Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini PC para virtualizaçao


Posts recomendados

Boa noite!!

Estou pensando em montar um mini PC para utilizar para virtualização. Como não tenho muito espaço pensei em algo bem pequeno (placa-mãe e gabinete ITX).

Estou analisando a seguinte configuração:

Placa-mãe: AsRock AM1H-ITX
Processador: Atlhon 5150
VGA: Integrada
Gabinete: Casemall ITX ALL-CHS-M01 sem Suporte
Memória: 8GB 1600MHz Corsair Vegeance
Fonte: Externa (acompanha o gabinete)
HD: SSD 128GB + HD 1TB (externo)
Gravador de DVD: Externo (ainda não defini um modelo)

Algumas dúvidas:

- A fonte externa será capaz de suprir a necessidade da máquina
- O modo mais rápido de armazenamento externo seria utilizando USB 3.0
- Acho que é a configuração com melhor custo x beneficio até o momento
- Estou dando prioridade ao tamanho do gabinete e a intenção de colocá-lo na parte traseira de um monitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Casemall não informa a potência da fonte inclusa, tente entrar em contato com eles para ver se eles te informam, pois chutar potência de fonte olhando pra ela não dá...

Pelo lado bom, essa plataforma é de baixo consumo, o que ajuda bastante. USB 3.0 não possui DMA, então pode ser mais lento do que SATA (mesmo USB 3.0 sendo capaz de atingir 5 Gbps, a falta do DMA vai dificultar atingir essa taxa de transferência). Posso estar errado, porém.

Outra opção a se considerar é a plataforma Bay Trail da Intel, porém:

1. Os processadores são soldados

2. O vídeo integrado é pior do  que o do Kabini (AM1 atual)

Mas o Bay Trail tem 10W de TDP vs 25W do Kabini, a minha placa Asus J1800I-C não esquenta de forma alguma, eu tentei e não passei de 57°C. Meu gabinete tem um cooler junto do dissipador do processador que eu deixei ligado, mas eu não sei porque, já que, no momento, ele está rodando a 32°C (24°C fora de casa) em idle. Uso ele como servidor de arquivos, sem virtualização. Meu servidor não roda torrents nem virtualização, ele é só um servidor de arquivos (no momento). Esse Celeron J1800 que eu tenho é dual core, se eu não me engano é mais lento que esse Athlon em múltiplos threads, mas você pode comprar placas com o Celeron J1900, que é quad core e tem performance similar.

Não recomendo que você compre a placa da Asus, a não ser que você queira usar o controle de velocidade de ventilador integrado (para os ventiladores de 4 pinos), porque ela é a única placa que eu consegui achar que tinha esse recurso. A placa da Asus é mais cara do que todas as outras, e sinceramente o dissipador dela é exagerado para esse processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Casemall não informa a potência da fonte inclusa, tente entrar em contato com eles para ver se eles te informam, pois chutar potência de fonte olhando pra ela não dá...

Pelo lado bom, essa plataforma é de baixo consumo, o que ajuda bastante. USB 3.0 não possui DMA, então pode ser mais lento do que SATA (mesmo USB 3.0 sendo capaz de atingir 5 Gbps, a falta do DMA vai dificultar atingir essa taxa de transferência). Posso estar errado, porém.

Outra opção a se considerar é a plataforma Bay Trail da Intel, porém:

1. Os processadores são soldados

2. O vídeo integrado é pior do  que o do Kabini (AM1 atual)

Mas o Bay Trail tem 10W de TDP vs 25W do Kabini, a minha placa Asus J1800I-C não esquenta de forma alguma, eu tentei e não passei de 57°C. Meu gabinete tem um cooler junto do dissipador do processador que eu deixei ligado, mas eu não sei porque, já que, no momento, ele está rodando a 32°C (24°C fora de casa) em idle. Uso ele como servidor de arquivos, sem virtualização. Meu servidor não roda torrents nem virtualização, ele é só um servidor de arquivos (no momento). Esse Celeron J1800 que eu tenho é dual core, se eu não me engano é mais lento que esse Athlon em múltiplos threads, mas você pode comprar placas com o Celeron J1900, que é quad core e tem performance similar.

