Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Dell Inspiron 15 Série 5000 [5547 Brasil]


Miller Rangel

Posts recomendados

U1CtCN.png

 

Review Dell Inspiron 15 Série 5000

 

Especificações técnicas:

• Código do Modelo: Dell Inspiron 15 5000 (5547);

• Processador Intel Core i7 – 4510U (até 3.1 Ghz no turbo, 4Mb de Cache);

• Placa Mãe: Dell modelo 0K5C1C

• Chipset: Intel Haswell

• Versão da Bios: InsydeH2O Version 03.73.02A04 (lançada 05/09/2014)

• Memória: 8gb de RAM (2x4gb) DDR3;

• Armazenamento: Disco híbrido de 1TB de HD + 8Gb SSD;

• Placa de vídeo: AMD Readeon HD R7 265 2Gb DDR3 64bits;

• Display: 15,6” (16:9) FullHD LED IPS com tecnologia touchscreen;

• Wireless: Dell Wireless Driver-N 1707 + Bluetooth 4.0;

• Touchpad: Multitoque com reconhecimento de gestos;

• Portas: 1 HDMI, 2 USB 3.0 e 1 USB 2.0, cartão de mídia (SD, SDHC, SD3.0, MS, MS Pro), Rede Ethernet RJ-45 10/100;

• WebCam: Integrada de alta definição (720p) com microfone digital;

• Bateria: Lithium ion de 3 células de 43WHr.

• Teclado: Com teclado numérico, resistente ao derramamento de líquidos e com iluminação traseira;

• Peso: 2,5Kg;

• Sistema Operacional: Windows 8.1 PRO;

• Valor: R$ 2.999,00 à vista. [Preço de 11 de Setembro de 2014 sem estorno do Windows]

 

Cliquem nos links para visualizarem as imagens. Há um limite para imagens no post e ao editar eu sempre o excedia. Decidi então colocar os links. Mais imagens em qualidade melhor e novos prints dos jogos serão adicionados. Espero que gostem da resenha. Tentei deixar o mais completa possível para que não sobre dúvidas para as pessoas que como eu não sabiam se deveriam ou não investir na máquina. Boa leitura.

 

1. Impressões sobre a loja e processo de compra:

 

O processo de compra foi feito no próprio site da Dell. Após decidir pela versão da máquina que citei fiquei acompanhando seu preço que oscilava quase todos os dias. Sempre de R$ 2.899,00 a R$ 3.499,00. Eu realmente não podia mais esperar então fechei o pedido no preço de R$ 3.099,00. Ganhei R$ 100,00 de desconto pelo pagamento à vista e o preço então ficou R$ 2.999,00.

Após preencher todos os dados a Dell não emite um boleto automático como nas lojas de varejo. Na verdade ela salva o pedido e você recebe em seu email no prazo de 48h o boleto bancário. Não sei como o procedimento se dá no cartão de crédito. Liguei com 24h e disse que tinha urgência em pagar o pedido. A atendente em segundos me enviou o boleto por email, mas ressaltou que eu não o havia recebido por conta do prazo de 48h não ter se estourado.

É importante ressaltar que é possível escolher a data de entrega e o horário em que ela vai ser feita, já que a Dell trabalha com transportadora. Apesar disso todos os prazos são previsões podendo ser respeitados ou ocorrer atrasos. As opções disponíveis para meu endereço no dia 11/09 eram 15, 16 e 17 de outubro. Eu me assustei com o tamanho do prazo então coloquei o mais próximo.

Boleto pago numa sexta-feira 12/09 e confirmação do pagamento dada numa segunda 15/09. O pedido então entrou em estado de produção. Recebi a nota fiscal na madrugada da quinta (18/09). Dia 19/09, sexta, às 03h00min ele embarcou de Sumaré-SP para Teresina-PI, capital do meu estado. O voo chegou à tarde. Na segunda a tarde ele foi pego pela transportadora no aeroporto e rumou até minha cidade, Floriano, há 350Km da capital. Um novo prazo de entrega foi gerado, agora para 29/09, bem melhor que o anterior.

Mais um pouco de espera e eis que no dia 24/09 o pedido chegou a minha residência. Muito antes do prazo de 29/09 ou 15/10. Máquina em mãos, lá vamos nós aos testes.

 

2. Desembalagem (Unboxing):

 

O notebook vem numa caixa e papelão simples envolvido num plástico inflado bem diferente. Não é plástico bola comum. Não conhecia esse espécie de plástico mas posso assegurar que dá uma sensação de segurança melhor já que é difícil furar esses tubos.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/863x677q50/538/uo64az.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/540/sPSmIj.jpg

 

Na caixa ainda vem mais outra caixa menor com o carregador e fonte. O plugue segue o padrão brasileiro de três pinos novo. Tudo conferido com a transportadora o notebook enfim foi ligado.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/661/gT21r7.jpg

 

3. Acabamento: Chegou tão perto Dell! Tão perto!

 

Assim como as demais máquinas da Dell esse modelo tem um acabamento quase impecável. Uma tampa em aço escovado com a logo da Dell no centro ao estilo Apple porém sem retroiluminação.

