Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar partição deletada criptografada pelo Bitlocker. Todo HD como espaço não alocado


Tifum
Ir à solução Resolvido por Tifum,

Posts recomendados

Então galera, estou com um problemão aqui, por engano perdi todas partições, agora todo o HD está aparecendo como espaço não alocado.

Antes disso acontecer, usava uma partição pro windows (disco C:) e outra como Backup (Disco D: criptograda pelo bitlocker).

Só que de ontem pra hoje, o PC deu uma tela preta depois da BIOS e com alguns comandos sobre o HD. Tentei restaurar com o DVD do windows, nada.

Aí tentei formatar com um programa que tenho gravado num CD, Acronis DISK 12, só que depois de formatado o disco C:, foi criada outra partição de 7MB, coisa que nunca tinha acontecido antes, acabou ficando tipo assim:

 

Partição 1: (C:) 250GB

Partição 2: (D:) 680,8 GB (Backup)

Partição 3: Reservada pelo sistema 100mb

Partição 4: 7mb extendida

 

Depois disso quando fui instalar o Windows, tava dando um erro e não dava pra instalar no disco C:... Aí que deu a zebra, excluí a partição de 7MB, só que junto com ela, todas outras foram excluídas! Ficando Assim:

 

Espaço Não Alocado 930gb!

 

Tentei não piorar as coisas e reiniciei usando o Acronis DISK 12 que tem uma ferramenta de recuperação de partições. Ele ficou rodando algumas horas, apareceu  umas quantas partições deletadas, inclusive a C: de 250gb, mas a que mais importava, do Backup de 680gb protegida pelo bitlocker, não apareceu!

Nela tenho 400+gb de arquivos!

 

Por favor galera alguém sabe como recuperar essa partição? Vi em alguns outros posts alguns programas que fazem isso (TestDisk, PartitionWizard, Bitlocker Repair Tool)

 

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que no seu caso somente a ferramenta de reparo do bitlocker poderia ter alguma chance, ja que arquivos criptografados aparecem como sequencias binarias aleatorias, e são reconhecidos como espaço não alocado, ou partição RAW do ponto de vista de outros programas e sistemas ...

 

Ja adianto que o recomendado seria não gravar/formatar mais esse disco e conseguir outro HD para instalar o windows e usar a ferramenta... instalando o windows nesse HD voce corre o risco de sobrescrever algum dado da partição criptografada, ja que o windows não sabe onde ela esta e a trata como espaço vago anulando as chances de recuperação, alem do programa de recuperação exigir outro HD para criar a copia descriptografada...

 

Lembrando que para descriptografar o conteudo obrigatoriamente voce teria que ter a senha de segurança, ou o arquivo da chave de recuperação do contrario fica impossivel reaver os dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, será que o único jeito é conseguindo outro HD e fazer o procedimento com a ferramenta de reparo do Bitlocker? Sobre a senha pra desbloquear e o arquivo de recuperação.txt tenho os 2 aqui. Já é um começo, não? kkk

 

E se com o Acronis Disk 12 ou algum outro programa restaurasse a partição C: e tentar instalar o Windows nela? Será que o resto do disco, a partição do Backup seria perdida ou sobrescrita? Já que mais da metade do disco tá livre... Seria meio que uma questão de sorte?

 

E outra dúvida, quando todas partições se tornaram "930gb de espaço não alocado", já que eu não formatei esse espaço, meus arquivos ainda continuam ali, certo? Podendo ser recuperados de alguma maneira...?

 

Mas bah, situação tá complicada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que voce não tem como controlar exatamente onde a nova partição de dados iria ser criada, pelo menos não usando particionadores com interface grafica, e ainda o windows cria uma partiçãozinha de Boot com 100MB na instalação,e que voce não tem como evitar ou decidir onde ela sera criada; eu diria que gravar qualquer coisa nesse HD seria jogar "roleta russa" com seus dados, mas usando 3 balas no lugar de uma (50/50 chance de dar certo/errado...)

 

No caso dos seus arquivos criptografados tambem existe um agravante... algumas tecnicas de criptografia exigem que o arquivo a ser descriptografado esteja totalmente "inteiro" e inalterado se faltar um unico Bit/byte a descriptografia ja falha...

 

Uma coisa que tambem pode pesar, caso seu PC tenha um modulo TPM (trusted platform module - modulo de plataforma confiavel) instalado voce so conseguira descriptografar esses arquivos nesse PC, ja que esse modulo que guarda a chave de descriptografia...

 

se voce não tem esse modulo instalado, então o windows guardou a chave em um pendrive, e provavelmente voce precisara dele para descriptografar os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, tenho a "Chave de Recuperação do BitLocker.txt" salva no pendrive.
Então, dando uma pesquisa descobri alguns casos parecidos com o meu, partições criptografadas deletadas...
Em um deles o cara também perdeu todas partições, ficando só "espaço não alocado", aí o que ele fez foi comprar um outro HD, instalar o Windows nele e ligar o antigo criptografado via USB e escanear o espaço não alocado com o EASEUS, nisso apareceu a partição protegida pelo BitLocker, só que o programa não conseguiu recuperá-la!
Em outros casos, os programas sequer achavam a partição criptografada, já em outros conseguiam restaurar a partição, que ficava em modo RAW... (quem sabe podendo descriptografar com o BitLocker Repair Tool?)
E agora o que eu deveria fazer?
Não existe algum programa que reescreva as partições do jeito que eram antes de dar essa cagada?
Pensei em tentar conseguir outro HD e fazer um cópia do meu para ele, e em cima dessa cópia tentar recuperar as partições com EASEUS/TestDisk...
Ou mandar o HD numa empresa especializada em recuperação de dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a ambos.

