Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptação de caixas de som vale a pena?


Posts recomendados

Ah, que belo, o fórum me deslogou e eu perdi tudo que escrevi... A parte boa é que acabei respondendo minha dúvida anterior.

 

Minha dúvida é sobre as caixas de som - Tenho um sistema 5.1 BEM antigo, sem um receiver de verdade e sem um subwoofer de verdade. Após ver que os vendedores de Receivers [sim, eu fiz minha pesquisa desde minhas últimas postagens XD] postam uma foto traseira eu agradeci a... aos satélites, me surpreendi com uma coisa e me veio a seguinte dúvida... [Pegando como exemplo o Onkyo Tx-sr313 - Receiver 5.1 que vi no Mercado Livre...]

 

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/onkyo-tx-sr313-receiver-51-usb-3d-ready-hdmi-16174-MLB20115833001_062014-F.jpg

 

O Receiver aceita... como direi... Fios expostos pras caixas-satélite (acertei o nome?) e um cabo RCA para o sub. Demorei mas encontrei a entrada do sub aqui. Eu já tenho um sistema com caixas em perfeito estado - a o """receiver""" que não está mais dando o que deve - e um sub. As caixas têm pontas RCA e o sub tem cabo exposto.

 

Eu posso simplesmente baixar o Mc Guyver, desencapar as pontas das caixas com RCA e fazer uma ponta RCA no Sub? Todos têm dois fios, com marcação positiva e negativa.

 

Sim, eu sou pobre, ganho salário mínimo XD não me importo tanto com a qualidade, simplesmente ter um sistema 5.1 que funciona é o suficiente pra mim. O sub é de um aparelho de som que compramos e nunca é ligado o pobre menino.

 

 

 

PS: Eu até aceito sugestões sobre qual modelo de receiver escolher, apenas usei esse onkyo porque ele aceita 5.1, 3D e deve ser o suficiente pra jogar e assistir blu-ray. A MENOS que ele não passe imagens a 60FPS. Quanto a isso eu ainda não consegui pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quanto as ligações das caixas, você pode cortar as pontas RCA e conectar os fios desencapados diretamente no sistema, desde que seja igual o da foto! essas conexões não são padrões! (Variam de marca para marca)

 

Sobre a ligação do Subwoofer, observe que no caso desse sistema da foto, esta indicando que é uma saída "Pre Out" ou seja, você não pode conecta-la diretamente a uma caixa, sem que essa seja amplificada!... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, isso já é algo mais sério, eu não sei exatamente como funciona isso de amplificação, no caso de "o quanto vai amplificar, o quanto PODE amplificar, e quais os valores base dos modelos/aparelhos".

 

Eu vi que havia um tópico sobre bases de conhecimento sobre aparelhagem de som, vou dar uma pesquisada pra ver o que descubro. Ainda aceito qualquer direcionamento sobre isso, mas já esclareceu bastante! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, hoje em dia, existe uma variedade muito grande desses aparelhos, e uma grande maioria deles, não tem um padrão de compatibilidade tem que pesquisar, escolher um e depois verificar as características dele, se é ou não compatível com as caixas que você tem ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Como o assunto ainda faz parte, e eu FINALMENTE consegui algum progresso, resolvi usar o mesmo tópico pra falar sobre isso. Espero que não haja problema considerando que ainda faz parte da adaptação das caixas de som.

 

Até agora não consegui um voltímetro pra testar as caixas, mas como o receiver em questão parece só ter amplificação pro Sub, ao menos a informação dele eu consegui... em parte.

http://www.manualslib.com/manual/652488/Panasonic-Sc-Ak521.html?page=20#manual

Manual do meu mini system, mostra alguma informação sobre as caixas de som. 

 

A parte do Sub parece ser essa:

 

Subwoofer SB-WAK520

Type
1 way, 1 speaker system
Speaker(s)
Subwoofer
16 cm cone type
Impedance
8 Ω
Input power (IEC)
160 W (Max)
Output sound pressure level
80 dB/W (1.0 m)
Frequency range
40 Hz–220 Hz (–16 dB)
45 Hz–180 Hz (–10 dB)
Dimensions (WxHxD) 266 x 331 x 264 mm

Mas não vi nada sobre RMS. Imagino que dê pra fazer a conta de RMS pelo que mostra aqui... ou não? Ou já é o suficiente de informação para poder escolher um modelo de receiver compatível?

 

Edit: Na verdade... acabei de notar que o receiver que postei a imagem tem um aviso "impedância de 6 a 16  - se meu sub tem 8 de impedância, isso significa que eu posso usar o sub sem problemas após adaptá-lo, por exemplo. Mas eu preciso ver se as caixas-satélite têm impedância de no mínimo 6, correto? Ou tem mais alguma coisa que estou deixando escapar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobre as impedâncias, pode usar o subwoofer de 8 Ohms sim, esta dentro das especificações

As caixas satélites também tem que estar dentro dessa especificação, (Minimo de 6 Ohms)

 

A potência (RMS) desse falante descrito acima, é de 160W mesmo, como mostra a descrição.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alegria de pobre dura pouco. Vi mais guias online e tentei tirar a medida de uma das minhas caixas satélite.

No voltímetro o resultado deu 5 ohms (corrente certo?) mas num guia, eu vi que um alto falante de 8 ohms dava um resultado de 6.8 ou algo assim, e é comum os valores serem abaixo do anunciado.

O que exatamente significa isso pra mim? Essa caixa na verdade é de 6 ohms ou eu tenho que encontrar um modelo que aceite no mínimo 4 ohms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Geralmente a impedância apresenta um pouco maior do que a real, pois o multímetro mede a resistência do fio também, nesse caso da caixa apresentar impedância de 5 Ohms, acredito que o falante dentro dela seja de 4 Ohms...

Isso merece ser investigado!, abra a caixa e meça com o multímetro direto nos contatos do falante...

Se for 4 Ohms mesmo, elas vão pesar muito na saída do mine systen, pode eté queimar ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...