Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler da CPU com problemas


Ir à solução Resolvido por lcom23,

Posts recomendados

Boa Noite !

Estou com um problema em minha máquina que está fazendo com que ele desligue depois de alguns segundos com a seguinte mensagem:

"O Cooler do processador esta falhando. O computador será desligado automaticamente em poucos segundos.

Corrija seu computador imediatamente para impedir que o mesmo se danifique."

Depois dessa mensagem o computador desliga, sendo que a fonte é nova, e está tudo ok com a fonte e o cooler do processador gira normalmente.

O meu computador tem uns 5 anos de uso.

Quem puder dar uma ajuda eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Icon!

 

Antes de comprar um cooler, já que a ventoinha do cooler está operante como disse anteriormente, observe:

 

1- Se a ventoinha está com sua rotação abaixo do normal. O sistema de segurança da placamãe pode está detectando a rotação da fan abaixo do mínimo estabelecido em seus parâmetros. Isso pode significar um possível "engripamento" do eixo da ventoinha. Isso é fácil diagnosticar, com o PC desligado, gire a hélice e tente perceber se a mesma gira com dificuldade.

 

2- Icon, olhe também a conexão elétrica da fan com a placamãe. Pode acontecer do cabo responsável pela leitura da rotação não esteja fazendo o devido contato. Neste caso, basta desligar o micro da tomada, retirar o cabo do cooler, visualizar a integridade dos conectores do CPU_Cooler tanto na placamãe, quanto da ventoinha e reinseri-lo. Uma simples "rechecada" pode resolver a situação.

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Eu fiz os seguintes procedimentos.

Primeiro limpei o cooler original e limpei o processador retirando a pasta térmica, e coloquei nova pasta térmica no processador, liguei o micro mas a mensagem continua e o micro desliga.

Então troquei o cooler, e limpei de novo o processador e coloquei nova pasta térmica, mas mesmo assim continua a mensagem e o micro desliga.

Será que danificou a Placa? E se sim será preciso trocar ou nesses casos dá para continuar com a mesma placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Icom, se fez e refez a instalação do cooler, se atentou ao encaixe do cabo da fan no conector CPU_FAN da placamãe (como disse o mestre Carvalho anteriormente) e nada deu certo, isso pode sinalizar que o sensor de RPM da fan está com algum defeito. Todas as placamães, com suas configurações de BIOS padrões, tem esse dispositivo de segurança quando não detecta algum giro da fan do cooler do processador. Algumas apenas detectam e seguem em frente e outras se desativam a seguir. Há até opções na BIOS para desligar esse alarme, mas se nem isso se tem acesso, nem dá para cogitar em fazer.

 

O que pode ter acontecido é que o cabo, ou o próprio sensor de RPM da fan está com problemas. Dependendo do cooler, será apenas necessário substituir a fan por outra de mesmo tamanho e com conector 3 ou 4 pins (com PWM). Normalmente, a fan não é tão cara e a troca é menos trabalhosa se comparado a diagnosticar o que está acontecendo na fan problemática.

 

Qual e o modelo de cooler que está usando Icom? É padrão Intel, AMD...Se puder postar uma foto do modelo, nem que seja aproximado, de cooler que está usando, dá pra se ter uma ideia melhor da possibilidade, ou não, de apenas trocar a fan.

 

Abraço Icom e um salve pro mestre Carvalho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Cabelo!

Minha placa mãe é uma ECS Alhena 5 modelo RC 415 ST-HM

Soquete 775, o Cooler original é da marca AVC, padrão Intel, que tem 4 pinos, e troquei por um cooler da marca Microbon, esse com 3 pinos.

E sempre que coloco o Cooler verifico sempre o Conector CPU Fan.

Cabelo, será que existe a possibilidade de desativar o sensor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No plantão!

 

Icom, pena que não consegui um manual de sua Alhena 5 (HP) pra ver se há efetivamente uma seção na BIOS que possibilita desabilitar esse dispositivo de segurança. Porém, é muito comum ter uma opção de desabilitar tal medida, desde, claro, consiga entrar na BIOS. Se o sistema "bootar" e ao final do POST desligar, há uma possibilidade de adentrar à BIOS e procurar a seção HW Monitor (normalmente designado para esse tipo de ajuste, sempre dependendo da placamãe) e desabilitar tal recurso.

 

Mas pelo seu depoimento, Icom, creio que nem a BIOS consegue acessar, Aí complicou, ainda mais que testou dois coolers, e ambos não surtiram resultados, claro que há possibilidade de ambos estarem com os sensores "chumbados", mas é uma chance muito remota, infelizmente.

