Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte AT excedendo tensão de saída


Johnny Bravoo
Ir à solução Resolvido por Johnny Bravoo,

Posts recomendados

Peguei esta fonte funcionando para fazer um projeto de modificação e transformá-la em uma fonte regulável de 9V à 14,4V. Ela estava ligada quando parou de funcionar e começou a fazer um ruído meio baixo, ja na hora desliguei e tentei virar a chave para 220V pois já peguei várias fontes com este problema e era só trocar o cap 105k~250V que resolvia (as vezes também o resistor de 100ohms que fica próximo alterava valor e era só trocá-lo também), porém notei que não houve efeito. Levei um susto ao encostar o multímetro e notar que a tensão de saída nos 12V ultrapassava os 600V que o multímetro mede. Troquei o cap 105K e o resistor 100ohms que estava alterado, troquei um cap 33uF/275V que realizava a filtragem da fonte, um de 1000uF/16V que filtra a linha 12V+ e ambos os schotky do primário sem sucesso!

 A unica mudança que tive foi que agora ela liga com tensão 225V (ao ligar com a chave em 220V) e algo oscilando entre 96V e 78V (ao ligar a chave em 120v) ambos os testes feitos em uma tomada 127VAC.
Já verifiquei quase tudo! Todos os diodos da fonte estão OK! Os schotky estão perfeitos e funcionaram ao ligar em outra fonte. Os mosfet do secundário também estão ok e foram testados em outra fonte sem problemas.

 Qualquer dica é sempre bem vinda!
Fabricante: Computer Source International Co.

Modelo: PS-250W

Ano Fab: 28/11/1996 (quase 18 anos!! hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Projeto antigo, não usa sequer um foto acoplador! Só utiliza vários transistores do circuito de proteção e conversão de tensão e, inclusive, um equivalente do 7805 que alimenta o PWM KA7500-B, que está tudo normal por ali. Há possibilidade de ser trafo? Visto que a tensão passa quase que diretamente por ele, sem que esta diminua para ao menos 45V. Problema é que acho difícil achar um idêntico à ele.


Também estou com um pouco de receio quanto à realizar testes com ela ligada, visto que os capacitores irão continuar carregando até explodirem, ou danificar mais componentes por excesso de tensão. Esqueci também de citar que um dos capacitores de filtro 220uF/200V da linha 220V+ estava melado, mas mesmo realizando a troca de ambos, nada ocorreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique o transformador retirando ele da placa da fonte e testando suas bobinas se fazem continuidade . Verifique os fets que alimentam o trafo. Verifique os diodos que saem do trafo no secundário, pois eles podem estar em curto e deixar passar corrente para tras e isso provoca alta tensão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Trafo está bom, Fets estão bons, diodos tanto do secundário quanto do primário estão perfeitos, porém nada de funcionar! Parece ser intermitente este defeito... bom, hoje à tarde vou passar na oficina de um amigo pra ver se consigo uma outra fonte para ao menos terminar o projeto. Vou deixar esta para proveito de peças mesmo, já que vários componentes podem ser aproveitados. Obrigado pela ajuda de todos e podem fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...