Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers de ar para gabinete


Posts recomendados

Peguei essa cfg: http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer-intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4690-3.50ghz-4-geração--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--geforce-zotac-gtx-770-amp!-edition-2gb-chdmi--gab-thermaltake-t31.ptml

Nesse gabinete vem 1 cooler na parte de frente e um atrás, gostaria de comprar mais alguns que ao total não passe de 150 reais. Tava pensando em pegar 1 para por em baixo do lado da fonte e outro para por em cima, cada um por 70 reais, mas achei esse http://www.terabyteshop.com.br/cooler-gabinete/cooler-thermaltake-120mm-thunderblade-af0030-red-led.ptml que tá só 30 reais e tem 70 de cfm assim eu poderia pegar 4 deles e fechar os 6 espaços para coolers do gabinete.

O que seria melhor fazer?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei essa cfg: http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer-intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4690-3.50ghz-4-geração--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--geforce-zotac-gtx-770-amp!-edition-2gb-chdmi--gab-thermaltake-t31.ptml

Nesse gabinete vem 1 cooler na parte de frente e um atrás, gostaria de comprar mais alguns que ao total não passe de 150 reais. Tava pensando em pegar 1 para por em baixo do lado da fonte e outro para por em cima, cada um por 70 reais, mas achei esse http://www.terabyteshop.com.br/cooler-gabinete/cooler-thermaltake-120mm-thunderblade-af0030-red-led.ptml que tá só 30 reais e tem 70 de cfm assim eu poderia pegar 4 deles e fechar os 6 espaços para coolers do gabinete.

O que seria melhor fazer?

Obrigado.

 

Essa dan da Thermaltake não é uma boa escolha, além de ser cara possui um fluxo relativamente baixo se comparado ao ruído produzido.

Mais 2 fans seriam ideal para um bom fluxo de ar, porém vamos lembrar que de nada adianta um turbilhão de ar no gabinete

se o cooler box do processador não possui bom desempenho.

Se a configuração for usada para games, eu particularmente usaria esses 150 que você tem disponíveis na aquisição de um cooler de ar com maior desempenho e com o restante investiria em novas fans.

Uma excelente opção seria o Hyper T4 da Cooler Master, modelo torre com excelente desempenho.

https://www.guerradigital.net/cooler-hyper-t4-cooler-master-fan-120mm-rr-t4-18pk-r1.html

 

Ainda sobraria uma quantia para investir em 2 fans como a Sickflow também da cooler master. É uma fan com fluxo de ar razoável (69CFM) porém muito silenciosa (19dBA).

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-sickleflow-x-azul-r4-sxdp-20fb-r1.html

 

Os 2 itens citados a vista saem por 148,00 com o frete passaria um pouco da sua margem de 150, porém caso seja possível um acrescimo pequeno no valor

vale muito a pena.

Caso os 150 sejam o valor máximo, fique com o cooler + 1 fan. Os resultados serão excelentes.

Lembrando que o Thermaltake T31 possui 20,6cm de largura e o Hyper T4 152mm de altura, portanto caberá tranquilamente.

 

Abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é melhor investir em 1 cooler para processador e em 2 coolers extras para o gabinete?

Poderia pegar esse: http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/watercooler---cooler-master-seidon120v-rl-s12v-24pk-r1.ptml mais 2 coolers dos que você passou.

Preciso comprar o cooler do processador na terabyte, assim eles já mandam montado. Os coolers do gabinete posso comprar separado.

Ou esse watercooler não vale a pena pelo custo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é melhor investir em 1 cooler para processador e em 2 coolers extras para o gabinete?

Poderia pegar esse: http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/watercooler---cooler-master-seidon120v-rl-s12v-24pk-r1.ptml mais 2 coolers dos que você passou.

Preciso comprar o cooler do processador na terabyte, assim eles já mandam montado. Os coolers do gabinete posso comprar separado.

Ou esse watercooler não vale a pena pelo custo?

 

Eu particularmente não sou muito fan de WC pelo seu baixo custo benefício.

O seidon 120mm é sem dúvida um excelente cooler. Seu desempenho é levemente superior ao hyper 212X e hyper T4 ambos da Cooler Master, porém custa

quase o dobro.

Se você não se importa com essa relação Custo x benefício sim, vale a pena.

