Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som estranho e travamentos excessivos


PavillinGold

Posts recomendados

Oi pessoal, meu nome é Vinicius e tenho um Lenovo IdeaPad z460 com dois anos de uso, enfim, sempre AMEI esse notebook! Ele raramente me dava problemas e rodava os jogos que gostava de forma magnífica. Há mais ou menos um ano ele começou apresentar um problema onde ele desligava do nada (como se tivesse acabado a energia) enquanto eu jogava, como estava na garantia eu enviei pra assistência técnica mas ele voltou com o mesmo problema, então eu mandei de novo e quando voltou o problema tinha sumido, porém, foi aí que eu comecei a ter essa terrível dor de cabeça! Ele voltou com um desempenho PÉSSIMO pra rodar os jogos que eu sempre rodei numa boa, o grande problema é que ele começa a rodar o jogo tranquilamente, e depois de alguns minutos o fps cai e começa a travar o som, como se fosse um eco, ficando impossivel de jogar. Eu to tentando achar uma solução pra isso faz um ano, tinha desanimado porque nunca encontrei nada relacionado mas agora estou disposto a encontrar uma solução, vou deixar abaixo as configurações e algumas observações a respeito:

 

Processador Intel Core i3 380M 2.53GHz

 

Windows 7 Ultimate 64 Bits

4GB Memória Ram DDR3

HD 500 GB 

 

Observações:

 

-Já tentei formatar um milhão de vezes 

 

-Já abri, limpei ele todo várias vezes, tirei o pó e tudo mais

 

-Já usei os CD's de Recovery que a Lenovo enviou pra mim pelos Correios

 

-Já limpei os pentes de memória com borracha branca

 

-Já troquei a pasta térmica do processador mais de 10 vezes

 

-Já limpei cada centímetro do cooler

 

-Já instalei, desinstalei e reinstalei todos os drivers

 

-Já soquei ele até quebrar o HD de tanta raiva (Tive que comprar outro HD :c)

 

-Já testei outras fontes

 

-Já testei sem a bateria e só usando a bateria

 

-Já usei programas que prometem aumentar a performance (GameBooster, TuneUP etc)

 

-Já chequei temperaturas, e esse foi um problema! Percebi que nos dias frios ele trabalha normalmente com mínimos travamentos mas mesmo assim em temperaturas acima dos 70º mesmo com pasta térmica recém trocada e uma mesa com coolers extras que eu tenho, e nos dias de calor nem preciso comentar...

Bom pessoal, é isso, eu quero MUITO resolver isso porque esse é o melhor computador que eu tenho em casa pra passar o tempo, eu entendo que ele já tem dois anos e esse tipo de coisa tende a ficar lento com o tempo, mas mesmo assim isso é um exagero e no momento eu não posso comprar um notebook novo, então eu conto com a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinícius.

 

Duas questões básicas:

 

Qual foi o disgnóstico feito pela assistência na época?

 

Algo foi substituído no equipamento nas duas oportunidades?

 

 

A priori, você já realizou todos os procedimentos que normalmente seriam indicados para diagnosticar e sanar o problema. Tudo indica "problemas de aquecimento", mas o leque de "causadores potenciais" é grande (jogos e configurações utilizadas, temperatura ambiente x temperatura do hardware, defeito físico do hardware, etc). O problema só ocorre durante jogos, correto? 

 

Fatores relativamente simples, como: boa qualidade (presente em compostos térmicos ricos em prata) e consequente correta aplicação da pasta térmica (quantidade adequada, sem excesso) em conjunto com uma perfeita acoplagem dos dissipadores ao processador e chipset, certamente podem fazer toda a diferença em casos de aquecimento. Dependendo do tipo de procedimento realizado na assistência e uma possível falta de cuidado dos profissionais ao manusear o hardware, eu creio que pode estar ocorrendo problemas relacionados com a acoplagem deficiente dos dissipadores (derivado de um empeno da placa). Se realmente for isto, o procedimento é relativamente simples: adaptar uma pequena plaquinha de cobre entre as superfícies de contato eliminando o espaço existente. Consegui sanar um problema semelhante em um equipamento de um amigo, justamente assim.

 

Sonde esta possibilidade:

1) Limpe as superfícies de contado (de preferência, com álcool isopropílico).

2) Utilize um pedaço pequeno de folha A4 (comum) para testar a acoplagem (sem aplicar a pasta térmica, claro). Coloque o papel entre os dissipadores e as superfícies a serem arrefecidas; dê torque normal aos parafusos (sem exercer força excessiva).

3) Puxe suavemente o pedacinho de papel; se ele for deslocado com facilidade a acoplagem não está perfeita. Aí entra a plaquinha de cobre (existem espessuras diferentes), ela vai preencher este espaço.

 

Como você já tentou várias alternativas, não custa tentar mais esta. 

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinícius.

 

Duas questões básicas:

 

Qual foi o disgnóstico feito pela assistência na época?

 

Algo foi substituído no equipamento nas duas oportunidades?

