Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC de até uns 4 pra jogos + renderização


Posts recomendados

Bom dia! Vi agora na edição que faltou um "K" no título. 4k.

 

Tem quase uma década que não monto desktops, mas agora vou precisar de um pra minha empresa e que também será usado pra games (não sou de ferro e a Steam não me ajuda a parar de comprar). Como estou completamente enferrujado no mercado, gostaria de pedir pra vocês uma sugestão na montagem. Fiz uma pré-configuração no Pichau e vou colocar aqui de qualquer maneira apesar de que deve estar toda "errada" no balanço. Ah, e pagamento será à vista.

 

Além de ser gamer, minha empresa trabalha com renderização 3D e 2D, então memória e placa de vídeo são essenciais pra minha vida profissional, não só pessoal.

- O monitor que utilizo é um Dell UltraSharp 27" Color Corrected 1440p@DisplayPort, então preciso que a placa de vídeo tenha essa saída (óbvio pra desktops, mas nos meus últimos anos utilizando notebooks foi praticamente impossível achar um que me atendesse e tivesse DP. Tanto que nunca levei o monitor até full res). Já comprado, então obviamente não está no orçamento

- Para armazenamento utilizarei dois SSD Samsung 840 EVO de 250GB em RAID-0 (provavelmente comprados nos EUA? Ou acho aqui por valor razoável?). Consegui o Kingston v300 de 240GB por 380 cada (760 o par, 480GB), e os Samsung por 450 cada, acham melhor gastar os 140 reais a mais e ter os Samsung? O custo deles está fora do orçamento, porque se achar em Israel no fim do mês compro ambos.

- Teclado já tenho um que gosto

- Mouse idem

- Não utilizo drives ópticos e prefiro não ter

- Tenho licenças do Windows

- Preciso de um bocado de memória RAM, no mínimo 16GB inicialmente.SolidWorks, KeyShot e Photoshop praticamente SUGAM memória. Não sei se seria melhor (pelo custo/benefício) usar 16GB 2400MHz, 32GB 1866 (ou 1600?) ou enfiar o pé na jaca e já instalar 32GB de 2400MHz (que consigo por preço muito bom, por isso a escolha)? Realmente estou enferrujado.

- Gabinete o mais clean possível, preferencialmente pequeno (existe isso?)

- Silencioso. Sem watercooler.

- AH. Portas USB 3.0. Onde couber, preciso delas, assim como de um leitor de SD (pra não ter que usar leitor externo toda hora, mas qualquer coisa já deixo ele na mesa).

 

Sou sempre a favor da megalomania, por isso sinceramente nunca cogitei um processador sem ser um i7, nem uma placa de vídeo abaixo de uma GTX770 (não sei sobre marca, memória, etc..., melhor custo/benefício é o preferencial). Posso e devo estar errado quanto a ambos. Não tenho mais paciência pra overclock, então o que vier, continuará. Às vezes sinto que posso estar montando um overkill absurdo e não realmente necessitar do i7 e GTX 770 (só SSD e memória que sei que realmente preciso de muito e rápidos), mas quando você é leigo é melhor mirar pro alto do que passar raiva com algo undespec'ed.

 

Sem mais delongas, o que eu fiz no "Monte seu computador" da Pichau + peças de fornecedores que tenho:

 

- Processador e cooler Processador Intel Core I7-4790 haswell, 3.6GHz, 8MB, Quad-Core - BOX (R$990)
- Cooler BOX Original Intel (acompanha o processador) (R$0,00)

 

- Placa Mãe ASRock Z97M Pro4, chipset Z97, LGA 1150 - BOX (R$409)

 

- Memória consigo a Corsair Pro Vengeance 2400MHz de 8GB por R$320 o pente, então seriam 4x isso = R$1280

 

- Placa de Video Zotac Geforce GTX770 AMP 2GB 256Bit, ZT-70303-10P - BOX (R$1099)

 

- Gabinete Bitfenix Phenom Black MicroATX, BFC-PHM-300-KKXKK-RP - BOX (R$361)
- Ventoinha Aerocool Dark Force Black 140mm, EN51332 - BOX (R$20)

 

- Fonte Cooler Master GXII 750W, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, RS750-ACAAB1 - BOX (R$391)

 

