Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar o meu módulo isolador apenas como aterramento ?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa noite colegas.

 

Moro de aluguel em um apartamento antigo e pelo pouco que li sobre fazer um aterramento eficiente, para mim ficaria inviável fazê-lo aqui.

 

Quero me livrar do estabilizador, já que possuo uma fonte Corsair VX450 acedito que não teria problemas, mas temo os riscos da falta do aterramento que o módulo isolador provê.

 

Tenho dois módulos isoladores microsol Mie G3; um mais antigo de 600VA que já uso há 5 anos e outro de 500VA/500W comprado há uns 2 meses pra segurar minha impressora Epson que é 110V (aqui em Recife a tensão é 220V).

 

Pensei em fazer uma ligação de modo a usar o aterramento do módulo isolador mais novo, adaptando um plug onde o pino terra do cabo de força da fonte fosse ligado ao módulo e a fase e o neutro fosse para o filtro de linha.

 

Existe algum problema ou risco em fazer isso? O módulo funcionaria corretamente como aterramento nesse caso? 

Pergunto pois não sei como funciona o aterramento que o módulo utiliza e/ou se existe alguma ligação com o neutro dele. Li um pouco sobre os esquemas de aterramento (TN-S, TT etc.) e fiquei com essa dúvida.

 

 

 

Desde já agradeço a colaboração...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em primeiro lugar tenho de lhe dizer que nem a mãe do antigo dono da Microsol acredita na tal de substituição do aterramento que essa falida empresa fez o nordeste todo de nosso país acreditar que poderia oferecer..

 

Em segundo lugar, se para operar um PC fosse necessário aterramento, vou chutar que cerca de 85% dos PC's desse nosso Brasil não poderiam operar..  Portanto bem podes operar seu PC sem o virtual aterramento que esse MIE seu oferece..

 

E, por último dos últimos, se desejares usar do tal de substituição do aterramento (inverdade das maiores) sem usar a maldição do estabilizador, ou você adota um MI (chamado módulo isolador, sem estabilização), ou adora um isolador decente, como por exemplo um Isobox da Toroid do Brasil, esse dai: http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

Ou adotas um transformador de outra fabricação que não faça duas burrices adicionais, uma a de colocar estabilizador e outra de não reduzir de 220 para 110 a tensão da rede elétrica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado pelo esclarecimento.

 

Essa questão do aterramento é algo que me preocupa. Acho estranho o fato de que, ligado ou não no módulo isolador, ao encostar uma chave teste no gabinete ela acende. Testei com um multímetro e (não sei se testei corretamente) não mostra tensão.. sempre encostei no gabinete e nunca senti nada de mais.

 

 

É normal a chave teste acender nesses casos?

Ela também acende no terra do filtro de linha, que não tem terra nenhum ligado nele. Também testei com o multímetro e não mostra tensão nenhuma, mas fiquei receoso de ligar a fonte nele... Agora o pc está direto na tomada. 

 

Segundo o review da fonte que tenho, ela tem boa filtragem de transientes, por isso achei melhor ligá-la direto na tomada.

 

A posição do neutro e do fase estão corretas na tomada. 

 

No meu caso o que seria melhor a fazer?

 

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Use um bom filtro de linha e abandone o maldito MIE..

Use-o para segurar a porta da garagem aberta, para fazer as vezes do pé da cama quebrado.. Ambos usos bem mais coerentes que usá-lo como foi concebido para ser usado..

Chave de teste acendendo no gabinete pode ser simples indução ao longo da fiação. Um bom terra, ligado ao gabinete sim resolve de vez..

Note que acender a chave de teste no gabinete não implica necessariamente que vais sentir, ou tomar choque ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Note que acender a chave de teste no gabinete não implica necessariamente que vais sentir, ou tomar choque ai..

 

E apenas para complementa:

E mesmo se você sentir choque ao encostar na carcaça do gabinete isso não quer dizer que suas peças estão em risco, desprotegidas ou qualquer coisa desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas respostas.

 

Estou usando a fonte diretamente na tomada.

 

Quanto ao aterramento; enfiei um parafuso na parede e conectei a um parafuso na carcaça do gabinete. Agora a chave teste não acende mais.  

 

Sei que essa não é a melhor solução, mas no momento não tenho como implantar um aterramento decente.

 

Só fiquei pensativo... imaginando se esse aterramento improvisado não causaria nenhum problema. Fiquei viajando aqui com a questão da blindagem eletrostática, mas como não entendo nada disso (nem de aterramento) não vou prolongar o tópico.

 

 

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...