Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para ligar Led Potente/Refletor


Dougtim

Posts recomendados

Boa noite!

 

Gostaria de ligar um led ou dois se possível numa mesma fonte.

O negócio é que pretendo ligar esse led na tomada de 127 AC.

Não encontrei uma fonte própria e num preço acessível, se alguém tiver sugestões, são bem vindas.

 

Eis o Led.

 

post-735762-0-67654800-1410490251_thumb.

 

Então procurei uma maneira não muito cara de fazê-lo e encontrei essas fontes.

 

Eis a primeira.

 

post-735762-0-20755400-1410490755_thumb.

 

A outra:

 

post-735762-0-16474900-1410491068_thumb.

 

Posso ligar o led usando-as? Quais alterações são necessárias?

 

 

Ainda pensei em usar carregador de celular ou montar um circuito, mas não sei como. 

Vi projetos por aí, mas não sei ler. Só consigo quando vejo em vídeos dizendo pra ligar o componente tal em tal.

 

Obs: Sei o que é um resistor, transistor, potenciômetro, capacitor...

 

E por fim, como faço para reduzir a corrente de um carregador de celular de 5v para mais ou menos 3v pra ligar o led abaixo e se tenho que mudar alguma coisa da corrente.

 

post-735762-0-49094500-1410491645_thumb.

 

 

Desde já, grato!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes que você citou são drivers de led, mas nenhuma tem a capacidade do seu led. Você não pode fazer nada.

 

Teria que comprar um driver de led com capacidade para 3000mA.

http://www.dx.com/p/water-resistance-100w-external-led-power-supply-driver-silver-85-265v-196436#.VBJ3rMJdWuI


Output Voltage: DC 30~36V; I: 3000mA +/- 5%

Estes drivers de led operam por limitação de corrente. Então não precisa se preocupar com a tensão. Chegou em 3000A a tensão pára de subir. E logicamente no seu led a corrente chegará em 3000A quando a tensão estiver perto dos 32V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E lembre-se que aquele driver para led indicado pelo albert_emule é para um led apenas desses que ai tens.. Terás de usar dois deles, um para cada led..

Lembre-se também que se ligares o led assim como está, sem dissipador de calor, queimará imediatamente..

Terás de colocar cada um dos leds em um dissipador mais ou menos como esses dai: http://proesi.com.br/dissipador-de-calor-32x120x80mm.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, se não fosse isso perderia a fonte, o led, o tempo e o investimento todo, pois não estava atento ao problema do calor também.

 

Estou tentando (curioso) aprender alguma coisa de eletrônica, como montar um circuito simples, aí pensei em começar com leds e usar o potenciômetro.

 

Vi alguns tutoriais no youtube de como fazê-lo.

Se tiverem alguma dica de site pra eu estudar mais do assunto, agradeço. 

 

Na minha cidade não tem onde eu correr atrás pra estudar, é mais o pessoal que conserta eletrônicos pra eu pegar dicas práticas, queria teoria também, saber como a mágica acontece.

 

E o led de 3v, há como ligá-lo no carregador de celular ou a resposta do Albert vale pra ele também?

 

Obrigado Albert e Faller, foram úteis as respostas.

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muitos dos carregadores não passam de uma fonte regulada/chaveada de 5V, principalmente para os celulares que carregam diretamente via USB. Se o LED não é de potência, e for de 3V, basta seguir a fórmula:

5V-3V=2V

2V/20mA=100ohm

Então é só ligar um resistor de 100ohm x 1/8W em série com o LED e ligar neste carregador.

Calculadoras online

http://www.robotizando.com.br/calculadora_leds.php

http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando (curioso) aprender alguma coisa de eletrônica, como montar um circuito simples, aí pensei em começar com leds e usar o potenciômetro.

Se tiverem alguma dica de site pra eu estudar mais do assunto, agradeço. 

 

Na minha cidade não tem onde eu correr atrás pra estudar, é mais o pessoal que conserta eletrônicos pra eu pegar dicas práticas, queria teoria também, saber como a mágica acontece.

