Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo E8400 ajuda aqui


Maxleyo
Ir à solução Resolvido por Cabelo75,

Posts recomendados

Fala ae pessoal, estou aqui com a minha maquina com peças que ja completam 5 anos, exeto a placa de video, pois bem ai vai os specs antes de tudo

 

Proc: Intel Pentium Dual-Core E5400 2.7GHz 2mb cache L2 LGA775 800Mhz FSB

MoBo: Asus P5GC-MX DDR2 LGA775

MEM: 3Gb Markvision DDR2 800Mhz

HD: WD 160Gb Sata II WD1600AVBS

VGA: Nvidia GT520 1Gb DDR3 64-Bit

Fonte: Seventeam 300 watts ST-300MAD-02E PFC Ativo

Windows 8.1 Pro

 

então, o meu processador gargala com a placa de video, então queria pegar um core 2 duo E8400 e de qualquer jeito vou ter que trocar minha placa-mãe porque a p5gc-mx nao aguenta o fsb do e8400, queria saber se trocar essas duas peças seria uma boa e ja daria um boost nos jogos, ja que jogo bf3 no minimo a 40 fps com essa config, se eu trocasse essas duas peças aumentaria bem o desempenho? e se sobrar dinhero qual placa de video compro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Max!

 

Mesmo o Pentium E5400 sendo um tanto antigo, creio que quem está segurando a performance, no caso do Battlefield 3, é a GT520. Eu cacei algum vídeo de alguma demonstração do jogo com a GT520 em ação. Com um Core 2 Quad em ação, o autor deste vídeo não foi muito além nos FPS que alcança, Max: 

 

 

Lembro-me quando tinha instalado uma GTX460 (768MB) em um sistema com um Pentium E5700, na finalidade de testá-la antes de me desfazê-la. A diferença entre a E5400 e a E5700 são 300 ou 400Hz, por aí. Em alguns testes em jogos, sobretudo no Dirt Showdown (usando gráficos High e resolução 1366x768), a VGA fluiu muito bem, sem qualquer limitação por parte do Pentium.

 

Todo caso, faça um teste para saber se a CPU está "segurando" a VGA:

 

Baixe este monitor de VGA, o MSI Afterburner ( http://www.guru3d.com/files-get/msi-afterburner-beta-download,26.html ), e o instale. Na tela de monitoramento do programa, um dos gráficos é o GPU Usage %. Este parâmetro monitora a utilização da placa durante o período que o MSI estiver aberto. É só então "preiar" o BF3 por um tempo e minimize a tela do jogo para fazer a leitura do gráfico. Se não estiver em um patamar de 90 a 95% neste tempo que jogou, aí pode indicar algum gargalo por parte da CPU.

 

Claro que hoje em dia, os requisitos mínimos dos jogos atuais aumentaram bastante. Então, Maxleyo, trocar seu hardware para outro de mesma época não acredito que seja uma boa, a não ser que quem for te vender as peças, te ofereça muito barato. Na minha opinião, se tiver condições de segurar mais uma graninha e esperar, trocaria o conjunto CPU-placamãe-RAM (certificando que o DVD-ROM e o HDD são SATA, claro) ao invés de adquirir um conjunto CPU-placamãe obsoletos (considerando que os "kits" estão com preço de mercado).

 

De repente um Kit Pentium de socket 1155 seria uma boa (muita gente está se desfazendo), ou mesmo pegar um kit Pentium atual (1150). Há também a opção dos APUs da AMD e já que tem uma VGA para "segurar as pontas", um kit FX com uma FX-4300 e uma placamãe em conta. 

 

Se quiser resultados imediatos, aí é papo de uma placa de vídeo mais potente. Uma GTX650 daria uma melhora significativa no geral, mesmo rolando uma limitação mais perceptível por parte do processador). Aqui está uma abaixo dos R$ 300: http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-nvidia-geforce-gtx650-1gb-gddr5-gtx650-e-1gd5-asus-71678

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Max!

