Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enermax Filtro de Linha Personal II - Dúvida


Posts recomendados

Olá pessoal, a tempos comprei um "filtro de linha" simples, básico mesmo, quase uma extensão de tomada de tão básico, resolvi abrir ele e ver se é simples mesmo.

O "filtro" é esse aqui (link). Uso ele apenas pra ligar a impressora, roteadores, e um ventilador. Uso ele só pra me dar mais tomada mesmo, não espero super proteção dele.

 

3EzuCxe.jpg

 

MOdP2r0.jpg

 

gQft4u8.jpg

 

6aidT8z.jpg

 

2kmOA4s.jpg

 

Queria saber o que são esses dois componentes que estão conectados ao barramento, pra que servem e se adiantam de alguma coisa. Um deles sei que é um varistor más o outro e pro que os dois servem, não tenho certeza.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele redondo é um varistor de 10 mm de diâmetro con tensão de ruptura de 300 Volts AC. Ele é a proteção contra surtos dai..

 

O outro é um capacitor, classe X2, de 100nF, que serve como filtro entre fase e neutro..

 

E isso me dá uma proteção básica descente ? Pode confiar ou é mais uma bomba ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma proteção marginal.  Falta que o varistor seja maior, com maior capacidade de absorção de energia de exceção.  O varistor usado tem tensão de ruptura em 300 Volts que me parece um pouco  alta demais para proteger tanto nas tensões de 220 quanto na de 110 Volts..  Bem poderiam ter usado varistor para 250 ou 275 Volts..  Falta que se tenha fusíveis térmicos acoplados aos varistores. Esses fusíveis térmicos visam desalimentar os varistores ou ao final de vida deles ou ao receberem um surto de tensão com maior energia ou com maior tempo do que eles poderiam aguentar.

Varistores são insumos, eles tem vida útil e ao chegar ao fim dessa vida útil costumam explodir ou até mesmo abrir fogo, mesmo que de pequena monta. Sempre se torna interessante que termicamente se monitore os mesmos e se abra o circuito, desalimentando os mesmos nessas horas, portanto é importante a presença dos fusíveis térmicos..

No tocante ao numero de varistores, diria que uma boa proteção deveria ter pelo menos três deles, distribuídos entre Fase e Neutro, como esse dai, e também entre Neutro e Terra e Fase e Terra...

Com proteção entre fase e neutro ele só vai operar, combater, ou atenuar sobre surtos de tensão em modo diferencial e nunca em modo comum, esse último típico de surtos de tensão derivado de raios e descargas naturais..

 

Seu filtro, só um capacitor, poderia ser melhor com indutor e/ou capacitores da série Y.

Fica entretanto muito difícil quantificar ou ranquear a atuação do mesmo..  Melhor do que direto na tomada certo que é, mas não muito não..

 

É muito mais uma extensão de tomadas do que uma proteção elétrica propriamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma proteção marginal.  Falta que o varistor seja maior, com maior capacidade de absorção de energia de exceção.  O varistor usado tem tensão de ruptura em 300 Volts que me parece um pouco  alta demais para proteger tanto nas tensões de 220 quanto na de 110 Volts..  Bem poderiam ter usado varistor para 250 ou 275 Volts..  Falta que se tenha fusíveis térmicos acoplados aos varistores. Esses fusíveis térmicos visam desalimentar os varistores ou ao final de vida deles ou ao receberem um surto de tensão com maior energia ou com maior tempo do que eles poderiam aguentar.

Varistores são insumos, eles tem vida útil e ao chegar ao fim dessa vida útil costumam explodir ou até mesmo abrir fogo, mesmo que de pequena monta. Sempre se torna interessante que termicamente se monitore os mesmos e se abra o circuito, desalimentando os mesmos nessas horas, portanto é importante a presença dos fusíveis térmicos..

No tocante ao numero de varistores, diria que uma boa proteção deveria ter pelo menos três deles, distribuídos entre Fase e Neutro, como esse dai, e também entre Neutro e Terra e Fase e Terra...

