Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na escolha do Filtro de Linha


LNW
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Pessoal,

 

 

Depois de ver aquele vídeo do Gabriel Torres sobre filtro de linha, acabei ficando com uma dúvida na escolha do filtro de linha. O problema é a questão do aterramento. No vídeo, o GT deixa bem claro que o aterramento é obrigatório e sem este a proteção não vai existir. O problema é que por enquanto eu não tenho como providenciar um aterramento por aqui, mas ao mesmo tempo quero remover o tal "estabilizador". Li por aí que vale a pena até mesmo ligar diretamente na tomada. Neste meu cenário, sem aterramento disponível, um Clamper ainda seria de alguma valia ou seria um investimento (atualmente) desnecessário? Qual poderia comprar?

 

 

 

Um abraço,

 

 

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Surtos de tensão, objeto de combate dessas proteções, podem aparecer ai na sua tomada de dois modos diferentes..

1) Modo diferencial: O nome já diz, como diferença de tensão entre fase e neutro, geralmente ocasionados pelo desligamento de cargas pesadas, de grandes motores ou outros dispositivos com algum comportamento indutivo. O desligamento dessas cargas é um potencial gerador de surtos de tensão em modo diferencial...  Evidentemente para combate aos mesmos não se faz necessário a presença do aterramento, isso é intrínseco, é físico e não cabe dúvida..

 

2) Modo comum: O nome também faz jus ao modo.. A tensão diferencial desse tipo de surto se dá entre qualquer elemento de um acesso multi fios e a massa, o terra, o planeta terra.. Esse tipo de surto é comum aos eventos de origem natural como por exemplo raios ou energia derivada, induzida a partir deles..  Esse tipo de proteção exige que se tenha a referência do aterramento para combate ao mesmo..  Mas note, mesmo sem ter aterramento, como o fio neutro mantém uma relação boa e estreita com esse fio terra ele pode "fazer as vezes" de fio terra, evidentemente não do mesmo modo, não tão eficientemente quanto um bom aterramento. Note que naquelas proteções que tem varistores entre F-N, entre F-T e entre N-T, ou seja, um varistor a cada par de fios acaba ficando estabelecido um caminho, nessa busca do aterramento, com a ajuda desse condutor Neutro aterrado lá debaixo do relógio medidor, como exigência da empresa de distribuição de energia..

 

Sorte nossa que a maior parte dos surtos, em número de incidências, se dá no modo diferencial. Colaboram com isso toda uma parafernália de dispositivos, de cargas de caráter indutivo dependurados na rede elétrica. máquinas e motores desde aqueles do elevador, passando por aqueles do batedor de massas lá da padaria, mais os que tem ai na sua casa.  Soma-se a isso manobras feitas na própria rede de distribuição de energia que ao se desligar uma carga tendem a gerar surto de tensão.

Todo desligamento da energia em circuitos operantes é um potencial gerador de surtos. Veja ai, representado pela faísca, o resultado do desligamento de um setor em alta tensão:

Onde tiver faísca, esse arco elétrico no ar, tem surto de tensão..

 

Tanto faz, em alta tensão ou baixa tensão a abertura de um circuito, normalmente alimentado, tende a gerar surtos de tensão, que são curtíssimos picos, com duração menor do que 1 mili segundo às vezes, porém de tensão bem mais elevada que aquela nominal dos equipamentos. A quantidade de energia contida nesses surtos é pequena, incapaz de danificar um equipamento, entretanto sim capaz de furar a isolação normal de dispositivos elétricos que aguentam até determinada tensão.. Fios com sua isolação de verniz furada, danificada, semicondutores com suas barreiras de isolação queimadas, demais elementos como capacitores etc com suas isolações furadas são resultantes desses surtos de tensão em modo comum.. Depois de furada essa isolação basta a tensão normal da rede elétrica para por a pique o equipamento. Essa sim tem a energia necessária para danificar de vez.. Imagine um castor, um tatu ou uma toupeira. Todos bichinhos muito pequenos para por a pique, para derrubar uma barragem para água, feita de terra, mas todos capazes de fazer um furo por através da mesma e deixar vazar água por ele.. A própria força da água se encarrega de fazer o estrago a partir dai..

Assim é um surto de tensão. Curtíssimo pico de energia, porém de elevado valor de tensão, suficiente para combalir a isolação dos equipamentos elétricos. De resto a energia normal da rede elétrica se encarrega de fazer, pondo a pique seu equipamento..

 

Varistores e centelhadores a gás são as melhores armas para combater essas toupeiras, tatus e castores elétricos..  Por isso são componentes obrigatórios em boas proteções contra surtos de tensão..

 

Note bem... A presença do aterramento em uma proteção é altamente desejável pois estabelece uma relação de baixa impedância com esse terra, o planeta terra...  Tanto melhor esse aterramento melhor será o desempenho dessa proteção no combate a surtos de tensão em modo comum. No outro modo, o modo diferencial tanto faz como fez.. O aterramento não ajuda nem atrapalha em nada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...