Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte F2A88XM-D3H Upgrade Windows e Processador


areswarx

Posts recomendados

Olá!
 Por favor pessoal estou afim de comprar a placa mãe da gigabyte: F2A88XM-D3H

Meu interesse no upgrade é que busco melhorar um pouco o desempenho e principalmente por essa MB conter HDMI integrado.

 

Gostaria de saber:
Quais processadores eu poderia usar? que fossem no mínimo DUAL CORE e com velocidade acima de 2.53Ghz (por favor me deem um leque de opções atualmente uso Intel e tenho um Core 2 Duo de 2.53Ghz que pra mim já estou achando fraco mas tá bom =) ).

 

E no meu caso minhas atuais configurações de Hardware são:

Windows 7 64bits

Placa mãe(básica não é das principais marcas) eu não me lembro pois comprei uma básica.

Gráfico integrado: Intel G41 Express Chipset que na época suportava os meus 1920x1080 que queria :P

CPU: Intel Core 2 Duo E7200 2.53GHZ

DDR3 4GB

Fonte básica não me recordo a potencia

HD do sistema operacional Samsung 160GB SATA

 

 

Queria saber se quando eu substituir placa mãe e processador para AMD se o Windows vai entender o upgrade?. Pois minhas condições atuais é impossível formatar esse HD tem muita coisa pessoal que eu uso não posso perder sabe e pra instalar jogos e tudo o mais o que uso levaria muito tempo mesmo com um backup eu perderia uma semana pra por tudo em ordem.

já vi casos que no upgrade o Windows não iniciar e ter que formatar por isso tenho medo.

 

 

Agradeço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Areswarx!

 

Os processadores compatíveis à placa que está interessado, a GA-F2A88XM-3DH, suporta a série A da AMD, exceto a primeira geração deles (Llano). A exemplo das arquiteturas atuais da Intel, o chip gráfico provém da CPU, e não da placamãe, que se encarrega em apenas oferecer as conexões de saída de vídeo do micro (VGA, DVI e HDMI). Mesmo adquirindo uma placa mais humilde, a qualidade gráfica se mantém, podendo apenas ter alguma ausência de alguma conexão mais "rabuscada" (HDMI, por exemplo).

 

Além deste detalhe, Areswarx, esses processadores "A" tem um processador gráfico muito bom, considerando que é integrado a APU. Dependendo do jogo e do modelo da CPU escolhida, roda muitos jogos com bastante desenvoltura, melhor até que muitas placas de vídeo de entrada que se tem por aí. Se o chipset G41 te agradou até hoje, imagine usando um série A.

 

Essas CPUs podem ter 2 (A4 e A6) ou 4 núcleos (A8 e A10), sendo que a capacidade gráfica segue o padrão hierárquico destes processadores. Mesmo a APU mais simples, como o A4-4000, com ajustes mais humildes gráficos, já consegue rodar vários jogos com uma certa desenvoltura, como Sniper Elite III, Ultra Street Fighter 4 entre outros. É um ótimo custo x benefício para quem não vê necessidade em adquirir uma placa de vídeo a parte.

 

Quanto a placamãe em si, pode-se optar por placas mais simples, pois o que muda realmente é os recursos extras como suporte a Crossfire entre duas VGAs da AMD, mais conexões SATAIII e coisas mais requintadas. Um exemplo é a GA-F2A78M-D3H: Oferece praticamente os mesmos recursos da A88XM, só tem 2 portas SATAIII a menos (8 x 6) e a não compatibilidade com o recurso Crossfire entre duas placas de vídeo AMD (mas há recurso do Crossfire entre a GPU do processador e placa de vídeo, mas é outro papo...). Veja: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4875#ov

 

Para decidir legal qual APU pegar, o lance mesmo é ver o que quer gastar neste upgrade e estudar melhor qual APU terá o melhor custo x benefício pra você, Areswarx. Achei até um benchmark comparando alguns modelos compatíveis às placamães citadas: http://extremespec.net/amd-a4-6300-review-testing-performance/

 

 

Queria saber se quando eu substituir placa mãe e processador para AMD se o Windows vai entender o upgrade?. Pois minhas condições atuais é impossível formatar esse HD tem muita coisa pessoal que eu uso não posso perder sabe e pra instalar jogos e tudo o mais o que uso levaria muito tempo mesmo com um backup eu perderia uma semana pra por tudo em ordem.

já vi casos que no upgrade o Windows não iniciar e ter que formatar por isso tenho medo.

 

Olha, não quero por água no chope, mas é aconselhável formatar o Windows quando, principalmente, troca de placamãe. Até mesmo usando o mesmo processador, que foi meu caso, tive que formatar o micro por apenas trocar de placamãe. Como você tem arquivos importantes, não tente fazer métodos de "zerar" os drivers, comando de prompt e outras paradas sem antes fazer um backup das coisas aí.

 

No caso dos jogos, se salvar as pastas de parâmetros e "saves" deles tanto em seu perfil de usuário quanto em Program Data (oculto), há grande possibilidade do jogo funcionar normalmente após a formatação do Windows, desde que as pastas raízes dos jogos estejam em uma partição ou em um HDD diferente do sistema operacional. Se estiver no C:, pode transferi-los também em um HDD sobressalente ou externo.

