Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em rede de escritório 40 conexões


Posts recomendados

       Pessoal estou usando um modem sagecom 2764 da GVT todo capado, nem modo bridge ele faz, então quero montar esse esquema da imagem, no 

 

         Wifi original do sagecom da gvt somente eu irei conectar nele, então não precisa de controle de banda nem nada, (todas as redes wifi, serao distintas com SSID diferentes bem como as senhas)     

 

         Nos outros 2 TP-links estarão conectando 40 aparelhos, dentre notebooks, celulares e tablets,    (porque 2 tp-link e talvez 3 ? é que tenho quase certeza que mal aguentam 15 aparelhos conectados neles sem que haja quedas, resets, lentidão) porque o sinal deles pega a casa toda, ja testei com um velho TD-W9850ND V1.2,  

          

         estou ligando LAN com LAN, porque o sagecom não tem modo bridge (testei e funcionou, meu TP-link nem porta WAN tem) e claro desliguei o dhcp do tp-link

 

 

        Queria uma força de vocês de qual TP-link recomendam (com bom processador e memoria RAM) para meu caso, e principalmente se faz controle de banda simples ( quero limitar por exemplo donwload a 3MB e upload a 512kb para todos que conectarem em qualquer um dos aparelhos)   ou aparelho de outras marcas. 

 

         Esta rede ta bacana ? é para um escritório de tecnologia, onde o pessoal usa youtube, skype, redes sociais, ( até torrent por isso quero limitar a 3MB ) que afinal de contas 3MB pra 1 pc só não fica ruim.

 

         Aceito e agradeço muito sugestões sobre esta rede.

 

 

 

 

post-735177-0-21826100-1409143274_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o controle de banda é realizado onde está conectado o WAN.

 

Como vai usar conexão LAN-LAN, mesmo que o aparelho tenha recurso de QoS ele não vai possuir efeito porque não passa pela WAN dele.

 

Assim, para obter controle você teria que usar um outro roteador apenas para gerir o controle usando as ligações LAN-LAN ou utilizar o roteador LAN-WAN, mas ficando em redes diferentes.

 

O Tp-Link WR740/741ND faz isso, se desejar melhorar o controle recomendo instalar o Gargoyle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso terei que comprar os roteadores TP-link com WAN tipo WR941ND daria certo ? 

 

e trocar esse modem da GVT pra poder usar bridge, dai autentico nos TP-link ?

 

 

Modem como modo bridge LAN  >>>> ligado na WAN do TP-link (esse ja seria 1 rede WIFI) porta LAN >>>>> LAN segundo tp-link ( segunda rede wifi)    

 

 

o DHCP ficaria ligado apenas no primeiro TP-link e o segundo em diantes desliga o dhcp certo ?

 

 

não sei se ficou claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Sim, comprando dá para obter controle, mas precisa conectar na WAN e vão ficar em redes distintas.

 

2. Você até pode trocar de modem para habilitar bridge, mas autentica apenas em um dos roteadores somente, a partir do 2º você teria que usar a porta LAN-WAN.

 

3. Não precisa desligar DHCP porque você quer controle de banda, o DHCP só fica desligando quando se usa conexão LAN-LAN (simplificando)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dwatashi estou começando a entender, obrigado !,  consegui destravar o modem da GVT de madrugada, agora tem bridge, nada adiantaria usar ele para autenticar, ele mal aguenta gerenciar 5 conexões, estou vendo de comprar um RB450G para autenticar e gerenciar os AP,   deixar os tp-link só como pontos de acesso mesmo, deixar o dhcp só para o RB450G   fica melhor o que acha ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, se você centralizar o gerenciamento os roteadores terão que funcionar como AP para facilitar o gerenciamento.

 

Usando o RB fica mais fácil, mas ele tem um custo maior e para 40 conexões (no caso, clientes) não vejo real necessidade dele.

 

Eu optaria por um WR740N e Gargoyle com o wireless desativado, com ele você consegue controlar as 40 conexões facilmente. A vantagem seria o custo. A desvantagem é que como você usaria um hardware mais modesto e barato, não teria tantas opções de logs, etc.

 

Precisa talvez rever suas configurações, porque se você limitar 5MB (dl) e 512 Kbps (up) e tem 40 conexões, talvez dê algum problema se vários deles utilizar de forma mais intensa a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dwatashi obrigado o retorno,  poderei sim rever esses limites, minha conexão esta com 50MB de download e 5MB de upload, nosso escritório sera coworking, informei 40 conexoes porém neste número consta também celulares e tablets, sera um escritório de coworking, creio que poucos irão usar torrent ou youtube constantemente, porém se abusarem ai abaixamos mais ainda, porque penso que uma conexão de 3MB download e 400k de upload garantidos para cada um, da para trabalhar e navegar tranquilamente.