Total disso está em R$4550. Posso colocar só 16GB iniciais de RAM, e aí já baixa pra R$3910. Claro que se tiver um i7 bem mais barato que tenha performance comparável, uma outra placa de vídeo boa, etc... estou aberto a sugestões. Na realidade o que mais quero são sugestões e que destrinchem minhas escolhas! E queria manter esse orçamento, mas se for necessário meio que o céu é o limite se realmente for fazer diferença (importante ter custo/benefício bom)

Agradeço antecipadamente,

 

Ordos

 

 

 


Ah, por sinal... Estou disposto a desconsiderar quase tudo acima (menos memória+ssd) se der pra montar um PC micro-ITX bom (e conseguir um gabinete clean, como o Bitfenix Phenom, que tem modelo micro-itx também). Não precisa ter specs tão absurdas. Troco performance por comodidade e tamanho tranquilamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenha dúvida que os SSD Samsung são muito mais superiores, sem contar que esse v300 da Kingston entrou "bichado" no mercado.

 

Você não considera mesmo um overclock? OC geralmente não traz quase nenhum benefício em jogos, mas em aplicativos de renderização principalmente faz uma boa diferença. Você pode ganhar alguns segundos ou talvez minutos a mais que em seu negócio valham algum dinheiro (e com certeza valem). É algo a se pensar, não agora, mas futuramente.

 

Invejei a configuração, mas vou deixar para o pessoal comentar sobre os preços.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidido então, 840 EVO ou 850 PRO/EVO se encontrar. Atualmente uso e gosto muito dos Corsair Force GT nos laptops, mas pra esse desktop prefiro Samsung mesmo.

 

Negócio de overclock é por causa da eficiência térmica do cooler. Não queria/quero ter que colocar um cooler aftermarket (e normalmente mais barulhento), e nem ter que partir pra watercooling. Foi por isso que coloquei o 4790 normal e não o Devil's Canyon (e acredite, o megalomaníaco dentro de mim ficou empolgado até com o nome), mesmo tendo diferença de só R$100 entre eles. Se der pra overclockar sem tanto problema de temperatura, aí fica ótimo....

 

[E porque por volta de ~2000 quando eu era jovem e gostava disso, fritei alguns processadores, dentre eles um P4 478 2.8GHz a se não me engano 4.1GHz e fui por alguns dias o top do 3D Mark (ou PC Mark? Não lembro). Traumatizei e achei melhor parar com isso ehehehe.]

 

Por sinal, até assustei quando pesquisei essa semana. Agora já tem como montar um desktop animal MicroATX e Mini ITX? Wow.... viver no mundo dos laptops pela última década me deixou me sentindo velho por não saber as coisas. O último desktop que montei usava chassi 3U de servidor, da Nilko!

 

Edit: Ligando pra alguns fornecedores consegui também essas duas placas de vídeo, valem a pena?:
- Gigabyte GTX 770 2GB DDR5 por 1200 reais

- Gigabyte GTX760 WINDFORCE3X 256Bits 4GB por 1050 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, agora posso responder com calma... cheguei em casa!

 

Se há a possibilidade do Samsung 850, vá sem medo, pois até onde li é considerado o melhor SSD no mercado atualmente. Se tiver tempo, leia reviews acerca dele. Aqui vai um. Chega a dar medo os 10 anos de garantia que os caras dão!

 

Já fui muito parecido contigo nessa questão de sempre querer inflar o seu "e-penis" com peças diferenciadas e de alto desempenho. Na verdade eu ainda sou assim um pouco hahahaha. É normal isso, fica tranquilo.

 

Sobre o OC, sempre fiz nos meus processadores, mas de leve, nunca passando dos 70 graus (cooler stock). OC mais hardcore já não tenho experiência e não tenho certeza se apenas soluções à água são recomendados. Tem um cooler que o pessoal aqui do Clube indica MUITO que é o Cooler Master TX3 e pretendo comprar ele assim que trocar minha máquina. Eu acredito que para um overclock mais leve ele dá conta do recado. Mas se for partir para a sua premissa violenta de fritar o processador, vá de nitrogênio de uma vez! :D

 

---

 

Opinando agora as peças:

 

Essa placa mãe não seria necessária se você não vai fazer OC ou Sli/Crossfirex. Mas como você precisa de facilidades como Raid 0 e USB 3.0 de sobra, ela te atenderá bem e com um bom preço.

 

A memória seria exagerada também na questão da frequência, pois você só aproveitaria ela em um possível OC. A frequência nativa dos Intel atualmente é 1600mhz. Acho que você economizaria bem mais nesse ponto.