Não recomendo que você compre a placa da Asus, a não ser que você queira usar o controle de velocidade de ventilador integrado (para os ventiladores de 4 pinos), porque ela é a única placa que eu consegui achar que tinha esse recurso. A placa da Asus é mais cara do que todas as outras, e sinceramente o dissipador dela é exagerado para esse processador.

 

Já entrei em contato com a casemall e não informaram a potência da fonte. Quanto as opções verifiquei melhor e consegui uma configuração com um Pentium G3240. Provavelmente vou utilizar uma placa da AsRock (o que não deixa de ser uma Asus.."praticamente"). Acredito que a configuração com Celeron seria o ideal se fosse usá-lo somente para pacote office e internet. Na virtualização não teria como deixar duas ou três máquinas virtuais ao mesmo tempo. 

 

 

@nm2003, você faz questão de utilizar um processador "ultra low power"? Pelo valor do Athlon 5130 + placa mãe mini Itx, daria para adquirir um Pentium G3xxx/Celeron G18xx e uma placa mãe mini ITX compatível.

 

Opa. Valeu pela dica. Em um outro fórum me ajudaram e chegamos a mesma configuração. Segue a configuração completa (acredito que atingi o melhor custo x benefício):

 

 

Placa-mãe: H81N-ITX - R$352,00

https://www.guerradigital.net/placa-...-mini-itx.html

Processador: G3240 - R$192,00

http://www.kabum.com.br/produto/5432...240/?tag=G3240

 

E o restante da configuração permanece igual a do tópico inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nm2003, você escolheu essa placa de Gigabyte por poder utilizar uma placa de rede com Wifi? Caso não, tem uma da Asrock que é mais barata e oferece praticamente a mesma coisa.

 

Edit: Como alternativa ao Pentium G3240, dê uma olhada no G3420. Sua única diferença para o G3240 é a capacidade de utilizar memórias de 1600 Mhz, mas não sei se isso é relevante para ti.

 

Aqui ele está cerca de R$ 7,00 mais caro do que o G3240 na Kabum:

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/61458/Processador-Intel-Pentium-G3420-320GHz-3MB-FCLGA1150-BX80646G3420

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nm2003, você escolheu essa placa de Gigabyte por poder utilizar uma placa de rede com Wifi? Caso não, tem uma da Asrock que é mais barata e oferece praticamente a mesma coisa.

 

Edit: Como alternativa ao Pentium G3240, dê uma olhada no G3420. Sua única diferença para o G3240 é a capacidade de utilizar memórias de 1600 Mhz, mas não sei se isso é relevante para ti.

 

Aqui ele está cerca de R$ 7,00 mais caro do que o G3240 na Kabum:

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/61458/Processador-Intel-Pentium-G3420-320GHz-3MB-FCLGA1150-BX80646G3420

Sim, escolhi a da gigante por já ter o wifi. A da ASrock já tinha visto e se somar o valor dela mais um adaptador USB wireless ou até mesmo uma placa teremos o valor da gigante com desempenho inferior (sei que o ideal seria utilizar a rede com fio mas o local onde vou usar não há como chegar). Quanto ao processador vou verificar. A memória que comprei e uma cor sair de 1600.

Valeu pelas dicas

G3240 é muito mais rápido do que o J1900 com certeza.

Agora estou vendo o 3420 parece ter um melhor custo X benefício.

Mas valeu a de pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Gigabyte não tem wifi não, só tem um slot mini PCIe e 2 furos para colocar os conectores das antenas! Se quiser usar wifi vai ter que comprar uma placa separado.

Ah sim eu reparei nesse detalhe. Mas seria algo já integrado à placa - mãe não sei se isso influenciaria em algo . Gostaria de ter a melhor conexão possível , já que a máquina será usada exatamente para download.

Poderia usar um adaptador USB mas não sei como é o desempenho desses adaptadores X wireless integrado à placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive sorte com esses adaptadores USB, eles sempre foram muito ruins. No caso do mini PCIe você pode usar PCIe para conectar a placa, o que é muito melhor. Recomendo chipsets Atheros e Intel. Essas placas são aquelas de notebook. O bom é que fica uma instalação "bonitinha", e não ocupa o slot PCIe x16. Não tem muita diferença entre usar uma placa de notebook e uma de desktop.

Claro que a melhor conexão possível seria cabeado, mas se isso for inviável, PCIe/mini PCIe é a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...