 

Indico o simulador Every Circuit para Android/IOS , é excelente para entender o funcionamento. E existem apostilas de eletrônica básica às dúzias na internet, procure de uma instituição conhecida e vá à luta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do Led. Tem led de 3V que possui potência de 10W.

Teria que ter potência suficiente e uma forma de limitar a corrente.

 

Se for um led pequeno, dos comuns, basta um resistor e o carregador de celular.

Daí tem uns sites que calculam resistor para led.

 

 

Mas não é viável ligar um led potente como aquele de 32V por 3A em resistor.

Além do calor dissipado, sairia mais eficiente energeticamente utilizar lâmpadas halógenas.   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquele teu último led tem como principais características o que segue:

Vled = 2,85

Iled = 3A

 Se entrares ai na calculadora com esses valores vais ter o circuito final:

 

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=5,2.85,3000,1,0〈=pt-BR

 

E olhe lá em baixo, o resistor vai dissipar praticamente 1 Watt. Recomendo usar resistor de fio de 1 ohm x 5 Watts, para não aquecer demais..

 

A fonte deve ser capaz de entregar 5V x 3 A.. Uma fonte não muito comum, mas existe..  Por exemplo:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587722646-fonte-de-alimentaco-chaveada-5v-3a-chaveada-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos, cheguei do trabalho e vou começar a estudar tudo que foi falado.

 

Tenho um cooler parado e mais três fontes, duas atx e uma at. Vou tentar aproveitá-las pra fazer a dissipação.

 

Tenho as ventoinhas e as outras partes das fontes.

 

Posso aproveitar os dissipadores e as ventoinhas nos leds?

 

Essa é uma Iceage 650 que pifou... eu ligava ele num no-break, não sabia de nada antes. Hoje ligo outra fonte no filtro de linha Upsai 1200.

 

post-735762-0-53492300-1410559998_thumb.

 

post-735762-0-19657200-1410560013_thumb. 

 

post-735762-0-43572500-1410560043_thumb.

 

 

Um eletrotécnico disse que queimou um semicondutor, esse aí:

 

Weltrend WT751002 S

 

post-735762-0-92836800-1410560076_thumb.

 

Não encontrei para comprar no Brasil, só na china, e sai caro, por isso quero tentar aproveitar pra alguma outra coisa.

 

post-735762-0-51616200-1410560023_thumb.

 

post-735762-0-95763400-1410560033_thumb.

 

E tenho essas outras paradas, mais uma At.

 

Mais uma vez, obrigado pelas informações.

 

 


Obrigado Faller, vou comprar a fonte e o resistor para ligar o led de 3V.

Até procurei uma fonte de 3V e 3A, mas não encontrei.

Na verdade até encontrei algumas reguláveis, como esta:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585031249-fonte-universal-3a-bivolt-branca-at-3000-saida-de-3v-a-15v-_JM

 

Mas prefiro a solução do resistor que você indicou.

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pesquisei e pesquisei, encontrei duas fontes e surgiu mais dúvidas.

 

A primeira é uma que fornece 3V com 3A e 20W.

 

Posso ligar dois leds desse abaixo nela? 

 

post-735762-0-54331500-1410727689_thumb.

 

 

E a outra fonte tem as seguintes características:

 

36V, 5A e 200W.

 

Posso ligar nela dois leds desse abaixo? Ligar em série ou paralelo?

 

post-735762-0-87613000-1410727996_thumb.

 

valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte 1 sendo de 3 e 3A, terá 9w e não 20w.

Seu led 1 diz trabalhar a 2.85V. Eu acho meio arriscado colocar o .és. o em 3V. Como o led tem comportamento exponencial, talvez a corrente passe muito dos 3A quando em 3V. E nesse caso é bem capaz da fonte desativar por sobre corrente.

A fo te 2 tem 36V. Mesmo caso anterior. O LED trabalha entre 32 e 34V.

