Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador colou no Dissipador


Hakka
Ir à solução Resolvido por Hakka,

Posts recomendados

  E ai galera !

 

 Aconteceu a seguinte situação comigo e conto com a ajuda de vocês para me ajudar a solucionar este problema.

 

 Comprei um computador de segunda mão. Até aí tudo bem. Porém, hoje quando fui tirar o dissipador de calor do processador, para tirar a poeira dele e do cooler, o processador saiu colado na parte de baixo do dissipador. Parece que tem um monte de pasta térmica grudando entre os dois. Tentei puxar levemente, mas parece estar bem colado, então fiquei com medo de danificar o processador forçando demais na hora de puxar.

 

 Parece q a trava do processador está quebrada. Estou com medo de tentar colocar do mesmo jeito e entortar os dentinhos do processador (entortei um tentando encaixar a peça toda, mas já endireitei).

 

 Gostaria da sua opinião sobre o caso.  Tento encaixar a peça toda, com o processador colado, ou arrisco descolar ele do dissipador? Obs.: Não tenho pasta térmica em mãos pra substituir a que já está lá, e preciso usar o PC.

 

 Agradeço desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador AMD, não é? O soquete é mal feito, o que costuma danificar e inutilizar as CPUs.

 

Primeiro, para descolar o processador do dissipador, gire como se fosse uma arruela. Não puxe. Pode estar bem grudado, mas se você girar e não puxar, a tendência é descolar e não danificar o processador. Mas cuidado com os pinos, pois eles são muito próximos da borda e a sua mão vai entortá-los. Também não coloque uma força descomunal, pois mesmo que girar não gere carga excessiva para a peça, se fizer muita força pode danificar o pcb. Mas eu acho que você não vai ter problemas em girar para descolar.

 

Segunfo, faça isso em cima de uma superfície macia, pois, sabe como é, né? A gente faz força e às vezes o processador vai parar lá na parede  :P

 

Terceiro, depois que descolar do dissipador, veja se o processador está com todos os pinos retos e no lugar (se não quebrou nenhum). Cuidado na hora de desentortar, pois se o pino quebrar é muito difícil dar um jeito.

 

Quarto, limpe a pasta antiga (do processador e do dissipador) com álcool isopropilico e filtro de café de papel, que não solta fibras.

 

Quinto, coloque o processador no soquete, aplique pasta no processador e instale o dissipador / cooler. A presilha do soquete não funciona mesmo. Só abra para colocar o processador e depois feche, mas ela não segura firme o processador, por isso que ele sai junto com o dissipador. Aqui você pode ver a melhor maneira de aplicar pasta: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado Contiusa. Foi muito prestativo e explicou simples e claramente. Parabéns pelo ato de ajudar, e obrigado por se importar ^^

 

Vou tentar seguir os passos daqui a pouco quando chegar em casa. Mas eu preciso obrigatóriamente trocar a pasta térmica?

 

Eu não tenho outra pasta em mãos, nem sei onde comprar (até sei onde devo encontrar, mas não dá pra ir hoje), e preciso usar o PC. Não poderia deixar o resto da pasta antiga? Traria algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada, Hakka. É um prazer poder ajudar (o primeiro micro que eu montei aconteceu isso, o processador veio junto e eu entortei seis pinos).

 

Sim, você vai precisar remover a pasta antiga, pois ela resseca e não vai cobrir a superfície da CPU novamente. Se for uma pasta ruim, daquelas brancas, corre o risco até de queimar. Se fosse uma pasta de qualidade, daquelas pastosas, só mesmo quem entende para ver se tem como quebrar um galho por um dia ou dois (dá para postar um print da situação da pasta?). Mas também não faz sentido remover o processador duas vezes por causa disso. É melhor fazer uma vez só, direito, porque cada vez que a gente remove o processador corre-se o risco de dar alguma chance  para o azar (famosa lei de Murphy  :) )

 

Sobre a pasta, pode ser uma destas:

 

http://www.kabum.com.br/produto/29732/arctic-cooling-pasta-termica-mx-4-4g-oraco-mx40001-bl-
http://www.kabum.com.br/produto/55845/deepcool-pasta-termica-z5-dp-tim-z5

 

A segunda eu não conheço, mas essas cinzas costumam ser boas. A MX4 é uma das melhores disponíveis no Brasil. Um tubo desses dá para várias aplicações, ou seja, uns dez anos. Você pode perguntar para algum amigo se alguém tem, pois todo cooler (sem ser o box) costuma vir com um tubinho de aplicação. Não custaria nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Desculpe a demora para responder. 

 

 Segui seus passos Contiusa, e deu tudo certo. Muito obrigado mesmo !

Fui até uma loja especializada e informática e comprei um tubo de pasta térmica. Olhei alguns tópicos sobre como aplicar (inclusive o indicado por você) e deu tudo certo. Desentortei os dentes que estavam tortos com o auxilio de um palito de dente, com muito cuidado. Limpei a pasta que estava lá, tanto no processador, quanto no dissipador. Apliquei a nova pasta e coloquei o processador e dissipador em seus respectivos lugares.

 

Pelo que entendi, é melhor pouca pasta do que muita. E o dono anterior do computador, colocou pasta demais, muita mesmo, e justamente por isso o processador saiu colado. 

 

 Pelo que entendi muita pasta é ruim porque aumenta a temperatura do processador, quando era pra fazer o contrário.

Quem tiver o mesmo problema que eu, é só seguir os passos que o Contiusa citou acima. 

 

Muito obrigado pela ajuda ! Pode contar comigo pro que precisar !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...