Fino com menos de 2cm de espessura. Muitos usuários que migrarem de um notebook com 14 polegadas podem se incomodar no começo com o tamanho. 1,6 polegada a mais faz sim toda a diferença. Mas sabendo que há a mesma máquina com 14 polegadas, se você comprou com 15.6” é porque queria mesmo esse modelo, não?

 

http://imageshack.com/f/exXCblSej

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/537/NLFRKx.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/538/HOT16y.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/674/8cy96X.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/538/UebIqw.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/540/Ss3bZt.jpg

 

Bem leve pro seu tamanho ele tem 2.5kg e coube sem problemas na minha mochila. Ele é firme e não range quando você segura com uma mão. Não é um produto frágil.

A parte interna é toda em plástico preto e não deixa tantas marcas de dedo como eu já havia lido. Há um modesto, quase imperceptível led do HD na lateral inferior esquerda. A moldura em volta da tela é numa espessura razoável mas junto dela vem mais um contorno preto que não sei se é padrão em todos os modelos ou só nos touchscreen. Não incomoda nem diminui a área útil, mas não vi o porquê da tela não poder ir até o estremo da moldura como qualquer outro notebook. Não se deixem levar pelas fotos de divulgação da Dell. Essa foto mostra esse detalhe melhor.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/775x500q90/912/lWvVWk.jpg

 

A tampa inferior pode ser facilmente removida para aqueles que querem desmontá-lo. E é lá que surge o motivo dele não ser perfeito em termos de construção.

Não sabemos quem projetou o notebook mas a dissipação de ar requer um espaço maior. O cooler se comporta bem. A tampa tem frisos contínuos de um lado a outro que na teoria serviriam para dissipar o ar quente. Na prática para que isso acontecesse o notebook deveria ter os pezinhos emborrachados numa altura maior para que fique mais espaço entre a mesa e a tampa para o ar circular.

Em mais uma tentativa falha da Dell em dissipar o ar, o notebook tem aberturas na parte traseira logo abaixo da tampa. Elas jogam o ar pra trás, assim como ocorre no Vostro. Também uma ótima opção de dissipação mas que de novo sofre do problema de ser pequena e estreita demais. As saídas traseiras são tão estreitas que são quase imperceptíveis a olho nu, sério!

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/652x427q90/909/CzcqeJ.png

 

Se as duas opções implementadas no modelo trabalhassem como deveriam todo o ar seria dissipado sem problema algum. Acho que para manterem a carcaça fina acabaram sacrificando esse aspecto. De qualquer forma não há superaquecimento a ponto de impossibilitar o uso, mas é notável o quanto o notebook esfria quando colocado em uma mesa com cooler independente.

O touchpad não é de vidro. Tem a mesma textura do corpo do notebook e funciona super bem. Multitoque e com rolagem embutida. Isso quer dizer que basta você clicar com dois dedos e será como se você tivesse clicado com o botão direito do mouse. Ou se você deslizar com dois dedos você pode navegar num documento ou página de internet aberta verticalmente. Esse mesmo movimento feito no menu iniciar faz você passear por ele horizontalmente. Não há movimento de pinça como eu gostaria.

Do lado direito já a entrada Ethernet, 1 HDMI, duas USBs 3.0 e a entrada conjunta de fone e microfone.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q90/903/vUPht0.jpg

Do lado esquerdo, a entrada do carregador, 1 USB 2.0 e o leitor de cartões. Não há saída VGA.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/912/pLJwon.jpg

 

Com um designe lindo e fino, ele surpreende pela sofisticação. Realmente aparenta ser um produto de qualidade e chama a atenção onde chega pela tela e pela tampa traseira.

 

4. Primeiro Boot: ATENÇÃO!

 

A logo da Dell é apresentada e de uma forma bem tímida, quase escondida, estão na lateral inferior direita os comandos F2 para o setup da BIOS e F12 para o menu de Boot. Passou despercebido facilmente.

Logo após os termos de licença da Microsoft e da Dell são apresentados. Não há a opção de recusa, ou prosseguir sem aceitar. Ou você aceita e ativa o Windows ou desliga a máquina. Sem mais. Caso aceite o computador liga normalmente e você apenas configura hora, data, nome da máquina e pronto.

Eu requeri o estorno do Windows e como já é muito comum os usuários fazerem isso vou explicar aqui como procedi.

Caso você não queira o estorno do Windows e já queira usar a máquina normalmente, aceite os termos do Windows e pule para o tópico 7.

 

5. Estorno do Windows. Estorno do Antivírus:

 

A Dell é uma das poucas empresas que trabalham com essa política de reembolso do Windows. O reembolso do sistema operacional está prescrito na licença da Microsoft que dá essa opção a qualquer um que comprar Windows.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda casada de um produto atrelado a outro. No site da Dell não há a opção de compra desse notebook sem o sistema operacional ou com um sistema operacional gratuito como o Linux, portanto a venda de um está atrelada ao outro. É cabível o reembolso.

