Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre Alocação Dinâmica


Luan Farias
Ir à solução Resolvido por ScreenBlack,

Posts recomendados

Olá, pessoal!

 

Estou aprendendo programação por conta própria e estou com algumas dificuldades.

Resolvi criar um programa onde eu faço cadastro de clientes. No decorrer do programa me deparei com um problema: Como posso criar memória dinamicamente?

 

Ex: Cadastro um cliente normalmente, ao final pergunto se quero cadastrar outro cliente ou finalizar um programa, caso eu escolher cadastrar outro cliente, crio mais um espaço na memória para cadastrar esse novo cliente, isso sem apagar o cadastro anterior que fiz.

 

OBS: Não queria usar vetores, como disse quero isso criado dinamicamente, assim não tenho o problema de memória sobrando para um vetor.

 

Estou estudando Alocação Dinâmica mas pelo que vi na alocação dinâmica eu tenho que saber antes quantas pessoas vou cadastrar, caso eu faça uma nova alocação, ele apaga o meu cadastro anterior.

 

A pergunta é: Tem como eu criar essa alocação de acordo com a necessidade de novos cadastros em C? Se sim, como?

 

Aguardo respostas.

 

Qualquer ajuda é bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cria uma variável para guardar a quantidade de usuários cadastrados. A cada cadastro novo ele adiciona um na quantidade de usuários cadastrados e faz um realloc

	int qtd = 0;	int continua_cadastrando = 1;	cliente_t* lista_cliente = (cliente_t*)malloc(sizeof(cliente_t) * qtd);	while (continua_cadastrando)	{		qtd++;		lista_cliente = (cliente_t*)realloc(lista_cliente, sizeof(cliente_t) * qtd);		scanf("%s", lista_cliente[qtd-1].nome);		scanf("%i", &lista_cliente[qtd-1].idade);		scanf("%i", &continua_cadastrando);	}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cria uma variável para guardar a quantidade de usuários cadastrados. A cada cadastro novo ele adiciona um na quantidade de usuários cadastrados e faz um realloc

	int qtd = 0;	int continua_cadastrando = 1;	cliente_t* lista_cliente = (cliente_t*)malloc(sizeof(cliente_t) * qtd);	while (continua_cadastrando)	{		qtd++;		lista_cliente = (cliente_t*)realloc(lista_cliente, sizeof(cliente_t) * qtd);		scanf("%s", lista_cliente[qtd-1].nome);		scanf("%i", &lista_cliente[qtd-1].idade);		scanf("%i", &continua_cadastrando);	}

Obrigado pela ajuda, amigo.

Ainda não tinha visto a função "realloc". Vou estudar ela, se eu conseguir atingir meu objetivo coloco o post como "resolvido".

 

Novamente, obrigado pela ajuda.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, para fazer alocação desse tipo, precisa de um vetor sim.

Porém, um vetor alocado de maneira dinâmica, ou seja, alocar o índice para ele também.

Segue um link para um post onde apresento esse exemplo.

 

Att.

 

Olá, ScreenBlack, foi exatamente o que fiz na implementação do programa.

 

Valeu mesmo pela ajuda de vocês.

Recomendo que estude estrutura de dados para implementar no seu programa.

 

É um conceito importante que qualquer programador deve conhecer.

 

Há um tópico fixo sobre o assunto nessa seção, sugiro que dê uma olhada.

Ainda não estudei Estrutura de Dados, será um dos próximos tópicos que irei estudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...