Com proteção entre fase e neutro ele só vai operar, combater, ou atenuar sobre surtos de tensão em modo diferencial e nunca em modo comum, esse último típico de surtos de tensão derivado de raios e descargas naturais..

 

Seu filtro, só um capacitor, poderia ser melhor com indutor e/ou capacitores da série Y.

Fica entretanto muito difícil quantificar ou ranquear a atuação do mesmo..  Melhor do que direto na tomada certo que é, mas não muito não..

 

É muito mais uma extensão de tomadas do que uma proteção elétrica propriamente..

 

Eu imaginava que ele seria somente uma extensão do que um protetor eficiente.

Teria alguma forma de melhorar ele um pouco só pra ele ficar um pouco mais seguro ? Talvez a troca desse varistor por um de 250V ou 240V se existir (entendo muito pouco sobre esse assunto) e adicionar um fusível térmico junto dele ? Esses itens eu compro em qualquer eletrônica ? Solda e ferro de solda eu tenho em casa, só precisaria de uma ajuda sua de como fazer a ligação dos itens e de qual comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Varistores de 250 Volts e de 20 mm: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-250-vac-s20k250-dnr20d391k-p-3320.html

Fusíveis térmicos 100 graus 10A 250V: http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-100-graus-10a-p-3747.html

 

O fusível térmico deve ser eletricamente inserido ao se cortar o fio que sai da chave e vai até uma das barras das tomadas.

O varistor vai no local exato daquele já existente

O fusível térmico deve ser disposto de tal forma que possa ficar encostado lado a lado como varistor e, se possível, com pasta térmica unindo ambos e um espaguete termo contrátil unindo ambos.

Assim, só como exemplo:

 

09_Preparaodovaristorprincipal.jpg

 

Muito cuidado ao soldar fusível térmico, pois a solda se funde a 240 graus e o fusível se abre a 100 graus. Se não proteger ele se rompe ao soldar. Eu protejo deixando um lide o mais comprido possível e ainda coloco um alicate universal pinçando o lide, a dissipar o calor desse lide, entre o fusível e o ponto de soldagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A outra ponta do fusível térmico vai aonde ?

Pasta térmica pode ser aquela que se usa entre o processador e o cooler do pc ?

Amigo... Ao se cortar o fio sobram duas pontas correto???  O fusível térmico vai ai, cada ponta dele em uma das pontas resultantes do corte do fio..

Pasta térmica sim e aquela mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... Ao se cortar o fio sobram duas pontas correto???  O fusível térmico vai ai, cada ponta dele em uma das pontas resultantes do corte do fio..

Pasta térmica sim e aquela mesmo..

Entendi amigo.

Vi esse projeto em um site e queria saber se teria como eu fazer o mesmo nesse filtro meu e se aumenta bastante a qualidade do filtro ?

dymRQ1Q.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você consegue fazer isso só você pode responder..

Se aumenta a qualidade da proteção sim aumenta..  Difícil mesmo é dizer de quanto, quantificar isso dai..

Veja, as implementações ai foram:

- Agregar um varistor de maior tamanho e capacidade de absorção, para cada dupla de fios;

- Agregar capacitores Y

- Acrescentar um capacitor de filtro a mais na linha Fase Neutro

 

O que faltou para se tornar uma proteção melhor ainda

- Agregar um bom e robusto centelhador a gás;

- Agregar fusíveis térmicos para monitorar e desalimentar os varistores ao seu final de vida útil;

- Agregar indutores no filtro de linha

- Melhorar aquele cabeamento de fio fino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller

 

Esse filtro dele do inicio deste tópico não tem um erro no ponto onde foram instalados o varistor e o capacitor X ?

 

Esses componentes não deveriam estar instalados na entrada da rede elétrica ?

Note que eles estão em um barramento e desse modo tanto faz estar no inicio ou no final.. Certo que estão depois da chave e do fusível e sim e depois deles que devem estar.

Depois da chave para que uma vez desligada não fiquem os varistores (o varistor no caso) exposto a rede e depois do fusível pois se um varistor entrar em curto tenderá a abrir o fusível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você consegue fazer isso só você pode responder..