 

sobre o aparelho, queria logo pegar o RB450G pois ele parece bem robusto, no sentido se o escritório crescer e digamos tenha 70 conexões tenho medo de comprar um TP-link e depois não dar conta, e aqui não posso nem pensar em roteador caindo, resetando, ou lerdando entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

dwatashi obrigado o retorno,  poderei sim rever esses limites, minha conexão esta com 50MB de download e 5MB de upload, nosso escritório sera coworking, informei 40 conexoes porém neste número consta também celulares e tablets, sera um escritório de coworking, creio que poucos irão usar torrent ou youtube constantemente, porém se abusarem ai abaixamos mais ainda, porque penso que uma conexão de 3MB download e 400k de upload garantidos para cada um, da para trabalhar e navegar tranquilamente.

 

sobre o aparelho, queria logo pegar o RB450G pois ele parece bem robusto, no sentido se o escritório crescer e digamos tenha 70 conexões tenho medo de comprar um TP-link e depois não dar conta, e aqui não posso nem pensar em roteador caindo, resetando, ou lerdando entende.

 

O Uso do RB seria como uma "Proteção" de investimento que ao meu ver é correta.

 

Agora, ainda acho que as métricas que você utiliza estão fora da realidade. Porque se você quer garantir a banda, ela tem que ser suficiente para a somatória delas. No caso, você quer limitar a banda para cada um nestes valores o que é diferente. Pois no exemplo, se 12 computadores estiverem fazendo upload grandes, torrent ou similar, quando o 13 entrar para fazer algo não teria garantia de banda. O mesmo ocorre para o download.

 

Em seu exemplo, o correto seria pensar que:

 

1. Cada um teria 1MB / 100Kbps de banda garantida

2. Cada um poderia ter 3MB / 400Kbps de banda máxima.

 

Assim, se tiver banda sobrando ele redistribui e deixa aumentar. Se estiver sendo mais utilizada ele baixa automaticamente.

Agora, lembrando que neste caso você tem que considerar todos os clientes com ou sem fio.

 

Se for aumentar o número de conexões, a recomendação seria adicionar outro link WAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno, esta ajudando muito, 

então a sua ideia é melhor que a minha, o RB faz isso que você comentou ? isso seria tipo um auto balanceamento dependendo da demanda ? quero dizer se 1 tiver usando pega todos os 50MB de conexão, se tiver 50 pessoas conectadas ele divide sozinho 1MB para cada por exemplo ? 

 

esse seria mais interessante, aqui estamos montando um escritório Coworking, a maioria vai usar coisas simples como acessar paginas e facebook, poucos teoricamente vão usar torrent ou youtube, mais se eu não fizer nenhum tipo de controle basta 1 para esgotar a rede com torrents e youtube por exemplo.   não queria dividir exatamente pelo número de usuários, pois poderia ficar muito pouco para cada, quero é evitar os que abusam da rede, no meu caso quem usasse torrent não passaria de 3MB de donwload e 400k de Upload, e ao mesmo tempo não deixaria lento para quem não abusa da rede.

 

 

Outro link WAN que você diz é outro link de internet ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou pensando a um tempo ja nesse outro WAN, porém a NET combo alem da franquia, não vem com modem bridge, a OI velox só pega 5MB, e outro GVT não tem sentido pois a que tenho ja é GVT  (minha intenção era usar load balance que o RB450G faz, dai seria um outro WAN para backup, mais se algo der ruim nao GVT provavelmente na segunda linha GVT também vai dar)   aqui em Florianópolis só tenho essas opções infelizmente.

 

sou leigo, ainda mais com esse RB450G que nunca nem vi de perto, porém vou ter que meter a cara e aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Das opções de WAN citadas, opte pela NET mesmo.

 

Alguns modems é possível sim configurar ele em bridge, só é mais difícil configurar em bridge e usar serviços TV e telefonia juntos.

 

No caso do load balance, se ocorrer a baixa da velocidade por causa da franquia é possível você configurar um tipo de auto-sense, assim ele configura a velocidade dinamicamente.

 

Ou se for o caso, você configura o link NET com a franquia escolhida, assim que ele atingir a franquia ele reduz a velocidade para os parâmetros configurados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...