Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pintar linha conforme a espécie


Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou criando uma planilha o excel de uma pesquisa que estou fazendo e quero agora, comparar os resultados. Explico-me melhor:

 

Na segunda linha, da célula C2 atá a V2, coloco as características estudadas, uma em cada célula. Pulo uma linha e, a partir da quarta linha atá a 1003, fiz uma tabela com todas as espéies em questão.
Cada espécie tem suas características então, as colunas C até AZ representam as características de cada espécie(que corresponde a cada linha). Agora queria criar uma fórmula para, quando digitar as

características estudadas, na segunda linha, fique de cor diferente na tabela, as características que forem iguais as que acabei de digitar.
 

Não tenho um grande domínio o excel, mas tentei utilizar as fórmulas CONT.SE e PROCH, mas não consegui. Aí, lendo mais a respeito,  vi que era melhor utilizar a formatação condicional, pois só preciso escrever a fórmula e modificar a formatação das células, com as cores e formas que eu achar melhor, mas não consegui utilizar essa formatação condicional de forma a compreender toda a tabela.

Alguém sabe como me ajudar? Estou um pouco perdida....

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Patropi,

 

anexei uma planilha-exemplo. Ao invés das características coloquei números para ficar mais fácil de visualizar. Ainda não é a planilha final, mas dá para ter uma ideia. A tabela tem bem mais espécies, mas como já ficou grande coloquei assim, para ficar mais fácil para mim entender. Quero compara os números da segunda linha com os da tabela e, os que forem iguais ficarão de cor diferente. Depois, da tabela, tem uma coluna onde está a quantidade de características em comum. Nessa coluna, quero pegar o total de todas as características que forem iguais  e colocar ali. Pensei em usar a Função SOMA, posso fazer assim?

 

Obrigada pela ajuda!

pesquisa.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sandra

 

Para pintar as células que contém números iguais os da segunda linha, usei uma ferramenta do Excel, chamada Formatação Condicional.

 

Para ver como eu fiz --> com o cursor  na célula C4 --> Formatação Condicional --> Gerenciar Regras  (Usei uma fórmula para formatar).

 

Quanto a 2ª parte eu não fiz porque eu não entendi com você quer que conte, pois o Excel não possui uma ferramenta que conte cores, e principalmente por formatação condicional.

 

01_09_14_pesquisa com formatação Condicional-Patropi.xlsx

 

Dê retorno.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

muito obrigada! Vou estudar o que você fez e aprender .... rsrsrs
O que eu quero contar não é as cores, mas sim quantas características "pintadas". Por exemplo, após digitar o meu resultado na segunda linha, na tabela aparece,

os resultados iguais. Na coluna ao lado, vai aparecer quantos características foram comparadas iguais. por exemplo, a espécie 1 teve 4 características iguais ao da

segunda linha, assim, nessa coluna aparece o número 4, e assim por diante....

Para fazer isso, pensei em usar a função SOMA, para somar quantas células foram destacadas.... Vou fazer aqui e vejo se deu certo!

 

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

a tabela funciona direitinho, mas quando fui ajustar para os meus dados, ela não funciona mais, só destaca a primeira coluna.
Eu tenho um arquivo do bloco de notas que eu importei para essa tabela do excel, fica tudo direitinho, mas a formatação condicional não funciona mais. Tentei criar

uma nova planilha, mas acontece o mesmo erro. O que acha que pode estar ocasionando esse erro? Para criar essa formatação condicional, tenho que selecionar todas as células da tabela, ou somente a C4?

Pois tentei fazer dos dois jeitos, mas o erro persiste.....

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Sandra

 

A fórmula da formatação da planilha que eu envie abrange o intervalo ode células daquela planilha.

Se você for aplicar a formatação em outra planilha com intervalo de células diferente não vai funcionar.

 

O bloco de notas é apenas editor de texto e não possui as ferramentas do Excel, por isso não funciona.

 

Se quiser que eu aplique a formatação para você, basta anexar a planilha aqui no fórum, pois caso contrário, não tem como eu saber o que você esta fazendo errado.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

acho que o grande problema é mesmo passar o arquivo do bloco de notas para o excel. Então, para completar a planilha toda, terei que escrever manualmente todas as células?
No mais entendi a formatação. É que como são muitos dados, pensei que se importasse do bloco de notas, não precisaria escrever......

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sandra

 

Você pode passar os textos do bloco de notas para o Excel, desde que fique cada texto em uma célula e que não tenha nenhum espaço antes ou depois do texto, pois senão o Excel interpreta como caracteres a mais e não pinta a célula.

Geralmente acontece de ficar espaços em branco.

 

Para verificar se tem espaços em branco, com o cursor na célula que tenha o texto --< clique com o cursor na frente do texto, mas na barra de fórmulas, se tiver espaço tem que apagar o espaço --> repita colocando o cursor atras do texto.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...