Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consertando fonte corsair VX550w


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, agora sim, uma bela ******* eu fiz e tomara que consiga resolver

 

para quem nao viu, aqui esta meu casemod em watercooler

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1081076-novo-projeto-watercooling-case-mod-antec-620-e-reservat%C3%B3rio-de-vidro/

 

Buenas.... um dos condutos escapou na quarta feira, vindo a derramar liquido dentro das fontes do pc. Eu esqueci de por abraçadeiras e com o calor que fez, e o overclock, a manga afrouxou e caiu, derramando liquido dentro das duas fontes. Uma, alguns respingos, acho que nao foi afetada, mas a outra, ja lhes conto

 

Eram duas fontes, ligadas em paralelo, no pc. Duas corsair VX550W.

 

Logo que aconteceu, desliguei ambas direto no botao de liga/desliga da fonte. Aspirei por cima, e ao religa-las, as fontes ficavam dando energia de forma intermitente, liga/desliga, nao ficavam ligadas, nem desligadas, mesmo que o botao nao fosse apertado.

 

Saquei tudo fora, soprei ar dentro (Ar seco) depois 3 dias de sol, mas ela nao esta dando sinal, sequer gira o fan. Mas aquele capacitor grande carrega (descobri que carrega, sem querer encostei nele, desligado, e levantei os cabelos, kkkkk) mas a fonte nao da sinal

 

A outra fonte, mais ao fundo, liga e logo desliga, tipo curto. acho que com o, er, problema hidrico, talvez se posivel, possa ter queimado seu sensor "powergood"

 

Isso é tudo achometro,  mas o que eu pretendo é desmontar ela e ver, item a item. Como se começa a soltar as peças?

 

Nao preciso dizer que, eu quero depois remontar e fazer funcionar as peças, certo....

 

Deixo algumas fotos da bichinha, em seguida, assim que o postimg funcionar.

 

Gostaria de, claro, contar com a ajuda de vocês, para testar os elementos. Os schotky nao seria problema testar, mas... eu nunca desmontei uma dessas, pelo menos nao de um jeito que precisare usar... as que desmontei, digamos, nao seria aconselhavel religa-las, kkkkk

 

Para testar, tenho tomada serie, minipa 2042D, ponteiras de sobra, e desejo de salvar elas.

 

fotos

DSCF9054.jpg

DSCF9053.jpg

DSCF9055.jpg

DSCF9057.jpg

DSCF9058.jpg

DSCF9056.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na parte da solda do pcb tem alguma marca? (seja de onde a água se concentrou ou de "pipoco" mesmo)

Com minha vasta experiência de consertar incríveis duas (omg :eek: ) fontes chaveadas de dvd, acredito que o problema da que "liga e desliga" esteja no secundário, não sei se a VX550 usa fotoacoplador, mas se usar testa ele (pode ser no circuito mesmo, mas você vai precisar de dois multímetros, pelo menos da maneira que sei testar).

Acredito ser esse componente circulado em vermelho (tenta achar o datasheet para confirmar):

tikp5wJ.jpg

 

No mais, vá procurando algo em curto, como sempre e espere o pessoal experiente vir responder  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fica gelo, elas estão desligadas e eu sempre descarrego tudo que vou abrir... mas acho pouco provavel que eu tome um coice, porque ela nao usa flyback ou algo do genero. Ela trabalhara no maximo a 400V, em CC.... e o capacitor em 10 minutos tem apenas 120V, claro, belisca o dedo, mas... eu sempre descarrego, fica sossegado

 

Recebi uma sugestao e vou tentar, um banhozinho de alcool isopropilico, mas acho que vou é desmontar ela mesmo, ai ai... que doh


@Jorno, ainda sobre isso, vou tentar tirar os dissipadores dela, e testar. Eu tenho de ter cuidado com os barramentos do PCI-E, que sao diferentes, mas... no mais acho que tirarei fora os dissipadores mesmo, antes de tudo, dai testar um a um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest, Que azar amigo.

Ela tem fotoacoplador sim (provavelmente 2), na imagens que você postou, aparentemente dá para ver 2 (foto abaixo).

Sem fotoacoplador ela não teria comunicação ("isolada") entre secundário e primário para corrigir a tensão de saída.

 

8hCkq30.jpg

 

O que seria essas manchas brancas, tinta dentro da fonte?  :huh:

 

Ah, se você não manjar muito de dessoldar e/ou não tiver um sugador de solda em bom estado com "camisinha" e um ferro de solda apropriado, pode ser complicado retirar os dissipadores, por que você tem que retirar as soldas que seguram o dissipador e os transistores (ou diodos) no PCB, para depois conseguir tirar o conjunto dissipador + transistores (ou diodos), já que não tem como retirar os dissipadores ou transistores (e/ou diodos) separados. Experiencia própria, já danifiquei alguns PCB's e componentes até pegar o jeito, ainda bem que eram fontes de sucata  :lol:

 

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o branco é que, como essa fonte ficava com fan para dentro do gabinete, eu dei uma pintada de branco nas pás da fonte, mas acabou pintando um pouco mais abaixo... ams foi bem antes de queimar

 

quanto aos dissipadores eu sei... eu tenho de começar por eles, para dar mais acesso. Acho que sem eles, e sem o cap, eu consigo limpar uma grande área. Sugador também tenho e camisinha eu uso aquelas mangas de soro mesmo, são as melhores que acho, não derrete, e vai "longe"

 

e existe foto para comprar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi...

 

Bacana, eu gosto de usar a ponta da "chupeta" dos flyback, a parte que cobre o fio eu corto e uso (foto abaixo), é grátis e é bom também.

alta_tensao.gif

 

Existe para vender sim, no ML tem os 817.

