Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador automotivo (Módulo) queimando entrada. B-buster 3600-Gl


lightium

Posts recomendados

Olá pessoal...

O amplificador em questão é o B-buster modelo BB3600-gl.

O aparelho entrou em proteção e não voltou a funcionar, depois de ter grande parte dos componentes ressoldados, duas saídas voltaram a operar normalmente, no entanto, as saídas número 1 e 2 não funcionam.

O que ocorre é o seguinte, quando conecto algum aparelho na entrada 1 ou 2, o alto-falante emite um zumbido em baixa freqüência e logo aciona proteção novamente.

Já as saídas 3 e 4 estavam funcionando normalmente, até que em um determinado momento, os alto-falantes emitiram um zumbido muito forte e o amplificador parou. Após desmontá-lo, constatei que as trilhas de entrada 3 e 4 haviam queimado, ou seja, as trilhas derreteram e chegaram a quase furar a placa.

Improvisei duas novas trilhas para as entradas acima citadas e aparelho ligou, mas estou com medo de conectá-lo a algum dispositivo.

O que pode ter ocasionado a queima das entradas?

Já testei a tensão entre a carcaça e os terras das entradas e obtenho algo entre 200 ou 280 milivolts, também fiz o teste utilizando o positivo das entradas com relação a carcaça e também obtenho valor semelhante ao do teste anterior.

Todos os principais componentes foram testados e estão aparentemente funcionando.

Este mesmo aparelho foi enviado para um técnico, que me relatou o seguinte sintoma, o aparelho funciona normalmente até ser montado na carcaça, a partir do momento em que é montado, entra em proteção aleatoriamente e sem motivo aparente.


Pode ser problema nas micas?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

 

Edit.

 

Acabei de ligar o amplificador e o mesmo entrou em proteção novamente.

As linhas +15 e -15 agora estão em 11v +/- respectivamente. E agora?

Como funcionam essas linhas?

Elas saem dos trafos ou tem reguladores de tensão?

Mesmo com o módulo em proteção elas teriam que ficar com 15v?

 

Edit. Informação importante:

Encontrei +11v em todas as entradas, de todos os canais e também nas saídas de baixa potência (Line out) e agora? Tem 11v em tudo, no terra e no positivo de todas as entradas.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, já vou medir.

 

Muito obrigado pela resposta.

 

Mais algumas informações:

 

Acabei de remover o amplificador da carcaça e adivinha? Voltou a funcionar, agora encontro apenas alguns milivolts nas saídas e entradas.

E agora?

Nas linhas +/- 15 encontro -11,7v e +11,99v. Estão baixas, não é?

Os testes estão sendo realizados utilizando uma fonte 12v.

A questão é que fora da carcaça, ele funciona normalmente, e agora?

 

Obrigado.

 

Edit, mais uma informação:

O módulo entrou em proteção novamente, agora fora da carcaça.

Medi as saídas e com ele em proteção, tem aproximadamente 11v em tudo, nos positivos e nos negativos das saídas, com relação ao negativo da fonte, eu encontro 11v em tudo.

Grande abraço e novamente, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, já vou medir.

 

Muito obrigado pela resposta.

 

Mais algumas informações:

 

Acabei de remover o amplificador da carcaça e adivinha? Voltou a funcionar, agora encontro apenas alguns milivolts nas saídas e entradas.

E agora?

Nas linhas +/- 15 encontro -11,7v e +11,99v. Estão baixas, não é?

Os testes estão sendo realizados utilizando uma fonte 12v.

A questão é que fora da carcaça, ele funciona normalmente, e agora?

 

Obrigado.

 

Edit, mais uma informação:

O módulo entrou em proteção novamente, agora fora da carcaça.

Medi as saídas e com ele em proteção, tem aproximadamente 11v em tudo, nos positivos e nos negativos das saídas, com relação ao negativo da fonte, eu encontro 11v em tudo.

Grande abraço e novamente, muito obrigado.

Na saída dele não pode ter a presença de tensão, consegue mandar umas fotos dele ?

esse barulho que você escuto em baixa frequência é devido a presença de tensão na saída onde conecta o falante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matthwus e restante dos participantes...

 

Amanhã mando fotos dele. :)

 

Consegui fazer com que as saídas 3 e 4 voltassem a funcionar normalmente, já as saídas 1 e 2 continuam com o mesmo sintoma.

 

Todos os transistores foram testados novamente e estão funcionando normalmente, o problema está provavelmente na etapa de pré amplificação.