 

A VGA (Zotac) está ótima e com um bom preço. Considere a r9 280x também, estão rolando algumas promoções relampagos nos últimos dias, acredito que para limpar o estoque para a chegada da r9 285. Nesse seu monitor eu apostaria em uma GTX 780 ou uma R9 290, que são algo em torno de 500 a 800 reais mais caras que as versões anteriores. Sobre marca, não tem muito mistério. A Zotac atualmente está muito recomendada pelos 2 anos de garantia que eles dão no Brasil. EVGA, MSI, Asus, Sapphire, Gigabyte, todas vão te atender com tranquilidade.

 

O gabinete é legalzinho, mas sério... TODOS os PCs que eu vi nessa configuração de micro/mini ITX nesses gabinetes ou tinham watercooler ou tinha um air cooler razoável. Não manjo muito do assunto, mas pela lógica com tantos componentes muito perto um dos outros é possível que a refrigeração fique um pouco mais complicada. Mas... seria bom aguardar a opinião do pessoal aqui.

 

Fonte: Achei superdimensionada para a sua config. Utilize este site e calcule esta configuração. Não vai passar de 400w no full. Se você realmente fizer total questão de uma fonte mais poderosa, recomendo fortemente esta aqui, pelos ótimos reviews que a marca recebe no mundo todo. Tem a versão de 550w também, mas está difícil achar.

 

----

 

E chega de digitar ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta!

 

O negócio é que não troco de computadores sempre, como maior parte dos gamers. Já tive minha fase, e agora é só quando realmente os programas pesam muito. Hoje ainda uso um HP HDX 16T que comprei no fim de 2008, com GeForce 8600M GT, 4GB de RAM, Core2Duo T9600, SSD Corsair Force GT de 240 + HD de 320GB e "funciona", mas na hora que abre o Solidworks já tem que fechar Chrome e Photoshop, e em casa tenho um Samsung Series 9 MK1. Além disso estou recebendo semana que vem algumas máquinas e precisarei realmente usar mais o Solid e renderizar. Se não fosse por isso, continuava com o velho notebook mesmo. Hoje só troco quando REALMENTE preciso, então quero que esse PC dure uns bons 5-6 anos (que pra renderização é plausível, não tenho normalmente muitas peças e conjuntos montados, só partes separadas).

 

Na época eu usava peltier + sala de servidor pra tentar chegar no máximo possível de benchmarking ehehe....

 

-Tem alguma placa mãe mais simples mas com RAID-0 e algumas USB 3.0? Só botei essa porque sempre usei mobo Asus e era a mais barata delas.

 

-Bom saber isso da memória, vou procurar pentes de 8GB e 1600MHz por um preço melhor.

 

-Obrigado, não conhecia essa marca também e por isso estava sem confiança. Prefiro sempre produtos da NVidia que da AMD, já tive alguns notebooks que literalmente derreteram as placas de vídeo, e duas placas "pro-level" da AMD de 12k cada (em 2007) que TAMBEM derreteram as soldas. NVidia no coração aqui. A GTX780 "vale" custar quase o dobro da 770? Li que a 970 deve lançar mês que vem e tem performance comparável à 780, e talvez seja mais barata, não?

-Nosso ambiente tem ar condicionado central @22 graus. Não sei se faz tanta diferença na temperatura interna do gabinete (e nem como é o fluxo interno dele)

 

-Fonte o site falou que precisaria acima de 510w, e essa era a logo acima (ou era 500 ou 750w), por isso esse modelo.

 

O processador você recomendaria que continue com o i7 4790, parto pro Devil's Canyon (preço é infimamente maior)?

Muito obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você fosse só jogar, i5 te atenderia com folga. Mas como você vai mexer com soft pesado, não tem jeito, vai de i7 mesmo. Os FX top de linha da AMD também te atenderiam nos softs, mas te deixariam na mão nos jogos. Sem contar a temperatura e consumo, ou seja, esqueça AMD anyway.

 

Um amigo meu montou uma máquina parecida com essa que você postou, mas usando uma Asus B85M e uma Sapphire 280x, 16gb 1600mhz Corsair Value (a mais vagabunda) e mesmo processador. Ele é arquiteto e usa muito Sketchup e Vegas e ficou um tesão, diga-se de passagem. O besta deveria ter ido de Nvidia para aproveitar a tecnologia Cuda no Sketchup, mas mesmo assim ficou excelente. Config melhor que essa, só partindo para os Intel Xtreme, mas o preço sobe pra *****.

