Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Package do processador do notebook esquentando demais!


Conradoprof
Ir à solução Resolvido por Anthmann,

Posts recomendados

Olá, essa é minha primeira postagem aqui no fórum e queria tirar uma dúvida minha sobre a temperatura do processador! À uns três dias atrás, fui trocar a pasta térmica e dar uma limpada no meu notebook, até aí tudo bem, liguei e vi a temperatura no HWmonitor, e estava lá >Core #0 média de 37 graus >Core #1 com a média de 38 graus >Package com uma média de 39 graus também. Achei ótimo, porque até onde eu sei essas temperaturas são muito boas. Mas aí começou os problemas, quando estou usando o computador para tarefas mais exigentes, como jogar por exemplo, a temperatura do processador fica no máximo à 54 graus, mas o package chega a 90 graus do nada, deixando o computador super lento! Achei isso muito estranho, abri o notebook, vi se estava tudo certo, limpei a pasta antiga, limpei o cooler, encaixei direitinho, depois liguei e deu na mesma! O mais estranho é que aparentemente a temperatura do processador fica normal, mas o package esquenta demais do nada! Então, seria problema na placa mãe, cooler ou no processador? O processador que uso é o i3 2370m. Se alguém conseguir me responder, ficarei grato. Obrigado! PS. Uso também aquelas mesas que baixam a temperatura do notebook, mas mesmo assim esquenta muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Conradoprof, e seja bem vindo ao fórum.

 

Isso do pc esquentar demais pode ser por várias razões. Sugeria que, quando isso acontecesse, usasse o Genenciador de Tarefas - com "V" (visto) também em processos de todos os utilizadores. Também pode usar um ou mais freewares "exploradores de processos" pra ajudar:  

Advanced Windows Service Manager

Auslogics System Information

autoruns

File Monitor

Process Explorer

Procmon

TaskInfo

 

E especificamente pros "svchost" (há sempre bastantes a correr):

Svchost Process Analyzer

e/ou

Svchost viewer

 

Os svchost estão associados a comandos e processos do Windows

iniciar --> Ferramentas administrativas --> Serviços

ou

iniciar --> executar --> msconfig

 

Será malware?

 

A-) Baixe os dois freewares abaixo, mas corra-os um de cada vez. Pode usar sem problemas, ambos têm quarentena (por isso, se algo correr menos bem, há sempre hipóteses de reverter o que foi alterado.



 

B-) Baixe, instale, actualize e corra, em modo completo e total, a versão freeware do MBAM (MalwareBytes Antimalware). Não é um AV, mas um antispyware (*), por isso pode instalá-lo a par do seu AV sem receio de conflitos. 

Ah, configure-o a seu gosto. Por exemplo, não o deixar arrancar com o Windows, etc. e tal. Eu uso a versão PRO, e tive o cuidado de fazer algumas configurações.

Se decidir mantê-lo, actualize-o SEMPRE antes de o usar. Costiuma ter actualizações diárias, ou quase. A actualização automática só actua de tantos em tantos dias, isto na versão PRO. Na freeware, nem sei se tem actualizações automáticas.


Guias básicos e download (baixe SEM o instalador de adwares, spywares, etc., em ambos):



 

(*) Se usar o Spybot, mantenha-o. Eu gosto muito deste pelas imunizações que proporciona. Se usar o Spyware Terminator ou o SuperAntiSpyware, o MBAM e/ou o Spybot S&D são melhores, nmho (na minha humilde opinião).

 

Depois agradecia que informasse se algo resultou ou não. E, se sim, o quê. Obrigado.

 

Boa sorte nas 'pesquisas', e cumprimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta e pelas dicas! Então, fiz todos os procedimentos citados, e infelizmente nenhum deles resolveu meu problema  :(. Nenhum dos programas detectou qualquer tipo de malware aqui no meu notebook (mesmo tendo formatado ele ontem, fiz a verificação com todos os programas!) Nenhum serviço ou arquivo mal intencionado foi detectado. Estou começando a ter certeza que o problema possa ser no próprio hardware do notebook, pois até uns dias atrás, ele estava completamente normal. Fiz alguns testes que exigem o máximo do processador e fiquei de olho no clock dele (que é de 2.4Ghz) e na temperatura. Percebi que o clock fica variando demais! Ele sempre despenca para 700MHz e volta do nada! E isso não é pela utilização, mesmo utilizando ele ao máximo, o clock despenca e volta depois de um segundo, ficando super estável e fazendo o programa perder muito desempenho sempre que o clock cai. Queria saber se eu teria que verificar os drivers (se tiver algo a ver). Então é isso, saberia me dizer o que poderia estar acontecendo para que o processador fique tão estável? Obrigado!  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Caro @Conradoprof,

 

De nada, e sempre as ordens no que eu puder e souber! :)

 

O problema é que eu, de hardware 'puro' quase nada sei. Por um "falhanço" total, no século passado, com o meu (80)386 e um co-processador matemático que tentei instalar nele, descobri à força que pertencia ao clube "DESFaça Você Mesmo"...  :(

Será melhor esperar que um ou mais dos muitos entendidos e/ou especialistas em hardware 'puro' venham dar uma ajudinha. Em software associado a hardware - e a malware -, e vice-versa, é que vou entendendo um pouco.

 

Referiu os drivers. A ver se isto resolve:

1-) Baixe, instale e corra o freeware Double Driver (há mais, mas gosto muito deste). Faça o backup completo, total, de todos os drivers que tiver instalados.
2-) Só depois deverá correr o freeware Slim Drivers (*), entretanto também baixado e instalado) e aceitar todos os drivers - ou APENAS os que achar que estão atrapalhando - dos que o Slim Drivers recomendar. Ah, use também a função de backups do próprio Slim Drivers.
Por vezes, o Slim Drivers não aconselha os drivers preferíveis ou mais adequados, daí o conselho do backup antes.
E pra mais segurança, aconselhava criar um ponto de restauro antes de instalar - ou correr - o Slim Drivers.
 
(*) por experiências próprias e alheias, até com versões comerciais e shareware/PRO de analisadores / baixadores / instaladores / etc. de drivers, o Slim Drivers tem sido dos mais confiáveis,  e com menos erros e falhas.
 
EDIT 1
Não é só por curiosidade, mas por favor como fez a formatação? Pelo próprio "RUIM DOS" ;), ou usou algum software, e qual? A propósito, eis umas "dicas" sobre formatação: 
 
EDIT 2
(Só lembrei agora mesmo de acrescentar)
Se o CPU chegar a 80%-100% sem razões aparentes, isto é sem ter nada que o faça ter esse "trabalhão" todo, pode ser por isto:
 
Boa sorte, e cumprimentos.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você me salvou! Realmente era o maldito de um malware que estava usando a minha CPU, sempre deixando ele mega quente, ele estava em uma outra partição do meu HD, a qual eu não tinha vasculhado. Formatei o notebook e exclui a minha segunda partição. Obrigado pelas dicas!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...