Ao receber o produto não o ligue. Ligue para o 0800 da Dell e na opção de pós venda explique que acabou de receber o produto e deseja o reembolso. A atendente apenas me fez perguntas básicas como o porquê de eu estar devolvendo o Windows, meu número de cliente e número do pedido. Expliquei que já tinha uma licença da Mirosoft e não necessitava daquela, mas como não havia opção de compra sem o Windows tive que fechar a compra daquele jeito.

A atendente prontamente confirmou meus dados e deu entrada no processo me advertindo que o representante responsável pelo estorno entraria em contato comigo em 24 horas. Após isso eu poderia ligar a máquina, porém teria que instalar o meu Windows para que a licença embutida na BIOS não fosse ativada.

Eu já estava com o Windows no pendrive, apenas conectei e dei boot por ele. Máquina formatada e redondinha!

No dia seguinte o representante da Dell me ligou e confirmou meus dados novamente só que agora já requerendo meus dados bancários. Os conta deve pertencer a mesma pessoa que consta na nota fiscal. Me deram o prazo até o dia 2 de Outubro para realizarem o estorno. Tudo sem complicação. A nota fiscal do estorno já me foi enviada para o email. Agora é só esperar. São R$ 250,00 do Windows mais R$ 42,00 do Antivirus.

 

6. Formatação:

 

Agora vem a parte mais técnica. A BIOS do notebook vem configurada para iniciar em UEFI, basicamente isso é um tipo de inicialização que usa a licença embutida do Windows para ligar a máquina. Ele não deu boot pelo pendrive de imediato.

Apertei f2 e desabilitei o Boot UEFI. Na próxima vez que liguei apertei f12, selecionei o pendrive e aí sim ele iniciou normalmente.

No momento da formatação ele não aceitava o disco pois constava que ele estava em formato GPT. Tive que formatar o HD pelo prompt de comando. Isso você encontra como fazer no site da Microsoft. Disco formatado e convertido, enfim a instalação do Windows começou. Ufa...

Alguns usuários relataram que não identificaram o SSD de 8Gb. Aqui ele apareceu na formatação normalmente, mas realmente não é possível identificá-lo no gerenciamento de disco no Windows ou por programas como o Everest, mas não se preocupe, ele está lá e está trabalhando.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q50/913/uSY2S4.jpg

 

7. Tela:

 

Notebook formatado, rodando Windows 8.1 PRO lisinho. A primeira coisa que chama a atenção é a tela. Que ela tem 15.6 polegadas é fácil perceber mas a resolução 1080p faz toda a diferença. Não há pixels visíveis. Um ótimo contraste e um ótimo ângulo de visão. É fantástico! Talvez pelo fato de ser meu primeiro dispositivo Full HD... Mas nem tudo são flores. Olhando para a tela de um outro notebook de 768p eu pude perceber que os tons da tela do Dell são mais lavados. As pastas do Windows por exemplo são amarelas “demais”. Além disso nem todos os programas que você instalar tem suporte a uma tela com uma resolução tão alta então é normal vez ou outra você se deparar com uma letra borrada na interface de algum programa por aí. O jeito é esperar até as empresas fabricantes desses programas se atualizarem às telas Full HD.

São 15.6 polegadas, 1080 píxels e touchscreen. Um touch perfeito e responsivo na medida certa. Eu achava sem utilidade, mas com o Windows 8.1 é bem prático de se usar! Claro que você vai utilizar os sistema normalmente sem o touch, mas acredite, é uma tentação não clicar com o dedo nos bloquinhos do menu iniciar.

Achei que ela engordura com menos facilidade que meu celular por exemplo. Mas ela vai engordurar. Uma paninho de microfibra para a limpeza é bem-vindo imediatamente!

 

8. Performance geral e Wifi:

 

Core i7 de quarta geração com 8Gb de Ram não somam nada menos que um ótimo desempenho. Pra tarefas cotidianas ele se comporta muito bem. O boot é feito rapidamente, os programas abrem sem travamentos, as transições de tela no Windows 8.1 acontecem suavemente seja com teclado seja com o touch, o trabalho com duas aplicações dividindo a tela ocorre normalmente. Nada de travamentos.

O cooler permanece silencioso o tempo todo. O processador trabalha folgado e sem atingir todo o sem potencial, sempre em torno de 35%.

Há um aquecimento na lateral direita superior por conta do processador e da placa de vídeo que ficam mais ou menos embaixo da tecla backspace como mostrado anteriormente. A saída de ar é inferior e não tem o tamanho correto para dissipar todo o ar. Acaba aquecendo um pouco sim em aplicações pesadas como jogos. Para o dia a dia não nota-se aquecimento.

Foi relatado um aquecimento na parte onde se põe o pulso direito, próximo ao touchpad. Isso se deve pela bateria que fica alí em baixo e toma toda a lateral inferior direita do aparelho. Mas mesmo assim não incomodou.

