Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria para alimentar Impressora?


Posts recomendados

PESSOAL, EU QUERO SABER SE E POSSÍVEL E COMO FAÇO PARA LIGAR UMA IMPRESSORA E UM NOTEBOOK ONDE NÃO ESTEJA ENERGIA OU SEJA EM UMA BATERIA, TEM COMO fazer ISSO, GOSTARIA DA OPINIÃO DE VOCÊS, EM UMA BATERIA DE NOBREAK DURARIA QUANTAS HORAS ?

para essa pergunta te indico o tópico seguir poste 16 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/803348-bateria-de-carro-para-uso-comum-residencial-lampadas-por-exemplo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de:

1- inversor de potência suficiente para os dois equipamentos.

2- Bateria estacionária com capacidade que lhe atenda.

3- Ter como recarregar a bateria. Neste caso precisará de um painel foto-voltaicos mais controlador de carga.

 

Quanto ao dimensionamento:

Você precisa nos informar os seguentes dados:

1- O consumo de potência em watts do seu notebook. Consulte o manuel ou pesquise na internet.

2- O consumo em watts da impressora. Também deve informar se esta impressora é a laser ou jato de tinta.

3- Deve informar a autonomia que você quer do sistema. Quantas horas você deseja utilizar os equipamentos.

 

Com estas informações, poderemos dimensionar a potência do inversor, a capacidade da bateria e a capacidade o painel foto-voltaico que irá repor a energia da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

meu caro, a hp3516 é a jato, então não deverá gastar muito, porém, a questão da mobilidade aí vai esbarrar no peso do componente. Qualquer bateria que tu usares com um nobreak, que satisfatoriamente dê umas 2 horas de notebook, julgo eu, que tu não conseguiras por menos que uma bateria de 40Ah.

 

E devido ao método de construção dos nobreaks prontos, digamos, tu não terás algo menos de 10kgs no nobreak. Se usares o tipo on-line, mais recomendável, o preço é salgado.

 

Te digo que, a exemplo, usando um nobreak SMS para alimentar uma TV de tubo, 150W, eu tive 45 minutos de carga, com as baterias internas.

eu tenho este

http://www.lanbras.com.br/portal/components/com_virtuemart/shop_image/product/Nobreak_SMS_1400_4b393ab948c68.jpg

 

ele pesa uns 5kgs. Julgo que se ele usasse transformador toroidal pesaria menos, mas......

 

então, por mais que tu tenhas mobilidade aí, eu julgo que tu esbarrarás no problema peso.

no meu caso

Peso bruto (com bateria): 14,0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O no-break neste caso é totalmente desnecessário, visto que você estará pagando por um equipamento com funções e recursos que só entram em ação quando existe rede elétrica, sendo que estes recursos nem serão usados no seu caso.

 

Os inversores (Puramente inversores) resolvem o problema do peso, visto que não usam transformadores de 60Hz, como o do no-break do nosso amigo que pesa 5Kg.

 

 

Este de 300W pesa 1,5Kg:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575537576-inversor-300w-onda-senoidal-pura-12vdc-110v-off-grid-_JM

 

Para usos diários, a única forma de se recarregar a bateria num lugar sem eletrificação, é usar painel foto-voltaico. 

 

Vamos as cargas:

Uma impressora a jato de tinta  consome na faixa de 10 watts quando ativa e uns 2 watts quando inativa, o que já é pouco.

Como a mesma só é usada de vez em quando (Acredito eu), pode até ser desconsiderada. A potência consumida muito baixa.

 

Já o notebook costuma consumir uns 60W.

Terá as seguintes autonomias:

Bateria de 12V por 7AH selada.......................37 minutos

Bateria de 12V por 12AH selada.....................1:16 hora.

Bateria de 12V por 18AH selada.....................2:08 horas

Bateria de 12V por 26AH selada.....................3:24 minutos

Bateria estacionária de 12V por 36AH.............5:00 Horas.

Bateria estacionária de 12V por 45H................6:39 Horas

Bateria estacionária de 12V por 58AH..............9:00 Horas.

 

Não poderá se livrar do peso das baterias rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

só complementando @albert_emule considerar desligada, desligada mesmo, inclusive do sistema, visto que os trafos consomem sem carga né

 

 

Para usos diários, a única forma de se recarregar a bateria num lugar sem eletrificação, é usar painel foto-voltaico.

 

ou se tiver o veiculo disponivel, deixar o motor ligado e por a segunda bateria em paralelo aah primeira (notebook sem acento, certo)

 

Albert, e como fica com baixa luminosidade? essas celulas nao teriam de ser usadas em campo bem aberto, entre o sol das 10 as 16hs para um rendimento otimo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jorno, nao precisa, kkkkkkkkkkkk.... no meu, por exemplo, nao da partida so na bateria... pegue um fio, ou ate o estanho de solda, e passe entre o fase e o terra da tomada do nobreak. NAO LIGAR NA TOMADA DESSE JEITO apenas fazer isso, dai ele da partida, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou se tiver o veiculo disponivel, deixar o motor ligado e por a segunda bateria em paralelo aah primeira (notebook sem acento, certo)

 

Albert, e como fica com baixa luminosidade? essas celulas nao teriam de ser usadas em campo bem aberto, entre o sol das 10 as 16hs para um rendimento otimo/

 

O problema do veículo é que a bateria vai precisar de no mínimo 10 horas para recarregar completamente.....O alternador do carro dá a carga normal na bateria, baseada nas 10 horas mínimas.