 

Mesmo o Pentium E5400 sendo um tanto antigo, creio que quem está segurando a performance, no caso do Battlefield 3, é a GT520. Eu cacei algum vídeo de alguma demonstração do jogo com a GT520 em ação. Com um Core 2 Quad em ação, o autor deste vídeo não foi muito além nos FPS que alcança, Max: 

 

 

Lembro-me quando tinha instalado uma GTX460 (768MB) em um sistema com um Pentium E5700, na finalidade de testá-la antes de me desfazê-la. A diferença entre a E5400 e a E5700 são 300 ou 400Hz, por aí. Em alguns testes em jogos, sobretudo no Dirt Showdown (usando gráficos High e resolução 1366x768), a VGA fluiu muito bem, sem qualquer limitação por parte do Pentium.

 

Todo caso, faça um teste para saber se a CPU está "segurando" a VGA:

 

Baixe este monitor de VGA, o MSI Afterburner ( http://www.guru3d.com/files-get/msi-afterburner-beta-download,26.html ), e o instale. Na tela de monitoramento do programa, um dos gráficos é o GPU Usage %. Este parâmetro monitora a utilização da placa durante o período que o MSI estiver aberto. É só então "preiar" o BF3 por um tempo e minimize a tela do jogo para fazer a leitura do gráfico. Se não estiver em um patamar de 90 a 95% neste tempo que jogou, aí pode indicar algum gargalo por parte da CPU.

 

Claro que hoje em dia, os requisitos mínimos dos jogos atuais aumentaram bastante. Então, Maxleyo, trocar seu hardware para outro de mesma época não acredito que seja uma boa, a não ser que quem for te vender as peças, te ofereça muito barato. Na minha opinião, se tiver condições de segurar mais uma graninha e esperar, trocaria o conjunto CPU-placamãe-RAM (certificando que o DVD-ROM e o HDD são SATA, claro) ao invés de adquirir um conjunto CPU-placamãe obsoletos (considerando que os "kits" estão com preço de mercado).

 

De repente um Kit Pentium de socket 1155 seria uma boa (muita gente está se desfazendo), ou mesmo pegar um kit Pentium atual (1150). Há também a opção dos APUs da AMD e já que tem uma VGA para "segurar as pontas", um kit FX com uma FX-4300 e uma placamãe em conta. 

 

Se quiser resultados imediatos, aí é papo de uma placa de vídeo mais potente. Uma GTX650 daria uma melhora significativa no geral, mesmo rolando uma limitação mais perceptível por parte do processador). Aqui está uma abaixo dos R$ 300: http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-nvidia-geforce-gtx650-1gb-gddr5-gtx650-e-1gd5-asus-71678

 

Abraço!!

mas então cara, a gt520 mesmo sendo low-end e uma guerreira aguenta tudo que voce por em cima, mas ai eu so pegar um kit fx-4300 com 4gb de ram ja seria uma boa? tenho aqui guardado um hd de 400gb que daria conta do recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

 

mas então cara, a gt520 mesmo sendo low-end e uma guerreira aguenta tudo que voce por em cima, mas ai eu so pegar um kit fx-4300 com 4gb de ram ja seria uma boa? tenho aqui guardado um hd de 400gb que daria conta do recado

 

Max, se realmente conseguir alcançar um FX4300, mais uma placa AMD compatível aos FX e com 4GB de RAM, certamente terá um up muito mais relevante que insistir na plataforma 775 (e com limitações de CPU impostas pela sua placamãe). Aí, quem vai ditar o desempenho em jogos certamente será a GT520. E um HDD de 400GB tá de bom tamanho para o sistema operacional, arquivos pessoais e uma quantidade bem razoável de jogos (dependendo do tamanho de cada, claro).

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

Max, se realmente conseguir alcançar um FX4300, mais uma placa AMD compatível aos FX e com 4GB de RAM, certamente terá um up muito mais relevante que insistir na plataforma 775 (e com limitações de CPU impostas pela sua placamãe). Aí, quem vai ditar o desempenho em jogos certamente será a GT520. E um HDD de 400GB tá de bom tamanho para o sistema operacional, arquivos pessoais e uma quantidade bem razoável de jogos (dependendo do tamanho de cada, claro).

