Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

turbo boost no i7 4790k


Posts recomendados

Olá pessoal

Seguinte, montei um pc com i7 4790k

Na verdade um tecnico montou e disse para não usar o turbo Boost que chega a 4,4Ghz porque o processador iria esquentar demais podendo tirar a performasse do pc

Mas o dissipador e cooler que vem no processador de fábrica não está preparado para o Turbo Boost?

Disse o tecnico que deveria usar um Water cooler

acredito que se o processador não aguenta 4,4Ghz então ele deviria vir e fábrica com um water cooler, se não qual seria a lógica de ter turbo boost e não poder usar

No manual não fala nada de usar outro cooler no turbo boost

Qual a opinião de vocês?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa sua logica ai é que nao faz sentido.. o coolerbox é apenas para um uso normal, até determinado limite.. se todos os processadores tops de linha das empresas tivessem q sair necessariamente com um watercooler o preco seria ainda mais estratosférico do que normalmente já é

 

 

alias tem processadores ai super top de linha que nem com coolerbox vem..

 

 

se o processador já é preparado para over e você pretende fazer, invista num bom sistema de refrigeracao. simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Júlio, esses técnicos viajam. Eu não entendo porque alguém monta um i7-4790K e tira o turbo boost. Então montou por quê?

 

O cooler deve segurar o trabalho em stock, mas ele deve ter instalado o cooler com a pasta pré-alicada, que vem como um adesivo. Não é recomendado, pois ele não refrigera tanto. Outra coisa é que o turbo não é feito em todos os núcleos, só um ou dois, os mais usados, se não me engano. Então não esquenta tanto assim, e o i7-4790K foi preparado para over e é bem mais frio do que os anteriores. Por isso que overclock esquenta tanto, pois você seta todos os núcleos no mesmo clock.

 

Mas o ideal mesmo é comprar um cooler novo. Eu recomendo, do mais barato para o mais caro:

 

TX3 / T4 / Hyper 212X / EVGA ACX (todos air cooler).

 

Water cooler não compensa, só a partir do H80 ou similar, que custam mais de 400 reais e tem o mesmo desempenho do EVGA ACX, que custa a metade. Um H60, por exemplo, custa mais do que o EVGA ACX e é muito pior.

 

O melhor custo benefício é o Hyper 212X. Boom cooler, boas temperaturas, e na faixa dos 120 reais. Com ele você até pode fazer um over no i7-4970K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o cooler que vem junto com o processador é suficiente para o turbo boost?.acredito que o tecnico deixou a pasta pré aplicada, vou perguntar a ele?:

outros cooler no me gabinete são um traseiro Grande e um lateral menor, ambos tirando ar do gabinete

O tecnico cometeu tres erros ao montar, não conectou a USB 2.0 frontal, acho que deu preguiça pois é aqueles com 8 fios individuais, Inverteu o conector do LED do HD deixando apagado

e não conectou  o fios no som e microfone frontal...eita técnico bom. paguei e tive que arrumar o que faltou e foi colocado errado.

 

o restante do pc é:

i7 4790k

Memória corsair vengeance pro 2x4 8gb 2133 mhz

Placa Mãe Lga 1150 Intel Gigabyte Ga-Z97-d3h Atx Ddr3 3000

Geforce gts250

3 HDs (1Tb-sata3, 500Gb e 160gb)

Fonte Mtek 650W real com pfc ativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cooler Box da "conta" do recado, mas coloca um water cooler.

 

Você consegue uns razoáveis a partir de R$250,00.

Acho que é mais interessante investir em um water cooler, pois assim você evita futuros problemas.

O que você pode fazer é ativar o turbo e ficar monitorando a temperatura dos componentes do seu computador. Se ainda restar dúvidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o cooler que vem junto com o processador é suficiente para o turbo boost?

 

Depende do uso. Para quem usa para jogos e edição de vídeo, eu acho que não segura nem sem o turbo boost. O ideal mesmo é comprar um cooler separado. Se a grana estiver curta, compre um TX3 que segura legal com turbo, carga pesada, o que for. Só não faça overclock com ele.

