Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impressão usb via wi-fi


Posts recomendados

    Olá pessoal. Trabalho em uma universidade e lá existe uma demanda muito grande de impressões. A maioria dos professores possuem notebooks, portanto, eles pedem para que haja uma maneira deles imprimirem via wireless. Como as impressoras que eu tenho aqui a maioria não são de rede, andei pesquisando como "adaptar" essas impressoras pra que elas funcionem pela wi-fi. 

    Uma dessas possibilidades é a criação de um servidor de impressão, e tembém ouvi falar de um adaptador bluetooth que faz essa função. Alguem sabe como fazer esse procedimento e o que eu vou precisar pra fazer esse tipo de instalação? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende muito das impressoras.

 

Você pode montar um servidor de impressão usando um desktop mais antigo ou mesmo um notebook, instalando o sistema operacional e depois compartilhando a impressora. O problema neste caso é que se algum professor utilizar sistema operacional diferente do sistema de seu servidor, um trabalho adicional será exigido para configurar a mesma.

 

Existem servidores de impressão prontos, que facilitam o compartilhamento onde se faz necessário instalar a impressora diretamente no sistema operacional. No entanto algumas impressoras com drivers mais antigos ou limitados também dificultam a instalação, já que por padrão este recurso não estava presente.

 

Via BT é possível, mas como a cobertura do sinal para este tipo de rede é pequeno eu não recomendo como opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, por exemplo tem como eu fazer isso usando o Windows Server 2008 ou 2012? Nesse caso ele não daria cobertura pra todos os outros sistemas operacionais? Qual o sistema  operacional mais adequado pra isso? 

 

Com o Windows Server você não tem a limitação de uso de 20 usuários conectados simultaneamente.

 

Ele pode dar suporte a outros sistemas operacionais, mas você precisa instalar os drivers deles corretamente para tal.

Por exemplo se você instala o Windows Server x64, se você se conectar usando o \\servidor\impressora com Windows x64 ele deve conseguir configurar a impressora sem grandes problemas. Se o Windows for x86, os drivers devem estar instalados no servidor para que funcione. No caso de linux fica um pouco mais difícil, porque você teria que usar um driver linux instalado localmente e depois redirecionar para o compartilhamento.

 

O que ocorre é que como muitos drivers foram criados apenas para uso local, ele acaba por não funcionar corretamente. O mesmo ocorre para alguns dispositivos que não possuem drivers para determinados sistemas operacionais.

 

Em parte, o mais adequado é o que oferece melhor resolução de problema, se 90% dos usuários são Windows, ele passa a ser mais interessante porque fica mais prático utilizar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem algum tutorial que explica como faz essa instalação em uma rede local? São duas salas que pertencem á mesma rede. 

 

Não tem segredo, se você procurar "Compartilhar Impressora" no google vai encontrar diversos tutoriais.

 

No CdH tem um antigo do XP que basicamente é o mesmo procedimento.

 

Na Ajuda do Windows tem este vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...