Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover estalos do amplificador com TDA8560Q


WagnerVL

Posts recomendados

Olá! Estou montando um amplificador com o TDA8560Q conforme imagem anexada. O problema é que quando ligo o amplificador na fonte, dá um estalo nos auto-falantes, alguém sabe como posso remover esses estalos? E também se ouve quando ele esta em funcionamento um ruído bem baixo, mas perceptível. 

 

Alguém poderia me ajudar a remover esses estalos ao ligar a fonte, e a remover também esse ruído?

 

(Estou usando uma fonte de computador)

 

Muito obrigado!

post-737559-0-77132000-1411039306_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá xycote, 

 

Agora pouco peguei o circuito pra fazer alguns testes e infelizmente inverti as polaridades na fonte por distração e o capacitor de 2200 uf explodiu, substituí ele mas não está mais saindo som no circuito, acho qe danifiquei o TDA8560Q. Terei que comprar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá xycote, 

 

Agora pouco peguei o circuito pra fazer alguns testes e infelizmente inverti as polaridades na fonte por distração e o capacitor de 2200 uf explodiu, substituí ele mas não está mais saindo som no circuito, acho qe danifiquei o TDA8560Q. Terei que comprar outro.

Sim! Com certeza o CI queimou....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assim também se aprende. Faz parte.. Quem não teve esse momento na vida..  Só evite de trabalhar em fábrica de fogos de artifício..

Quantos e quantos foram os aparelhos que literalmente derreti...

Mas só não devemos cometer os mesmos erros por uma segunda vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu circuito ficou bem parecido com esse do primeiro link que você postou, a unica diferença é no potenciômetro que usei um duplo. O dissipador tem que ser "grande", o CI esquenta muito... (O que estou usando não é suficiente). 

 

Assim que remover o estalo ao ligar, vou passar o circuito para uma placa e postarei o resultado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU DEUS....

Você montou um circuito de amplificador de potência de áudio em PROTOBOARD

Por favor... não faça isto!

hehehehe Montei na protoboard pra otimizar o circuito antes de passar pra placa.. Vou utilizar uma daquelas placas que já vem toda furada, não lembro o nome, será que o fio de cobre (que tirei de um cabo de rede) pode ser usado pra conectar os pinos com o restante do circuito? Ou devo utilizar um fio melhor?

E normal em uma montagem em protoboard.. Monte numa placa impressa e o ruído some..

 

Vou fazer isso quando terminar o esquema pra remover o estalo ao ligar o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou fazer isso quando terminar o esquema pra remover o estalo ao ligar o circuito.

__________________________________________________________________

 

Nas entradas use cabinhos blindados pra não ter problemas de ruídos.

"A blindagem é usada para reduzir os efeitos da interferência eletromagnética (EMI, nas siglas em inglês) ou o ruído elétrico, que pode perturbar o desempenho da transmissão em alguns ambientes. Esse ruído pode surgir como resultado da interferência externa de outro equipamento elétrico ou como resultado da interferência gerada dentro do cabo pelos pares adjacentes (cross talk)."

http://www.nexans.com.br/eservice/Brazil-pt_BR/navigate_257761/Cabos_blindados.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

projeto demorado hein... aposto que vai culpar os estudos e tal ...

 

Deve dar certo sim amigo. Se o vermelho for o vcc será que a chave é necessária mesmo? Seria tipo você liga a chave principal, depois liga ela? chatisse kk. Pra descarregar rápido o capacitor ao desligar, que tal um diodo em paralelo com 10K? com catodo pro vcc.

Bacaninha sua montagem. Eu não colocaria o pot onde está não. (já sei... é só um teste...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

projeto demorado hein... aposto que vai culpar os estudos e tal ...

 

Deve dar certo sim amigo. Se o vermelho for o vcc será que a chave é necessária mesmo? Seria tipo você liga a chave principal, depois liga ela? chatisse kk. Pra descarregar rápido o capacitor ao desligar, que tal um diodo em paralelo com 10K? com catodo pro vcc.

Bacaninha sua montagem. Eu não colocaria o pot onde está não. (já sei... é só um teste...)

 

A culpa sempre é dos estudos!!! huauhauhaua

 

É que aquela chave funciona como se fosse um botão de stand by, e o amplificador ficará sempre ligado na fonte...

Gostei da ideia do diodo, vou fazer isso. 

Faltou um pouco de planejamento sobre o local de cada componente, e o dissipador atrapalha um pouco ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!