Não é uma desvantagem recarregá-la com o carro? 

 

 

 

Já um painel entre 100W a 140W já forneceria a potência necessária para a bateria de 40AH carregar um pouco forçada, em umas 7 horas. Se for uma bateria com capacidade sobressalente... Vai apenas repor o que se perdeu nas horas de uso.

 

Já carregar uma bateria de 40Ah num carro que usa de 60AH, mesmo que forçado, ainda demorará basante.... Acho desvantagem em relação a consumo de combustível, visto que o sistema alternador do carro não foi feito para este fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

O problema do veículo é que a bateria vai precisar de no mínimo 10 horas para recarregar completamente.....O alternador do carro dá a carga normal na bateria, baseada nas 10 horas mínimas.

Não é uma desvantagem recarregá-la com o carro?

na verdade, terias de usar em paralelo a outra. Alguns veículos, tirar a bateria do carro, faz com que ele não ligue mais, deve ser destravado.

 

e não sei se chega a tudo isso não @albert_emule. tudo bem que hoje, nos injetados, a bateria sustenta a injeção (prova é que se tirar a bateria o carro desliga), mas com um alternador fornecendo 90, 100, até 120Ah muito antes disso está carregada....

 

E prova é que no meu antigo palio, 15 minutos de carga nela (sem acessórios ligados, só o rádio e módulo) segurava uns 50 minutos a uma hora (eu tinha medidor de bateria junto) e eu usava duas baterias de 65Ah. Então o alternador carrega rápido.

 

O alternador tem variador de carga... prova disso é que com uma bateria de 50Ah, completamente descarregada, com um motor de 5hp tu não toca um alternador, conforme ele,  tamanho o peso que ele fornece. Já uma bateria a meia carga, um motor de 3hp toca com sobra.

 

O drama, sim, é o combustível.

 

Aliás... outro drama, agora que lembrei. A ventoinha do motor, em full consome até 30A, indo a uns 15 em carga média, julgo eu... então se o motor esquentar, mais tempo a carregar.... então caimos novamente no combustível.

 

é até viável, mas... tem o combustível.

 

MAs, outra pergunta. Para uma bateria estacionária, ou automotiva, eu não tenho de ter, pelo menos, 10% da capacidade da bateria, para que ela comece a carregar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade, terias de usar em paralelo a outra. Alguns veículos, tirar a bateria do carro, faz com que ele não ligue mais, deve ser destravado.

 

e não sei se chega a tudo isso não @albert_emule. tudo bem que hoje, nos injetados, a bateria sustenta a injeção (prova é que se tirar a bateria o carro desliga), mas com um alternador fornecendo 90, 100, até 120Ah muito antes disso está carregada....

 

E prova é que no meu antigo palio, 15 minutos de carga nela (sem acessórios ligados, só o rádio e módulo) segurava uns 50 minutos a uma hora (eu tinha medidor de bateria junto) e eu usava duas baterias de 65Ah. Então o alternador carrega rápido.

 

O alternador tem variador de carga... prova disso é que com uma bateria de 50Ah, completamente descarregada, com um motor de 5hp tu não toca um alternador, conforme ele,  tamanho o peso que ele fornece. Já uma bateria a meia carga, um motor de 3hp toca com sobra.

 

O drama, sim, é o combustível.

 

Aliás... outro drama, agora que lembrei. A ventoinha do motor, em full consome até 30A, indo a uns 15 em carga média, julgo eu... então se o motor esquentar, mais tempo a carregar.... então caimos novamente no combustível.

 

é até viável, mas... tem o combustível.

 

MAs, outra pergunta. Para uma bateria estacionária, ou automotiva, eu não tenho de ter, pelo menos, 10% da capacidade da bateria, para que ela comece a carregar?

 

O carregador realmente fornece de 90 a 120A. Mas não para a bateria.

As cargas eletrônicas no carro, funcionam bem com tensão de alimentação de 12V a 14,4V.

 

Existe uma placa eletrônica no alternador que estabiliza a corrente de carga da bateria em no máximo uns 20% de sua capacidade nominal. Para uma bateria de 60AH, a corrente de carga ficaria com pico máximo em 12A.

 

Você vai me perguntar como o alternador é capaz de mandar apenas 12A para a bateria, sendo que este mesmo altrenador manda até 120A para as cargas que estão em paralelo com a bateria....

 

Simples:

O alternador controla a corrente da bateria, controlando a tensão em cima dela.

Controlando tensão em cima dos polos da bateria, de 12V a 14,4V o circuito estabiliza a corrente de carga em no máximo 12A para uma bateria de 60AH.

