Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar Repetição do Sinal em Condomínio


pOlin

Posts recomendados

Bom Dia a Todos!!

Preciso da ajuda de vocês para esclarecer qual seria a melhor forma de compartilhar um sinal de extrema velocidade (Fibra ótica) entre clientes do meu condomínio (Via WIFI).
Pretendo oferecer conexão à internet entre os moradores mas penso que via Cabo, ainda que mais confiável, seria mais trabalhoso e dispendioso.
Se possível, me deem detalhes sobre o procedimento e viabilidade de cada um. ( Se por roteadores ou repetidores e confiabilidade de cada um ).

Possuo uma sala comercial em um prédio no decimo primeiro andar e pela ausência de provedores confiáveis resolvi juntar todos os condôminos e contratar um bom serviço de internet. Contratei um serviço, que ainda está para ser aplicado, de 100MB dedicado, via fibra ótica. Meu interesse é repassar para todos os condôminos, compartilhando a conexão de modo a atender a todos, via Wifi, em uma àrea que obedeça aos limites do empreendimento, uma quadra ... Para tal, fico na duvida se uso router com antena externa (ainda tenho que estudar a viabilidade) ou repetidores nos andares. Meu conhecimento é mediano e por isso recorro a ajuda dos amigos mais experientes.
valeu a todos que responderem desde já  ;)  Deixo claro que não se trata de pirataria de sinal, visto que se trata de uma "rede comunitária", um "mutirão digital" para o bem comum de todos os condôminos, dada a carência de um serviço barato e confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Onde você pode instalar os Ponto de Acesso?

Quais seriam os clientes que tem interesse no compartilhamento?

 

Em muitos os casos é preciso dividir porque um único ponto não consegue compartilhar para todos, assim depende de onde você pode instalar, qual a disposição dos aptos vizinhos, etc.

 

Geralmente para aptos com cabo é melhor por causa da maior densidade de paredes, mas não é via de regra porque você pode instalar uma antena externa, porém o custo é maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza dwatashi, assim;

Possuo uma sala comercial neste mesmo prédio, no decimo primeiro andar. Ela servirá de abrigo para os equipamentos. Contratei um serviço, que ainda está para ser aplicado, de 1MB dedicado, via fibra ótica. Meu interesse é repassar o sinal para os outros condôminos, via Wifi, em uma àrea que obedeça aos limites do empreendimento, uma quadra ... Para tal, fico na duvida se uso router com antena externa (ainda tenho que estudar a viabilidade) ou repetidores nos andares. Meu conhecimento é mediano e por isso recorro a ajuda dos amigos mais experientes.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Andei lendo sobre o MikroTik, poderiam me aconselhar, se em nosso caso, se trata de uma medida viável e confiável aos usuários ?

Obrigado  :)

 

Sim, ele é um sistema que utiliza o Router OS como sistema operacional e facilita a administração de redes.

 

Se comparado a algumas soluções corporativas ele pode ter preço mais acessível, mas para ter a facilidade de administração é necessário utilizar os aparelhos homologados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...