 

Quando o Windows estiver instalado legal, basta retorná-los no caminho exato de antes, tanto a pasta raiz, quanto as pastas de configuração do jogo. Lembrando que alguns jogos precisam de programas de terceiros ou navegador, como Origin, Steam ou UPlay, devem ser instalados também.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Cabelo75, muito obrigado por sua explicação! Foi excelente e fiquei super satisfeito!
Comprei uma outra placa mas com o mesmo fim! a ASROCK FM2A55M FM2+ e o processador chegara amanhã um Aseries Dual Core de 3.0 (3.2Ghz max turbo) ou seja terei uma ótima saída de vídeo e melhorarei um pouco a performance que já tenho hoje.

Minha maior duvida agora é qual programa devo usar para fazer um bom backup do meu Windows no caso de eu precisar formatar.
Eu não tenho uma internet boa aqui em casa então demora muito até que eu baixe e restaure tudo para o PC novamente, se eu perder tudo certamente terei trabalho para uma semana talvez um mês :P.
 

Conseguem me ajudar com soluções para backup ?
 

O Backup é para jogos e programas que tenho, gostaria completo pois como eu disse com a minha internet eu levo quase 1 dia para baixar um game por exemplo como LOL que jogo bastante.
 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

 

Comprei uma outra placa mas com o mesmo fim! a ASROCK FM2A55M FM2+ e o processador chegara amanhã um Aseries Dual Core de 3.0 (3.2Ghz max turbo) ou seja terei uma ótima saída de vídeo e melhorarei um pouco a performance que já tenho hoje.

 

Acho que fará a mesma config do micro que montei aqui: Uma ASRock FM2A55M VG3+ e uma APU A4-4000. AresWarx, em relação ao Pentium E5700 + Placamãe G41 que tinha anteriormente, notei que o desempenho geral, como descompactar arquivos, por exemplo, não teve aquela melhora colossal toda, até porque o E5700 cumpria bem o seu papel. Em jogos, porém, o motor gráfico da APU nem se compara...olha que usava uma placa de vídeo 7200GS (sei que não é grande coisa...) na configuração anterior. Apesar que a função deste micro não ter a finalidade para jogos, gostei bastante do que vi pelo o que gastei.

 

 

Minha maior duvida agora é qual programa devo usar para fazer um bom backup do meu Windows no caso de eu precisar formatar.

Eu não tenho uma internet boa aqui em casa então demora muito até que eu baixe e restaure tudo para o PC novamente, se eu perder tudo certamente terei trabalho para uma semana talvez um mês  :P.
 

Conseguem me ajudar com soluções para backup ?

 

Olha, Areswarx, programa, tipo Ghost, para fazer esta transição na formatação nem tem como, pois simplesmente "espelhará" o Windows todos os parâmetros e drivers da placamãe anterior e o problema persistirá. Posso dizer como faço aqui para manter a grande maioria dos jogos e seus respectivos saves em backup.

 

Os jogos são relativamente simples: Basta salvá-los em um outro dispositivo de armazenamento, ou em outra partição do HDD (se tiver). O único cuidado é verificar exatamente onde a pasta raiz de cada jogo foi instalada para colocá-los nos locais de antes, principalmente para os dados de save e outros parâmetros coincidirem os caminhos. Se tiver perfis de usuário com senha, desative todos que tiverem e reinicie o micro para valer as mudanças (e poupar bastante dor de cabeça...)

 

As pastas de configuração e saves costumam a estarem basicamente nessas pastas (usando Windows 7): ProgramData (arquivo oculto) e na pasta pessoal do perfil que estão instalados os jogos. Nisso, Areswarx, visualizando os arquivos ocultos, procure por tais arquivos na pasta do usuário que está instalado os jogos:

 

-AppData;

-Documentos;

-Jogos salvos.

 

Logicamente, fará backup também nas pastas de área de trabalho, imagem, música, vídeos e downloads (se o seu perfil for padrão). Ok, se há um perfil Administrador, por segurança, salve as pastas da listagem acima também, só por segurança. Só para confirmar, observe se há algum arquivo referente aos jogos em outros lugares, como Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86) ou "soltos" pelo sistema. 

 

Quanto aos programas de atualização e de uso geral, tipo Skype, Adobe, Office entre outros, honestamente prefiro reinstalá-los do zero, dá um pouco mais de trabalho, pelo menos previne que algo "dê ruim" na nova configuração e o tamanho deles, em sua maioria não são estão grandes. Precisará também baixar os navegadores de jogos, como Steam, Origin, Uplay e até o XLive, se tiver algo mais antigo e queira aproveitar o perfil.

 

Não esqueça de salvar também seus favoritos dos navegadores de internet. No IE é simples: Pasta "Favoritos" contido no Perfil do usuário. Quanto ao Firefox, eu desconheço de cabeça, pois não o uso com frequência. Quanto ao Chrome, basta seguir o caminho: C:\Usuários\"Seu nome"\AppData\Local\google\Chrome\User Data\Default . Daí é só copiar os arquivos "Bookmarks" e "Bookmarks.bak" e salvá-los em backup. Depois é só reinstalar o Chrome e colar os arquivos fazendo o mesmo caminho acima. Tranquilão!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...