dois fans..

 

2) Coloque um resistor de 0,22 ohms x 5 Watts em série com a alimentação, entre fonte e amplificador.

 

Faça a primeira e se não resolver faça ambas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não adquiri os resistores mas estava fazendo alguns testes, duas fans ligadas no 5v não houve sucesso, e eu utilizei apenas os fios do amperimetro para ligar o amplificador a fonte e ela rodou normalmente, mas devido ao alto consumo do amplificador pude perceber um aquecimento excessivo dos fios, então acredito que utilizar o resistor em serie não será uma boa.

Há alguma outra dica para mim?

Eu possuo uma outra fonte e com ela consigo ligar o amplificador tranquilamente, tudo ligado certinho, talvez não seria algum problema na fonte que não liga direto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sabe aquele Booomm que dá nas caixas de som ao se ligar um amplificador. É justo isso que exige alta corrente da fonte e a faz desarmar..

Podes, fica um pouco mais difícil por ter de comprar o componente, colocar um termistor, um NTC em série com a alimentação do amplificador..

O termistor NTC é um resistor que apresenta uma boa resistência quando frio, e desse modo limitaria a corrente, mas baixa e muito esse valor de resistência ao aquecer, o que reduziria em muito a perda de energia nesse componente..

 

http://www.soldafria.com.br/termistor-ntc-5r-9mm-p-1430.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...