Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a funcionalidade desses diodos no circuito?


nick4xd

Posts recomendados

Olá, tenho um relatório para responder, e me faltou uma pergunta que realmente meu deu branco. A pergunta é:

 

Qual a finalidade do diodo D1 nos circuitos (circuitos em anexo)

 

Esses circuitos ainda não foram explicados totalmente, apenas uma passada por cima, mas se encontra no relatório.

 

O primeiro anexo, é a foto do circuito de um sensor Óptico refletivo

O segundo é uma Chave Óptica e o terceiro um Acoplador Óptico.

 

Quem souber eu agradeceria se me ajudasse. 

 

Eu poderia dizer sobre o que eu já conheço de diodos, mas gostaria de informações mais exatas, para uma resposta técnica e também por curiosidade minha. Pesquisei sobre esses sensores, mas não achei nenhum que no circuito usasse um diodo desta forma ou uma citação do porque se usaria um diodo. 

 

Obrigado, e aguardo respostas.

post-643241-0-51242200-1408595024_thumb.

post-643241-0-65048500-1408595041_thumb.

post-643241-0-23311100-1408595080_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos são proteção contra inversão de alimentação. Caso inverta os 5V, quem conduz é D1, evitando que uma tensão inversa caia sobre o LED do optoacoplador. No caso do TIL111 se aplicar uma tensão reversa maior que 3V poderá danificá-lo. Então o diodo D1 desvia esta tensão reversa, passa pelo resistor e volta pra fonte.

post-387879-0-31181400-1408610572_thumb.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...