Os aquecimentos a meu ver são normais e não chegaram a incomodar mas já existem usuários que devolveram o modelo por conta disso. O lado esquerdo do aparelho, onde o cooler fica de fato, permanece frio.

O Wifi realmente tem uma potência bem abaixo do normal. Quem sabe com futuras atualizações de drives isso possa ser resolvido, mas a potência do sinal oscila com muita facilidade. Há menos de 10 metros do roteador e já é possível ver a queda das barras de sinal e logo da velocidade de navegação. É um ponto fraco a ser levado em conta. Mesmo assim funcionou sem desconectar, mas saiba que a potência não é das melhores.

 

9. Teclado:

 

Teclas macias e espaçadas na medida certa. Retroiluminado com dois níveis de força da iluminação. Ao ficar muito tempo sem teclar ele desliga. Todo o review foi redigido pelo notebook e algumas partes em um quarto escuro com o teclado ligado, não tive dificuldades em digitar.

 

http://imagizer.imageshack.us/v2/903x677q90/746/b0fGxR.jpg

 

Segundo a Dell, resistente a derramamento de líquidos. Isso eu não testei.

Uma coisa que ainda estou pegando o jeito é o fato de que as teclas de controle f (f1, f2...) também incluem funções como regulagem da iluminação do teclado, pausa e reprodução de música, brilho da tela, wifi. Isso é normal, o que é diferente é que as funções vem trocadas. Se você apertar no f5 por exemplo, estará dando pause/play na música e não atualizando a página de internet. Pra isso você precisa segurar antes Fn. A maioria dos teclados o procedimento é ao contrário. Mas basta apertar fn + Esc que o sistema inverte a função pra você de modo temporário. Se quiser que se inverta permanentemente modifique a função na BIOS do notebook.

 

10. Som:

 

O som é muito bom. As caixas de som ficam bem localizadas e tem uma altura boa sem distorções. A tecnologia Maxx Audio Pro ajuda muito na hora de equalizar. Há um programa que vem junto com o driver de áudio, o Dell Audio, onde você controla tudo. Não senti tanta falta das caixas de som acústicas que uso de costume, o sistema de som dele é bem eficiente mesmo.

 

11. GPU e benchmarks:

 

A placa AMD Randeon R7 265 é modelo de entrada. Ela conta com 2Gb de memória DDR3 e arquitetura em 64bits. É o modelo mais fraco da placa. Tem clock de 980Mhz na GPU e 980Mhz na Memória. Isso não significa que você não possa obter resultados satisfatórios com a mesma. Os resultados abaixo são de configurações para que os jogos rodem satisfatoriamente em pelo menos 30FPS para garantir um gameplay fluido então alguns tiveram a resolução diminuída. Você pode aumentar a resolução e diminuir os efeitos, ir testando nas configurações que desejar. Os testes feitos na minha máquina não são regras.

 

Teste da Placa de Vídeo:

 

• Batman Arkham Origins: 1440x900p

  • Nível de detalhes: Normal.
  • Efeitos: Todos desligados.
  • Frames por segundo: 23 - 27.

 

• Crysis 3: 1920x1080p

  • Nível de detalhes: Low.
  • Efeitos: Todos desligados.
  • Frames por segundo: 27 - 30.

 

• Battlefield 4: 1920x1080p

  • Nível de detalhes: Médio.
  • Efeitos: Todos em Médio.
  • Frames por segundo: 30 – 34.

 

• DmC: Devil May Cry: 1440x900p

  • Nível de detalhes: Ultra.
  • Efeitos: Refresh rate em 48hz, texturas em HD.
  • Frames por segundo: 29 – 32

 

• Assassins’s Creed IV: Black Flag: 1920x1080p

  • Nível de detalhes: Very Low.
  • Efeitos: Low.
  • Frames por segundo: 22 – 27.

 

• Mortal Kombat: Komplete Edition: 1366x768p

  • Nível de detalhes: Alto.
  • Efeitos: sombras em nível médio, filtragem anisotrópica em 2x, suavizado em L-FXAA e transparência ATOC.
  • Frames por segundo: 35 – 40.

 

• Call of Duty: Ghosts: 1680x1050p

  • Nível de detalhes: Normal.
  • Efeitos: Baixo.
  • Frames por segundo: 29 – 33.

 

 

Como é possível notar a placa de vídeo é capaz sim de rodar bons jogos atuais. Mas não é novidade que a mesma é um modelo de entrada e ainda mais com a arquitetura de 64bits o que reduz um pouco sua performance. Apesar disso ela se comportou bem nos testes. Pra ter um gameplay mais fluído é preciso abrir mão de alguns filtros mas isso não é novidade. É uma boa placa de entrada para gamers casuais que apenas querem rodar os títulos e que não fazem tanta questão de todos os filtros e efeitos.

