Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Placa de Vídeo com orçamento em torno de R$1.000,00


Posts recomendados

E aí pessoal, tranquilo?

 

Seguinte, tô querendo trocar a placa de vídeo do meu pc já faz algum tempo, porém sempre acabo adiando, talvez esperando que os preços baixem mais ou que saia logo a nova série gtx 8xx ou gtx9xx, seja lá qual for o nome desta série. Na verdade gostaria de fazer um up geral no pc, porém, no momento, o orçamento tá curto. Penso em algo em torno de 1000 reais.

 

Atualmente tenho a seguinte configuração (três anos e meio desde que montei):

-Placa Mãe: Asus M4A88TD-V EVO;

-Processador: AMD Phenom II X3 1090T 3.2GHZ em stock;

-Memória RAM: 8 GB (2x4GB) ddr3 1333MHz;

-HD: seagate 1TB sata II, não lembro quantos rpm;

-Gabinete: NZXT Lexa S;

-Fonte: 500W reais OCZ StealthStream 2;

-Placa de video: ECS Geforce Nvidia GTX 460 Black Edition 1Gb.

 

Bom, tenh sérios problemas em pesquisar componentes para meu pc, pois como gosto muito deste assunto, acabo pesquisando muito e, consequentemente, ficando com muitas dúvidas, dado o fato de que os componentes atuais estão muito parecidos, em questão de desempenho.

 

Minha atual placa de vídeo foi um dos melhores investimentos que já fiz. Posso chamar de “investimento”, pois, quando comprei, peguei uma promoção onde o preço era de mais ou menos 450 reais, sendo que o preço normal dela girava em torno dos 700 reais.

 

Para dizer um pouco do meu perfil de jogador, gosto de títulos atuais, ou seja, quase sempre, quando lançam um jogo, eu acabo jogando, nem que seja para testar. Gosto de vários gêneros, shooter, corrida, aventura, etc. Jogo bastante, porém, o jogo que mais jogo é o FIFA. Digamos que entra jogo, sai jogo, o FIFA está sempre no meu top ten.

 

Não sou aquele tipo de cara que precisa desesperadamente jogar no “ultra power full” dos gráficos a 80fps, mas gosto de rodar os jogos com um gráfico razoável e sem muito lag. Minha atual PV cumpriu seu papel muito bem e ainda vem lutando como uma guerreira, porém a briga está cada vez mais feia, hehehehe.

 

Enfim, quero saber a opinião de vocês sobre qual placa me serviria melhor, dentro do orçamento proposto no primeiro parágrafo do post. Pensei em algo como uma GTX 760 ou um 770, como esta, por exemplo, onde acredito que o preço à vista está bem atrativo:

http://ondadigital.com.br/placa-de-video-nvidia-geforce-gtx-770-dual-superclocked-2gb-gdrr5-256bits-pci-e-3002g-p4-2776-kr-22691.html

 

Sempre tive VGA’s da família nvidia, porém estou aceitando ideias sobre as AMD (favor informar modelo e marca, sendo nvidia ou AMD). Também quero saber se minha fonte dá conta de alimentar esta nova VGA, bem como se vai dar muito gargalo no meu pc.

 

Quero algo que dure ao menos o que está durando minha atual PV, 3 anos e meio rodando jogos atuais no médio/alto.

 

Agradeço desde já e desculpem o texto enorme, pois acabei me empolgando.

 

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gustavo, beleza?

 

Cara... olha o meu PC na assinatura. É quase igual ao seu hahahaha.

 

Eu considerei MUITO apenas fazer upgrade na minha máquina, mas mudei de ideia e vou trocar tudo (inclusive fabricante de CPU, pois sempre usei AMD e agora vou de Intel sem medo de ser feliz). O desempenho que a Intel está oferecendo agora em games em relação a AMD chegar a ser ridículo.

 

No tópico de gargalos tem um cara com a config idêntica a sua, mas ele trocou a vga por uma R9 280x. Aparentemente ele está com problemas de gargalo, mas ele parou de responder lá para realizarmos mais testes.

Você joga BF4? Se sim, seria interessante você fazer um teste com o MSI Afterburner para ver a porcentagem de CPU e GPU usage no seu sistema. Pelo menos aqui, meu CPU fica uns 90% e GPU uns 70%. Eu pessoalmente acredito que qualquer vga acima da GTX 760 ou R9 270x vai gargalar com facilidade nesse CPU. Mas isso é chutometro da minha parte e só dá pra comprovar realizando testes reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente EFDarkSide, pc's quase iguais, hehehe.

 

Pois é, eu também já considerei trocar todo o pc, inclusive, essa era minha vontade. Geralmente faço meus upgrade's com esse período, 3 a 4 anos, porém, a grana tá curta no momento.