 

Outra coisa que o turbo boost escalona a CPU de acordo com o uso. Isso gerencia melhor as temperaturas. Sem o turbo boost ele vai trabalhar sempre em 4Ghz, e as temperaturas vão ser mais altas.

 

Sobre o resto da configuração, você usa o micro para o quê? Comprou tudo novo ou reaproveitou algumas peças (placa de vídeo / fonte)?

 

A fonte até que não é das piores xing ling (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Mtek-PSH-650V/1456/10), mas com certeza não é indicada para um i7 entusiasta nem com placa de vídeo. Alguns estágios de hibernação do Haswell não vão funcionar nessa fonte (parece que o micro não sai do estado de hibernação), mas isso é só um detalhe.

 

O ideal seria uma Corsair CX430 ou acima de 500W. Está barato e são boas.

Você consegue uns razoáveis a partir de R$250,00.

 

Esses water coolers de R$ 250,00 (H60, por exemplo), são bem piores do que o EVGA ACX, que custa menos de 200 reais. Eles são bons para tirar onda e dizer "eu tenho water cooler", mas, na real, eles são muito próximos de um TX3 do que um Hyper 212X, que custa a metade do preço.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-H60/2725/6

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-212-EVO-da-Cooler-Master/2390/6

 

Pelos testes acima você vai ver que o H60 é pior do que o A70 da Corsair. No outro teste você vai ver que o Hyper 212 é bem melhor do que o A70... E esses water coolers de radiador pequeno tem todos um desempenho semelhante. Ou seja, por que pagar o dobro do preço por um produto muito pior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o restante do pc é:

i7 4790k

Memória corsair vengeance pro 2x4 8gb 2133 mhz

Placa Mãe Lga 1150 Intel Gigabyte Ga-Z97-d3h Atx Ddr3 3000

Geforce gts250

3 HDs (1Tb-sata3, 500Gb e 160gb)

Fonte Mtek 650W real com pfc ativo

GTS 250 ??? SERIO ??? :huh:

você montou um sistema TOP de linha pra usar com essa VGA antigona ??? :o

a não ser q seja só por um tempo até pegar outra mais atual é uma baita "mancada" manter essa VGA. <_<

OBS: Não estou julgando apenas perguntando. :)

 

E com relação a duvida do CPU, concordo com os mano ai de cima, o cooler Box nada mais é q simples D+,  o cooler box é para o CPU em Stock, sem Over, pode até deixar o turbo boost ativado, por que ele só entra em ação em momentos de mais carga no CPU e nem permanece por muito tempo.,para uso mais extremo no caso de Overclock e cargas de uso altas, recomenda-se e muito no mínimo um bom Air Cooler, e o ideal seria mesmo um WC tipo H80 pra cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Processador, placa mãe e as memórias, o resto reaproveitei

Comprei basicamente para Desenvolvimento, não uso jogo, na minha opinião é muita perda de tempo, mas a gurizada gosta.

A maquina anterior um i7 930 estava pedindo agua aqui nas compilações e rotinas mais pesadas da programação, quebrava o galho, mas perdia tempo nas compilações e depurações

e como abro muitas coisas simultaneas, uma boa memória tb ajuda.

agora algumas rotinas ficaram 4x mais rápidas, compilação é um piscar de olhos.

No meu caso quando melhor o processador mais rápido fica, no caso de jogos acredito o que mais importa é a placa de video


GTS 250 ??? SERIO ??? :huh:

você montou um sistema TOP de linha pra usar com essa VGA antigona ??? :o

a não ser q seja só por um tempo até pegar outra mais atual é uma baita "mancada" manter essa VGA. <_<

OBS: Não estou julgando apenas perguntando. :)

 

E com relação a duvida do CPU, concordo com os mano ai de cima, o cooler Box nada mais é q simples D+,  o cooler box é para o CPU em Stock, sem Over, pode até deixar o turbo boost ativado, por que ele só entra em ação em momentos de mais carga no CPU e nem permanece por muito tempo.,para uso mais extremo no caso de Overclock e cargas de uso altas, recomenda-se e muito no mínimo um bom Air Cooler, e o ideal seria mesmo um WC tipo H80 pra cima.