Nesse caso, eu usaria um resistor mesmo.

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, pesquisei e pesquisei, encontrei duas fontes e surgiu mais dúvidas.

 

A primeira é uma que fornece 3V com 3A e 20W.

 

Posso ligar dois leds desse abaixo nela? 

 

attachicon.gifled carregador.png

 

 

E a outra fonte tem as seguintes características:

 

36V, 5A e 200W.

 

Posso ligar nela dois leds desse abaixo? Ligar em série ou paralelo?

 

attachicon.gifled1.png

 

valeu pessoal!

 

Primeiro caso: Essa sua fonte deve ser de 6V x 3A pois 6 x 3 = 18Watts arredondado para 20 Watts.. Se colocares 2 leds em série vais ter, na soma das barreiras deles 2 x 2,85 Volts = 5,7 Volts.. Colocar uma fonte de 6 Volts ai ficaria arrioscado, poderia passar e muito a corrente de trabalho e a fonte ou queimaria ou entraria em proteção..  Teria de colocar ainda um resistor de (6-5,7) / 3 = 0,1 ohm em série com os leds, para segurança..

 

No segundo caso sim poderia ligar os dois leds em paralelo direto e ligados a fonte.. Lembre-se de um ótimo dissipador para esses leds dai..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mais uma vez. Eu com a minha sonsura não postei os links das fontes. 

Encontrei mais e mais modelos, mas separei três para que olhem e me indiquem, antes que eu compre, qual é melhor para ligar os dois leds ou se devo optar mesmo por modelo que ligue separado.

 

Faller, já providenciei alguns componentes para a dissipação. Um cooler básico com dissipador, tenho também algumas ventoinha de fontes e algumas placas de alumínio, e devo comprar o que você me indicou antes.

 

Fonte para ligar os dois leds de 100w

 

http://pt.aliexpress.com/item/200W-36V-5-5A-Single-Output-Switching-power-supply-for-LED-Strip-light-AC-to-DC/1052280988.html

 

Fonte para ligar apenas um led de 100w

 

http://pt.aliexpress.com/item/power-supply-36v-150w-36v-4-2A-power-suply-150w-36v-mini-size-led-power-supply/2034768659.html

 

http://pt.aliexpress.com/item/power-supply-120W-36V-3-3A-120w-36v-power-supply-unit-led-power-supply-ac-dc/2034860897.html

 

http://pt.aliexpress.com/item/100W-36V-2-8A-Compact-Single-Output-Switching-power-supply-for-LED-Strip-light-AC-DC/1678891668.html

 

Fonte para ligar dois leds de 10w

 

http://pt.aliexpress.com/item/-/1945020555.html

 

http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-3V-6A-Ultra-thin-Single-Output-Switching-power-supply-for-led-driver-Strip-light/769702608.html

 

E por fim, fonte para ligar um led de 10w (estou lembrando de colocar o resistor)

 

http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10W-3V-3A-Ultra-thin-Single-Output-Switching-power-supply-for-LED-Strip-light/769407991.html

 

 

Não quero queimá-los e não preciso que trabalhem em potência máxima.

 

O que sugerem?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ficaria com essa dai: http://www.aliexpress.com/item-img/200W-36V-5-5A-Single-Output-Switching-power-supply-for-LED-Strip-light-AC-to-DC/1052280988.html#

E ajustaria a tensão de saída para aquela requerida pelos leds.. Ambos ligados em paralelo..

 

 

Para os dois leds de menor potência ficaria com essa dai, ajustando também a tensão para a desejada, 5,7 Volts, para dois led's em série: http://pt.aliexpress.com/item/-/1945020555.html

 

Nesse caso, ajustando a tensão, nem necessita de resistor em serie..


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, como faço o ajuste de tensão nelas? 

 

E muito obrigado, vou com essas que você selecionou.

 

Muito obrigado mesmo, não tá fácil mesmo pesquisando bastante. 

