Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio Bosch Miami II - Defeitos Diversos


Ir à solução Resolvido por Johnny Bravoo,

Posts recomendados

 Amigo meu me trouxe este rádio para que fizesse uma revisão geral nele. Inicialmente o rádio sequer ligava, ao abrir, notei vários fios soltos e refiz a fiação dele conforme consegui, mesmo assim sem sucesso para que ele ligasse. Troquei as lampadas do dial por dois leds brancos (para ter noção de quando ele estivesse funcionando) e também removi o circuito de filtragem do 12V+ e amplificação, substituindo por um TDA2822M para testes junto com dois autofalantes 0.5W/8ohms. O rádio então ligou, ouço o som da estática em todas as bandas (porém FM é ligeiramente mais baixo) só que não consigo sintonizar sequer uma estação! Instalei até em uma antena UHF que está no telhado porém mesmo assim ele não sintoniza absolutamente nada! Como há fios soltos (e não tenho certeza da ligação), julgo ser falta de alimentação no sintonizador porém não tenho certeza. O led indicador de FM Stereo também não acende em hipótese alguma.

 Outro defeito é em relação ao toca-fitas! Tanto faz a posição da chave (que alterna entre o rádio e o toca-fitas) ele jamais liga, não há tensão no motor e também o rádio não desliga quando uma fita é colocada.

 Caso alguém tenha o esquema dele, por favor, me envie! Mais como sei que é mosca branca, aceito qualquer tipo de ajuda, opinião e idéias pois já estou ficando meio louco com este rádio rs'.


Quanto à amplificação, por enquanto isso não é importante, visto que o CI (TDA1510) encontra-se queimado e vários capacitores vazaram, então deixarei esta parte para o final, já que se trata de um serviço simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Johnny, se não me engano a maioria dos Bosch's usavam o mesmo varicap (poucas diferenças quanto a quantidade de "faixas"), baixe o esquema do "Los Angeles" e compare a parte do Sintonizador...

 

Espero que consiga restaurar esse seu ai! eles eram muito bons!...

 

Link: http://www.electronica-pt.com/esquema/audio/car-audio-schematics/bosch-los-angeles-i-25w-20795/


Nesse outro link tem o esquema do Milano II que era bem parecido com o Miami II...

Só que não é gratuito! tem que preencher um pequeno formulário e aguardar o contato da loja!!!...

 

http://www.anep.com.br/index.php?Escolha=6&Tipo=T039

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado bcpetronzio! Consegui resolver o problema quanto à sintonia, era falta de aterramento no varicap, era só encostar o negativo nele que já sintonizava bem. Agora o problema está no toca-fitas! Ainda há fiações desligadas que não consegui localizar de onde vieram. Hoje irei comprar o TDA1510 (ou 1515) e já estarei encerrando a parte de sintonia, fonte e amplificação, pra concentrar apenas no toca-fitas, já que o projeto é deixá-lo funcionando perfeitamente como novo.

PS: a sintonia e qualidade do som dele é inacreditável! Deixa Pioneer no chinelo XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Opa, obrigado bcpetronzio! Consegui resolver o problema quanto à sintonia, era falta de aterramento no varicap, era só encostar o negativo nele que já sintonizava bem. Agora o problema está no toca-fitas! Ainda há fiações desligadas que não consegui localizar de onde vieram. Hoje irei comprar o TDA1510 (ou 1515) e já estarei encerrando a parte de sintonia, fonte e amplificação, pra concentrar apenas no toca-fitas, já que o projeto é deixá-lo funcionando perfeitamente como novo.

PS: a sintonia e qualidade do som dele é inacreditável! Deixa Pioneer no chinelo XD

Beleza! parabéns!!!...

 

Quanto ao toca fita acredito que conseguirá também!, as ligações na chave do auto reverso e a placa são praticamente as mesmas para todos...

 

Boa sorte para encontrar as borrachinhas também! Aqui em minha cidade já estão extintas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toca fitas está bem complicado! Principalmente a parte mecânica. No esquema não há qualquer menção de como a mesma funciona (obviamente) sem contar que está muito usado e o mecanismo todo desmontado. Segue um vídeo mostrando o estado dele:

 

Qualquer sugestão e dica sempre é bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 De nada adianta o esquema, as duas polias estão com eixo quebrado e vão detonar a fita com certeza! a solução seria fazer um eixo de durepoxi (bem complicado!) ou simplesmente arranjar outro de algum toca-fita semelhante. De resto vou montá-lo como está hoje mesmo, ao menos o rádio ainda funciona.

 O resto dos mecanismos está bom, o motor está razoavelmente bom também, falta todas as correias e talvez saia mais caro consertar o toca-fitas do que tentar encontrar outro e adaptar (ou achar um igual mesmo).

 Só queria pedir ao moderador que deixasse esse tópico aberto, pois sugestões são sempre bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Vou deixar umas dicas aqui para que, mesmo fechando o tópico, quem passar por aqui talvez resolva o problema!

 

1-Rádio sem sinal, há tensão no amplificador (TDA1510) e luzes do dial não acendem
Solução: soldar um fio no negativo de qualquer uma das luzes do dial no chassi

 

2-Gostaria de refazer a fiação, é a mesma do San Francisco?

Solução: siga apenas os números de cada fio que irá achar o destino! NUNCA siga do San Francisco pois ele é bem diferente

 

3-Volume baixo, sem sintonia com apenas chiado de estática.

Solução: R2000 22ohms/1W alterado e capacitores: 16V/2200uF e 2x 16V/1000uF secos.

 

4-Motor toca-fitas não aciona

Solução: há uma chave abaixo dele que alterna entre o rádio e toca-fitas assim que a fita é inserida, basta ajustá-la que volta a funcionar

 

5-Funciona apenas um canal ou sem som, porém liga.

Solução: CI TDA1510 queimado = equivalente TDA1515

 

6-Som baixo e/ou com chiado.

Solução: trocar eletroliticos 45uF/50V e 220uF/16V respectivos do canal defeituoso (PCB onde é localizado o TDA)

 

7-Não liga.

Solução: criar uma ponte entre o pino STD_BY do TDA e o 12V; ligar um fio no segundo pino do lado esquerdo da placa do controlador de volume até os 12V; verificar se há aterramento entre o varicap e o chassi

 

8-Queimando a trilha do potenciômetro de volume.

Solução: CI TDA1510 em curto, verificar resistores e trilha pertencente ao fio 45.

Espero poder ajudar alguém com estas dicas. Podem fechar o tópico!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...