Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV AIWA AR205 - Quadro deslocado para direita.


Posts recomendados

Boa noite esta tv chegou com o tsh pifado troquei o mesmo,e a tv voltou a funcionar 10 dias depois o cliente retornou com a tv com o quadro deslocado para direita consegui entrar no modo de serviço aterrando o pino 24 do ic701, mais não consegui resolver o problema pelo modo de serviço e não sei o que pode causar este problema desde ja agradeço todas as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Alguns componentes que poderiam provocar esse deslocamento seriam os que estão em série com a bobina Yoke...

Então teste ou verifique soldas dos componentes: C416 (390KpF/250V), C415 (4,7uF/160V), D401 (SK4F1/06), e R415 (15K).

 

Outra linha de investigação seria a linha de Hsyn (sincronismo horizontal).

Ela começa na linha dos -12V gerado no pino 2 do flyback e vai lá para o pino 5 do microcontrolador IC701.

Nessa linha você vai encontrar os componentes: R414 (15K), C414 e DZ401 (1,2KpF e 8V2) ai siga a trilha para ver se não esta rompida até o R743 (4K7), DZ701 (4V7) e o R739 (220R).

 

Provavelmente todos esses componentes da linha Hsyn, são SMD, então tem que ter um pouco de paciência, e verificar as soldas com um ferro mais fraco (30W) do que o usado diariamente para reparos em TV (60W).

Ou se você tiver ai a estação de solda com temperatura controlada, é melhor ainda!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo BCPETRONZIO seguindo sua dica analisei peça por peça das quais você mencionou troquei-as por outras , mais o problema persiste continua do mesmo jeito vou continuar tentando resolver o problema vou substituir o ic tda8841 para fazer um teste depois retorno com os resultados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos 

 

Estou enviando parte do esquema onde você vai encontrar o pulso de SCP (pulso de castelo de areia) este pulso tem os pulso vertical (linha tracejada) e o pulso horizontal.

 

Este pulso faltando ou muito reduzido faz a imagem deslocar e talvez fique um faixa  negra na vertical.

 

O problema é ter um oscilospio para ver este sinal .........tente verificar na trilha por algum componente com defeito 

 

Pino 41 do IC 501é quase certeza que  neste linha esta o seu problema.

post-695735-0-42826300-1408662120_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos e obrigado pela atenção troquei o ic 501 tda 8841 mais o defeito continua do mesmo jeito ja verifiquei todos os componentes  que o amigo  PC indicou troquei quase todos mais até agora esta do com o mesmo defeito troquei até o trafo do ocilador do tsh mais até agora nada mais no transistor ocilador do tsh eu só encontro 40v no coletor na base e no emissor esta 0v ja não sei mais onde  procurar o defeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos MARCIOROSSISEB infelizmente estou sem ociloscopio no momento, seguindo a dica do BC nalinha do HSYNC até o cap 425 eu tenho -12v mais no r414 tem 0v ja troquei o dz 401 8v2  o dz 701 4v7 os r743 esta ok o r739 tb no pino 41 do ic501esta com 0.6vo r 404 27k esta ok nem sei mais por onde ir.se tiver mais dicas agradeço.


Boa noite a todos caro amigo MARCIO infelizmente estou sem ociloscopio no momento mais no pno 41 do ic 501 esta co 0.6v seguindo a dica do BC na linha do HSYNC até o cap 426 e o fr403  tem os -12v mais do r414 pra frente tem 0v ja troquei o dz401 de 8v2 o dz701 4v7 mais até agora nada se tiverem mais alguma dica agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É! essa falha ai saiu e muito da normalidade!...

Verificando o esquema, sobrou dois pinos do IC501 que corrigem a fase do horizontal!

Mas acredito que se o defeito fosse neles, o TV estaria em preto e branco (Sem cor), de qualquer forma dê uma verificada nos componentes do pino 43 do IC501 (R403, C403, e C404), e no pino 42 o C405...

 

Por último, experimente trocar o transistor de saída horizontal novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...