Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Raid 0 Ga-990fxa-ud3


Posts recomendados

Olá amigos.

 

Estou enfrentando um problema ao criar o raid 0 em minha placa Ga-990fxa-ud3

 

Tenho duas kingston ssdnow v300 120g funcionando perfeitamente, já foi testadas com sistemas tudo perfeito.

 

Elas estão nas portas 0 e 1 da placa mãe.

Porta 4 e 5 setadas como IDE para uso do leitor de dvd

 

O problema está quando coloco o controlar na bios para Raid. O controlador Marvel não reconhece os ssd, entro no setup de configuração com CTRL+M

e diz que não foi encontrado nenhum disco.

 

Estou deixando de setar alguma informação na bios ?

Atualização de Bios resolveria?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia.

Conecte as unidades SSD nas portas sata 4 e 5 da placa-mãe. Entre no setup e tente o seguinte:

 

-OnChip SATA Controller : Enabled

-OnChip SATA Type : RAID

-OnChip SATA Port4/5 Type: As sata type

 

O terceiro item trabalhará de acordo com o tipo escolhido no segundo item, nesse caso, RAID.

 

A unidade de DVD pode ligar nas portas de 0 a 3.

O controlador Marvell somente controla as portas e-sata na traseira da placa. As portas internas é a ponte-sul que controla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado. 

 

Consegui fazer o raid 0 sem maiores problemas, mas estou com algumas duvidas

 

1º - Na hora da formatação e reconhecimento não precisou do arquivo raid baixado no site da gigabyte. ( windows 8.1 ) Pode afetar o desempenho ?

2º - Na hora do arranjo tinha algumas opções a mais que desconheço e estou em duvida se pode ou nao afetar o desempenho do ssd.

3º - Windows 7 ou Windows 8.1? qual seria a melhor opção para esse Raid 0

4º Strip size qual o ideal ? 128 ou 256 ?

 

 

As outras duvidas que foram tiradas eu agradeço me ajudou muito Anderson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde.

 

1º: Provavelmente o driver instalado seja um genérico da Microsoft ou da própria AMD. Problemas não terá, mas é sempre bom instalar os últimos drivers para o hardware do computador, pois contém melhorias em desempenho e confiabilidade. No seu caso entre na página da AMD e baixe os últimos drivers para a ponte sul da sua placa-mãe que é o SB950(chipset série 9). Haverá drivers para RAID, instale também.

 

2º: As principais configurações são o nome do arranjo, o tipo, o tamanho de cada setor e quais unidades farão parte do arranjo. O restante pode deixar como padrão mesmo.

 

3º: O Windows 8 é o Windows 7 "recauchutado", então não acredito que tenha grande diferença. No mais, em qualquer um dos dois o arranjo funcionará bem, vai da preferência.

 

4º: O padrão é o menor valor que o sistema lhe oferecer. Considerando os valores que lhe foram oferecidos, se você trabalha com arquivos grandes, escolha 256KB; caso trabalhe com arquivos pequenos, escolha 128KB. Na dúvida, escolha o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Depois de alguns dias volto com resultados de uso.

 

O bot com raid 0 ssd não é tão rápido igual a uma ssd.

Consegui obter leituras e escritas altas 945/975 mbs, mas não percebi uma mudança radical quanto eu esperava.

Em jogos percebi uma mudança na execução 

 

Estava lendo sobre o Trim que so existe dentro do windows 7 mas dependendo do chipset ele nao funciona em Raid 0

 

Ontem fui instalar o Windows 7 x64 e não tive sucesso. os todos os raids baixados do site da gigabyte e AMD nao eram compatíveis dava a mensagem que o Driver nao era assinado tando x86 e x64. 

 

Poderia ser a versão do windows ?

 

Estou baixando um windows 7 recente e atualizado para conferir, se alguém tiver alguma dica pra resolver esse problema, assim posso dizer se existe alguma diferença entre os sistemas e se a trim é compatível para essa mb.

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fiz RAID0 nesta mobo Ga-990fxa-UD3.   Agora voltei a BIOS para AHCI para usar um único SSD.  Estou tendo um problema estranho, o Win não carrega, como se reconhecesse somente RAID agora.  Não reconhece IDE tb.  Alguma dica ?

 

Já ressetei a BIOS e não resolve.  Só se existir um modo de resetar a BIOS Sata.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigos, me permitam pegar carona no tópico, pois pretendo montar um Raid1 nesta mesma mobo com 2 satas de 1 tera.

Seguem as duvidas:

1)Tem algum "macete" a ser feito na Bios?

2)Exite uma opção onde escolho o tipo de raid?

3)Tb devem ser instaladas nas ultimas portas sata da mobo como o caso acima?

4)Tenho que instalar algum driver no win7?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Prezados, estou tentando instalar um RAID 0 com 2 SSD Samsung 850 EVO em Windows 7 64bits com uma Ga-990fxa-UD3.

 

BIOS corretamente configurado e reconhecido. Faço a instalação dos drives RAID através de um pendrive, contudo o win7 não reconhece os SSD.

 

Fiz um teste com HDD com sucesso.

 

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite,

 

Estou com um problema parecido,eu tenho a GA990fx - UD3,fiz um raid 0 e tentei formatar com windows 7 e com windows 10,e nada de reconhecer os HD,a bios reconhece o raid pronto e na hora de formatar a instalação do SO não reconhece,apos diversas tentativas,retirei o raid 0 e deixei um hd apenas e tentei formatar e instalar o windows 10 normalmente,e não consegui,não reconhece os disco de HD,coloquei todos os hd em todas as portas sata e nada,com o windows 7 aconteceu a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...