 

Já que você vai viajar, lá fora você consegueria com folga uma 780 ou 780 TI pelo preço de uma 770 aqui no Brasil. Na verdade acho que você confundiu eu ter falado da 780 e você pensou que era a 780 TI (são diferentes). Tanto a 290 (sem o X) quanto a 780 (sem o TI) saem em média por 1700,00 na Pichau. Segue a irmã gemea dessa 770 que você postou: link. Talvez valha a pena olhar a 970 lá fora, mas duvido que ela fique barata aqui de cara no Brasil.

 

Minha única preocupação é o seu monitor ser 1440p e sua config ter uma certa folga em jogos futuramente. Ainda não vi uma config pessoalmente rodando nessa resolução. Acho que o amigo @Thund pode nos ajudar nesse assunto.

 

A placa mãe você pode pegar alguma da família H87/H97, porém elas estão na mesma faixa de preço dessa que você postou. Abaixo disso tem a família B85, mas que não tem raid-0 e poucas portas usb 3.0. No final das contas para o que você precisa, não vai dar pra fugir muito dos quatrocentos reais em média.

 

A questão da fonte é totalmente discutível quando se trata de recomendação de fabricantes ou lojas. Eles sempre jogam muito acima para vender uma fonte mais cara. Mas independente do que você pegar, vá de XFX ou Seasonic sem medo de ser feliz. A Seasonic é considerada a melhor fabricante de fontes no mundo e as fontes da XFX usam o componentes da Seasonic.

 

Quanto ao processador o que vai mudar é a questão de OC. Se não vai mexer, deixe o "Canyon do Capeta" quieto. :D

 

Abraços.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah.... ce me convenceu a pegar o Canyon e no futuro (que tenho certeza que vai ser daqui a umas... 3 semanas) começar a overclockar. É igual carro turbo, e o exato motivo porque agora só tenho aspirados ehehehe.

 

Beleza, clareou demais aqui, muito obrigado. A memória devo acabar indo na Corsair 2400MHz mesmo porque o preço dela está menor que das 1600MHz, e porque li que os Devil's Canyon ficam "felizes" com memória mais rápida. Placa mãe desse preço acaba que então a Z97 Pro4M está boa e atende bem os requisitos, já que além de tudo é Micro-ATX e aceita os Capetas.

Fonte é algo que nunca entendi e não conhecia essas marcas, mas então procurarei uma de 550 a 650w delas pra não ter risco.

Genial, problema resolvido (até alguém mais postar aqui e complicar de novo :P)

Muito obrigado pela consultoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Processador: pega um i7-4790k pois ele é de fato a 5º geração (sem k ele é 4º geração). E como tem um single-thread mais forte dos intel para "consumidores comuns" ele será de alta ajuda nas renderizações.

 

- CPU Cooler: se quiser ficar no que vem junto com o CPU sem problemas, mas sugiro dar uma olhada no "cooler master 212x", bem eficiente e silencioso. Mais silencioso ainda? Olhe com carinho para os noctuas.

 

- Placa Mãe: vai feliz naquela que você quiser (obviamente com chipset z97 para o caso de querer um pequeno over e alguns extras).

 

- Memória: povo diz que frequência alta = melhor para usar em renderização, eu acho que 4x 8GB DDR3 1600 MHz deixa qualquer máquina rodando suave.

 

- Placa de Vídeo: as 780ti aqui no Brasil estão de 2,7k em média, de uma olhada aí em Israel para ver se compensa comprar fora do brasil.

 

- Gabinete tamanho micro estou por fora.

- Ventoinha: seja feliz http://www.noctua.at/main.php?show=produkte&setlng=en&products_id=85

 

- SSD: Samsung 840 EVO <- ainda vai demorar para aparecer algum bom como isso, os de 250gb estão por volta de 400 reais no mercado livre.

 

- Fonte: segundo o site http://extreme.outervision.com/PSUEngine uma fonte de 500w segura sua configuração sem problemas, mas se quiser uma folguinha maior sugiro uma fonte de 550~600w. SeaSonic não vai te deixar na mão tanto em eficiência como nos cabos (um modelo básico de 430 que comprei veio com cabos de 8p e 6p e 6p+2, me diz aí que outra marca oferece isso).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Processador: pega um i7-4790k pois ele é de fato a 5º geração (sem k ele é 4º geração). E como tem um single-thread mais forte dos intel para "consumidores comuns" ele será de alta ajuda nas renderizações.