Eu ainda acho mais viável comprar o computador padrão, apenas com as fans conforme indicado anteriormente, e adquirir o Cooler em outra loja, já que a terabyte não

possui os modelos recomendados, isso sem contar que vindo montado com um Cooler diferenciado, muito provável que eles não lhe enviarão o cooler box, que apesar de não ter bom desempenho serve como um backup

em casos de emergência.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada!

 

Jons, nem estou aqui para recomendar water ou air cooler, apenas dizer que o que o NF disse é o que aconteceu na prática no meu caso:

 

 

O seidon 120mm é sem dúvida um excelente cooler. Seu desempenho é levemente superior ao hyper 212X e hyper T4 ambos da Cooler Master, porém custa

quase o dobro.

 

É exatamente isso. Tempo atrás, passei de um Hyper 212+ para um WC Seidon 120V.

 

Até estava legal com o Hyper, mas rolou três fatores que me fizeram trocar: curiosidade, preço na ocasião e a revenda do 212+. Na época, a Pichau (sei lá se foi promoção ou bug), a colocou em R$166 e calhou legal. Pois com a galera falando de WC o tempo todo, acabei resolvendo aproveitar e comprar um pra saber o básico na prática de montagem, manutenção e tal (parada de nerd, não é? Auhauahuaauhau!!). 

 

Em relação a performance, a grande vantagem que tive na troca do 212+ para o 120V foi poder diminuir as RPMs das fans (no caso o mesmo par de ventoinhas as equipavam) com uma pequena melhora nas temps do "processa". Não era o foco principal...mas é brinde então tá tranquilo.

 

Se for realmente partir para o Seidon, Jons, não será dinheiro jogado fora não e realmente terá um ótimo equipamento para arrefecer seu possante. Entretanto, é aquilo que o NF falou: Um cooler que custa quase a metade do Seidon, como o 212 EVO ou X, é capaz da mesma forma.

 

 

 

Ainda sobraria uma quantia para investir em 2 fans como a Sickflow também da cooler master. É uma fan com fluxo de ar razoável (69CFM) porém muito silenciosa (19dBA).
https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-sickleflow-x-azul-r4-sxdp-20fb-r1.html

 

(2)

 

Baratinha, é maneira, abundante nas lojas por aí e eficaz. Não há como não recomendá-la.

 

Abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área novamente!

 

Olha Jons, se a questão ruído não for obsessão total ao que procura em uma fan, a Sickle Azul (primeiro link) é a melhor em custo x benefício, pois tem um fluxo semelhante ao modelo Cougar e o o ruído é levemente maior, coisa de 4dBA. Caso contrário, se achar que quanto mais silêncio é melhor, mesmo que o faça gastar 12 contos a mais por fan, o modelo Cougar é mais indicado.

 

O modelo Shark é um caso a parte, pois realmente é mais eficiente que as duas outras no quesito fluxo de ar, mas já são bem audíveis em relação as demais fans. Como pretende por algumas em seu possante, talvez no conjunto de fans rodando ao mesmo tempo, possa o incomodar. Nem é pela qualidade da Shark, pois o modelo de 14cm que possuo é uma Shark pretona maneira à pampa. O que tá pegando ainda mais neste link que passou, realmente é o preço praticado. Uma Shark de 12cm acima de R$ 30 já tá bem salgada.

 

 

 

Vi que talvez minha placa de vídeo esquente mais que o processador

 

Se preocupa com isso não Jons. A VGA normalmente aquece mais que o processador quando é altamente utilizada. Desde que a placa de vídeo não ultrapasse 82ºC na jogatina em tempos de calor brabo, tudo ok. Mas uma arrefecida por aquela área é sempre bem-vinda, como não?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabelo75
Excelente observação.

 

 

Os 3 modelos são ótimos. A decisão fica a cargo do seu perfil como usuário.

 

Se tem preferência por Silêncio, vá vá de Sickflow (1° link) ou de Cougar (3° link).

A Sickflow ganha pelo custo benefício, já a Cougar pelo projeto usado no rolamento (Vulgo rolamento "hidrodinâmico), que proporciona menor vibração e maior

vida útil.

 

Se não se preocupa com ruído e prefere desempenho, vá de Aerocool Shark (2° Link).

 

Indenpendente da escolha estará muito bem suprido.