 

Matthuwus, esta tensão presente na saída só ocorre quando o amplificador entra em proteção, o que não deveria ocorrer, até mesmo porque a fonte não deveria nem ao menos funcionar com o aparelho em modo de proteção. Vai lá entender O.o

 

Quando está em proteção, a tensão que encontro em todo lugar, provém da alimentação de entrada e não da fonte do aparelho, já que a mesma não está operando em proteção.

 

Bem, montei, testei de várias formas e pelo menos as saídas 3 e 4 parecem estar funcionando normalmente.

 

O que já foi feito:

 

Ressoldagem de 100% dos componentes, incluindo parte das trilhas estanhadas de alimentação e saída do amplificador.

 

Reconstrução das trilhas referentes as entradas 3 e 4.

 

Fets e diodos retificadores da fonte e todos os transistores de alta potência da etapa de amplificação foram retirados, testados e parecem estar funcionando normalmente.

 

O que já consegui:

 

Amplificador armando normalmente, fonte funcionando e saídas 3 e 4 funcionando normalmente.

 

O que ainda falta:

 

Ter certeza que o mesmo não vai queimar novamente e quem sabe, fazer com que as saídas 1 e 2 voltem a funcionar.

 

Pessoal, se alguém tiver alguma dica, será de grande proveito.

 

Muito obrigado por tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matthwus e restante dos participantes...

 

Amanhã mando fotos dele. :)

 

Consegui fazer com que as saídas 3 e 4 voltassem a funcionar normalmente, já as saídas 1 e 2 continuam com o mesmo sintoma.

 

Todos os transistores foram testados novamente e estão funcionando normalmente, o problema está provavelmente na etapa de pré amplificação.

 

Matthuwus, esta tensão presente na saída só ocorre quando o amplificador entra em proteção, o que não deveria ocorrer, até mesmo porque a fonte não deveria nem ao menos funcionar com o aparelho em modo de proteção. Vai lá entender O.o

 

Quando está em proteção, a tensão que encontro em todo lugar, provém da alimentação de entrada e não da fonte do aparelho, já que a mesma não está operando em proteção.

 

Bem, montei, testei de várias formas e pelo menos as saídas 3 e 4 parecem estar funcionando normalmente.

 

O que já foi feito:

 

Ressoldagem de 100% dos componentes, incluindo parte das trilhas estanhadas de alimentação e saída do amplificador.

 

Reconstrução das trilhas referentes as entradas 3 e 4.

 

Fets e diodos retificadores da fonte e todos os transistores de alta potência da etapa de amplificação foram retirados, testados e parecem estar funcionando normalmente.

 

O que já consegui:

 

Amplificador armando normalmente, fonte funcionando e saídas 3 e 4 funcionando normalmente.

 

O que ainda falta:

 

Ter certeza que o mesmo não vai queimar novamente e quem sabe, fazer com que as saídas 1 e 2 voltem a funcionar.

 

Pessoal, se alguém tiver alguma dica, será de grande proveito.

 

Muito obrigado por tudo.

Acredito que deve ter alguma trilha soldada errada ou até mesmo encostando em outra, de uma olhada nas trilhas dos canais que estão funcionando e compare com os canais que não funciona, pois um lado e o outro do amplificador deve ser simétrico, o que pode mudar é os transistores que um lado vai ser PNP e o outro lado NPN, mas da para ter uma ideia, uma vez quando queimo a saída de meu amplificador a temperatura alterou o valor de resistores, cuidado com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matthwus

 

Olá amigo, obrigado pela dica, vou tentar procurar componentes alterados.

 

mroberto98

 

Obrigado pela dica amigo, mas em qualquer tipo de analise mais apurada se faria necessário a utilização de instrumentos os quais infelizmente não possuo, pois não sou profissional de eletrônica, apenas pratico a atividade como hobbie.

 

Meus testes são limitados ao que posso fazer com um multímetro e caso eu não encontre o motivo do mau funcionamento, farei o descarte do aparelho e comprarei um novo. Já estou quase optando pelo descarte, pois acredito que o defeito se encontra em algum Ci, até mesmo nos amplificadores operacionais no pré amp, por isso o diagnóstico está sendo tão difícil.