Se aumenta a qualidade da proteção sim aumenta..  Difícil mesmo é dizer de quanto, quantificar isso dai..

Veja, as implementações ai foram:

- Agregar um varistor de maior tamanho e capacidade de absorção, para cada dupla de fios;

- Agregar capacitores Y

- Acrescentar um capacitor de filtro a mais na linha Fase Neutro

 

O que faltou para se tornar uma proteção melhor ainda

- Agregar um bom e robusto centelhador a gás;

- Agregar fusíveis térmicos para monitorar e desalimentar os varistores ao seu final de vida útil;

- Agregar indutores no filtro de linha

- Melhorar aquele cabeamento de fio fino...

 

Ok, o indutor pode ser aqueles presentes em fontes ATX ? Tenho uma parada aqui e seria útil eu acho.

Onde eu encontro esse centelhador a gás ?

Os fusíveis térmicos devo colocar em todos os varistores ?

 

Vi essa outra imagem sobre esse projeto, só que uma versão melhorada.

Zzx0ynf.jpg

 

O que eu preciso colocar no meu para deixar ele com uma proteção descente ?

Teria como você me passar o material exato que eu iria precisar e como seria feita as ligações, só a indicação de Fase, Neutro e Terra ?

Tem alguma loja online além daquela que você postou que eu poderia comprar ?

 

Vale a pena eu gastar e tentar fazer em casa ou é melhor eu comprar um desse de duas tomadas aqui só pra impressora e roteador e aparelhos tipo, carregador, coisa "boba".

Seria o que eu já tenho ligado nesse aqui (link), teria algum problema ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já postei muitas vezes ajuda na melhoria de filtros de linha, vou te passar os links..

Fazer de novo todo o caminho é dose pra leão.. Se sabes fazer ótimo, senão compra pronto..

 

Veja ai links correlatos:

 

Como tornei útil um estabilizador!    

 

Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200      

 

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete  de  estabilizador   

 

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já postei muitas vezes ajuda na melhoria de filtros de linha, vou te passar os links..

Fazer de novo todo o caminho é dose pra leão.. Se sabes fazer ótimo, senão compra pronto..

 

Veja ai links correlatos:

 

Como tornei útil um estabilizador!    

 

Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200      

 

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete  de  estabilizador   

 

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua   

Ok.

Pensei em fazer o seguinte.

Seguir aquele primeiro modelo do projeto que te mostrei e adicionar o indutor, centelhador a gás e os fusíveis térmicos como você fez no seu projeto aqui.

O centelhador pode ser esse aqui ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O centelhador pode ser esse aqui ?

 

Não, os centelhadores tem de ser desse tipo ai. ou tripolares, F-T-N ou bipolares F-N

 

https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/detalhes.aspx?cod=16922

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578549997-centelhador-a-gas-de-600v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582270014-centelhador-a-gas-300v-axial-tripolar-02-pecas-1200-_JM

http://www.tmgeletronica.com.br/SubCategoria-Centelhador-a-Gas-46.aspx

http://www.eletrodex.com.br/centelhador-a-gas-tripolar-10ka.html

http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5

 

OBS: busquei todos esses ai de cima somente colocando no Tio Google a string de busca "centelhador" Demorou 3 segundos para vir a resposta..

 

Portanto, um comprimido de Sevirol, de três em três horas vai fazer bem.

Tome Sevirol e "vire-se"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, os centelhadores tem de ser desse tipo ai. ou tripolares, F-T-N ou bipolares F-N

 

https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/detalhes.aspx?cod=16922

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578549997-centelhador-a-gas-de-600v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582270014-centelhador-a-gas-300v-axial-tripolar-02-pecas-1200-_JM

http://www.tmgeletronica.com.br/SubCategoria-Centelhador-a-Gas-46.aspx

http://www.eletrodex.com.br/centelhador-a-gas-tripolar-10ka.html

http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5

 

OBS: busquei todos esses ai de cima somente colocando no Tio Google a string de busca "centelhador" Demorou 3 segundos para vir a resposta..