 

Abraço!!

então, sem gargalo nenhum! rodando bf3 em 720p 40 fps em media, tudo no low, 97-98% de uso da placa, maxima 84Cº na placa por conta do fan mod com um cooler de 90mm, de qualquer jeito vou juntar mais uma grana pra comprar esse kit 4300, mas vi que um pentium da 4ª Gen, ta melhor que um I3 de segunda e ta ainda mais barato! queria ver se seria um bom negocio em vez de pegar um fx4300 um pent g2130 que equivale a um I5 de segunda porque vou pagar 380 no fx mais 180 na mobo, sendo que com o pent pagaria 180 em cada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madruga!

 

 

 

então, sem gargalo nenhum! rodando bf3 em 720p 40 fps em media, tudo no low, 97-98% de uso da placa, maxima 84Cº na placa por conta do fan mod com um cooler de 90mm

 

Mesmo "velhinho" esses Pentium E rendem legal até hoje. Gosto destes processadores, deve ser porque já tive um E5300 e E5700. Mesmo a GT520 te possibilitar jogar muitos jogos, o desempenho desta placa não é suficiente ainda para sobrecarregar o E5400. Pelo "fan-mode" que tu mencionou, Max, sua placa de vídeo está em overclock?

 

 

 

jeito vou juntar mais uma grana pra comprar esse kit 4300, mas vi que um pentium da 4ª Gen, ta melhor que um I3 de segunda e ta ainda mais barato! queria ver se seria um bom negocio em vez de pegar um fx4300 um pent g2130 que equivale a um I5 de segunda porque vou pagar 380 no fx mais 180 na mobo, sendo que com o pent pagaria 180 em cada

 

Concordo com seu raciocínio, Maxleyo (apesar do que esse FX4300 tá meio carinho, enfim). Se puder fechar com um Pentium de 4ª Geração, melhor ainda. Pelo menos aqui no RJ, a diferença de um Pentium de 4ª para as demais gerações é quase nada. Só mesmo a placamãe H81 que está um pouco cara em relação à H61. Com este up feito, deixava a GT520 "segurando as pontas" até conseguir uma VGA melhor. Pelo menos terá uma boa base até lá.

 

Falando em i3, o Pentium atual é nada mais que i3 sem HT. Há jogos que usam o tal Hyper-Threading, outros a ignoram, então não vejo i3 uma opção tão superior assim não. Lembrando disto, eu linkei um teste mostrando o desempenho do Pentium G3258, uma CPU comemorativa de multiplicado destravado, dando calor em i3: http://www.tomshardware.com/reviews/pentium-g3258-overclocking-performance,3849.html . Importante notar que cada jogo tem um "perfil" de exigência de CPU diferente (o desempenho do Battlefield 4 é praticamente o mesmo nas CPUs testadas).

 

OBS: Testaram as CPUs usando uma GTX Titan como VGA.

 

Abraço Max!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, minha placa sobe muito pouco em over, tipo uns 150MHz e mais nada, acima disso over fica instavel, a modificação no cooler, troquei o original por um de 90mm que abaixou muito as temps de 100-90 para 70-84 além do mais deixou o pc mais silencioso, e cabelo acabo de ter uma noticia muito péssima, meu hd de 400Gb encheu de bad blocks, mas 160 pra mim por enquanto ja ta de bom tamanho visto que só vou manter o bf3 aqui a steam esta instalada em um hd separado de 40gb causo algo falhe, ja que tenho muitos jogos comprados na steam e ainda faço mods pro Amnesia The Dark Descent, então se o windows falhar os quase 1 ano de trabalho num dos mods que ainda não acabei vão por agua baixo, pois então, ganhei mais um dinheiro, agora tenho R$220, e estou pensando em pegar uma radeon 6570 que chega a ser 3x mais potente que a GT520 http://www.kabum.com.br/produto/26117/placa-de-video-vga-xfx-ati-radeon-hd-6570-1024mb-1gb-ddr3-pci-express-hd-657x-zdf2 , e por trazer pra ca por frete tudo vai ficar R$202 tenho a minha GT520 desde de 17/12/2012 então acho que ela ja deu o que tinha q dar


alias cabelo da uma olhadinha numa gameplays dessa placa com o meu processador e a mesma quantidade de ram

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Max!

