Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Phenom x4 955 BE Esquentando 81º


EdioGracie

Posts recomendados

Boa noite galera, estou com o seguinte problema:
Possuo um processador phenom x4 955 Black Edition, e reparei há um tempo, um certo lag em jogos simples (dota 2) que deveriam rodar absolutamente lisos na minha máquina, e agora recentemente o pc começou a desligar quando eu jogava. fui verificar no everest e vi a temperatura de 81º no processador! imaginei logo que minha pasta térmica tinha ido pro saco, mas tb o meu cooler era um generico bem *****, então resolvi trocar o cooler. Peguei um Hyper TX3 da Cooler Master, chegou hj, apliquei a pasta termica nova, instalei o cooler e quando fui verificar a temperatura ainda se mantiveram os 81º. Estranhamento quando eu verifico a temperatura na BIOS ao iniciar o pc a temperatura bate 40º. Sei que ao iniciar o pc ele normalmente ficaria mais frio mesmo, mas pela metade? Alguém tem uma luz? será que meu processador foi pro saco?

post-574231-0-56558100-1410399619_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, novo dado que eu gostaria de compartilhar. Recentemene eu tb troquei minha placa mãe. ela é uma Gigabyte 870a-Ud3. Não sei se o problema está conectado a ela, mas ele só apareceu depois da troca. Será que pode ser ela que está esquentando o processador? voltagens erradas, ou algo do genero? acredito que o medidor de temperatura não está ruim não, as vzs ele cai pra 80 ou 79, as vzs sobe pra 82. Desculpem a minha ignorância galera, sou um pouco leigo, e de ante-mão, muito obrigado a todas as respostas e qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom voce mesmo citou que a temperatura no BIOS era 40°C e se voce olhar, no everest o processador marca 81°C mas logo abaixo a temperatura dos núcleos aparece como 37°C...

 

Provavelmente é erro de leitura, ate onde eu sei os processadores AMD phenom não tem mais que um sensor de temperatura para o processador todo, pelo menos meu Phenom II 965 e meu antigo Phenom II 710 só mostravam a mesma temperatura para tosos os núcleos e para o processador...

 

O everest ja é um software antigo e foi descontinuado ha alguns anos... existem outros programas gratuitos que medem as temperaturas como o HWmonitor, o SIW, o OCCT, o Speccy... se quiser mesmo tirar a prova, de forma rapida da pra fazer o teste do "dedometro" se seu processador realmente estiver acima de 70°C voce provavelmente não conseguira manter a mão sobre o dissipador/heat pipes por mais que alguns segundos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado! vou fazer os testes e posto aqui os resultados! Vou testar nesses programas, e vou procurar atualização da BIOS... sobre a placa de video, ela é uma Radeon HD 5670. o Catalyst esta atualizado, mas li em alguns lugares q essa placa é ***** com esse lance de esquentar. Enfim, farei os testes e postarei os resultados! obrigado por acompanhar!


Galera. atualizei a BIOS, baixei os programas e fiz os testes. Apresentaram os seguintes resultados (segue em anexo): vou pedir desculpas mais uma vez, mas eu tive certa dificuldade em ler os dados que eles me deram, o que eu vi com o HWinfo foi que a "temperatura 3" do cpu se manteve alta, e no Easytune 6 eu botei print das 2 abas que pelo que eu entendi sao as que interessam, mas sinceramente nao consegui ler muito bem. Se algum de vocês puder me dar alguma luz quanto a leitura desses testes, seria de grande valia! No fim dos testes eu ainda não sei qual é a conclusão, se meu CPU foi pro saco ou nao! rs.

post-574231-0-05401800-1410486217_thumb.

post-574231-0-66867300-1410486222_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se o processador esta funcionando, logo ele "não foi pro saco" essa temperatura de 80°C certamente é bug nos sensores, como ja foi dito. cabe buscar então outra razão para os travamentos, eu sugeri que a temperatura da placa de video (GPU) estava meio alta, visto que a placa aparentemente estava com pouco uso e batendo 72°C... então durante os jogos ela poderia estar chegando acima de 100°C e gerando lags/travamentos...

 

Para testar isso bastaria voce jogar o jogo e quando o jogo começar a travar voce verificar as temperaturas, e se possivel ver no gerenciador de memoria se o travamento não seria devido a alta exigencia de memoria/processamento...

 

dependendo do modelo da fonte e se ela for instalada na parte de cima do gabinete, recebendo ar quente dos demais componentes pode ser que ela tambem esteja superaquecendo e desarmando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador não desliga a 63°C, se eu não me engano ele baixa o clock a 90°C e desliga a 95°C. Já cheguei a 90°C fazendo over no meu Athlon com o cooler (box) empoeirado (entupido mesmo)...

Esse "sensor" mostrando 80°C provavelmente é uma entrada que não está sendo usada, o programa que você está usando não deve saber que essa sua placa não usa esse sensor. Tenho esse problema com um PC aqui, várias tensões diferentes que não fazem sentido algum e 3 sensores de temperatura que mostram 106°C, na verdade, esses sensores não estão presentes e essas entradas de tensão estão desconectadas.

Se sua placa de vídeo está a 72°C em idle, esse deve ser o problema... Veja o quanto de poeira tem no cooler dela rs  :P

Outra coisa que eu esqueci de falar... nesse seu processador, o sensor interno não reporta a sua temperatura real. Em algumas situações você poderá notar que a temperatura do sensor interno e o do sensor da placa ficam diferentes. A placa-mãe usa um sensor que fica dentro do processador, mas que entrega a temperatura real. O sensor que aparece como interno do processador no hwinfo deve ser usado somente para "uso interno", especificamente controlar a velocidade do ventilador. "70°C" naquele sensor = velocidade máxima do cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...