 

- CPU Cooler: se quiser ficar no que vem junto com o CPU sem problemas, mas sugiro dar uma olhada no "cooler master 212x", bem eficiente e silencioso. Mais silencioso ainda? Olhe com carinho para os noctuas.

 

- Placa Mãe: vai feliz naquela que você quiser (obviamente com chipset z97 para o caso de querer um pequeno over e alguns extras).

 

- Memória: povo diz que frequência alta = melhor para usar em renderização, eu acho que 4x 8GB DDR3 1600 MHz deixa qualquer máquina rodando suave.

 

- Placa de Vídeo: as 780ti aqui no Brasil estão de 2,7k em média, de uma olhada aí em Israel para ver se compensa comprar fora do brasil.

 

- Gabinete tamanho micro estou por fora.

- Ventoinha: seja feliz http://www.noctua.at/main.php?show=produkte&setlng=en&products_id=85

 

- SSD: Samsung 840 EVO <- ainda vai demorar para aparecer algum bom como isso, os de 250gb estão por volta de 400 reais no mercado livre.

 

- Fonte: segundo o site http://extreme.outervision.com/PSUEngine uma fonte de 500w segura sua configuração sem problemas, mas se quiser uma folguinha maior sugiro uma fonte de 550~600w. SeaSonic não vai te deixar na mão tanto em eficiência como nos cabos (um modelo básico de 430 que comprei veio com cabos de 8p e 6p e 6p+2, me diz aí que outra marca oferece isso).

 

Bem lembrado Corre, essa 212x é bem recomendada também. Quanto a Noctua, deve ser a melhor marca de coolers atualmente, não? Pelo menos na gringa os caras usam muito essa marca. O problema é o preço delas aqui no BRhu3hu3.

 

Vai na fé Ordos, o importante é que você já começou bem a montagem, agora é só ajustar detalhes, marcas, benefícios específicos para seu uso, etc. O que eu acabei de saber em outro tópico é que vários donos de R9 280x da Sapphire e Gigabyte estão com problemas. Caso você mude de ideia quanto à Nvidia, vá de MSI. Mas pelo visto acho difícil você ir de Radeon hehehe.

 

Segue um artigo interessante sobre as memórias na arquitetura Haswell. Se for de 2400mhz, procure as de latência CL9.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, numa resolução de 2560x1440 a GTX 770 pode não te trazer o "desempenho" que você procura... E em resoluções mais a R9 280X seria melhor também, se você ver os comparativos vai ver que em placas equivalentes da AMD sempre se saem um "pouquinho" melhor em resoluções maiores que 1900x1080p.

 

Pra rodar tudo no Ultra aí nessa resolução, eu não iria com nada menor que uma GTX 780... Se tiver grana pra 780Ti seria perfeito, porque ela "brilha" em resoluções maiores. (Até porque uma 780Ti num monitor 1900x1080 é um tremendo overkill  :lol: )

 

De resto, o pessoal já falou tudo.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas! Os mantenho informados, agora é realmente pesquisar e comprar!

É, Radeon não animo não... sempre tento e sempre arrependo depois hehehe... Um "problema" desse build é que não tenho um teto de orçamento (se for pra melhorar performance pra empresa, não só pros meus jogos, tudo é justificado), e vocês sem dúvidas devem saber como é difícil segurar. É o famoso efeito borboleta "ah.... já estou colocando um Devil's Canyon, então agora vou de 32GB de memória 2400mhz né.... então ideal são dois SSD em RAID-0 ao invés de um SSD pequeno pro OS + HDD... e então hora da 780Ti!!!"

Na minha cabeça isso faz MUITO sentido, só tenho medo de arrepender depois pelos "diminishing returns" (4k a mais em 16GB+780Ti+XYZ+ABC não justificam 40% a mais de performance, já que posso comprar duas máquinas e mandar uma renderizar enquanto trabalho na outra ehehehe.... Vamos ver! Continuo aceitando dicas, e gostei muito das sobre os coolers, porque não aguento barulho (já bastam as impressoras 3D).

 

Abraços!


*****. Ok, vou de 780Ti. Diferença não é tão grande em preço dela pra 770 GTX (+-1k), achei que fossem uns 2.5 a mais (não tinha lido) ainda.