 

Eu ligando os leds maiores no dissipador que você indicou não há necessidade de ventoinhas? 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, como faço o ajuste de tensão nelas? 

 

Essas fontes industriais tem um trimpot de ajuste aonde se consegue fazer com que a tensão de saída delas varie coisa de +-10%, umas mais outras menos.

Ajusta-se monitorando a tensão de saída, vou, com um multímetro acionando com uma chave de fenda ou Philips, Veja ai:

 

Ajustedatensa3030odesaida_zps35c3e2d7.jp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh, legal Faller!. Funciona como se fosse um potenciômetro, falo da possibilidade de poder fazer um ajuste (se falei mer...da, corrija-me por favor)..

Obrigado, quando chegar vou postar tudo.

 

Matheus, valeu. Primeiro ligarei sem as ventoinhas então e ver se aguenta só com o dissipador, se não, ajeito com as ventoinhas. 

 

Hoje vou desmontar uma luminária de lâmpadas fluorescentes que não está funcionando, tentar consertar.

Qualquer coisa posto fotos e peço ajuda mais tarde.

 

Muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Problemas desse dai:

- Será que atende a corrente que desejas??? Que não sei qual é...

- Não conseguirás 12 Volts na saída, considere cerca de 1 Volt a menos que a entrada.

- Não tem nenhuma proteção contra sobre corrente ou curto circuito na saída..

- Sua regulação é péssima (estabilidade da tensão de saída)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu conseguir um mínimo de 2,8V e um Máximo de 10V serve. É para testar leds e algumas ventoinhas.

Faço a proteção com varistores? (vou estudar seu post onde ensina a fazer filtro de linha).

Qual componente estabiliza a tensão? O capacitor faz esse papel?

 

E as dúvidas continuam.

 

Não consegui aprender a medir se uma fonte fornece a corrente que diz fornecer usando o multímetro. Isso é possível ou tenho que ter um alicate amperímetro?

 

O multímetro diz suportar até 20A.

 

A fonte diz fornecer 9A a 12V.

 

E não preciso saber se realmente suporta os 9A, mas queria saber como faço para medir.Tenho que usar uma resistência?

 

E como sempre, agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu conseguir um mínimo de 2,8V e um Máximo de 10V serve. É para testar leds e algumas ventoinhas.

Faço a proteção com varistores? (vou estudar seu post onde ensina a fazer filtro de linha).

Qual componente estabiliza a tensão? O capacitor faz esse papel?

 

E as dúvidas continuam.

 

Não consegui aprender a medir se uma fonte fornece a corrente que diz fornecer usando o multímetro. Isso é possível ou tenho que ter um alicate amperímetro?

 

O multímetro diz suportar até 20A.

 

A fonte diz fornecer 9A a 12V.

 

E não preciso saber se realmente suporta os 9A, mas queria saber como faço para medir.Tenho que usar uma resistência?

 

E como sempre, agradecido.

A corrente de uma fonte não se mede, assim como se mede a tensão da mesma.. A corrente e uma variável associada a um circuito. A corrente e determinada pelo circuito e pela máxima capacidade da fonte em suprir essa corrente..

 

Se colocares um resistor de 10 ohm em uma fonte de 12 Volts a corrente esperada por ai será de 12V/10R = 1,2 Amperes. Se colocares um resistor de 1 Ohm a corrente esperada será de 12V/1R = 12Amperes, isso se a fonte conseguir entregar isso dai..

Se ela não conseguir entregar algumas coisas podem acontecer:

- A fonte queimar;

- A fonte entrar em proteção e se desligar;

- A tensão da fonte se reduzir para se proteger;

 

Por isso descobrir a máxima corrente que uma fonte pode entregar envolve experimentação e monitoramento da tensão e da corrente. Tensão com multímetro em paralelo a saída da fonte e corrente com amperímetro em serie com o resistor de carga...

Testar corrente de fonte é, sem a menor duvida, uma das maiores razões de queima de fontes e de amperímetros..  Justo por tentar medir corrente assim como se mede tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...