Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan de 80mm ou 120?


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Olá a todos! Estou aqui mais uma vez para pedir a ajuda de vocês,gostaria de saber qual é a melhor fan tanto para tirar o ar quente quanto para jogar o ar frio para dentro do gabinete,os melhores são esses grandões de 120mm ou esses menores de 80mm? Estou usando uma dessas da imagem que tem tamanho de 80mm eu acho? Essa eu tirei de um cooler dissipador da intel. Agradeço desde de já!

 

 

post-725094-0-82418900-1409272067.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Max!

 

Vai depender principalmente se os locais de fixação do gabinete permitirem a instalação tanto das "maior" (12cm) quanto das "dimenor" (8cm). Claro que por ser maior, os modelos de 12 cm tendem a oferecer maior capacidade de deslocamento de ar fazendo menos ruído, fora que a variedade de perfis encontrado para fans de 12cm , direcionadas ao silêncio, deslocamento de ar ou pressão estática é bem maior. No caso nas de 8cm, já não há tanta variedade assim.

 

No caso da fan que tu postou, Max, normalmente a ventoinha de um Intel padrão é de 7cm. Deve ser proveniente de um cooler de terceiro, provavelmente de 8cm. Pode usá-lo numa boa, tanto para injeção (ar pra dentro) quanto exaustão (ar pra fora) bastando inverter a fan. O padrão é o ar ser sugado pela parte "livre" da ventoinha para ser expulso pelo lado onde há as armações que seguram o motor. 

 

A única dúvida que fica é em relação ao conector de energia da ventoinha: Se há conectores extras na placamãe para ligá-la e se o cabo é longo o suficiente para alcançar o conector depois da ventoinha estiver fixa ao gabinete.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Max!

 

 

 

Nesse caso quanto maior a fan melhor?

 

Isso vai depender de quais modelos de fan de 8cm e 12cm usados na comparação. Basicamente, se as ventoinhas diferem-se apenas pelo tamanho de suas circunferências, mantendo as demais propriedades, como largura, RPM, tipo de embuchamento e desenho das hélices, idênticas, naturalmente o modelo de 12cm deslocará mais ar devido sua maior área, tanto de entrada de ar, quanto pela envergadura das pás da hélice. Para essa fan "imaginária" de 8cm se igualar em deslocamento de ar, só mesmo aumentando as rotações da mesma, fazendo que seja muito mais ruidosa que o normal.

 

Max, isso não o impede de aproveitar essa fan de 8cm para fazer o papel de exaustor ou injetor de ar no gabinete de forma eficiente, principalmente se não tiver nenhum exaustor instalado na parte traseira do micro, ajudará um bocado. Você tem em mente em adquirir fan(s) de 12cm?

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde Cabelo75! Nesse caso quanto maior a fan melhor?

 

Apenas complementando as excelentes colocações do colega Cabelo75.

Não, as fans também seguem aquele dito popular "tamanho não é documento".

No "geral" podemos dizer que sim, fans maiores possuem um melhor desempenho por todos os motivos já citados acima pelo Cabelo75, porém isso não é regra.

Comparando essa questão de tamanho.

 

Aerocool Silent Master

Tamanho: 200mm

Fluxo de Ar: 76Cfm

Ruído: 19 dBA

Rotação: 800 rpm

 

Spire Red Star

Tamanho: 120mm

Fluxo de Ar: 51 Cfm

Ruído: 10~23 dBA

Rotação: 800~1200 rpm

 

Fan do cooler Hyper Tx3

Tamanho: 92mm

Fluxo de Ar: 54 Cfm

Ruído: 17~35 dBA

Rotação: 800~2800 rpm

 

 

Exagerando um pouco na comparação

 

Delta Fan

Tamanho 80mm

Fluxo de Ar: 132Cfm

Ruído: 62dBA

Rotação: 8000 rpm

 

 

Como podemos ver nesse comparativo, a fan menor (80mm) é "melhor" que todas as demais que são maiores que ela.

O importante é se atentar as especificações do produto buscando aquilo que lhe é mais conveniente (desempenho, silêncio etc) e não a detalhes como tamanho, pois como vimos esse cenário pode variar.

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala NF, bom dia (ou tarde?)!

 

Só para acrescentar:

 

Aqui tive que usar uma fan da Dell de 92mm x 38mm para quebrar um galho em um salvamento de backup em um PC que a fan do cooler inexplicavelmente morreu (até desmontei a fan inteira, troquei os cabos e eixo não tava emperrado...mas a parada empacou de vez). Pelo que eu li, essa fan deve ter uns 6mmH²O de pressão e sei que venta pra caçamba. O lance é que é tão esporrenta...ela sozinha era mais audível que o meu PC com 7 fans de 12 cm e uma de 14cm (sendo duas Excalibur, não tão silenciosas).

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!