 

Tifum, uma solução bem fácil é instalar o distro (SO) Ubuntu (pe o 13.04 ou o 13.10). Como o Ubuntu não "liga" pros programas do Windows - incluindo o Bitlocker - será fácil recuperar o que se quiser dessa partição.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082169-descriptografar-pasta/

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1078577-bitlocker-ser%C3%A1-imposs%C3%ADvel/

 

EDIT

E o Ubuntu pode ser instalado lado a lado com o Windows, por isso nada se perderá neste SO, se estiver também instalado.

 

Cumprimentos a ambos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Anthmann

 

Bom saber que tem uma chance de recuperar os arquivos facilmente com ajuda do linux, só que tem alguns problemas:

Meu HD tá sem partições, sem sistema operacional, todo espaço está "930 de espaço não alocado"

Um live CD do Ubuntu seria capaz de localizar a Partição Deletada Criptografada nesse "espaço não alocado"?

 

E caso criasse uma partição pra instalar o Ubuntu, precisaria de sorte dessa partição não ser criada por cima dos arquivos e o sistema operacional não sobreescrever eles também, certo? Ou de alguma maneira ele detecta o começo/fim da partição "oculta"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a ambos.

 

Caro Tifum, a usuária MarcelaB resolveu renomeando a pasta criptografada.. Acho que só ó poderá recuperar tudo mas mesmo tudo com o Ubuntu se tiver espaço onde pôr. Depois seria melhor reformatar esse externo.

Mas se conseguir sem formatar, melhor. Tente antes arrancar com o Mini XP do Hiren's. Se não aceder com este SO (aliás muito limitado) não der, com o Ubuntu.

Veja que não é voltar a pôr tudo ok, mas sim ir buscar o conteúdo que quiser recuperar pra outro lado, e depois reformatar o externo.

 

Eis como proceder pra instalar o Hiren's (recomendo imenso) e/ou um distro (SO) Linux. Recomendo o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander).
 
Baixar e instalar - de preferência (*) em CD, em DVD, numa pen bootável via Yumi - o Hiren's Boot CD.
Além de muitos freewares e sharewares, o Hiren's tem uma mini-versão do XP. Para arrancar esse Mini-XP a partir do Hiren's, CD, DVD ou pen bootável. ou a opção '(*)'.
Também inclui montes e montes de programas, e um ou mais deles acabarão por ajudar a resolver montes e montes de problemas. Se for baixado via baixaki ou superdownloads, SEM o instalador de adwares, spywares, etc.
 
Hiren's Boot CD
 
Yumi
 
Ubuntu:
 
 
(*) Mas também se pode correr o Hiren's ou o Ubuntu a partir de uma drive virtual, criada por exemplo via Daemon Tools. ----> http://www.baixaki.com.br/download/daemon-tools-lite.htm ou Virtual Clone Drive http://www.baixaki.com.br/download/virtual-clonedrive.htm
 
Mas há bastantes mais 'suites' tipo Hiren's. Por favor, ver este tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083484-portable-freeware/
 
Boa sorte, e abraços a ambos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Problema resolvido, partição recuperada com todos arquivos!
Depois de testar vários programas de recuperação e não conseguir nenhum resultado, desocobri o PartitionGuru que dizia ser capaz de recuperar arquivos de uma partição protegida pelo bitlocker, bem como a partição completa, independente de foi perdida por vírus, formatada ou deletada.
Então fiz o seguinte para recuperar:
-Depois do incidente, não alterei mais o disco
-Coloquei o HD numa case e liguei como externo em outro PC
-Com o PartitionGuru instalado no PC, selecionei meu HD e "search for deleted partitions, whole disk"
Nisso o programa achou várias partições de 100mb, uma de 250gb (antiga partição C:), mas nem sinal da partição do bitlocker... Aí pensei "*****, mas nem o partitionguru vai achar a maldita partição?"
Detalhe importante agora, aí fiz o mesmo esquema novamente "search for deleted...", só que dessa vez selecionei a partição de 250gb, pro programa salvar ela na memória, aí BINGO! todo espaço restante do disco (680,8gb) foi identificado como "BitLocker Encrypted Partition".

Só que mesmo com a partição identificada, ainda não deu pra acessar e conferir os arquivos, isso só seria possível depois de salvar a Tabela de Partições e colocar o password (não o código de 48-digitos de recuperação). Mas aí que veio a facada, pra salvar a tabela, precisava comprar o código de ativação do programa.
Depois de ativar o programa e salvar a tabela, de quebra ele ainda achou um erro na MBR e corrigiu automaticamente! (acho eu que esse erro foi o causador de tudo, desde a tela preta no começo, que não deixava iniciar o sistema)
Espero que esse tópico ajude mais alguém que esteja tendo ou venha a ter problemas com o bitlocker!
Valeu Fabio e Anthmann pelas dicas e pela força!

 

Link do Programa: http://www.eassos.com/partitionguru.php

 

Moderadores podem encerrar o tópico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...