 

 

A priori, você já realizou todos os procedimentos que normalmente seriam indicados para diagnosticar e sanar o problema. Tudo indica "problemas de aquecimento", mas o leque de "causadores potenciais" é grande (jogos e configurações utilizadas, temperatura ambiente x temperatura do hardware, defeito físico do hardware, etc). O problema só ocorre durante jogos, correto? 

 

Fatores relativamente simples, como: boa qualidade (presente em compostos térmicos ricos em prata) e consequente correta aplicação da pasta térmica (quantidade adequada, sem excesso) em conjunto com uma perfeita acoplagem dos dissipadores ao processador e chipset, certamente podem fazer toda a diferença em casos de aquecimento. Dependendo do tipo de procedimento realizado na assistência e uma possível falta de cuidado dos profissionais ao manusear o hardware, eu creio que pode estar ocorrendo problemas relacionados com a acoplagem deficiente dos dissipadores (derivado de um empeno da placa). Se realmente for isto, o procedimento é relativamente simples: adaptar uma pequena plaquinha de cobre entre as superfícies de contato eliminando o espaço existente. Consegui sanar um problema semelhante em um equipamento de um amigo, justamente assim.

 

Sonde esta possibilidade:

1) Limpe as superfícies de contado (de preferência, com álcool isopropílico).

2) Utilize um pedaço pequeno de folha A4 (comum) para testar a acoplagem (sem aplicar a pasta térmica, claro). Coloque o papel entre os dissipadores e as superfícies a serem arrefecidas; dê torque normal aos parafusos (sem exercer força excessiva).

3) Puxe suavemente o pedacinho de papel; se ele for deslocado com facilidade a acoplagem não está perfeita. Aí entra a plaquinha de cobre (existem espessuras diferentes), ela vai preencher este espaço.

 

Como você já tentou várias alternativas, não custa tentar mais esta. 

 

Abraço.

Hum, não tinha pensado nisso! O problema ocorre sempre com atividades mais pesadas, como quando abro algum programa e coloco alguma música pra rodar no YouTube, enfim, vou fazer isto que você indicou e volto aqui pra dar a conclusão. Quando mandei pra assistência eles disseram que havia um problema com o processador e que ele havia sido trocado por um equivalente (no caso foi trocado por um idêntico), pode ser algum problema no processador? Se for o computador não deveria nem estar ligando, certo?

 

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, infelizmente a resolução do problema passará irremediavelmente pela rotina da "tentativa e erro", caso realmente valha a pena tentar salvar o equipamento (cabe a você decidir).

 

Como disse o colega Xflapc2, apenas um local realmente especializado poderá esmiuçar a causa real do problema, porém, tal local é raro de ser encontrado (quase um Eldorado), já que a maioria esmagadora das assistências técnicas estão mais preocupadas em "assinar laudos em massa" favoráveis à causa própria ($$$$$) ou do fabricante (eximindo-o da responsabilidade, quando há uma brecha)... o consumidor tupiniquim está realmente ferrado neste quesito.

 

Aguardamos o resultado do teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, infelizmente a resolução do problema passará irremediavelmente pela rotina da "tentativa e erro", caso realmente valha a pena tentar salvar o equipamento (cabe a você decidir).

 

Como disse o colega Xflapc2, apenas um local realmente especializado poderá esmiuçar a causa real do problema, porém, tal local é raro de ser encontrado (quase um Eldorado), já que a maioria esmagadora das assistências técnicas estão mais preocupadas em "assinar laudos em massa" favoráveis à causa própria ($$$$$) ou do fabricante (eximindo-o da responsabilidade, quando há uma brecha)... o consumidor tupiniquim está realmente ferrado neste quesito.

 

Aguardamos o resultado do teste.

Fiz o teste com o papel e o resultado foi bom eu acho, o papel não saiu por nada! Creio que não deve ser problema no dissipador nesse caso. Como o Xflapc2 disse, aqui onde eu moro acho BEM difícil encontrar algum estabelecimento especializado que possa encontrar e resolver esse maldito problema, então gostaria de saber se vocês tem outra sugestão, mais alguma coisa que eu possa tentar fazer pra pelo menos ter uma luz!!!

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste uma Print Screen de algum programa de monitoramento (Aida64, HWMonitor, etc) que mostre as temperaturas quando estiver em processamento pesado, inclusive as voltagens, ok! Segue um exemplo em anexo.

 

Quais os jogos e respectivas configurações utilizadas?

Oi, fiz o teste, nesse caso o único programa aberto era o Aida64 e alguns serviços rodando em segundo plano

OtFxoQT.png

No segundo teste eu deixei uma música rodando no YouTube, o League of Legends rodando e uma outra aba aleatória no navegador

HAZGQjG.png

Em relação a jogos, eu geralmente jogo mais o League of Legends e World of Warcraft, ambos os jogos não exigem grande processamento gráfico. Geralmente consigo rodar a uma taxa estável de 30 FPS em gráficos medianos, porém, como eu to com esse problema a taxa de quadros em ambos os jogos cai pra 5-10 FPS depois de alguns minutos. Outro detalhe que talvez não seja tão importante, se eu apertar o botão de ligar e desligar uma vez ele entra em hibernação, depois de "apagado" eu aperto o botão de novo e ele retoma o processamento do jogo novamente a 30 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...