 

 

 

cabelo acabo de ter uma noticia muito péssima, meu hd de 400Gb encheu de bad blocks, mas 160 pra mim por enquanto ja ta de bom tamanho visto que só vou manter o bf3 aqui a steam esta instalada em um hd separado de 40gb causo algo falhe, ja que tenho muitos jogos comprados na steam e ainda faço mods pro Amnesia The Dark Descent, então se o windows falhar os quase 1 ano de trabalho num dos mods que ainda não acabei vão por agua baixo

 

Ih, que barra! Hoje em dia se virar com apenas 160GB de HDD enquanto os jogos não param de crescer em tamanho é complicado. Esse HDD de 400 está com bad blocks por toda a extensão do disco ou está localizada em uma determinada área? Acho que rola fazer um particionamento nesta parte do HDD pra isolá-lo e usar somente a parte boa. Pelo menos terá algum espaço útil do disco, ainda mais que está precisando de uns GB extra.

 

 

 

pois então, ganhei mais um dinheiro, agora tenho R$220, e estou pensando em pegar uma radeon 6570 que chega a ser 3x mais potente que a GT520 http://www.kabum.com.br/produto/26117/placa-de-video-vga-xfx-ati-radeon-hd-6570-1024mb-1gb-ddr3-pci-express-hd-657x-zdf2 , e por trazer pra ca por frete tudo vai ficar R$202 tenho a minha GT520 desde de 17/12/2012 então acho que ela ja deu o que tinha q dar

 

Max, será que não é melhor parcelar e pegar uma placa mais recente? Como você mora em Curitiba, o frete desta GTX650 não deverá ser alto: http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-nvidia-geforce-gtx650-1gb-gddr5-gtx650-e-1gd5-asus-71678 .  Ela tá por R$ 285 à vista ou R$ 299 a prazo. O melhor que ela é 0Km, é uma Asus e tem a performance superior ao HD 6570. E seus R$ 220 já estão bem próximos para comprá-la. Frete dela pra cá no RJ é papo de 15 merréis, e a Megamamute é no sul...dificilmente passará deste valor.

 

Gargalo, certamente terá, mas possibilitará a jogar com melhores gráficos, ou resoluções maiores que na HD 6570, por exemplo, e não precisará gastar com VGA tão cedo. Eu acho que é uma boa, principalmente nesta diferença de R$ 80 (pode-se vender a GT520 para pagar alguma prestação da GTX).

 

 

 

ok, minha placa sobe muito pouco em over, tipo uns 150MHz e mais nada, acima disso over fica instavel, a modificação no cooler, troquei o original por um de 90mm que abaixou muito as temps de 100-90 para 70-84 além do mais deixou o pc mais silencioso

 

Você só aumenta o gráfico dos cores ou tu manda um OC nos shaders (acho que a série 500 ainda tem clock de shader) e na memória? Pode ser que algum parâmetro esteja no limite e atrapalhando o aumento de over nos demais clocks. Entretanto, sua GT520 tá com temperaturas batendo no limite, graças ao cooler-mod que fez (senão a placa iria "pro sal" se continuasse com a fan de fábrica).

 

Abraço Max!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem cabelo eu n'ao me importo muito com graficos, mais com taxa de rate e aqui os fps sao meios baixos pra mim, sobre meu hd de 400, foi pro ceu começou a clicar, ja encomendei da kabum uma gt440 mid-end da Zogis(Lembrando que ha duas versões a ZOGT440-1GD3H que e a mid-end, e a ZOGT440-1GD3HL que e a versao low-profile, ambas com a mesma configuração)

http://www.kabum.com.br/produto/48127/placa-de-video-vga-zogis-geforce-gt440-1024mb-1gb-ddr3-pci-express-2-0-x16-zogt440-1gd3h-

 

so pra dar uma aumentada nos FPS dos games, alias, cabelo voce ja comprou algum mouse da AulA ou da X-Trike? estou com um da x-trike The Killing Soul e o mouse simplesmente fica muito lento no half-life 2 e no warface, mudando a sensibilidade no windows nao adianta e mudar o dpi do mouse pelo botao faz com que fique muito sensivel ou ate fica do mesmo jeito so que puxando, alem do mais o site oficial da x-trike ainda ta em construçao o que me impossibilita de baixar o programa de ajute do mouse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Max!

 

 

 

sobre meu hd de 400, foi pro ceu começou a clicar

 

É...esse dai literalmente bateu as bielas, infelizmente, pois poderia ser uma mão na roda.