Os que eu sempre encontro nas fontes vagabundas que eu desmonto aqui é o 817 (PC817, EL817, ISP817, 817, etc...). Tem que dar uma olhada para ver qual fotoacoplador a sua usa, bem, isso se o fotoacoplador estiver ruim.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

com dois digitais, é possível testar os fotos?

 

e os shotky, eu testaria de algum jeito especial? ou só se estão "polarizando'?

Nunca tentei testar os fotos com dois digitais! (Só possuo um)...

Já os diodos rápidos, são testados como os comuns, a diferença é que ele apresentam um valor de leitura mais baixa no multímetro.

Teste-os sempre fora da placa! os fotos acopladores pode deixa-los por último.

Só me tire uma dúvida!, Essa fonte possui componentes SMD?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca tentei testar os fotos com dois digitais! (Só possuo um)...

Já os diodos rápidos, são testados como os comuns, a diferença é que ele apresentam um valor de leitura mais baixa no multímetro.

Não seria diodos schottky @Bcpetronzio?

Complementando... No multímetro, os diodos "rápidos" apresentam cerca de 460 (não sei o nome  :P), já os schottky apresentam cerca de 140, isso segundo minhas medições.

 

Só me tire uma dúvida!, Essa fonte possui componentes SMD?

Possui sim, e "bastantinho" aliás.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não possui muitos pelo que vi... os smd estão numa placa auxiliar, mas no FDS eu desmonto ela com detalhes aqui.. não aguento mais os mosquitinhos na tela, quando foldo.

A hora que você desmontar vai vir a surpresa :lol:, ela tem SMD's na "parte de baixo" também.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ceis tão me ajudando bem né!!!! :D:P

 

essa placa lateral que ela tem, ela é de algum controle? eu to achando, e vou fazer esse teste, que é alguma coisa de limpeza mesmo.... esse liquido de radiador vira uma cola por cima do equipamento. No chão, é a melhor cera que existe (liiiiiiiiiiiiiso)

 

eu vou iniciar por ali mesmo, limpeza, alcool isopropilico, e testar se liga... daí depois operação desmonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limpe bem a placa, resíduos podem causar muitos problemas! Tenho um SensorTag da TI que passou por uma viagem na máquina de lavar, eu acabei refazendo umas soldas e a placa voltou a funcionar... mais ou menos. Ainda não funciona direito e eu não mexi nela pra resolver o problema.

2 fontes ligadas em paralelo? Você ligou elas direto ou colocou os resistores de balanceamento? Se você ligou direto, muito provavelmente uma das fontes está levando a maior parte da carga, porque ela possui a tensão de saída um pouco maior que a da outra. Se as fontes não foram projetadas para isso, não irá ocorrer balanceamento de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@victhor393 não foi usado resistores de balanceamento, até porque, extrair 12A de resistores não seria tarefa fácil. As fontes são perfeitamente iguais. As únicas bandas diferentes que possam ter são as alimentadoras de PCI-E que usam barramentos diferentes nas duas fontes... As alimentadoras da mobo usam um barramento apenas, e no caso, usei de uma

 

os molex, todos, e os sata, usei em paralelo perfeito (justamente.. juntando de uma e de outra em paralelo). da mobo de uma e da pci-e de outra.

 

 

me baseio para dizer que deve ser um "colante" que dá curto, porque sob piso frio fica muuuuito liso, só com alcool para tirar, então numa fonte, exposta a intempéries do gabinete (40 graus pelo menos) pode ser o mesmo...

 

vou abrir uma, no FDS, e depois a outra, e posto os resultados... 

 

acompanhem... e continuem indicando perspectivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são iguais, isso é impossível, veja as tolerâncias dos componentes, não dá. Uma delas vai ter a tensão de saída maior do que a outra, por causa disso. O que vai acontecer então é o que eu te falei, uma fonte vai levar a maior parte da carga, já que o circuito de feedback delas não foi projetado para isso. No seu caso, isso não é um problema, já que você distribuiu as cargas manualmente.

Note que em fontes que podem ser ligadas em paralelo para distribuição de carga possuem pinos extras para permitir que o circuito de feedback mantenha a carga bem distribuída entre as 2 fontes. Reguladores chaveados com múltiplas fases possuem seus clocks de referência com diferenças de fase, por exemplo, num regulador de 2 fases você teria um regulador com 180° de diferença de fase em relação ao outro, então uma fase alimenta a carga 50% do tempo, e a outra, nos outros 50%. Outro recurso é algo presente nos VRMs usados para alimentar processadores, em que você tem 4, 6, 8 fases ligadas no processador (mas, de certa forma, independentes, já que estão ligadas a pinos de alimentação diferentes no processador): a tensão cai conforme a carga aumenta, fazendo com que o processador puxe mais corrente da fase com tensão mais alta (menor carga), dessa forma, eventualmente, todas as fases terão tensão e carga iguais, assim garantindo que a distribuição seja igual entre todas as fases.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a isso sim. O drama no meu caso é que fazer esse "balanceamento" seria bastante demorado,

 

eu mantive assim, apenas tomando o cuidado, no caso, da alimentação das PCI-E que, em ambas as fontes, me pareceu vir de 2 barramentos, e não de um, conforme 12 e 5 volts dos molex. então, ESSES AÍ, eu não cheguei a deixar em paralelo. Vou testar oportunamente.

 

uma coisa que me chamou a atenção @victhor393. Nos PCI-E em um dos barramentos temos um fio amarelo/azul, e em outro amarelo/preto. Alguma "razão especial" em ser assim? alguma diferença? um 12V flutuante? Ou só para diferenciar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...