Eu testei aumentar o nível de detalhes em alguns títulos ou aumentar a resolução para Full HD e apesar da queda dos FPS ainda assim é possível ter um gameplay fluido. Por exemplo, Crysis 3 no médio o FPS fica em torno de 23. Assassin’s Creed IV no médio em 20. Batman Arkhan Origins no médio em 25. O jeito é ir testando as resoluções e efeitos até você achar o seu gameplay adaptado. Eu prefiro sempre números próximos de 30, e foi o que busquei conseguir. Vale lembrar que não foi usado nenhum tipo de overclock na GPU ou na memória na placa.

A temperatura ficou em torno de 90°C com o cooler original. Bem alta!

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/531x608q90/540/6YbvJ2.jpg

 

Atenção: No fim de review há uma explicação de como abaixar – e muito – essa temperatura e de como melhorar o desempenho da placa sem overclock!

Portanto quanto à performance não houve surpresa, é exatamente como já se esperava. Em um futuro quando houver a necessidade de overclock acredito que a performance seja bem melhorada pois já vi tutoriais de como deixa-la rodando à 1175Mhz estável.

 

12. Bateria:

 

Recebi e já o conectei à tomada. Ao desconectar a bateria durou 2h30min. Eu fiquei decepcionado. Esperava bem mais julgando pela duração que o site da Dell divulgava. Esperei a bateria descarregar por completo e a carreguei de novo. Obtive 4h30min. Mais uma descarga completa e outro carregamento e agora sim ela está nivelada. 6h20min de bateria. O tempo se deu com o uso normal de digitação de texto, ouvindo música e navegando na internet pelo modem 3G. Não costumo jogar sem conectar a bateria então não sei quanto tempo ela duraria em jogatina.

 

13. Considerações:

 

Com um designe lindo, uma construção sólida, uma tela FullHD touch de qualidade, teclado iluminado, espessura bem fina, uma modesta placa de vídeo e a confiabilidade da marca Dell o notebook com 8gb de RAM vale o valor cobrado. Isso porque o modelo com 16gb de RAM é vendido a um preço muito caro levando em consideração a performance da placa de vídeo. R$ 2.999,00 é o preço máximo para a máquina ainda carecendo de um desconto. Principalmente se levarmos em consideração os modelos da Avell com exatamente a mesma configuração e uma placa de vídeo muito superior por quase o mesmo preço. O que conta nessa hora é a confiança do consumidor na marca e construção. Isso já é subjetivo. Vai de cada um.

O sistema de refrigeração é bom mas não é eficiente. As alternativas são boas mas não funcionam direito por conta da espessura do modelo. Um pouco mais de espaço e o cooler teria bem mais refrigeração. Esse é o único ponto ruim da construção. Mas há de se notar que ele só esquenta para aplicações pesadas que no caso do review foram jogos, para aplicações do dia a dia você pode usá-lo no colo sem problema que não irá notar aquecimento algum.

É a compra indicada aos jogadores ocasionais que não podem pagar por uma máquina que rode tudo com configurações altas de gráficos, mas que não abrem mão de uma boa qualidade na construção e uma placa gráfica mediana.

 

Pontos positivos: Ótima construção, boa tela, teclado retroiluminado, SSD, ótimo desempenho, desempenho mediano da placa de vídeo de entrada.

Pontos negativos: Saídas ineficientes de ar, poucas USBs, formatação inicial complicada, moldura em volta da tela, preço.

 

14. Extras:

 

1) Como melhorar a performance da placa de vídeo.

Como eu disse a performance já era a esperada. Mas se você quer aumentar alguns frames por segundo pode experimentar o drive AMD Catalyst 14 modificado. Até a data da escrita desse review ele estava na versão RC1. Pode ser baixado facilmente pelo site do Guru3D.

Ele melhora a performance pois ele é o drive da placa de vídeo AMD R9 280. Apesar disso é completamente compatível com toda a família R7. Uso e recomendo. Depois basta configurar com que placa de vídeo cada aplicativo deve trabalhar. Ele faz a alternância sozinho, mas se mesmoa ssim você quiser fazer manualmente basta ajustar no painel.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/709x677q90/901/TSvzJf.jpg

 

2) Como diminuir a temperatura durante jogos.

As saídas de ar são ótimas e bem posicionadas. Só precisavam ser maiores, um erro de desenho ocorreu aí. Para solucionar o aquecimentos principalmente nos jogos – que chegou a mais de 90° - basta colocar algum calço embaixo da parte de trás do notebook. Algo pequeno que apenas levante de leve o aparelho sem inclinar a tela. Se você não colocar nada ele vai ficar quase rente à mesa sem espaço para o ar que sopra pra baixo circular, é aí que ele aquece!

Eu usei a tampa do meu modem 3G. Isso fez com que ele ficasse com a parte do cooler mais ou menos 1,5cm mais alto que a mesa. O resultado foi uma queda impressionante de quase 20°. Sempre se mantendo na casa de 72°. Eu fiquei surpreendido.