 

Bem cabelo eu n'ao me importo muito com graficos, mais com taxa de rate e aqui os fps sao meios baixos pra mim, (...) a encomendei da kabum uma gt440 mid-end da Zogis(Lembrando que ha duas versões a ZOGT440-1GD3H que e a mid-end, e a ZOGT440-1GD3HL que e a versao low-profile, ambas com a mesma configuração)

http://www.kabum.com.br/produto/48127/placa-de-video-vga-zogis-geforce-gt440-1024mb-1gb-ddr3-pci-express-2-0-x16-zogt440-1gd3h-

 

Bem, a GTX650 daria um up legal no seu micro, mas como pegou uma GT440, vai dar uma melhorada significativa em relação ao GT520. Resta saber o quanto vai ser melhor durante a jogatina. É esperar chegar pra ver qual vai ser esse impacto no desempenho.

 

 

 

alias, cabelo voce ja comprou algum mouse da AulA ou da X-Trike? estou com um da x-trike The Killing Soul e o mouse simplesmente fica muito lento no half-life 2 e no warface, mudando a sensibilidade no windows nao adianta e mudar o dpi do mouse pelo botao faz com que fique muito sensivel ou ate fica do mesmo jeito so que puxando, alem do mais o site oficial da x-trike ainda ta em construçao o que me impossibilita de baixar o programa de ajute do mouse

 

Não, Maxleyo. Meus periféricos são pobrinhos, ahuahauhauhauh!! Teclado Microsoft 200, Mouse Logitech de supermercado e minhas caixas de som Positivo desde 2007 (antes USB, mas convertidas para tomada normal, graças a um carregador de celular). O que jogando atualmente estou optando por "preiar" no controle mesmo. Eu até tenho vontade de arrumar um kit mouse-teclado melhor, procuro saber sobre, mas acabo que desistindo. Até calhou o papo, pois estava vendo um fórum de promoções e, em um tópico de mouses, acabei encontrando informações e "desmontes" de vários mouses e teclados. Caso interessar: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/530473-indice-de-dicas-e-reviews-do-wetto.html

 

Sobre o driver do seu Killing Soul,talvez sabendo qual é o fabricante real, ou outra marca que usa o projeto de seu mouse possa o ajudar a achar o suporte. Rapidamente encontrei o site da Handytech, distribuidora X-trike no Brasil, não sei se já viu este site, Max. Será que entrando em contato, eles disponibilizam os drivers? Bem, o link de lá: http://www.handytech.com.br/hp/contato.aspx

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois e cabelo quase cai numa furada da kabum, a radeon 6570 que eles vendem e a 64-bits sendo que eu achava que era a versao 128, no site do passmark comparando as duas(6570 128-bits) a GT440 sai ganhando mesmo Untitled2_zpsfe3a7b6a.jpg


alias um amigo meu tem uma a 3 anos com um I3 540 e 4gb de ram ele pega bf3 no high


caso queira ver quantos pontos sua placa, ou a placa que prentende comprar faz no passmark veja e/ou compare aqui http://www.videocardbenchmark.net/gpu_list.php

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Na área!

 

Opa! O Passmark já conhecia, é bem útil realmente. Neses testes de comparação sintéticos, há também o GPUBoss ( http://gpuboss.com/ ) que até tem uns gráficos transados nas comparações. O bom mesmo é encontrar comparações mais próximas da realidade testando jogos. Guru3D, Tom's Hardware e TechPowerUp tem testes e comparativos entre várias VGAs, inclusive dados de temperatura, consumo e ruído da fan (dependendo do modelo testado). No caso do Tom's eles publicam todo mês a hierarquia das VGAs e CPUs: http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-graphics-card-review,3107-7.html

 

 

 

pois e cabelo quase cai numa furada da kabum, a radeon 6570 que eles vendem e a 64-bits sendo que eu achava que era a versao 128, no site do passmark comparando as duas(6570 128-bits) a GT440 sai ganhando mesmo

 

Ufa! Seria o maior preju se pegasse essa HD6570 capada. Acabou sendo um bom negócio comprar a GT440, apesar do que torcia que fosse a GTX650, enfim...

 

Valeu Max!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...