Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comutador entre tensoes


Ir à solução Resolvido por Rogerio Barros_370039,

Posts recomendados

Ola amigos, preciso de uma orientação de um simples projeto.

Ele consiste receber uma tensão de 14V dc de 500ma da fonte 1. E quando acabar a energia desta fonte 1.Entrar automaticamente ou vice versa, a tensão da fonte2 de 12v 400ma.

O que me recomendam? Me falaram pra fazer com o Rele, outros falaram com PWM, 

 

Obrigado a todos que me ajudarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, obrigado pela orientação, mas faço isto sem o uso de reles?

Vou explicar melhor!

Preciso de uma tensão para rodar 4 cooler usando uma placa fotovoltaica, quando acabar o recebimento desta energia solar, entrara automaticamente uma fonte de Pc. e assim vai alternando entre a fonte e a placa solar.

 

Se puder detalhar, obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe apenas D2.

Nesta situação, enquanto houver energia, e a tensão da fonte for maior que a tensão da bateria, quem alimentará será a fonte. D2 estará cortado.

 

Na falta da energia a fonte não terá mais tensão, então D2 entrará em condução e a carga será alimentada pela bateria.


Se quiser pode manter D1 também.

D1 impede que a tensão da bateria volte para a fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lá no início citastes duas fontes 14Vx500 mA e 12Vx400mA.. E depois até mesmo uma placa fotovoltaica apareceu, por isso citei dois diodos.

 

Um para cada fonte de alimentação, seja de que tipo ela for..

Depois apareceu uma fonte e uma bateria..

Afinal, como é seu circuito??

Na minha proposta seria com D1 e D2, como citei lá no primeiro post..

Isso impede que uma fonte interaja na outra, seja qual for a fonte considerada (fonte mesmo, bateria ou painel fotovoltaico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Galera Obrigado, vou fazer o meu circuito conforme o acima, eu fiz aqui no simulador , mas não consigo colar aqui , para mostrar.

 

Mas vou fazer do modo mencionado acima , saindo da fonte1 vou colocar um diodo In4007, e na fonte2 Diodo In4007 , para nao interajar uma fonte com a outra, fazer uma puxada e colocar a saida da tensão.

 

E assim, vai ter sempre uma alimentação.

 

Obrigado a todos.Um Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...