 

Sobre jogar BF4, já joguei, mas só a versão offline, pois não costumo jogar online. Não que não vá jogar algum dia, pois até tenho vontade, mas hoje em dia o tempo que tenho livre é muito curto, mal dando para uma partida no FIFA.

 

Sempre fiquei preocupado com esses gargalos, porém já lí vários tópicos que isto prejudica quem quer um desempenho excepcional na máquina e não os jogadores comuns. A minha preocupação com gargalo seria em eu trocar de placa de vídeo e o meu ganho não ser equivalente a esta troca, ou seja, trocar de uma gtx 460 para uma 760 ou superior, com um investimento de 1000 reais e não ter um ganho equivalente a este investimento, por não ter um conjunto em harmonia.

 

Por exemplo, com minha configuração atual eu joguei watch dogs com os gráficos no médio/alto, com alguns lags é claro, mas nada que tirasse o prazer de jogar. Pra uma PV com mais de 3 anos, acho que ela se saiu bem.

 

Enfim, infelizmente não vou conseguir realizar estes teste, por isso vou compartilhando as suas experiências e do pessoal do fórum, para ter uma base sobre qual decisão tomar.

 

Só por curiosidade, se não for incômodo, consegue me dizer a configuração que está montando e o quanto vai gastar?

 

Valeu! 

 

p.s.: só uma coisa que esqueci de comentar anteriormente, o FIFA 15 está com uma engine ignite, se não me engano a mesma do PS4, sendo assim, tá um pouco mais pesadinho. Joguei o demo dele e não ficou tão lisinho quanto o 14 no meu pc, claro, rodando tudo no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, andei fuçando o youtube e achei muitos vídeos de jogos com essa familia de processadores que nós usamos com as 760/770/270x/280x. Eu não senti diferença entre elas, mas senti uma diferença entre elas e as nossas 460. E não foi o FPS.

 

Atualmente eu sinto que em jogos atuais é difícil passar dos 40~60 FPS no low/mid (dependendo do jogo no high) com uma resolução no máximo em 720p com a nossa guerreira GTX 460. Com todas as placas citadas acima senti a mesma quantidade de frames, porém no 1080 no high e ultra em alguns jogos. Fiquei besta de ver um cara jogando Watchdogs no Ultra no full HD com a 280x. Mas é naquela história: com um FPS abaixo do esperado atualmente (ficava entre 30 e 40 no máximo).

 

Resumindo: Trocar a vga por uma mais atual não vai mexer muito no seu FPS, mas vai permitir você aumentar resolução e qualidade. E isso é um sinal de gargalo, pois a VGA não estará conseguindo entregar todo o seu potencial na máquina. MAS, já vai ser o suficiente pra ter uma boa jogatina.

 

O que eu aconselho é: Se não for trocar de PC por agora, vá de 760 ou 270x (vai gastar algo em torno de 650~800). Agora se já tiver uma previsão de quando for trocar, do tipo "daqui a 1 ano ou menos", arrisque a 770 ou 280x (algo em torno de 1000~1200), porque assim você já adianta uma parte do seu novo PC.

 

Agora sobre a fonte, apesar dela ser de excelente qualidade (a minha nunca deu um problema sequer) talvez não entregue com tanta folga energia para a 770/280x. Com essas VGAs, o sistema todo deve pedir algo em torno de 430~450w. Com as vgas menores, acaba usando uns 50w a menos. A principio me parece que segura qualquer uma delas, mas precisamos ter certeza com você nos passando se usa muitos coolers de gabinete e outros periféricos (mais HDs, SSDs, Leds, Controladoras, etc). Qualquer coisa, você mesmo pode calcular nesse link: http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

 

----

 

Eu devo pegar uma combo com i5 4460 (se rolar mais grana, pego o 4690) com alguma mobo da família B85/H87/H97 (dando preferência para MSI), memórias Corsair Vengeance 1600mhz, R9 280x (também da MSI de preferência), XFX 550w, HD 1 tb e gabinete Corsair Carbirde Spec-03. Tirando o HD que paguei 130,00 no PY no black friday e as memórias que irei catar desse cara aqui por 330,00, o resto devo pegar na Pichau ou Terabyte por algo entorno de 2600~3000. Tem vários tópicos com diversas configurações, inclusive bem mais baratas com o FX 6300 que apesar de tudo, é um bom processador para vgas midend.

 

----

 

Sobre o FIFA 15, só vou compra-lo ano que vem. Depois do BF4, nunca mais compro pre-order da EA na minha vida. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha feito este cálculo através desta calculadora e, com a quantidade coolers que possuo, mais o restante, ficou com um consumo de 430w com uma GTX 770. Será que nossa fonte não dá conta?