 

Das que a Pichau vende (e das que tem no Brasil à venda em outra loja), tem alguma que acham que é melhor ou mais recomendada? Será que ela no micro gabinete fechado não vai ficar horrível? Porque disso (gabinete clean e pequeno) não posso abrir mão. Tem que ser o Bitfenix Phenom Black mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As rainhas de recomendações de GTX780 TI são essas:

 

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-evga-geforce-gtx-780-ti-classified-kngpn-edition-w-evga-acx-cooler-3gb-gddr5-pci-exp.ptml

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-evga-geforce-gtx-780-ti-superclocked-w-evga-acx-cooler-03g-p4-2884-kr-3gb-gddr5-pci-exp.ptml

 

A primeira por já vir com um OC absurdo de fábrica, talvez ficaria melhor com uma fonte acima dos 650. Mas eu pessoalmente iria com a segunda opção, pois falam muito bem desse ACX cooler da EVGA. Considere fortemente também MSI pela flexibilidade de configuração de profiles (silencioso, hardcore, gamer, etc), Zotac pelo custo menor e boa garantia e Gigabyte pelo poderio na hora de fazer OC. Se o escorpião no seu bolso é manso, vá de EVGA com tranquilidade.

 

Uma questão que esqueci de abordar. Você já utiliza raid-0? Ele te trás benefícios satisfatórios no dia-a-dia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Hoje após acordar com mais bom senso resolvi comprar tudo menos os SSD e placa de vídeo aqui. BTW, e DDR4? Vale?

Cara, só usava RAID-0 na época em que não existiam SSDs e pra ter performance de verdade era necessário instalar pares de HDs SCSI de 15k RPM e fontes absurdas. Isso ainda existe por sinal?!?! Com SSD nunca testei e sendo sincero no fundo não creio que haja necessidade porque mesmo os mais básicos (como os originais de fábrica M-Sata do Samsung Série 9) já tem performance absurdamente boa. Como 480-500GB de armazenamento é mais do que suficiente pro meu uso já que não mantenho arquivos de clientes comigo após terminar os trabalhos, e não gosto de ter muitos jogos instalados sem jogar, pensei que era uma boa hora de usar um de 500GB ou testar um par em RAID-0 (que supostamente alguns modelos chegam a quase 1GB/s) só pra ver se realmente é ***** mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Hoje após acordar com mais bom senso resolvi comprar tudo menos os SSD e placa de vídeo aqui. BTW, e DDR4? Vale?

Cara, só usava RAID-0 na época em que não existiam SSDs e pra ter performance de verdade era necessário instalar pares de HDs SCSI de 15k RPM e fontes absurdas. Isso ainda existe por sinal?!?! Com SSD nunca testei e sendo sincero no fundo não creio que haja necessidade porque mesmo os mais básicos (como os originais de fábrica M-Sata do Samsung Série 9) já tem performance absurdamente boa. Como 480-500GB de armazenamento é mais do que suficiente pro meu uso já que não mantenho arquivos de clientes comigo após terminar os trabalhos, e não gosto de ter muitos jogos instalados sem jogar, pensei que era uma boa hora de usar um de 500GB ou testar um par em RAID-0 (que supostamente alguns modelos chegam a quase 1GB/s) só pra ver se realmente é ***** mesmo.

 

Não digo que você não terá performance fazendo raid 0, mas sem o raid o SSD já é suficientemente rápido. Na minha opinião, raid 0 de SSD é overkill hehehehe. Mas é aquela história né, você vai utilizar a máquina profissionalmente também. Qualquer performance que você conseguir alcançar no mercado é melhor para suas atividades. Dá uma olhada nesse vídeo aqui para você ver a diferença com e sem raid 0.

 

Esse novo chipset da Intel X99 com as DDR4 estão muito recentes ainda. Você pode até olhar lá fora como estão os preços, mas por enquanto é equipamento de entusiasta overkill of doom e mesmo assim a performance atualmente não compensa o valor. Sem contar que as placas mãe com chipset novo tem a tendência de darem problemas nos primeiros meses. Você acaba gastando uma grana pesada para ser um dos primeiros a experimentar as novidades, mas acaba virando uma cobaia das fabricantes. Todos estão dizendo para esperar até 2016, quando provavelmente as DDR4 estarão mais populares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, tem essa.... Às vezes um SSD de 500GB vale mais a pena do que RAID-0 em dois de 250GB. Acho que nunca percebi um momento (mesmo em transferencia de arquivos absurdamente enormes) em que pensasse "é.... queria que fosse mais rápido esse SSD".

