Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medidor dupla função voltimetro/amperimetro


marcelo.br

Posts recomendados

Boa tarde,

 

pretendo comprar esse voltmeter/ampmeter aqui no Tiny Deal:

http://www.tinydeal.com/pt/yb27va-2-in-1-dc-0-100v-10a-led-digital-voltmeter-ammeter-p-107009.html

 

 

Até 10 amperes ele não requer shunt.

 

Esses medidores voltimetro e amperimetro juntos valem a pena adquirir? ou é melhor comprar separado, um somente funcão voltimetro e um amperimetro?

 

quais são mais eficientes?

 

o faller vai saber melhor me falar isso porque usa muito em fontes, fico aguardando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho usado sim mas discretos, ou voltímetro ou amperímetro..

Gosto muito de poder dispor de voltímetro digital e amperímetro analógico. Questão de gosto ou porque em uma carga variável o amperímetro analógico meio que integra a medida..

Essa combinação dai por exemplo:

Fonte12a20V10A-Tensomnimaemxima.jpg

 

Mas preferência são preferências.. Acho sim que podes usá-los sem nenhum problema 

Te diria com certeza absoluta se visse o topologia de ligação dele e se sua amostragem de corrente não vai interferir pouco que seja na leitura da tensão..

Lembre-se, a leitura de corrente provoca sobre o shunt uma determinada queda de tensão, pequena que seja, da ordem de miliVolts. Isso não deve interferir na leitura da tensão no voltímetro.

Nas minhas fontes, para evitar isso, coloco o amperímetro ou o shunt medidor antes da regulação, uma vez que a corrente será praticamente a mesma da saída, com diferença de poucos e constantes miliamperes .

Coloco assim ó:

Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

 

E para colocar assim com certeza não daria de ser esse seu de dupla leitura dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sua experiencia então é melhor comprar amperimetro e voltimetro separados.

 

Tem o amperimetro que vem acompanhado do shunt, para que serve esse shunt?

 

Vi esse ammeter aqui no tiny deal:

http://www.tinydeal.com/pt/lcd-screen-digital-meter-current-digital-panel-meter-p-68534.html

 

Lá fala que se for usar correntes de 10 A por muito tempo é necessario o uso de shunt. Mas pretendo usar correntes de no maximo 6A. será que ainda assim é melhor usar o shunt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por sua experiencia então é melhor comprar amperimetro e voltimetro separados.

Resposta: Não se trata de melhor ou pior. Eu prefiro assim pois dai coloco Voltímetro digital e Amperímetro analógico, além do que posso coloca-los em dois lugares distintos, no circuito da fonte..

 

 

Tem o amperimetro que vem acompanhado do shunt, para que serve esse shunt?

Resposta: Grande parte dos amperímetros medem a queda de tensão sobre um resistor de baixo valor e então, pela relação I = V/R, conhecendo-se o valor de R se tem a leitura da corrente I.

Esse resistor se chama shunt..

 

Vi esse ammeter aqui no tiny deal:

http://www.tinydeal.com/pt/lcd-screen-digital-meter-current-digital-panel-meter-p-68534.html

 

Lá fala que se for usar correntes de 10 A por muito tempo é necessario o uso de shunt. Mas pretendo usar correntes de no maximo 6A. será que ainda assim é melhor usar o shunt?

 

Resposta: Lá fala se fores usar por longo período medida de corrente maiores que 10 Amperes... Esse aconselhamento faz sentido pois existe uma determinada dissipação de potência sobre o shunt.. O fabricante quer evitar problemas inerentes ao aquecimento ai na plaqueta do amperímetro..  Como a medida de corrente máxima será 60% do valor final de 10 Amperes penso que podes usá-lo sem shunt mesmo.. Use-o direto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta: Lá fala se fores usar por longo período medida de corrente maiores que 10 Amperes... Esse aconselhamento faz sentido pois existe uma determinada dissipação de potência sobre o shunt.. O fabricante quer evitar problemas inerentes ao aquecimento ai na plaqueta do amperímetro..  Como a medida de corrente máxima será 60% do valor final de 10 Amperes penso que podes usá-lo sem shunt mesmo.. Use-o direto..

Amigo eu tenho um desse só que para 40A realmente ele funciona bem, porém se der um pico muito rápido ele não registra, atrás dele tem dois minis potenciômetro onde pode calibrar a regulagem da tensão e da corrente, acredito que entre o analógico e o digital é mais questão de gosto, só lembre que o digital não mede picos rapidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo eu tenho um desse só que para 40A realmente ele funciona bem, porém se der um pico muito rápido ele não registra, atrás dele tem dois minis potenciômetro onde pode calibrar a regulagem da tensão e da corrente, acredito que entre o analógico e o digital é mais questão de gosto, só lembre que o digital não mede picos rapidos.

Essa e exatamente a razão pela qual prefiro medir correntes com amperímetros analógicos que tem uma resposta mais rápida e mais buscam mostrar a média de demanda da corrente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa e exatamente a razão pela qual prefiro medir correntes com amperímetros analógicos que tem uma resposta mais rápida e mais buscam mostrar a média de demanda da corrente..

Bem na minha opinião se for uma carga não varia muito, eu usaria o digital mesmo, mas vai do gosto de cada um e da necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A grande vantagem de se usar um amperímetro analógico é a não necessidade de alimentar o mesmo. A alimentação do medidor pode ser derivada da própria fonte, com redução e adaptação de valores de tensão, nada que um resistor e um diodo zener não faça. Isso vale entretanto para voltímetros que medem a tensão de saída da fonte, que vão ter o seu comum o seu negativo, em um mesmo ponto..

Entretanto, se fordes dispor um amperímetro logo na saída dos capacitores, antes do regulador, com certeza terás de montar uma fonte específica para o mesmo, isolada galvanicamente da fonte principal. Nada que um carregador de celular, daqueles da gaveta, abandonados, não consiga fazer... Mas é sempre uma tralha a mais..

Por isso mais um voto para amperímetro analógico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse analogico, assim como qualquer outro, é só ligar em serie então no +b antes do regulador, como você colocou acima na imagem da sua fonte?

Aqueles dois pinos grandes de cima do amperimetro como na foto do anuncio que eu postei é que são ligados não é? 

 

É só ligar direto sem precisar de outra alimentação como você fez em uma fonte onde pôs um regulador 7806 para alimentar um voltimetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se lesses lá na minha fonte iria ver essa descrição:

"Ai um detalhamento da fixação da fonte de 5 Volts (aproveitamento de antigo carregador de celular) no interior da caixa da fonte, para alimentação do voltímetro digital:"

Fonte12a20V10A-Fontede5Voltsparavoltmetr

Mas me parece que nem gostas muito de ler... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu cheguei a ler, essa alimentação a mais do voltimetro eu entendi, eu quis dizer se o amperimetro analogico deve ser ligado em serie como você fez lá no esquema do post 2, ligado direto sem alimentação adiconal.

só uma confirmação mesmo.

Medidores de corrente necessitam estar em série com o consumo, para bem medir. Sim se ele for analógico e só inserir o mesmo, em série, depois do positivo dos capacitores..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medidores de corrente necessitam estar em série com o consumo, para bem medir. Sim se ele for analógico e só inserir o mesmo, em série, depois do positivo dos capacitores..

 

OK! Então vou providenciar o amp, um analogico mesmo, e seguir a montagem.

Pra não citar nada...

Confio mais nos digitais... tanto que em minhas bancadas só digitais.

 

O bom dos digitais é que são pequenos, mas pelas vantagens do analog. que os colegas citaram acho melhor ficar com o analog mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...