 

Todos falam da minha placa de video, não sou gamer e muito menos gosto de brincar com imagens, pra que iria investir numa super placa de video? pra nada


bom vou ligar o booster e monitorar a temperatura, qual é a temperatura máxima do processador que posso ficar tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tá entendi... Se não usa pra games e nem renderização 3D da pra usa com essa vga mesmo...

bom vou ligar o booster e monitorar a temperatura, qual é a temperatura máxima do processador que posso ficar tranquilo?

o  até uns 60º é sinal verde tá de boa... de 61º até 65º já é sinal amarelo e é bom fica atento... e de 65º pra cima já é sinal vermelho e  tem q ser feito algo pra abaixar essa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tá entendi... Se não usa pra games e nem renderização 3D da pra usa com essa vga mesmo...

 

Para desenvolvimento de sistemas comerciais não usa praticamente nada de video, se eu não tivesse essa gts250, iria usar o video da placa mãe mesmo que é inferior a gts250.

uma vez instalei o Call of Duty se naõ me engano o 2 ou 3, e rodou normal quase na resolução máxima sem travar, e aí? deu para jogar igual com uma qualidade bastante satisfatisfatória, para que uma Geforce GTZ Titan Z não sei das quantas?

o jogo não ficara mais rápido como é necessário na programação, lógico que terá uma melhor qualidade, mais FPS entre outras pequenas coisas.

Eu acredito que placas de video evoluíram tanto que agora é só servem para entusiastas, pois as carcteristicas a mais não são mais percebidas pelo olho humano, basicamente para continuar vendendo e deixando impressão que está melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que até 65ºC é normal. Acima disso é que é bom investir num cooler melhor. O lance é ficar de olho no verão.

 

Se começar a subir e você não tiver muito para gastar, pode ser um Blizzard T2 ou um TX3, na casa dos 60/70 reais. Se puder, um Hyper 212X, que custa uns 130.

 

A fonte e a placa de vídeo estão de acordo com o seu uso. Como a fonte é de modelo bem antigo e simples, se uma hora sobrar uma graninha e você quiser melhorar a máquina, compre uma fonte Corsair / Seasonic ou Antec de 430W até 500W. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que até 65ºC é normal. Acima disso é que é bom investir num cooler melhor. O lance é ficar de olho no verão.

 

Se começar a subir e você não tiver muito para gastar, pode ser um Blizzard T2 ou um TX3, na casa dos 60/70 reais. Se puder, um Hyper 212X, que custa uns 130.

 

A fonte e a placa de vídeo estão de acordo com o seu uso. Como a fonte é de modelo bem antigo e simples, se uma hora sobrar uma graninha e você quiser melhorar a máquina, compre uma fonte Corsair / Seasonic ou Antec de 430W até 500W. 

 

Ok, vou monitorar, se passar dos 65ºC volto para stock até comprar outro cooler

sempre achei que estava com uma boa fonte

 

 

 

Só mudando de assunto, como coloco o equipamento que tenho no rodapé das mensagens em cinza como vocês fazem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que enquanto não bater no thermal throttling tá bom... se estiver passando de 80°C aí já é bom um cooler melhor. Eu sempre "fritei" meus processadores desse jeito, esquecendo de limpar cooler, e nunca tive problema algum.

 

Acesse o painel de controle do usuário clicando no seu nome de usuário lá em cima da página, lá tem uma seção "Assinatura", é isso que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou monitorar, se passar dos 65ºC volto para stock até comprar outro cooler

sempre achei que estava com uma boa fonte

 

 

 

Só mudando de assunto, como coloco o equipamento que tenho no rodapé das mensagens em cinza como vocês fazem

 

É, faz isso, mas eu acho que não vai passar dos 65ºC. Pelo menos não agora, não sei quando chegar em fevereiro :D Eles vieram com uma solução térmica melhor do que os anteriores. O meu chega nos 65ºC fazendo renderização, sem problemas. De fábrica o limite indicado é 67ºC, se não me engano, mas eles sempre dão uma margem. Acima disso que não é legal. 