Após horas e horas jogando Assassin’s Creed por exemplo o máximo que a GPU chegou foi a 79-80°. Uma baita melhora.

 

https://imageshack.com/a/img633/9633/cnpHyM.gif

 

Você pode também configurar para que o processador não faça overclock quando conectado apenas na bateria. Nos planos de energia do Windows basta deixar o desempenho máximo em 99%.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/478x593q90/910/qwtIw6.jpg

 

________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO 07/01/2015

 

Pessoal, esses dias um usuário do fórum me procurou no Facebook pra relatar que a bateria do notebook dele não atingia a mesma duração do meu. Depois de três meses de comprado o meu notebook continua com as mesmas 6 horas de duração, enquanto o dele não conseguia atingir 3 horas. Segundo ele, não havia alterado nada, estava como veio de fábrica.

Eu vou passar aqui um passo a passo de como configurei minha bateria. Daí vocês testam e dizem se sentiram melhora. Vale lembrar que uso o Windows 8.1 PRO.

 

Primeiro de tudo clique no ícone da bateria e selecione Mais opções de energia. Apesar do Windows recomendar o uso do plano Equilibrado, ignore e clique em Economia de Energia. Depois vá em Alterar configurações do plano. Configure o desligamento do vídeo, suspensão do computador e ajuste o brilho como quiser. Depois vá em Alterar configurações de energia avançadas. Na janela que abrir você clica em Alterar definições não disponíveis atualmente. Altere da seguinte forma:

 

1) Configurações de Adaptadores sem fio: Isso diz respeito ao Wi-fi. CLique e no submenu que abrir defina "Desempenho Máximo" tanto na bateria como na tomada.

2) Intel Graphics Settings: Aqui são as configurações da placa de vídeo integrada da Intel. Faça o mesmo procedimento. Porém deixe em "Maximum Permance" apenas na tromada. Na bateria selecione "Maximum Baterry Life".

3) Configurações de multimídia: Isso afeta a reprodução de vídeos, mas não ocorrerá perda alguma de performance. Clique e no submenu Ao reproduzir vídeo deixe seleciona "Otimizar economia de bateria" para quando na bateria, e "Otimizar qualidade do vídeo" quando na tomada.

4) Gráficos Dinâmicos Alternáveis: Aqui é sobre a troca das placas de vídeo. Em configurações globais seleciona "Forçar gráficos redutores de energia" para a bateria e "Maximizar desempenho" quando na tomada.

5) Configurações de energia da placa gráfica ATI: Aqui é o desempenho da placa de vídeo da AMD. Na configração do ATI PowerPlay deixe em "Maximizar vida útil da bateria" na opção de bateria e "Maximizar desempenho" na tomada.

 

Aplique e salve todas as configurações. Espere a carga atual acabar por completo. Recarregue o notebook e observe como a drenagem ocorrerá. Uma dica é não se apegar ao marcador do Windows. O meu tem dia que não marca mais que 2h30 e mesmo assim as 6h de carga correm normais. Então marque pelo relógio, não confie inteiramente no contador. 

É bom ressaltar que meu uso de quase 6 horas é com acesso a internet, navegação pelo Google Chrome, sem reprodução de vídeo, música nos auto falantes e digitação constante de texto. O brilho em 20%. Qualquer alteração muda a duração. O simples fato de eu aumentar o brilho já me faz perder mais carga e a duração cai pra 5 horas. Então estude o seu uso e adapte as configurações.

 

Testem e comentem. Valeu.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Miller,

 

A uns 5 meses atrás eu comprei um Ativ Book 6 (ele é maravilhoso em tudo), mas recentemente deu um problema e a Samsung ia trocar a placa mãe, e esta estava em falta no mercado. Um atendente da Samsung me ligou dizendo que o conserto poderia não ser possível e me ofereceram outro que eu não gostei, então eles vão me dar o dinheiro de volta.

 

Bom, resumo da história, depois qu7e você utiliza um Ativ Book 6 e perde ele, fica um buraco no peito de tanto apego que eu tinha nele (os games rodavam suave nele, snif). Depois que eu pegar a grana de volta vou tentar encontrar outro Ativ Book 6.

 

Mas eu vi este Del 5547 e gostaria que você postase suas impressões dele. O tal Review que você esta preparando.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou esperar ansioso pelo seu review, manda fotos e faz uns vídeos rodando os games seria interessante para ter uma ideia da real performance dele. O seu review pode ser bastante acessado pois não existe quase nada (em português) falando detalhadamente deste Dell 5547 ou mostrando sua performance aqui no brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vanessa Bandini

Recebi o modelo na quarta. O teste da placa de vídeo será feito hoje. Estou indo por etapas pra ficar bem detalhado porque quase não há conteúdo sobre esse notebook.

Mas o review já está sendo escrito. Compra e recebimento, unboxing, construção, boot, uns detalhes sobre a formatação e estorno do Windows, a polêmica sobre a não identificação do SSD... tudo isso já está pronto. Aguarda só mais um pouco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nandotecbr

O reflexo da tela não me incomodou não. Desligado ela é quase um espelho de tão reflexiva. Ligada não. Realmente reflete um pouco mas com o brilho em 30% que é mais ou menos como uso não incomodou não.

