Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador fazendo zumbido quando entro em algum jogo


Posts recomendados

Uso um i5 3570 com com o próprio cooler que veio com ele. Pois então, toda vez que eu entro em um jogo ele começa a fazer um zumbido estranho. Eu saio do jogo e o barulho para na hora. Na verdade eu não preciso nem sair do jogo, basta eu tirar da tela do jogo que o som para.

Por exemplo agora, acabei de ligar o PC e estou com WoW aberto na outra janela. Se eu clico na janela dele o som volta, se eu clico nessa, para...

 

Já abri o PC para ver se ele não estaria bem encaixo, se tem algum cabo encostando, mas não é o caso.

 

Isso não é de hoje, porém hoje o som ficou um pouco diferente. Antes, algumas vezes, o som parava depois de um tempo jogando. Mas agora não testei para ver isso.

 

E a temperatura aparentemente esta normal...

 

Enfim, obrigado.

post-657181-0-14250100-1410987048_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom seu processador esquenta muito quando você esta jogando, isso faz com que a ventoinha do cooler da CPU aumente a rotação, deste ponto:

 

1° Cooler com folga ou mal encaixado;

2° O processador e cooler estão bem encaixados mas algo esta solto no PC ou até mesmo desnivelado ocasionando vibrações;

3° Realize um teste, ao iniciar o barulho mexa no gabinete, coloque alguns livros em cima, se o som diminuir esta com desnível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba.Vou dizer que fiquei uns 20 minutos deitado do lado do PC escutando o barulho. Parece que vem de todos os cantos isso, chega a dar um ódio...

No fim eu esto começando a achar que o barulho vem da placa de vídeo. O som não parece vir de nenhuma das ventoinhas. Aumentar ou diminuir a velocidade dos coolers com algum programa não faz diferença alguma em relação a esse zumbido.

 

O que acho engraçado é que depois de um tempo jogando ele para (Depois desses 20min testando com o jogo aberto ele simplesmente parou). O que me leva a crer que não é temperatura, até porque se fosse isso a tendencia seria o zumbido aumentar, ou pelo menos ser constante.

 

Tanto faz se eu acabei de ligar o PC ou se ele esta ligado o dia inteiro, é só eu ir jogar que o zumbido aparece, saio da janela do jogo, para.

 

A temperatura da placa de vídeo esta: Média:42C  Minima:35C  Máxima: 52C (Isso com o jogo aberto aqui, mas em certas ocasiões ela tende a esquentar um pouco mais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é a placa de vídeo,tente ativar a opção de sincronização vertical para limitar a taxa de quadros por segundo em 60,a minha HD 7850 da sapphire fazia esse barulho em alguns jogos antigos,geralmente no menu,que iam até 300 FPS ou até mais,é algum capacitor dela que fazia isso,mas eu sempre ligava o V-Sync,porque não há necessidade de desativar,hoje ela já pifou então não tenho mais como testar.Mas quanto mais FPS mais barulho fazia,parecia um pequeno apito descontrolado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu chuto fonte.....

 

tente rodar o prime95 em "largefft" e veja... irá forçar processador e PV apenas

 

pegue um tubo de papelão (tipo o tubo de papel toalha) e ouça por ele cada componente.

Minha fonte realmente não é muito boa, porém o som não parece vir dela.  

(http://www.kabum.com.br/produto/28682/fonte-c3-tech-atx-500w-dsaii-500ve-)

 

 

Tentei usar o tubo de papelão pra identificar de onde o som vem, mas achei até mais complicado...

 

Não importa a velocidade que os coolers estão girando, o som não aumenta o diminuiu, não parece que vem deles. Ele só aparece e some quando entro e saio de um jogo. 

 

Isso já ta me deixando com dor de cabeça. Não sei o que é esse barulho, mesmo ficando deitado meia hora do lado do PC não consigo identificar com certeza de onde vem, não sei se pode causar algum problema ou não (Já ta assim a um tempinho, e até agora não aconteceu nada alem de zumbido).

 

Poderia simplesmente mandar para um técnico, mas ta complicado. Só acho técnicos retardados por aqui...

 

 

Eu acho que é a placa de vídeo,tente ativar a opção de sincronização vertical para limitar a taxa de quadros por segundo em 60,a minha HD 7850 da sapphire fazia esse barulho em alguns jogos antigos,geralmente no menu,que iam até 300 FPS ou até mais,é algum capacitor dela que fazia isso,mas eu sempre ligava o V-Sync,porque não há necessidade de desativar,hoje ela já pifou então não tenho mais como testar.Mas quanto mais FPS mais barulho fazia,parecia um pequeno apito descontrolado.

 

Ativando ou não o V-Sync o zumbido continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desparafusei a fonte e deixei ela fora do PC, o som realmente esta vindo da placa de video. (Eu diria que a origem do som fica entra a placa de vídeo e o processador, mas como o som não vem do cooler, não imagino que outro barulho o processador poderia fazer)

 

Existe a possibilidade desse zumbido estar acontecendo na placa de video por culpa da fonte não ser lá essas coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte não tem influência nisso,talvez seja um capacitor da placa de vídeo,se te incomoda acho que tem de trocar,RMA ou sei lá,se for isso não é prejudicial que eu saiba.

Edit:Não tinha lido sobre o v-sync,removi comentários sobre FPS etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você podia tirar a VGA e usar o vídeo integrado para fazer um teste e saber se é a VGA ou não. Com tudo no low talvez dê para entrar no jogo com o video integrado. Ou, então, peça emprestado a VGA de um amigo.

 

Se for a VGA mesmo, é mais fácil de fazer o RMA sabendo do que se trata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, desculpem pela demora pra responder, andei meio ocupado nos últimos dias.

 

Esse barulho ai certamente é coil whine.

Já peguei algumas peças com esse ruido também  :(

Qual é o modelo da sua placa mãe?

 

Abraços.

Andei pesquisando sobre isso e aparentemente é esse mesmo o problema.

Creio que o certo a fazer agora seria trocar a placa, já que ele ainda esta na garantia.

 

O modelo da placa mãe é B75M D3H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, desculpem pela demora pra responder, andei meio ocupado nos últimos dias.

 

Andei pesquisando sobre isso e aparentemente é esse mesmo o problema.

Creio que o certo a fazer agora seria trocar a placa, já que ele ainda esta na garantia.

 

O modelo da placa mãe é B75M D3H

 

Takedo, coil whine e zumbidos estranhos, de capacitores, acontecem em várias peças do PC. Está arriscado você trocar a placa-mãe e o barulho continuar. Tire a VGA para ver se para.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Takedo, coil whine e zumbidos estranhos, de capacitores, acontecem em várias peças do PC. Está arriscado você trocar a placa-mãe e o barulho continuar. Tire a VGA para ver se para.

Oxe.

De qualquer forma eu ja pretendia testar sem  a placa, só estava esperando arrumar um tempinho.

Só espero conseguir rodar algo sem a placa de video, porque pra arrumar outra e testar vai ser complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxe.

De qualquer forma eu ja pretendia testar sem  a placa, só estava esperando arrumar um tempinho.

Só espero conseguir rodar algo sem a placa de video, porque pra arrumar outra e testar vai ser complicado.

 

Talvez dê, porque o vídeo integrado do i5 já dá para rodar alguns jogos pesados no mínimo. Seria fácil também, pois é só desespetar a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...