 

Isso da DDR4 (e também de usar RAID) é mais verdade ainda no meu uso, porque se der problema e eu ficar sequer 1 dia sem a workgamestation já trava completamente meu fluxo e me compromete $$$.

 

Tem algum fórum aqui pra montagem de pcs básicos? Vou precisar de um outro pra parte de atendimento, com touchscreen e configs bem básicas, mas acho os 21.5"+ all in one muito trambolhos (vou usar outro braço Dell MSA14 igual o que uso pro UltraSharp 27").

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem essa área aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/164-hardware-em-geral/

 

Nessa config já não posso ajudar muito. Meu único contato com workstation com touch foi justamente um all-in-one da Dell. Não podemos negar que os produtos deles são robustos e bem acabados, mas de fato é um trambolho hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse site as configs piores estão ficando mais caras, e não tem muita opção de marca/modelo/latência de memória, nem fabricantes de SSD!

 

Além disso gabinetes são muito "gamer" pro que preciso. Tem que ser clean e understated, como o BitFenix Phenom ou o Corsair Obsidian 250D!

 

Fiquei ansioso decidi que não vou esperar viajar e vou encomendar semana que vem (a não ser que me convençam o contrário :P) :

 

Processador Intel Core i7 4790k

MB Asus Z97M Pro4

Memoria 32GB G.SKILL Trident X 2133MHZ

Gabinete Bitfenix Phenom

Fonte XFX 750W P1-750S-NLB9 Core Edition

SSD Samsung 840 EVO 250GB

Placa de Video Zotac Geforce GTX770 AMP 2GB

 

Total até agora (em variadas lojas) ficou em R$5113 + fretes, achei BEM justo. Não fui de 780Ti porque prefiro testar se a 770 dá conta, se não der vendo ela e compro a outra, e só um SSD pelo mesmo motivo, se incomodar instalo mais um, formato e boto em RAID-0. Melhor que gastar inicialmente talvez sem ter necessidade.

 

Estou botando fé que atenderá tranquilamente. Hoje estava pensando em iniciamente colocar só 16GB de RAM até ir no escritório de um amigo e ao abrir UM arquivo maiorzinho no SolidWorks o uso de memória subiu de 3.5 pra 12GB. Fui convencido.

 

Obrigado!

OPA: Achei a XFX que você falou de 550w por R$130 a menos que a de 750w. Já baixa pra MENOS de 5k o PC! QUE FANTÁSTICO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse site as configs piores estão ficando mais caras, e não tem muita opção de marca/modelo/latência de memória, nem fabricantes de SSD!

 

Além disso gabinetes são muito "gamer" pro que preciso. Tem que ser clean e understated, como o BitFenix Phenom ou o Corsair Obsidian 250D!

 

Fiquei ansioso decidi que não vou esperar viajar e vou encomendar semana que vem (a não ser que me convençam o contrário :P) :

 

Processador Intel Core i7 4790k

MB Asus Z97M Pro4

Memoria 32GB G.SKILL Trident X 2133MHZ

Gabinete Bitfenix Phenom

Fonte XFX 750W P1-750S-NLB9 Core Edition

SSD Samsung 840 EVO 250GB

Placa de Video Zotac Geforce GTX770 AMP 2GB

 

Total até agora (em variadas lojas) ficou em R$5113 + fretes, achei BEM justo. Não fui de 780Ti porque prefiro testar se a 770 dá conta, se não der vendo ela e compro a outra, e só um SSD pelo mesmo motivo, se incomodar instalo mais um, formato e boto em RAID-0. Melhor que gastar inicialmente talvez sem ter necessidade.

 

Estou botando fé que atenderá tranquilamente. Hoje estava pensando em iniciamente colocar só 16GB de RAM até ir no escritório de um amigo e ao abrir UM arquivo maiorzinho no SolidWorks o uso de memória subiu de 3.5 pra 12GB. Fui convencido.

 

Obrigado!

OPA: Achei a XFX que você falou de 550w por R$130 a menos que a de 750w. Já baixa pra MENOS de 5k o PC! QUE FANTÁSTICO!

 

Não esqueça de voltar aqui e postar fotinhas da super máquina e um feedback de como ficou, hein?  B)

 

Qualquer coisa, grita aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sinal, fiz a simulação da fonte naquele site e "future proofing" (colocando 780Ti, +2 SSD) fica por volta de 642w, recomendando de 750. Subi de novo pro preço antigo!