O Wireless mesmo com a configuração do plano de energia ajustada para desempenho máximo da placa o sinal ainda é fraco. Não desconecta, mas a certa distância o sinal oscila e já se perde velocidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom review. Parabéns Miller Rangel.

Estava na dúvida quanto este modelo. Deu para sanar varias. Vou adquiri-lo no próximo mês. Sou usuário para este perfil de Notebook.

Jogo muito pouco, tenho um bom PC e um Xbox 360 portanto...

Para os trabalhos de dia a dia, navegação, Musica, Videos. Trabalho com Administração de Banco de Dados pesados da Oracle, mas este modelo dará conta.

Se não for pedir muito:

Obs 1: Ha a possibilidade de testar Filmes/Videos 720p e 1080p para nos deixar a par?

Obs 2: Testar e nos informar também sobre o Bluetooth (Alcance, qualidade do sinal, potência e velocidade)

 

Desde já agradeço.

 

Jefferson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom review. Parabéns Miller Rangel.

Estava na dúvida quanto este modelo. Deu para sanar varias. Vou adquiri-lo no próximo mês. Sou usuário para este perfil de Notebook.

Jogo muito pouco, tenho um bom PC e um Xbox 360 portanto...

Para os trabalhos de dia a dia, navegação, Musica, Videos. Trabalho com Administração de Banco de Dados pesados da Oracle, mas este modelo dará conta.

Se não for pedir muito:

Obs 1: Ha a possibilidade de testar Filmes/Videos 720p e 1080p para nos deixar a par?

Obs 2: Testar e nos informar também sobre o Bluetooth (Alcance, qualidade do sinal, potência e velocidade)

 

Desde já agradeço.

 

Jefferson

Testei a reprodução de vídeos tanto em HD como em FUll HD. Tudo rodando numa boa. São executados imediatamente e rodam sem problema algum. Sem falar no som que é um show a parte. Muito bom mesmo, não sinto falta das caixinhas acústicas que usava antes.

Alguns usuários relataram no tópico do Dell 14 5000 que haviam pixels pretos ao diminuir o brilho da tela, mas aqui não há nenhum. O bluetooth eu testei com o meu celular e passou músicas e vídeos sem problema. O começo da transmissão foi lenta mas ao atingir 10% terminou bem rápido. Foram transferidos ao todo 50Mb e não houve tanta demora. Acho que pela versão do bluetooth do computador a transmissão ocorreu rápida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a reprodução de vídeos tanto em HD como em FUll HD. Tudo rodando numa boa. São executados imediatamente e rodam sem problema algum. Sem falar no som que é um show a parte. Muito bom mesmo, não sinto falta das caixinhas acústicas que usava antes.

Alguns usuários relataram no tópico do Dell 14 5000 que haviam pixels pretos ao diminuir o brilho da tela, mas aqui não há nenhum. O bluetooth eu testei com o meu celular e passou músicas e vídeos sem problema. O começo da transmissão foi lenta mas ao atingir 10% terminou bem rápido. Foram transferidos ao todo 50Mb e não houve tanta demora. Acho que pela versão do bluetooth do computador a transmissão ocorreu rápida. 

Obrigado por retornar.

É esse mesmo.

Independente da nota dada pelos principais sites especializados.

Galera “reviewseira” tá muito exigente pro meu gosto (ou Eu que estou menos, ;-)).

 

PCWorld – 3/5 estrelas

http://goo.gl/VsxtE8

 

Agora. A Dell Brasil nos trazer/montar somente 4 versões deste modelo Inspiron 15 Série 5000 é sacanagem.

No site da Dell USA tem versão a dar com pau.

http://goo.gl/u8myjm

 

Valeu pelo review.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miller eu me lembrei de outra coisa, esta tela full hd não deixa tudo muito pequeno? Principalmente textos. Como eu sou programador eu trabalho muito com vários editores de codigo.

Sim. Alguns ícones são pequenos mas os ícones não incomodam. O que eu notei foi a fonte no Word. Preciso ajustar o zoom para 160% para ter uma boa visualização com fonte Arial 12. Menos que isso me incomoda. Alguns sites precisaram ser ajustados também. Bem lembrado.

Miller eu me lembrei de outra coisa, esta tela full hd não deixa tudo muito pequeno? Principalmente textos. Como eu sou programador eu trabalho muito com vários editores de codigo.

Sim. Alguns ícones são pequenos mas os ícones não incomodam. O que eu notei foi a fonte no Word. Preciso ajustar o zoom para 160% para ter uma boa visualização com fonte Arial 12. Menos que isso me incomoda. Alguns sites precisaram ser ajustados também. Bem lembrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review, Miller. 

