Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte variável com fonte de pc (2n5555 queimando)


Posts recomendados

Bom dia.
Eu montei uma fonte com tensão variável, a principio de 0 a 12V (no final variava de apenas 0 a 10,7v ), cujo esquema esta anexado. A principio parecia ter dado tudo certo, porém o transistor 2N3055 as vezes esquentava muito sem colocar carga na fonte, e as vezes não esquentava nada. Com essa brincadeira queimei 2 transistores (sem colocar nenhuma carga). No esquema em anexo, as pernas do tip31c estão trocadas, porém na montagem fiz certo.
Minha pergunta é: Por que os transistores queimaram? Por que as vezes eles esquentavam e as vezes nao? e por que minha fonte esta indo ate apenas 10,7v e não ate 12v?
Obs: Sou novo na eletrônica e esse é o meu primeiro post aqui. Li todas as regras, mas caso tenha feito algo de errado, me corrijam e me perdoem..hahaha

Grato.

post-737183-0-31830300-1410702186_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 
Por que os transistores queimaram? Por que as vezes eles esquentavam e as vezes nao? e por que minha fonte esta indo ate apenas 10,7v e não ate 12v?

Porque é uma porcaria de circuito.. Sem proteção, sem limitação nem nada.. Feito para queimar..

 

A tensão de saída não vai conseguir jamais chegar aos 12 Volts. Esse tipo de circuito necessita de pelo menos 1,3 a 1,5 Volts a mais na entrada do que conseguirá entregar na saída...

Que tal uma fonte protegida para curto circuito e protegida termicamente..

Procure na internet por aplicações do CI LM338. Com ele e mais duas ou três peças fazes ai tua fonte.. Não se esqueça de colocar o CI em um bom dissipador de calor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...