 

Se eu fosse trocar só a placa mãe e o processador, além da VGA, iria gastar mais uns 800 a 1000 reais. Por enquanto tá fora do orçamento, mas quem sabe num futuro bem próximo.

 

Sobre a GTX 770 e a R9 280x, tem alguma declarada superior ou é apenas questão de gosto? Lí que uma ganha da outra em certos jogos, mas perde em outros, ou seja, quase um empate técnico. Qual tá valendo mais a pena? Qual modelo pegar?

 

Sobre os pré-jogos, tu diz em questão do preço, ou porque tu teve algum problema com a EA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha feito este cálculo através desta calculadora e, com a quantidade coolers que possuo, mais o restante, ficou com um consumo de 430w com uma GTX 770. Será que nossa fonte não dá conta?

 

Se eu fosse trocar só a placa mãe e o processador, além da VGA, iria gastar mais uns 800 a 1000 reais. Por enquanto tá fora do orçamento, mas quem sabe num futuro bem próximo.

 

Sobre a GTX 770 e a R9 280x, tem alguma declarada superior ou é apenas questão de gosto? Lí que uma ganha da outra em certos jogos, mas perde em outros, ou seja, quase um empate técnico. Qual tá valendo mais a pena? Qual modelo pegar?

 

Sobre os pré-jogos, tu diz em questão do preço, ou porque tu teve algum problema com a EA?

 

Dei mais uma garimpada e de fato vai rodar sim, falha minha. Só não seria recomendado se fosse a versão anterior da OCZ que era aquele ModStream que já vi altos tópicos na gringa de gente dizendo que a fonte pegou fogo! hahahaha.

 

Sobre a diferença, é muito de jogo cara, pois a performance das duas é igual. No BF4 que usa o mantle a R9 ganha fácil, mas em jogos com selo Nvidia (Borderlands por exemplo), a GTX leva um pouco de vantagem. Eu como sou jogar de BF, vou de R9, vai do seu gosto. Aproveita essa promo aqui na Terabyte: http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-msi-radeon-r9-280x-gaming-3g-oc-3gb-gddr5-chdmi-pci-exp-.ptml

 

Na Radeon evite ir de Gigabyte e Sapphire por enquanto, tem gente reclamando delas aqui mesmo no forum. A melhor escolha agora é MSI. Na Nvidia você tem EVGA, Zotac, Gigabyte, MSI, entre outras.

 

---

 

Jogos bugados e incompletos. O lançamento do BF4 foi um desastre. Até hoje, depois de mais de 1 ano, o jogo continua bugado. E os DLCs... ah como eu odeio!!!! E tenho birra da EA desde o Mass Effect 3 na verdade.

 

Por isso eu amo o gordinho Gabe da Valve e seus sales maravilhosos na Steam. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o preço desta placa, porém não chega a ser uma "promoção", dado o fato que na megamamute está por R$1069 e na pichau por R$1055, mas que o preço é tentador é. Infelizmente, por questões financeiras, preciso esperar virar o mês.

 

Já fechou a sua nova config.? Se sim, como está o desempenho?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fechei, vou fechar em dezembro. Até lá com certeza devo mudar mais alguma coisa nessa config, mas pelo menos já tenho pré-determinado o que montar.

 

Talvez seja uma boa você esperar virar o mês mesmo, essas 280 (sem o x) estão acabando em estoque para a chegada das 285 (um pouco melhor que a 280).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse, é só eu começar a pesquisar sobre computadores e a vontade de montar um vem muito forte... to vendo que vou me individar... hauahuaahu.

 

Me diz uma coisa, pra jogos, dá muita diferença desse i5 4460 pro 4690? Qual uma placa mãe boa e com bom custo benefício pra usar algum deles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse, é só eu começar a pesquisar sobre computadores e a vontade de montar um vem muito forte... to vendo que vou me individar... hauahuaahu.

 

Me diz uma coisa, pra jogos, dá muita diferença desse i5 4460 pro 4690? Qual uma placa mãe boa e com bom custo benefício pra usar algum deles?

Do 4460 pro 4690?? Praticamente zero.. Se der 3 ou 4 FPS será muito.. 200 reais pra 4 FPS a mais é queimar dinheiro..

 

Placa-mãe, depende da sua necessidade. A partir de uns 250 reais, tem uma ótimas MOBOs com chipset B85...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do 4460 pro 4690?? Praticamente zero.. Se der 3 ou 4 FPS será muito.. 200 reais pra 4 FPS a mais é queimar dinheiro..

 

Placa-mãe, depende da sua necessidade. A partir de uns 250 reais, tem uma ótimas MOBOs com chipset B85...