 

Portanto, um comprimido de Sevirol, de três em três horas vai fazer bem.

Tome Sevirol e "vire-se"

Não cara, eu só queria saber lojas que você julgava confiável.

Já tinha procurado em outras.

 

Peço de mais uma ajuda sua...

Aqui uma lista do material a ser comprado (link). (Desconsidere esse indutor na foto).

O indutor é só eu usar um núcleo toroidal e enrolar dois cabos de cores diferentes de 0.5mm dando de 18 a 20 voltas confirma ?

Qual a melhor solda pra eu usar no procedimento, a de 0.5mm, 0.8mm, 1mm ou não faz diferença ?

Qual a espessura do termo retrátil que eu devo comprar para usar nas emendas, quantos mm ?

O fusível eu peguei vários para outros equipamento aqui em casa. Creio que no filtro não irei usar mais que 200W então pensei em botar um de 2, 2,5 ou 3,5A nele, funciona bem ?

O que são esses fusíveis de ação rápida ?

 

Sou iniciante no assunto aí tenho muitas dúvidas, só quero ter certeza de que estou fazendo a coisa certa.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O indutor é só eu usar um núcleo toroidal e enrolar dois cabos de cores diferentes de 0.5mm dando de 18 a 20 voltas confirma ?

Resposta: Sim

 

Qual a melhor solda pra eu usar no procedimento, a de 0.5mm, 0.8mm, 1mm ou não faz diferença ?

Resposta: Não faz diferença

 

Qual a espessura do termo retrátil que eu devo comprar para usar nas emendas, quantos mm ?

Resposta: A menor espessura que ainda couber para cobrir a emenda, quando a frio. Ao aquecer ele se retrai..

 

O fusível eu peguei vários para outros equipamento aqui em casa. Creio que no filtro não irei usar mais que 200W então pensei em botar um de 2, 2,5 ou 3,5A nele, funciona bem ?

Resposta: Sim

 

O que são esses fusíveis de ação rápida ?

Resposta: Fusíveis de ação lenta, como o nome diz, demoram mais para se fundir, se abrir, interromper a corrente passante quando excessiva.. São usados em série com motores, que tem determinada inércia na partida, demandando corrente maior, ou mesmo fontes de alimentação que tem de carregar seus capacitores ao ligar..

Fusíveis de ação rápida são aqueles que mais rapidamente reagem ao excesso de corrente, eu adotaria esse tipo, pois torna a proteção mais segura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta: Fusíveis de ação lenta, como o nome diz, demoram mais para se fundir, se abrir, interromper a corrente passante quando excessiva.. São usados em série com motores, que tem determinada inércia na partida, demandando corrente maior, ou mesmo fontes de alimentação que tem de carregar seus capacitores ao ligar..

Fusíveis de ação rápida são aqueles que mais rapidamente reagem ao excesso de corrente, eu adotaria esse tipo, pois torna a proteção mais segura..

 

Amigo, qual núcleo totoidal poderei pegar ? Tenho um aqui de fonte velha más irei precisar de mais. Não sei qual escolher.

Aqui o link: http://www.eletrodex.com.br/núcleo-toroidal-nt-ip6.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tenho usado esse dai: NT-27/16/12 - 2700 IP12R

 

Olá amigo, fiz o procedimento todo, realizei todas ligações de acordo com o projeto no nicolasm e estou com um problema.

O Fase e o terra estão passando energia. É normal isso ?

Segui essa ordem aqui:

Adicionar 2 varistores 250K20 entre F-N com um fusível térmico de 85°C acoplado entre eles

Adicionar 2 varistores 250K20 entre F-T com um fusível térmico de 85°C acoplado entre eles

Adicionar 2 varistores 250K20 entre N-T com um fusível térmico de 85°C acoplado entre eles

Adicionar 2 capacitores de poliéster 470nF x 630Volts entre F-N

Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre F-T

Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre N-T

E um centelhador a gás tripolar entre F-N-T.

 

Obs.: Na minha casa não tem aterramento direto na tomada, não há o fio terra, o aterramento vai até o quadro de energia somente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...