 

 

Uma bateria Chumbo-ácida não deve ser descarregada "muuuito" além dos 20%.

Isso compromete a vida útil da mesma. 

Geralmente os inversores já vem programados para isso:

Quando a bateria chega em 10V ou 9V, este desliga avisando que a bateria está descarregada, estando o inversor a plena carga.

 

Veja:

 

Bateria inventada por Thomas Edison.
 
Veja abaixo uma comparação das baterias de Thomas Edison, com as baterias chumbo-ácidas (automotivas, estacionárias e seladas) usadas hoje em dia:
 
Baterias níquel-ferro:
 
Não possui metais pesados que poluem o meio ambiente.
Seu eletrólito é uma substância básica e não solta gases tóxicos.
 
A bateria de níquel-ferro foi desenvolvida por Thomas Edison, em 1901, e usada como fonte de energia para veículos elétricos que eram mais populares que veículos movidos a gasolina.
 
Usando 20% de sua capacidade, podem ser descarregadas e carregadas aproximadamente 8000 vezes. Isso daria aproximadamente 21 anos se fossem usadas todos os ciclos, todos os dias.
 
Descargas profundas pouco afetam estas baterias. 
Podem ser usadas em descargas de até 80% mas isso reduz um pouco seu número de ciclos de uso.
Estas baterias duram mais de 25 anos caso não utilize todos os ciclos.
Após a vida útil, basta trocar o eletrólito, fazer uma lavagem interna e ela ganha vida nova. Ha históricos de baterias funcionando a 90 anos apenas com troca de eletrólito a cada fim de vidá útil.
 
 
 
 
Bateria chumbo-ácida
Possui metais pesados que poluem o meio ambiente.
Seu eletrólito é ácido Sulfúrico e solta gases tóxicos.
 
O Acumulador de Chumbo, também conhecido como bateria chumbo-ácida, foi inventado pelo francês Gaston Planté em 1859.:
 
Usando 20% de sua capacidade, só podem ser descarregadas e carregadas aproximadamente 1200 vezes. Isso daria aproximadamente 3 anos se fossem usadas todos os dias.
Descargas profundas reduzem drasticamente a sua vida útil.
Estas baterias duram no máximo 5 anos, mesmo que não se faça uso de todos os ciclos.

Segue um artigo fornecido por um fabricante de baterias automotivas:

 

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/baterias/downloads/Manual_de_Baterias_Bosch_6_008_FP1728_04_2007.pdf

 

Leia na página 12 "Procedimentos de Recarga de

Baterias".
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule

 

haaaaaaadouken.....

 

eu tinha esse manual de baterias, mas nunca consegui acessar ele no pc de casa, sei lá... tá baixado e aguardando. Eu não que era por padrão, achei que um ou dois alternadores (marcas) trabalhariam assim, mas não todos....bom saber...

jóias mano, jóias mesmo

 

Essa aplicação tem também aos dínamos? visto que o dinamo solta CC "por natureza" e precisa de alta rotação para gerar uma carga plena, sem falar, claro, na perda do semi-ciclo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São alternadores de bicicletas? Acredito que não tenha nenhuma aplicação profissional.

 

Os alternadores de carro regulam a tensão de saída por uma peça chamada de induzido. É um eletro-ímã que consome 3A para magnetizar o alternador. Por ser eletro-imã, é possível diminuir a intensidade do campo magnético por meio de circuito eletrônico. Diminuindo a intensidade do campo, controla-se a tensão na saída.

 

Eu conheço alternadores de imãs permanentes.

No lugar da peça que deveria ser o Induzido, é usado imãs permanentes. Isso faz o alternador gerar sem a necessidade de precisar de 3A iniciais.

Também conseguem desenvolver a potência total com baixa rotações.

Existem modelos no mercado que desenvolve a potência total com 600 RPM. Cotei um de 500 watts certa vez e custava na época uns R$ 2,500,00.

 

Por outro lado não é tão fácil regular a tensão de saída, já que o induzido é um imã permanente.

Pode-se então utilizar retificadores PWM ou retificadores controlados para regular a tensão.

 

 

Nosso amigo pode também gerar a energia deste jeito:

 

Gastará apenas feijão kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest

 

Achei a explicação sobre o circuito estabilizador de tensão dos dínamos:

GeneratorWiring-1958Buick.jpg

 

105.gif

 

Informação detalhada:

http://brianesser.com/technical-information/alternator-wiring-diagrams-and-information/

 

 

Basicamente existe dois relés que desligam o dínamo da bateria, quando a tensão atinge o limite especificado, e outro relé que desliga o dínamo da bateria quando a corrente atinge o limite especificado.

 

É um controle eletromecânico.

Por isso que o dínamo precisa de alta rotação para carregar a bateria hehehe. Só carrega em alta propositalmente, senão não teria como fazer o controle corretamente. É tudo crítico. 

 

Se já carregasse a bateria com motor em baixa, em alta ficaria sem controle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...