Boa. já tem o PC =D

se puder e tiver uma camera. assim que tiver usando o PC pra designer ou algo do genero. filma pra nois ver o desempenho. vai ser legal :D

abraços cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, são 642 mas usando 90% da capacidade da máquina (full load). Os SSDs em si não vão chupar tanta energia, mas essa VGA com certeza vai exigir um pouquinho mais. Além do mais você partindo para a capetinha com OC, seria bacana sim partir pra 700/750. Vai de XFX Core Edition ou Seasonic, não se esqueça. Como sua máquina já ficou em um patamar elevado de valor, considere também fontes com selo Gold Plus (são caras no Brasil, mas lá fora nem tanto). Esse selo é a eficiência da fonte.

 

Obs.: Também nunca consegui tirar os avisos do forum hahaha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, são 642 mas usando 90% da capacidade da máquina (full load). Os SSDs em si não vão chupar tanta energia, mas essa VGA com certeza vai exigir um pouquinho mais. Além do mais você partindo para a capetinha com OC, seria bacana sim partir pra 700/750. Vai de XFX Core Edition ou Seasonic, não se esqueça. Como sua máquina já ficou em um patamar elevado de valor, considere também fontes com selo Gold Plus (são caras no Brasil, mas lá fora nem tanto). Esse selo é a eficiência da fonte.

 

Obs.: Também nunca consegui tirar os avisos do forum hahaha.

eu consegui tirar as notificações. 

basta ir no painel de controle>Gerenciar notficações e coloca se quer ou não receber no emai :)

eu coloco pra não receber no email e pra auto assinar todo topico que eu postas. fazendo com que todo post eu seja avisado :)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EFDarkSite, você sabe alguma fonte boa, não com preço MUITO diferente da XFX 750w Core Edition e que seja modular?

O case é um bocado apertado e modulares facilitariam um pouco tudo. Ou só corto e isolo o que não usar :P

 

Aqui só achei em geral as Bronze. Vou ver se acho Gold por valor razoável! E sei que estou sendo BEM folgado, mas quando tiver com tudo se der pra ter um help com o OC, fico extremamente grato! (E vou continuar com o cooler OEM de início (....))!

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EFDarkSite, você sabe alguma fonte boa, não com preço MUITO diferente da XFX 750w Core Edition e que seja modular?

O case é um bocado apertado e modulares facilitariam um pouco tudo. Ou só corto e isolo o que não usar :P

 

Aqui só achei em geral as Bronze. Vou ver se acho Gold por valor razoável! E sei que estou sendo BEM folgado, mas quando tiver com tudo se der pra ter um help com o OC, fico extremamente grato! (E vou continuar com o cooler OEM de início (....))!

 

Valeu

 

Sim, a Corsair RM750 ou a própria XFX 750 Full Modular. Mas prepare uns bons 300 ou 400 reais a mais ao comprar essas fontes aqui no Brasil. Mas sério, vem comigo:

 

- Cabo ATX 12v e conector principal de 20+4 pinos = em qualquer modular elas já vem fixas, afinal de contas todas as configs conhecidas precisam destes cabos;

- 2 cabos com 4 satas = Sim, talvez 2 cabos sejam exagero, mas sempre há aquele problema de você esconder demais o cabo e ele não conseguir alcançar todos os HDs e SSDs, principalmente se você tiver mais de 2. No final das contas você acaba utilizando adaptadores ou outro cabo mesmo;

- 4 cabos PCIex = Sim, inútil se não for fazer sli/cross. Dois cabos aqui realmente vão sobrar nessa fonte não modular;

- 2 cabos molex = Coolers! Talvez um cabo ínutil;

 

No final das contas você vai deixar de utilizar 2 ou 3 cabos no máximo. Será que compensa o dinheiro gasto nisso? Sim, eu sei que seu gabinete vai ficar apertado, mas será que um bom cable management não resolva? Olha um vídeo da fonte em detalhes aqui, aí você já tem uma ideia dos cabos.

 

E acabei de descobrir uma falha no seu gabinete :( :

 

---

 

Minha experiência em OC é pequena e na verdade hoje em dia você não precisa de muito conhecimento para fazer isso, pois as mobos já oferecem sistemas automáticos e seguros de OC. Agora overclock hardcore onde você vai testando cada tensão e mhz possível eu nunca fiz por preguiça mesmo.

 

E sério mesmo que você vai pegar cooler box com esse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...