Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para ligar Led Potente/Refletor


Dougtim

Posts recomendados

A corrente de uma fonte não se mede, assim como se mede a tensão da mesma.. A corrente e uma variável associada a um circuito. A corrente e determinada pelo circuito e pela máxima capacidade da fonte em suprir essa corrente..

 

Poxa, muito interessante. E o bom que consegui entender.

 

 

Muito obrigado. E entendi também sobre as consequências.

 

Ah, e aprendi a testar do jeito que você disso, usando o multímetro. Hoje aprendi também sobre os resistores.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

 

Eu ficaria com essa dai: http://www.aliexpress.com/item-img/200W-36V-5-5A-Single-Output-Switching-power-supply-for-LED-Strip-light-AC-to-DC/1052280988.html#

E ajustaria a tensão de saída para aquela requerida pelos leds.. Ambos ligados em paralelo..

 

 

Para os dois leds de menor potência ficaria com essa dai, ajustando também a tensão para a desejada, 5,7 Volts, para dois led's em série: http://pt.aliexpress.com/item/-/1945020555.html

 

Nesse caso, ajustando a tensão, nem necessita de resistor em serie..


 

Então, no meu projeto que está relacionado a este, preciso ligar duas ventoinhas de 12V numa fonte que fornece 24V.

Segundo o fabricante da fonte, na minha saída de 24V terei 0,55A e o fabricante da ventoinha diz 12V DC, 0,14A e 1,68W.

 

Analisando o que o Faller disse acima concluí que devo ligar as ventoinhas em série. 

 

Estou correto?

 

Caso a resposta seja afirmativa, surge outra ideia.

 

E se eu fizer duas séries de duas ventoinhas ligadas em série e ligar os dois conjuntos em paralelo, funcionará?

 

post-735762-0-49576200-1412062858_thumb.

 

Fiz esse desenho da minha ideia e não consegui desenvolver a ligação em paralelo para meu par de ventoinhas em série.

 

Por favor, se tudo isso for possível, me ajude a fazer a ligação.

 

Posso ligar as quatro ventoinhas juntas?

Obriado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dougtim

Se é para testar LEDs, não precisa estabilizar, basta fazer uma fonte de corrente  variável com LM317T para até 1,5A e se o LED consome mais que isto, fazer com LM338 para até 5A. Aí é só ligar no LED com corrente começando em 0A e ir subindo a corrente por um potênciômetro e monitorando até a corrente máxima exigida pelo LED.

Um projeto mais bem elaborado com microcontroladores até poderia-se programar a corrente desejada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Então, no meu projeto que está relacionado a este, preciso ligar duas ventoinhas de 12V numa fonte que fornece 24V.

Segundo o fabricante da fonte, na minha saída de 24V terei 0,55A e o fabricante da ventoinha diz 12V DC, 0,14A e 1,68W.

 

Analisando o que o Faller disse acima concluí que devo ligar as ventoinhas em série. 

 

Estou correto?

 

Caso a resposta seja afirmativa, surge outra ideia.

 

E se eu fizer duas séries de duas ventoinhas ligadas em série e ligar os dois conjuntos em paralelo, funcionará?

 

attachicon.gifCircuíto.png

 

Fiz esse desenho da minha ideia e não consegui desenvolver a ligação em paralelo para meu par de ventoinhas em série.

 

Por favor, se tudo isso for possível, me ajude a fazer a ligação.

 

Posso ligar as quatro ventoinhas juntas?

Obriado!

 

Pode ligar dessa forma (vermelho com vermelho e azul com azul), mas a fonte vai trabalhar no limite da corrente, pode aquecer muito. Seria melhor com uma fonte de 0,7A (700 mA) para ter uma folga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xyKote, muito obrigado.

A ideia não é testar os leds, é ligá-los para usar numa iluminação duma bancada.

Consegui uma fonte de 5V e 5A, para ligar dois leds de 2,85V e 3A.

Aí ligarei em série os dois e ajustarei a corrente através do trimpot da fonte. (ensinamento do mestre faller)

Estudarei essas opções que você deu, pois não tenho conhecimento ainda para montar o circuito com microcontroladores.

Valeu mesmo.


Ricardov. 

Ligando do jeito que você disse terei um circuito com dois conjuntos em série ligados em paralelo na mesma fonte?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

ola a todos,

como estou meio por fora da área de led's de potencia

vou aproveitar o conhecimento já posto no tópico,

 

apareceu para mim vários refletores de led 10, 20, 50 e 100w

usados e com algum problema ,

foram de trocas de loja jogadas em um ferro velho

alguns é o led outros a fonte e outros vidros ou vedação

 

bem para começar o meu intuito é gastar o mínimo possível.

pensei em apenas desmontar tudo e juntar as peças boas

 

mas...

na primeira tentativa em um de 20w, funcionou a noite toda desliguei normalmente e depois não ligou mais,

 

outros de 20, 50 e 100w também estão acendendo

então, como não sei a tensão e corrente  de trabalho dos led's ,

 

e as fontes são blindadas com resina

antes de sair mexendo quero saber a melhor maneira de proceder para ter o máximo de aproveitamento e que durem o tempo esperado

 

será que alguém pode me ajudar?

 

dizem que esses leds duram mais que uma lâmpada e esquentam menos

mas leds são bem sensíveis ao calor exigindo grandes dissipadores

 

Mas com o nosso clima já é quente naturalmente, não tem o problema vida reduzida ou até  de queima?

não seria interessante um sensor de temperatura para reduzir os riscos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...