 

 

Opa, valeu pela resposta.

 

Realmente, tava dando uma pesquisada e a diferença é muito pouca, porém na pichau, a diferença de preço é praticamente 100 reais, pagando à vista. Ainda assim não vale?

 

Tem algum modelo específico a recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pela resposta.

 

Realmente, tava dando uma pesquisada e a diferença é muito pouca, porém na pichau, a diferença de preço é praticamente 100 reais, pagando à vista. Ainda assim não vale?

 

Tem algum modelo específico a recomendar?

O processador, fica a seu critério..

 

Placa-mãe Custo x Benefício

 

http://www.kabum.com.br/produto/40842/placa-mãe-asus-p-intel-b85m-e-br-lga-1150

 

http://www.kabum.com.br/produto/50643/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-b85m-d3ph-lga-1150-box

 

 

Caso tenha uma grana à mais, pode optar por algo mais avançado:

 

http://www.kabum.com.br/produto/46635/placa-mãe-msi-p-intel-h87-g43-gaming-lga-1150-usb-3-0-sata-6gb-s-box

 

http://www.kabum.com.br/produto/53095/placa-mãe-gigabyte-para-intel-inside-ga-h97-hd3-lga-1150-box-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do processador vai do seu bolso mesmo, porque atualmente a diferença vai ser mínima. Se tiver 100 conto dando bobeira e estiver disposto a um clockzinho maior, vai na fé.

 

Tem essa mobo aqui também que eu estou quase comprando agora antes que acabe:

 

http://www.kabum.com.br/produto/49722/placa-mãe-msi-para-intel-b85m-g43-military-class-4-lga-1150-box

 

Única reclamação dela que eu vi até agora foi do @Thund em relação ao plug de USB 3.0, mas acredito ser por causa do gabinete dele.

 

EDIT: Mals Thund, agora que eu vi que você tem a H87-G43, hehehe. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa que eu esqueci de falar... se for mexer totalmente no seu PC e for de Intel, troque sua fonte. Ela não é "Haswell ready" e não achei em nenhum lugar algum comentário de alguém que tenha conseguido usar essa quarta geração da intel com essa fonte.

 

O porque disso, é que essa geração tem um sistema novo de usar acho que 0,5w em idle, algo que só novas fontes conseguem fornecer. Uma fonte que não fornece isso simplesmente vai desligar o PC quando você não utiliza-lo. A teoria é mais ou menos essa, tem toda uma explicação lógica desse novo sistema, apenas postei o que eu lembrei de cabeça. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em pegar a XFX 550w... qq acha? Tem alguma outra melhor custo benefício?

 

É a que vou pegar e a ideal para qualquer PC gamer sem muitas firulas. Ótima fonte e que promete durabilidade.

 

Só vi ela no Kabum disponível por enquanto por 315 pila, meio caro mas ainda compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como vou esperar, ao menos a virada do mês para comprar a maioria das coisas (talvez pegue a placa mãe para aproveitar o preço), talvez ache com um preço melhor.

 

Me digam uma coisa, qq acham desse gabinete aqui: thermaltake urban t31 com janela

http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00002143

 

Meu NZXT lexa s acho que ainda dá pro gasto, porém, se eu vender o pc completo, terei que comprar outro gabinete. Curti muito este, pois não gosto de gabinetes "gamers", cheios de curvas e firulas. Esse tem um visual sóbrio que me chamou a atenção.

 

Será que vale a pena? Thermaltake é marca boa pra gabinete? Mesmo vindo só com 2 fans stock, comparado com os 4 do meu lexa-s, será que por ser mais novo, teria um rendimento melhor em questão de temperatura?

 

Achei por 306 reais na londritech, com mais 50 reais do frete. Bom preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thermaltake a partir da faixa de preço de uns 300 reais são excelentes sim, principalmente no visual. Mas nessa faixa de preço também existem os Coolermasters, Corsairs e NZXT que possuem ótimos gabinetes.

 

Esse que o RSFaria é o melhor atualmente pra quem não quer saber de janela de acrílico. Estou tendênciando para a Corsair Carbide Spec-03, se bem que eu gostei muito também do Zalman Z3 Plus (e esse tem um apoio para VGAs muito pesadas, achei demais isso).

 

Gabinete é de gosto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é gosto... desculpe a franqueza, mas achei meio "sem graça" esse gabinete da corsair. Também é bastante sóbrio, porém não me passou um ar de sofisticado como o urban t31. Já esse zalman achei legal, porém com um desenho mais gamer.

 

Claro, estou falando apenas da estética deles, na minha opinião, e não da funcionalidade, pois essas eu não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...