Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de um sensor de distância


PHTessmer

Posts recomendados

a ideia seria dois dispositivos onde um manda sinal para o outro sendo que um vai ficar preso a um objeto e outro ficaria com a pessoa. e quando um se distanciasse uns 5 metros do outro, emitiria um sinal sonoro no que está com a pessoa.

 

gostaria que me dessem uma ideia de como seria o jeito mais eficiente pra fazer isso com o menor tamanho possível.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ideia seria dois dispositivos onde um manda sinal para o outro sendo que um vai ficar preso a um objeto e outro ficaria com a pessoa. e quando um se distanciasse uns 5 metros do outro, emitiria um sinal sonoro no que está com a pessoa.

 

gostaria que me dessem uma ideia de como seria o jeito mais eficiente pra fazer isso com o menor tamanho possível.

 

Obrigado desde já.

acredito que seria  melhor usar um modulo   ultra som

 pois rádio frequencia  apesar de ser mas eficiente  não vejo "no momento " como seria 

obs: lembrando que exige um certo conhecimento com micro controlador  para a traves de uma rotina  ele  consiga identificar essa distancia ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que seria  melhor usar um modulo   ultra som

 pois rádio frequencia  apesar de ser mas eficiente  não vejo "no momento " como seria 

obs: lembrando que exige um certo conhecimento com micro controlador  para a traves de uma rotina  ele  consiga identificar essa distancia ok

seria mesmo necessário um microcontrolador pra identificar a distância ou teria algum jeito de eu limitar o sinal para que ele ficasse fora de alcance à partir de uma certa distância?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nunca  vi um circuito desse sem micro controlador não  mas como é  apenas pra fazer barulho  ao se aproximar acho que   2 módulos tx e rx   ultra som um pouco de  técnica   acredito que  sem micro controlador  da pra  fazer   sim é preciso  fazer umas pesquisas  talvez um lm comparador  ou um ci comparador de frequencia ligado  em  rx ao aproximar  o comparador  acione  a buzina que acha  pessoal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem só um problema na ideia de usar ultra som.

Pararam pra pensar que se a pessoa com o objeto estiver atrás do sensor o sistema para de funcionar?

E aqui entra minha dúvida, como a pessoa vai se mexer perante ao sensor fixo? De forma radial ou seja em qualquer ponto em relação o sensor precisarei medir? Acredito que não 1 sensor de ultra som, mas sim com um array de sensores desses, e um circuito de beamforming para "acoplar" todos os sinais e só então realizar o cálculo de distancia.

É possível sim, fazer sem microcontrolador, claro envolvendo mais componentes discretos, mas nada de outro mundo, afinal sensor de distância usado em automoveis, muitos, fazem o processamento de sinal sem um processador.

 

 

Se teu inglês estiver legal para leitura, comece com essa ideia do PICLIST:
http://www.piclist.com/images/www/hobby_elec/e_srm1_4.htm

Faz exatamente medição de distância, porém possui um valor limitado de angulo de abertura, acredito que a partir dessa ideia serial legal começar a pensar numa matriz de sensores usando um circuito de beamforming para aplicar no circuito acima.

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem só um problema na ideia de usar ultra som.

Pararam pra pensar que se a pessoa com o objeto estiver atrás do sensor o sistema para de funcionar?

E aqui entra minha dúvida, como a pessoa vai se mexer perante ao sensor fixo? De forma radial ou seja em qualquer ponto em relação o sensor precisarei medir? Acredito que não 1 sensor de ultra som, mas sim com um array de sensores desses, e um circuito de beamforming para "acoplar" todos os sinais e só então realizar o cálculo de distancia.

É possível sim, fazer sem microcontrolador, claro envolvendo mais componentes discretos, mas nada de outro mundo, afinal sensor de distância usado em automoveis, muitos, fazem o processamento de sinal sem um processador.

