Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sony Vaio VPCSB25FB travando e lento


laranjeiralucas

Posts recomendados

Bom dia, há umas semanas atrás eu comprei um notebook Sony Vaio VPCSB25FB de segunda mão. Ele veio com o Windows 7 Enterprise, e como vi no site da Sony que havia compatibilidade com o Windows 8 resolvi fazer o upgrade antes de instalar os meus programas e passar meus arquivos para o notebook. Antes de fazer isso, usei ele uns dias em coisas básicas, estava tudo normal, dei uma checada em algumas coisas e não vi problema algum.

 

Quando passei para o Windows 8 começou a dor de cabeça. O PC trava muito sem motivos aparentes. Com pouca memória em uso ele segue travando. Acompanhando alguns monitores de desempenho, é possível ver que o uso do disco sobe muito do nada, sem motivo algum para forçá-lo, e aparentemente é isso que faz ele travar. Uma coisa que notei também é que a ventoinha dele faz um som muito alto, mostrando um uso exagerado para tarefas como abrir um simples documento de texto.

 

Para tentar resolver esse problema eu voltei para o sistema operacional de fábrica. O Windows 7 Home Premium.

 

Os problemas persistem. Para ver um vídeo ele trava. Jogar jogos simples como Counter Strike (o clássico) ele trava, dentre outros programas como Corel Draw ou pacote office, além da navegação na internet. Ou seja, quase tudo.

 

Estou trabalhando com ele por não ter outra opção, mas sei que isso não é normal e precisa ser resolvido. Baixei todos os drivers do site da Sony e nada mudou. Continua travando. 

 

Não tenho os discos de recuperação e a autorizada da Sony me cobrou R$300,00 (!) neles, sem chance. 

 

Gostaria de saber se alguém faz ideia do que pode estar fazendo ele travar e ficar lento, pois já não sei mais o que tentar e nunca me deparei com algum problema do tipo. 

 

Informações da máquina:

Processador: Intel Core i5-2410M CPU 2.3GHz

Memória ram: 4GB

SO: Windows 7 Home Premium 64 Bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @laranjeiralucas.

 

Se eu fosse a você, regrediria para o 7 sem pensar duas vezes. Ou pro Enterprise, ou mesmo proo Ultimate (a versão que tenho e uso há já alguns anos).

 

No entanto, pode tentar melhorar as prestações do seu "K8ado", nmho um SO cheio até dizer chega de "bells & whistles" que mais não fazem que usar e abusar da RAM e dos recursos de um computador qualquer.

Tem alguns tweakers freeware e opensource fenomenais pra afinar e configurar todinho nesse seu "K8adinho"; inclusivé, configurações e "tunings", digamos, escondidos.

 

E espero que algo deste tópico o ajude: 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1085107-problema-com-mem%C3%B3ria-computador-congelando/

 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, eu faria um teste no HD, pode ser com o hirens boot cd, 

 

Dá uma olhada nesse tópico que vai te ajudar...

http://www.dicaswin.com.br/blog/identificando-problema-no-hd-com-hiren%E2%80%99s-boot-cd/

 

Se o HD não tiver nenhum bad block ou problema de Smart, verifique se o seu notebook está aquecendo.

Seria bom também substituir a pasta térmica do processador, ela pode estar já seca e desgastada e não realizando uma dissipação de calor boa, o que compromete a performance da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...