 

Recebi o meu Inspiron, com a sua mesma configuração, mais um mouse WM324 na segunda-feira. Durante todo o processo a demora foi maior na montagem do produto do que na entrega em si. Levou 12 dias no total, desde a compra inicial no site até recebe-lo em minha casa aqui em Teresina. 

 

Eu já havia comprado o produto quando descobri este seu review e fiquei um pouco preocupado com os relatos do funcionamento da Placa Wireless. Felizmente, no meu caso, não tive problemas. Mesmo utilizando o computador em um quarto fechado, a cerca de 5m de distância do roteador (Tp-link wr941nd), não tive quedas de conexão nem velocidade reduzida. Vale destacar que também mudei as configurações da placa Wireless para desempenho máximo, nas configurações avançadas de energia. 

 

De resto, concordo com a sua análise. O computador tem um ótimo desempenho, belo acabamento externo, inicialização rápida e a tela, na minha opinião, é espetacular. O som também é muito bom. Gostei bastante do teclado retroiluminado, só fiquei um pouco incomodado com o tamanho das teclas Shift e Enter, que no meu Vaio anterior eram bem maiores. A bateria está durando cerca de 4h30mim para um uso normal (internet, vídeos, etc). Quanto ao desempenho da placa de vídeo, só testei um jogo, Dragon Age Origins, que é de 2009. Neste caso, a execução foi tranquila mesmo na configuração máxima. Utilizo os consoles para jogar e já sabia da debilidade da placa R7 265 (64bits). Para aqueles que usarão o notebook primordialmente para jogos, pela especificação da placa, não o recomendaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, parabéns! Eu já tenho um Dell, mas tá na hora de trocar, e tava considerando o B155 da Avell. Como não sou usuário de jogos (frequentemente), tô considerando esse Dell, minha preocupação é a wireless mesmo.. e não tem drive de disco também, estranho, porque o meu Dell de 2 anos atrás toca Blu-Ray.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lfelipebr, será que a placa é a mesma, tive noticias que a Dell trocou em alguns casos por uma placa da intel.

Li sobre isso no fórum da Dell, trocaram pela Intel Dual Band Wireless AC-7260... perguntei no Chat se podiam já mandar com essa placa, mas tá difícil pegar um atendente bom..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não no meu caso @nandotecbr e @leonardus. O meu veio com a placa que é informada no site, a Dell Wireless 1707 802.11b/g/n (2.4GHZ), driver na versão 10.0.0.274. 

 

Fiquei ciente das reclamações somente após ter comprado o produto. Entrei em contato com o pós-venda via Chat e a atendente afirmou que o problema estava restrito a alguns lotes iniciais da placa, que já estava solucionado. Mesmo cético, resolvi continuar com a compra e até o momento não estou tendo problemas com a rede Wireless. Tenho internet 30mb e tanto os testes de velocidade quanto as taxas de download estão satisfatórios. Como falei, utilizo o computador a cerca de 5m do roteador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitar pra de avisar que ontem a devolução do Windows e Antivirus ocorreu normalmente.

Quase R$ 300,00 em transferência DOC.

Sem nenhuma enrolação ou burocracia. Apenas solicitei e pronto.

Eu sabia sobre o direito do consumidor sobre venda casada, mas nunca tinha pensado em pedir estorno.

Muito bom!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia sobre o direito do consumidor sobre venda casada, mas nunca tinha pensado em pedir estorno.

Muito bom!

Sim. Como eu disse no tópico do Dell 14 5000, se eles por acaso alegarem que tem mais opções de máquinas com Linux basta dizer que a máquina que você quer é essa. O Dell 15 5000. Não há opção DELE com linux ou sem sistema, então é venda casada. Não há o que discutir. É só mostrar que está informado. Comigo não houve erro. A atendente apenas perguntou o motivo do estorno, eu disse que já possuía uma licença e que não havia ativado a do computador. Ela então abriu o processo. A nota fiscal do estorno foi emitida e pronto. Dia 8 o dinheiro foi transferido.

Então no fim de tudo, o notebook de R$ 3.099,00 saiu por R$ 2.699,00. R$ 300,00 só de Windows e antivirus + R$ 100,00 de desconto a vista.

Aproveitem os "corujões" que a Dell faz de 15 em 15 dias de madrugada. Todos os modelos ficam R$ 100,00 mais baratos independente da forma de pagamento, basta ficar atento. 

Interessante. também acho que vou acabar comprando o Dell, apesar da maioria das pessoas reclamarem da placa wireless. Tá um bom negócio o Inspiron 15 5000 por 2.999, então se der problema, resolvo depois..

O WIfi aqui se mostra estável.

Algumas diminuições de barras quando me distancio do roteador mas a conexão em si não cai.

Estou no meu prédio e ele identifica o sinal de estabelecimentos do outro lado da rua e da impressora do meu vizinho no prédio ao lado. 

Pra mim o problema nunca foi identificar. O problema está na força do sinal. Acho que pela placa ser apenas 2.4Ghz. O drive que uso é o 10.0.0.274.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...