 

Se estivesse com o mesmo problema, eu tentaria fazer um reset na BIOS (desligar o PC da tomada, segurar por uns 10 segundos o botão de power para esgotar a energia remanescente da fonte, retirar a bateria do CMOS da placa e deixá-la fora por 1 ou 2 minutos, remontá-la e ligar o micro). Isso é na tentativa, e esperança, que as configurações de fábrica não tenham esse recurso habilitado como "default" para pelo menos poder checar na BIOS a possibilidade ou não de desabilitar esse negócio aí. 

 

Como último recurso, desmontaria a placamãe do gabinete e checaria as trilhas do CPU_FAN, na tentativa de detectar algum dano por ali, ou se os pinos do conector estão com "solda-fria" ou meio bambos, com mau-contato ou oxidados, talvez. Tudo pra não chegar ao ponto de precisar trocar a placamãe só por conta disso, aí é sacanagem!

 

O que resta fazer é seguir com os procedimentos e ter fé, Icom!

 

Abraço irmão e boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consigo acessar a BIOS, que no caso de minha máquina é América Megatrends de 2007, v.02.61

A BIOS reconhece o HD, o CD Rom e as mémórias, e desta vez o cooler da CPU e nem o cooler do Gabinete não pararam, eu fiquei uns dez minutos na BIOS e os coolers rodam bem e o novo cooler é bem silencioso.

Na Guia Avançado, em Supervisão de Hardware.

- Temperatura CPU. 62 Graus Celsius

- Vel. Ven. CPU. 0 RPM

- Vel. Ven. Sis. 2777. RPM

Aí quando saio da BIOS, aí aparece a mensagem novamente, aí então o micro desliga.

Qual o procedimento que eu devo fazer Cabelo?

Entrar novamente no Setup e ver onde tem essa opção de desabilitar?

Ou como você disse tirar a bateria do CMOS( que no caso seria a bateria do relógio??)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso indica que você está ligando a ventoinha no conector extra da placa mãe,no local errado,o certo é o conector mais próximo do processador,legendado na placa mãe CPU_FAN,ou a placa mãe detecta errado e troca o CPU_FAN pelo SYS_FAN,tente então colocar a ventoinha no outro conector,ou uma em cada um(já que você tem 2 ventoinhas pelo que lí)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

 

 

Eu consigo acessar a BIOS, que no caso de minha máquina é América Megatrends de 2007, v.02.61
A BIOS reconhece o HD, o CD Rom e as mémórias, e desta vez o cooler da CPU e nem o cooler do Gabinete não pararam, eu fiquei uns dez minutos na BIOS e os coolers rodam bem e o novo cooler é bem silencioso.

 

Menos mal, Icom. Se tem possibilidade de ingressar na BIOS, é meio caminho andado.

 

 

 

Na Guia Avançado, em Supervisão de Hardware.
- Temperatura CPU. 62 Graus Celsius
- Vel. Ven. CPU. 0 RPM
- Vel. Ven. Sis. 2777. RPM

 

Estranho...se não há outra fan instalada na placamãe, é como o Joaquin disse anteriormente. E a recomendação que ele fez para um breve teste, estou em pleno acordo:

 

 

 

Isso indica que você está ligando a ventoinha no conector extra da placa mãe,no local errado,o certo é o conector mais próximo do processador,legendado na placa mãe CPU_FAN,ou a placa mãe detecta errado e troca o CPU_FAN pelo SYS_FAN,tente então colocar a ventoinha no outro conector,ou uma em cada um(já que você tem 2 ventoinhas pelo que lí)

 

O negócio mesmo é instalar provisoriamente a fan do cooler sobressalente na outra conexão de ventoinha da placamãe e ligá-la pra ver se a ausência da fan é alertada novamente pelo PC.

 

 

 

Aí quando saio da BIOS, aí aparece a mensagem novamente, aí então o micro desliga.
Qual o procedimento que eu devo fazer Cabelo?
Entrar novamente no Setup e ver onde tem essa opção de desabilitar?

 

Dentro desta seção HW Monitor, como não conheço exatamente como pode estar definido, há sempre opções de controle da fan da CPU e pode haver (ou não) a possibilidade de desabilitar a checagem da fan, normalmente descrita como "CPU_FAN Warning". Só mesmo caçando para saber, Icom.

 

Para dar um reforço na ajuda, descobri aqui um esquema de sua placa mostrando suas conexões principais, inclusive a localização dos conectores de fans. Destaquei na foto o conector CPU_FAN em vermelho para compará-la ao PC, beleza?

 

MqLKBs6.png

 

Abraço Icom!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joaquim, eu estou conectando o Cooler do processador no conector CPU FAN, vou tentar então inverter para ver se dar certo.

Cabelo, esse é exatamente a placa mãe da minha máquina, eu estou fazendo corretamente as conexões, o conector do processador fica bem próximo a ele, e na BIOS nã achei a opção CPU FAN Warning.

