Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com QX6850 Extreme (com menos cores?)


Ir à solução Resolvido por Xflapc2,

Posts recomendados

Galerinha, recentemente fiz um up no meu micro pra dar mais um fôlego troquei um core2duo E7300 (dualcore) por um core2Extreme QX6850 (quadcore) mas estou com o seguinte problema: tanto a bios quanto o windows / linux só reconheçem 2 núcleos do meu processador. (percebam que já fiz de tudo. msconfig... registro, driver do chipset, nova instalação, outra placa mãe...)

no post do sistema aparece em uma linha logo abaixo do processador: "core count: 2"

minha Placa mãe é uma P5KPL-AM SE, versão da bios 0702 (ultima atualização disponível) já verifiquei no suporte da asus e a placa é compatível com o processador. alternadamente também testei o processador em outra placa, uma p5g41t-m lx2/br que atualmente roda um quadcore Q9550 sem problemas e para minha surpresa também foram reconheçidos apenas 2 núcleos pelo windows, cpuz e outros.  o PC Wizard 2010 reporta 2 núcleos ativos e mais 2 núcleos desativados, mas o identificador de processadores da própria intel reporta os 4 cores funcionando normal. já olhei tudo na bios e não tem opção nenhuma para ativar ou desativar núcleos. e no windows na parte msconfig onde se ativa os núcleos também só apareçem 2.

 

Pra resumir... meu processador tá mesmo com 2 cores queimados???? existe isso?post-733287-0-89803300-1407754945_thumb.post-733287-0-17044100-1407754943_thumb.post-733287-0-79583100-1407754940_thumb.post-733287-0-30159600-1407754938_thumb.post-733287-0-23476800-1407754935.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente, conversando com um amigo no facebook, para suportar o Extreme a placa-mãe precisa ter 8 pinos no cabo de 12v, todas que eu testei tinham apenas 4...

Ainda não testei, mas se realmente for isso, o site da Asus não está errado, pois o processador funciona, só omitiram a informação que o processador funciona só com metade da capacidade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou meio iniciante nisso, então a pergunta: O Cooler influenciaria no reconhecimento do processador? imagino que se fosse aquecimento, ele poderia travar, mas nem ligar com os 4 ele liga... de cara já aparece que são apenas 2 cores...

 

O cooler eu não sei a marca, mas me parece ser razoável porque ele funciona num q9550 também,

 

a fonte é uma Seventeam de 450W, mas eu testei com uma AKASA de 500W e também nada...


a temperatura do CPU tava em 69º em um dos prints

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta testar ele numa placa mais top chipset p35 coisa assim, vai ser o único modo de eliminar probabilidade de ter pego um processador defeituoso. Coisas estranhas acontecem mesmo quando se instala processadores tops em placas entry não originalmente indicadas pra ele. Só mais testes poderão confirmar. Entrei no site da intel este processador não aparece como compatível com o chipset G31, estranho.
De qualquer forma, rode um bench tipo super pi e vê se ele fica próximo a outros resultados do mesmo processador da base de dados. Pode sr só falha nesses programas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citei a temperatura porque em caso de superaquecimento o sistema pode baixar o desempenho(tem um tipo fusível limitador).

Baixe o programa Speedyfan. E se estiver usando cooler BOX da Intel, aí é batata ! Esse cooler é projetado apenas para processadores de 77W e esse é de 130W.

ah, e o Q9550 é 95W, já tive um que rodava com um cooler BOX, mas travandoe com temperaturas altas. Depois passei para um Coolermaster 212 Plus e parou.

Esses Extreme na verdade são processadores destravados , com overclock de fábrica e devem trabalhar com muita refrigeração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha, então... parece que realmente existe pau de processador. Testei ele num micro Top 775 com uma placa-mãe Asus Maximus Formula, com uma fonte Corsair de 580 Watts e também só reconheçeu os 2 cores. Desisto.


O engraçado é que geralmente processador com problema dá tela azul, trava toda hora... e esse funciona 100%, mas só com 2 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ver pela especificação do processador:

http://ark.intel.com/pt-br/products/30789/Intel-Core2-Extreme-Processor-QX6850-8M-Cache-3_00-GHz-1333-MHz-FSB

que a temperatura citada por você( 69graus) supera a Tcase( temperatura máxima de serviço de 64,5), portanto você está com superaquecimento no processador, ele vai inibir mesmo o funcionamentodos cores, depois de diminuir a frequência do clock.

Isso pode ser provocado pela má colocação do cooler, pela qualidade da pasta térmica ou pelo cooler sem potencia suficiente.

Reveja seus procedimentos, ou se a ventoinha do cooler está OK, pois se não atingir a RPM necessária vai resfriar menos.

No seu caso eu pegaria um cooler de 92 mm com PWM( da AKASA ou Coolermaster), só tem que estudar como prender, pois esse que vem tem umas presilhas de plástico para substituir essa ventoinha . Colocar um ventilador médio com a tapa lateral aberta( na direção dos radiadores do dissipador) também pode funcionar para ver se é a ventoinha mesmo.

Outra coisa que você pode investigar facilmente é se a ventoinha do cooler está acelerando com o aumento de temperatura, com a tampa lateral do PC aberto e  frio, ligue e vá carregando os aplicativos/jogos e veja se a ventoinha acelera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz de tudo... com esse coolermaster, a temperatura ficou 45º, e nada...

nas imagens onde a temperatura chegou a 69º estava com um cooler padrão intel

 

não consigo ver outra coisa a não ser defeito do processador. porque ele na verdade são 2 dual cores em um mesmo processador. cada dual core com 4 mb de cache. imagino que um desses dual cores foi pro saco, por isso também sumiu 4 mb de cache

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente com a tampa lateral aberta e um ventilador direto. para mim esse modelo de Coolermaster de 92mm não dá conta.

Todo mundo que faz overclock ( e esse Q6850 é um Quadcore overclocado) usa pelo menos um Cooler de 120mm ou um refrigerado a água. Outra  boa providencia é dar uma espelhada com lixa 1.000 no bloco do dissipador do Cooler, leia os posts sobre espelhamento. Examine a superfície desse bloco e veja como é áspera. O meu Hyper 212 plus cooler foi espelhado.

Só não aconselho tentar espelhar o processador, pois é muito delicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Houve um época aí nessa dos novos quad cores que teve alguns problemas com processadores que só funcionavam dois cores, até alguns escanda-los de venda gato por lebre, processadores bugados eram revendidos como sendo quad só que com só dois núcleos funcionavam, etc.

Não sei se é o caso, mas tb é algo que pode ter a ver.

Qual a origem do seu processador?

Está estampado direitinho o quad extreme qx6850 na capa metalica do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido. Realmente é pau do processador. aparentemente esse tipo de problema ocorre com processadores com overclock, por super aquecimento ou over-tensão isso acontece ás vezes. na realidade, deve ser por isso que o processador me saiu relativamente barato (R$150,00) de segunda mão, mas o vendedor me garantiu que estava funcioando perfeitamente, porém não está. testei, testei e testei em várias configurações de hardware potentes até que um especialista me falou sobre o overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...