 

Um grande abraço pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse módulo e o 2200 tinham um pequeno problema no chaveador. Aquele protetor contra curtos. Ele ficava louco. Eu queimei muita entrada no meu 2200, e depois descobri que era o chaveador. Quando esquentava, ou em algumas condições específicas, ele, sei lá, entrava em curto, ou chaveava errado, sei lá

 

mas... entrava em proteção o módulo e pimba, tchau pra entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mroberto98

 

Pois é, se eu realmente tivesse certeza que o problema está nos op amps, trocava todos logo de uma vez. :D

 

ilkyest

 

Esse é meu maior medo em utilizar esse amplificador, torrar as entradas dos meus aparelhos, até mesmo do dvd do carro, daí já era, prejuízo na certa.

 

Você quer dizer o ci oscilador da fonte? O famigerado Tl494 neste caso?

 

Você simplesmente trocou ele e resolveu o problema? :D

 

Valeu galera, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara.. eu estou sem foto no momento. eu queimei a saída do meu Panasonic com esse bendito módulo. Quando ele surtou, levou junto a saída do meu panasonic.

 

olhando de cima, aberto o modulo, ele era um CI, acho que de 14 pinos, sozinho, num dos cantos. eu não lembro, faz 5 anos, mas "visualmente" era isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mroberto98, um tempo atrás quando eu tinha esse módulo, uma coisa que eu notei é que dois canais dele, em específico, tinham um comportamento esquisito. Eu sei que os dois canais liam negativo comum, entre ambos... como se estivessem bridgeados, mas apenas nos negativos

 

sabemos que, se sai 4 canais nos sons, alguns deles não podem ser juntados os negativos, o panasonic que eu tenho era o caso

 

o rádio SEMPRE funcionou, mas.. eu deixava uma ventoinha acima dele, gelando. No dia que houve queima dos canais do módulo, queimou também a saída do rádio. o canal direito, traseiro, está queimado. Estou estéreo na frente e mono no canal traseiro.... e foi concomitante, porque eu tenho certeza que queimou junto com o módulo

 

de leva, levou os prés e a saída alta... com o módulo. Por isso que eu tenho receito de mexer com esses módulos. São bonzinhos, mas, eu, nunca mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera, meu maior medo é esse.

 

Até pensei em utilizar em um set residencial, mas daí seria conectado ao PC e se ocorrer fuga de corrente para as entradas RCA, já era meu PC também.

 

Quando o amplificador fica maluco, +11v vazam para as entradas, tanto que chegou a queimar as trilhas da placa e bota queimar nisso, torrou duas trilhas que chegaram a fazer um buraco na placa, no formato das trilhas.

 

O mais complicado de tudo é que ele surta, a fonte desliga e mesmo assim, os malditos +11v estão lá, nas entradas, então não deve ser problema no pré amp, talvez na fonte mesmo. Vai saber. O.o

 

Agora ele está funcionando normalmente, mas como vou saber que isso não acontecerá novamente? Esse é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bbuster é fabricado pela hayamax, no PY, vendido sob a marca BBuster no Brasil. A H-Buster se pronunciou, já, entrando com as medidas, mas enfim. Auto falantes são bons da bbuster, hamax. 

 

Depois que conheci, nos padrões desse aí, eu uso o b52 element... gosto demais, e é classe AB, que gosto mais ainda. pena que vendi o meu com o carro, mas esse eu recomendo. Deu pau no canal, o cara do ML que me vendeu deu garantia 

amplificador+b52+element+5+elp+1204+1200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só podia ser brasileira! Mas é incrível como a engenharia de eletronica analógica ultimamente está tão porca! Parece que os Engenheiros bons na analógica estão extintos kkkkkk

 

Sim cara. A maioria dos engenheiros bons de analógica ou morreram, ou hoje estão aposentados.

 

Mas é simples de entender:

Eles eram muito bons em analógica pois na época deles, ou o microncontrolador não atendia ou era uma solução cara. Tinham que se virar nos analógicos. Por isso eles eram bons.

 

Hoje em dia você vê engenheiros por aí que sabem tudo de microcontrolador, mas não sabem polarizar um transistor.

 

Eu mesmo as vezes pego um equipamento antigo para reparo e vejo uma placa com funções complexas, placa toda analógica com mais de 30 CIs, paro em me pergunto: Como o cara projetou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So não entendo uma coisa!

Equipamentos bons, ou é companhia gringa ou é de uma companhia brasileira com unidades em países fortes!

Com certeza o Brasil tem um problema sério nisso!

não digo eletronica de potência, elétrica... porque isso é simples, digo a eletronica analógica atual para equipamentos de consumo, que é uma engenharia muito mais pesada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...