 

@EDIT: Temperatura máxima recomendada para a Gtx 770 é de 98°C (Modelo de referência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete vem com 2 coolers, 1 joga ar para dentro e o outro para fora. Tô pensando em colocar mais 1 em baixo do lado da fonte e colocar 2 em cima, ficaria 2 jogando ar para dentro e 3 para fora, tem algum problema isso? Tem que ser números pares?

O que tô meio preocupado com esse Thermaltake t31 é que na parte da frente ele é totalmente fechado, só tem uma pequena abertura na parte inferior frontal para entrar ar e na parte de baixo também tem abertura, parece que ele não tem muita entrada de ar, seria melhor inverter os números? Colocar mais 1 cooler na parte da frente e tirar 1 de cima, ficando 3 puxando ar e 2 jogando para fora?

 

Comprando só 3 eu pegaria o Cougar Hydraulic, não sei o quanto vão ser barulhentos os 2 coolers que já vem no gabinete, por isso tô querendo pegar esse que é silencioso.

 

Também tô pensando em comprar 1 controlador de fan para poder diminuir quando for dormir, o pc fica no quarto ligado a noite e não gosto de barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando...

 

 

 

O gabinete vem com 2 coolers, 1 joga ar para dentro e o outro para fora. Tô pensando em colocar mais 1 em baixo do lado da fonte e colocar 2 em cima, ficaria 2 jogando ar para dentro e 3 para fora, tem algum problema isso? Tem que ser números pares?

 

Bem, ainda não sei a fórmula mais efetiva em otimizar com perfeição o fluxo de ar pelo interior do gabinete, Jons. É apenas uma singela opinião que tenho quanto a esse equilíbrio de fans:

 

Creio que o mais importante é focar na exaustão de ar pelo interior do gabinete, pois naturalmente o ar externo tende a adentrar por aberturas e respiros do gabinete como forma de equilibrar a pressão negativa gerada ao interior do micro. Nisso, o fluxo de ar naturalmente acontece. Quanto as fans de injeção, contribuem legal para o fluxo em geral, mas as uso, principalmente, para arrefecer componentes diretamente, em primeiro caso, como HDDs e VGAs e o fluxo resultante torna-se apenas consequência.

 

Olhei um pouco de mais de perto seu TT T31 neste pequeno, mas detalhado, review: http://forums.hardwarezone.com.sg/hardware-clinic-2/unboxing-thermaltake-urban-t31-window-case-4552014.html . Aparentemente não tem uma área visivelmente favorável a entrada de ar frontal, na parte inferior, repare que há um acesso até bem relevante para a entrada de ar. Como o T31 é um gabinete voltado ao silêncio, é natural que não tenha uma oferta maior de respiro, para suprimir um pouco o ruído das fans.

 

http://i1181.photobucket.com/albums/x440/MacClipper0/Thermaltake/Urban%20T31%20Case/IMG_7498Copy_zps922c2a00.jpg~original

 

Em relação ao posicionamento das fans, faria da seguinte forma: 

 

Deixaria a fan original na dianteira. Se quiser acrescentar a segunda, reposicionaria a original traseira por ali, já teria uma refrigeração bem legal para dos HDDs, promoveria algum fluxo na frente e não teria tanto ruido, pois essas fans originais são voltadas tipicamente para o silêncio. As demais, se decidir comprá-las Jons, as equiparia na exaustão traseira e superior, guardando uma delas para arrefecer a área da VGA (local ao lado da fonte) e fechou. Pode-se depois incrementar mais uma fan superior, caso reposicionar a 2ª fan original para dianteira, caso julgar necessário e se o ruído do conjunto após de montado não o incomodar.

 

 

 

Comprando só 3 eu pegaria o Cougar Hydraulic, não sei o quanto vão ser barulhentos os 2 coolers que já vem no gabinete, por isso tô querendo pegar esse que é silencioso.

 

Boa escolha e raciocínio, Jons. Monte o PC primeiro e, veja se há uma real necessidade de por mais fans ou não. Pelo perfil da Cougar que escolheu, e até mesmo pelo T31, não terá tanta preocupação na "barulheira" das fans. O lance que o PC pode não necessitar de tanta refrigeração assim e gastando uma grana que pode servir para outra coisa, ou mesmo economizá-la (o que é sempre bem-vindo).

 

 

 

Também tô pensando em comprar 1 controlador de fan para poder diminuir quando for dormir, o pc fica no quarto ligado a noite e não gosto de barulho.