 

A fonte não é ruim, não, mas o modelo é de 2008 e tem alguns detalhes que não fez ela passar no selo de aprovação do Clube do Hardware: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Mtek-PSH-650V/1456/10 Mas se ela é estável nos testes, menos mal. A questão é, uma fonte de 2008 praticamente genérica não é muito indicada para um sistema entusiasta de seis anos depois. Como você não usa o micro para jogos eu renderização pesada, não tem muito problema, mas se sobrar uma graninha e você quiser ficar com uma fonte mais atual e adequada... Mas nada urgente ou indispensável.

 

-----edit-----

Ah, para colocar as especificações do micro abaixo do post, vá no seu nome, canto superior direito e escolha "Painel de Controle". Depois vá em "Assinatura" e escreva o que desejar. Vai aparecer em todos os posts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilação, pelo menos comigo, usa 100% do processador praticamente o tempo todo, só dá um "descanso" bem curtinho caso o linker tenha que rodar. É uma carga pesada de CPU como renderização, eu diria até mais pesada do que jogo porque usa mais CPU e escala bem com mais núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilação, pelo menos comigo, usa 100% do processador praticamente o tempo todo, só dá um "descanso" bem curtinho caso o linker tenha que rodar. É uma carga pesada de CPU como renderização, eu diria até mais pesada do que jogo porque usa mais CPU e escala bem com mais núcleos.

 

Para ver como nós, gamers (eu incluso), somos ignorantes  :P

 

Então é melhor ficar de olho nas temperaturas. Se subir, não tem jeito, gaste um pouquinho e compre pelo menos o TX3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, habilitei o Turbo e agora como vejo se realmente está em 4.4

Lá na bios diz:

core 1 = 44

core 2 = 44

core 3 = 43

core 4 = 42

 

parece que só os dois primeiros núcleos estão em Turbo como padrão

 

É porque fica muito pesado o turbo trabalhar em todos os núcleos a 4.4Ghz. Então eles fazem um algorítimo maluco deles que um ou dois núcleos sobem até 4.4Ghz e os outros menos. Por isso que ele chega aos 4.4Ghz com cooler box e tudo, dentro dos 88W (acho que é isso) da especificação. Já o overclock é diferente, pois você leva todos os núcleos no mesmo clock. Por isso esquenta mais e consome mais energia.

 

Antes eu também achava que o turbo era um overclock simples e que todos os núcleos subiam iguais. Depois que eu li que não dá para ser assim e manter as especificações de fábrica. Então eles fazem um "over" meia-boca. Mas dá resultado, pois esse i7-4790K é mais de 10% mais forte do que o i7-4770K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Eu tenho também esse core i7 4790k em stock e cooler box. Só utilizo meu PC pra uso normal e para jogar... monitoro as temperaturas e o máximo que obtive em jogos, foi 81º com 30% de uso da CPU. Acho que o limite para esse CPU é 100º, porque já vi muita gente falando que as temperaturas sempre são altas com ele. Já fiz uns testes de stress por umas 2h no meu e as temperaturas ficaram em torno dos 86º, então acredito que com cooler box não tem jeito, as temps vão ficar nisso mesmo. Pelo menos eu não encontrei solução para isso. Se alguém tiver alguma sugestão, undervolting e tal, para não precisar trocar de cooler, digam aí kkk.

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui também costuma bater 35º, mas e aí, será que ta tudo bem em deixar o CPU chegar nessas temperaturas? 80, 85... 100º ?? Aqui no software de overclock da minha placa mãe, a temperatura do CPU tem um limite de 100º, será que significa que pra esse CPU, chegar nos 100º é normal para determinadas aplicações? Tenho certeza que não é, mas vejo muita gente reclamando desse fato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, é muito recomendado sim trocar o cooler, mas não digo que seja um problema, pois mesmo a 86 graus, o processador ainda não alcançou a sua temperatura máxima de trabalho que é em torno de 105 graus, ao chegar nessa temperatura ou perto, aí é bem preocupante. Entendam que antigamente há uns bons anos que o temperatura máxima era em torno de 60 ~ 75 graus, agora por conta das litografias avançadas, chegam a 105 graus fácil.

Caso queiram diminuir as temperaturas para dar maior margem e não chegar próximo a temperatura limite, pegue um bom air cooler e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...