 

 

Se teu inglês estiver legal para leitura, comece com essa ideia do PICLIST:

http://www.piclist.com/images/www/hobby_elec/e_srm1_4.htm

Faz exatamente medição de distância, porém possui um valor limitado de angulo de abertura, acredito que a partir dessa ideia serial legal começar a pensar numa matriz de sensores usando um circuito de beamforming para aplicar no circuito acima.

Abs.

Na verdade, eu não preciso que um sensor meça exatamente ou informe a distância do receptor, só que ele apite quando sair do raio de recepção do sinal, que pode ser de 5m ou outra distância perto disso. É como se fosse um "sensor" de roubo, que apita quando um objeto é levado para fora do seu raio de alcance do sinal. Não sei se isso tinha ficado bem claro no primeiro post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um transmissor de FM com microwatts, pode até se regular a potência para a distância requerida, emitindo pulsos modulados, digamos a 1KHz, a cada 100mS.

---

Um receptor de FM sintonizado na frequência do transmissor.

Um tone decoder como o LM567 sintonizado a 1KHz (a mesma do transmissor).

Um TIMER redisparável como cd4538 ou mesmo 555 nesta configuração, sendo redisparado pelo 567.

Caso não redispare, aciona BUZZER.

A ideia está aí pra quem quiser desenvolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei muito da  ideia  que o sr Felipe_Eletronic pro-pois  porém depois  desse ultimo depoimento seu PHTessmer  acredito que o modulo 433mhz  possa resolver tx e rx  mas  antes  preciso saber  é  apenas uma peça?  um tx e um rx  resolve?

sim, seria apenas uma peça.

 

Um transmissor de FM com microwatts, pode até se regular a potência para a distância requerida, emitindo pulsos modulados, digamos a 1KHz, a cada 100mS.

---

Um receptor de FM sintonizado na frequência do transmissor.

Um tone decoder como o LM567 sintonizado a 1KHz (a mesma do transmissor).

Um TIMER redisparável como cd4538 ou mesmo 555 nesta configuração, sendo redisparado pelo 567.

Caso não redispare, aciona BUZZER.

A ideia está aí pra quem quiser desenvolver.

é mais ou menos isso que eu estava pensando em fazer, só não tinha o conhecimento dos componentes exatos para usar. obrigado pela sugestão.

 

estou dando mais uma pesquisada sobre o que foi respondido aqui, mas quem quiser colocar mais alguma sugestão, sinta-se a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PHTessmer

Acho que nem precisará de enviar pulsos, basta enviar um sinal constante que pode ser na faixa de áudio. Assim poderá usar um rádinho FM (ou aqueles MP3 com FM baratinhos, pra monitorar com fone e jogar este sinal para o LM567. A saída do 567 quando não ativada, ou seja, sem o sinal enviado, deverá acionar o buzzer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PHTessmer

Acho que nem precisará de enviar pulsos, basta enviar um sinal constante que pode ser na faixa de áudio. Assim poderá usar um rádinho FM (ou aqueles MP3 com FM baratinhos, pra monitorar com fone e jogar este sinal para o LM567. A saída do 567 quando não ativada, ou seja, sem o sinal enviado, deverá acionar o buzzer..

mas aí no caso de um radio fm como transmissor, ele emitiria um chiado ou som parar o receptor? porque o ideal seria que fosse uma frequência inaudível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PHTessmer

Não. O Rádio FM é só para o receptor, que é a parte móvel e, sendo um receptor comercial,jé é estável. Inclusive eles nem tem dial , somente sintonia automática ou pressionando botões eles procuram a próxima estação.

O transmissor continua sendo mesmo estes esqueminhas que encontramos na internet.

Como este:

post-387879-0-23569700-1409824259.gif

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-de-controle-remoto-via-radio-fm/

 

Pra reduzir o consumo e distância R3 deve ser um trimpot de 10K com resistor de 100R em série. Deve chegar de alguns metros a centenas de metros em campo aberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...