 

Bem, repetindo o papo anterior, só mesmo observando todo o conjunto montado para saber é necessário, ou não, adquirir um controlador de fan. Se tiver um tempo livre e a curiosidade de montar o seu próprio controlador, pergunta ao @NIGHT FALL. Ele bolou um e postou o "como faz" no fórum de forma bem legal, usando materiais fáceis de encontrar e comprar. Não é trabalhoso e é bem baratinho, além da a possibilidade de, com um pouco de paciência e habilidade, incrementar na aparência no painel frontal.

 

Editando:

 

Uma coisa que eu li e me chamou muita atenção em relação ao dimensionamento de air coolers (coolers de torre) quando li o review que postei:

 

 

 

• CPU HSF max. height 155mm

 

Se isso for verídico, o Hyper 212, de qualquer modelo, não caberá no gabinete, pois ele mede cerca de 159,5mm. Putz, é meio estranho porque gabinetes mais simples da TT, como o V4 cabem. Sinceramente, sei lá!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na madruga e no alerta:

 

Jons, se for realmente partir para um cooler de torre, não esqueça de mensurar a distância entre o processador (montado a placamãe) e a tampa lateral do gabinete. Como o review postado por mim alertou que no T31 cabem coolers de até 155mm apenas, está correndo um grande risco de ter que usar o micro sem a tampa lateral. Observe atentamente nas dimensões do cooler que preferir comprar antes de fechar negócio, valeu?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses coolers são bons, mas eu recomendaria também o xtraflo da coolermaster, só que na versão de 93 CFM. Instalei um como exaustor na parte traseira do gabinete ( o meu não tem a parte superior aberta ) em conjunto com mais duas fans de 40 CFM cada injetando ar uma na parte da frente e uma na lateral próximo a placa de video, ficando equilibrado a vazão de ar. Ganhei uns 5° na temperatura full do processador com o coolerbox, e logo depois instalei o 212x ai sim ganhei de 15 a 20° em full do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno!

 

 

 

mas eu recomendaria também o xtraflo da coolermaster, só que na versão de 93 CFM.

 

O Xtraflow (ou R4), é realmente um ótima fan, principalmente para substituir fans de WCs e aircoolers. O único porém dela é o seu alto ruído em desempenho máximo, Nesse caso, a R4 não atende ao perfil silencioso que o Jons procura como prioridade nas fans (o próprio gabinete T31 é voltado para este propósito).

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jons1, como eles não são PWM, você pode ligá-los diretamente na placa mãe ou utilizar o adaptador de 3 pinos/molex e conectá-los nos fios que saem da fonte diretamente. Se for conectá-los na placa mãe e "sobrar" fio no meio do gabinete, dobre-o e prenda com abraçadeiras de plástico ou algo parecido. Tente fazer o possível para utilizar o espaço atrás da placa mãe para organizar/esconder esses cabos, ou o espaço ao lado da baia dos HDs, se tiver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa noite!

 

 

 

Tem alguma forma de connectar esses 3 sem fazer bagunça de fios?

 

Jons, além de precisar de uma pequena dose de paciência para organizar os cabos...

 

 

 

como eles não são PWM, você pode ligá-los diretamente na placa mãe ou utilizar o adaptador de 3 pinos/molex e conectá-los nos fios que saem da fonte diretamente. Se for conectá-los na placa mãe e "sobrar" fio no meio do gabinete, dobre-o e prenda com abraçadeiras de plástico ou algo parecido. Tente fazer o possível para utilizar o espaço atrás da placa mãe para organizar/esconder esses cabos, ou o espaço ao lado da baia dos HDs, se tiver.

 

Caio falou, tá falado!

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jons1, aguarde os fans chegarem, se não me engano o adaptador já vem incluso. Como os fans não são PWM não podem ser controlados através de programa, mas creio que devam haver controladores que possam fazê-lo regulando a tensão deles. Além disso, é possível também alterar a posição dos fios em alguns adaptadores 3 pinos p/ molex para permitir que se use 7v ou 5v, em vez dos 12v normalmente utilizados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vou comprar abraçadeiras de plástico e esse adaptador molex.

Tem alguma forma de controlar os coolers através de programa?

 

Programa não, mas você pode criar um controlador com esse fim.

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993?t=1119993&highlight=controlador+fans+caseiro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...