A princípio vou fazer as primeiras dicas que você indicou, tirar a bateria e se não der resultado, dar um Clear Cmos no jumper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área!

 

 

 

Joaquim, eu estou conectando o Cooler do processador no conector CPU FAN, vou tentar então inverter para ver se dar certo.
Cabelo, esse é exatamente a placa mãe da minha máquina, eu estou fazendo corretamente as conexões, o conector do processador fica bem próximo a ele, e na BIOS nã achei a opção CPU FAN Warning.

 

Sério, Icom? Agora até eu tô confuso... O engraçado que tudo indica que você instalou o cooler na local correto, mas a placamãe está fazendo a leitura do SYS_FAN. No momento da medição, tinha alguma ventoinha ligada a esta conexão ou estava vazia? Olha, não sei, mas tá parecendo que quem "trocou as bolas" é a placamãe que está te deixando maluco. Já tentou instalar o cooler no SYS_FAN pra ver o que acontece?

 

Sobre a existência ou não de alguma opção na BIOS de desabilitar esse shutdown de segurança de defeito de CPU_FAN, só mesmo vendo de perto a seção HW Monitor da BIOS. Lembrei-me que pode estar atrelado à função PWM da(s) fan(s) instaladas na placamãe. Eu corri atrás de algum documento, manual ou vídeo aula em relação a bios do Alhera 5 e nada encontrei. Não sei se é possível, Icom, mas se puder tirar uma foto da tela exibindo essa seção pra gente aqui, seria de grande valia. 

 

 

A princípio vou fazer as primeiras dicas que você indicou, tirar a bateria e se não der resultado, dar um Clear Cmos no jumper.

 

 

O procedimento de retirar a bateria, digamos, é a versão "revolt" de resetar a BIOS. O método de jumper é mais "tranquila", mas no fim, tem o mesmo efeito.

 

Abraço Icom!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal !

Desculpa pela demora da resposta, eu só tenho o final de semana para fazer os procedimentos.

Eu primeiro tirei a bateria do Cmos, e como recomendado esperei uns 30 segundos, e ao ligar o PC, o cooler do processador estava girando bem mais rápido, e desta vez não apareceu a tela do Setup.

Depois disso desliguei o PC, e fiz o segundo procedimento, desta vez, de dar um Clear no Cmos, eu mudei a posição do jumper, liguei o PC mas de novo o cooler girava bem mais rápido e fazendo bastante barulho e mais uma vez não consegui acessar o Setup. Depois mudei a posição original do jumper, e não consegui sucesso, o cooler continua muito rápido, e não consigo acessar o Setup.

O que deve ter acontecido??

E como fazer para acessar o Setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!

 

Ué? Não era para acontecer isso não, Icom. Esse procedimento é para apenas a BIOS retornar com as configurações de fábrica. Se a sua placamãe tiver alto-falante, ela bipa bastante ou nem sinal ela transmite? Se ela bipar mais de 3 vezes seguidas, retire o micro da tomada e confira a instalação das memórias (retire-as e as recoloque em seguida). É muito estranho o PC ter esse sintoma por apenas limpar a CMOS.

 

Abraço e boa sorte nos procedimentos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo.

Desconectei o conector do cooler e aproveitei e desconectei também os pentes de memória, conectei os dois novamente e o cooler voltou a sua velocidade normal, em relação a essa parte ficou tudo ok.

Agora ao ligar o PC, a tela fica com várias cores entrelaçadas, eu nunca tinha visto essa tela antes, e liguei de novo o PC, e precionei a tecla F10 para entrar no Setup mas não obtive êxito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bem melhor agora.

 

Icom, essa tela "zoada" pode ser causada por uma das memórias que pode estar mal encaixada. Refaça o teste recolocando apenas um dos módulos de RAM. Se continuar nesta situação, reveze a RAM inicialmente colocada pela a que estava de fora no teste. O objetivo é saber se a BIOS funcionará normalmente, aí é colocar as duas memórias pra ver se funcionam numa boa em conjunto.

 

Boa sorte nos procedimentos, Icom!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa Noite pessoal !

Sim Cabelo você tinha razão, eu tirei os dois pentes de memória, e coloquei de volta, a Tela "zoada" continuou.

Então eu tirei os dois pentes de memória de novo mas desta vez só deixei o PC só com um pente de memória, e o PC deu o boot numa boa, e não apareceu mais a mensagem de antes.

Gostaria muito de agradecer a todos vocês do fórum pro me ajudar em tirar essas dúvidas, e de ter resollvido esse problema, apesar de eu ter quebrado um pouco a cabeça, mas valeu a pena.

Agradecer a Cabelo75, adcarvalho, Joaquim.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...